O estudante já vinha sendo intimidado |
Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte.
Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula.
Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemente com a aquiescência da professora, alguns estudantes substituíram a frase “livrai-nos do mal” por “livrar-nos do Ciel”.
O rapaz gravou o bullying com o seu celular e o reproduziu em um vídeo no Youtube, onde expos a sua indignação (ver abaixo).
E só então, por causa da repercussão do vídeo, a direção da escola e a inspetoria passaram a cuidar do caso, mas para dar um jeitinho, de modo que a professora pudesse continuar a rezar o pai-nosso sem a presença de Ciel.
Contudo, a Secretaria de Estado da Educação, ao ser procurada pela Folha de S.Paulo, informou que a professora Lila tinha sido orientada a parar de rezar. Não se tem a versão da professora porque ela não quis falar com a imprensa. Lila é católica.
O estudante gravou um segundo vídeo para contar o desfecho do imbróglio e agradecer o apoio da Atea (Associação Brasileira dos Ateus e Agnósticos), de familiares e dos parentes.
Ao jornal, a mãe de Ciel comentou: “Até chorei quando vi o vídeo [o primeiro] dele. Meu filho sempre foi um aluno ético”.
Ela é espírita.
"Livrai-nos do Ciel, amém"
"O diretor disse que era só um probleminha"
abril de 2012
Comentários
Não devemos impor ideologias religiosas na escola, pois é contra lei.
Eu sou espirita, e mesmo assim não sou tão cega ao ponto de colocar a minha mão no fogo por causa disso. Eu faço o que acho certo, nada mais. Acredito em Deus como pai, não como punidor ou como ditador de uma vida. Temos o livre-arbitrio, e existem muitas pessoas ateístas que tiveram sucesso no passado e que hoje tem muito sucesso, contribuindo e muito para nossa vida e ciência.
No entanto, a religiosidade cega é o que acaba prejudicando, pois esta vem a ser acompanhada com argumentos que podem prejudicar a moral de outras pessoas, independente se são ateístas, jesuítas... Religião não é errado, mas o fato é que para ser respeitado, tem que respeitar também.
A mãe dele não estava errada com o fato de se sentir indignada também, por que seu filho foi alvo de um bullying religioso. E o presidente da ATEA ajudou o garoto por que Ciel quis, não por que induziu. Ciel podia muito bem ter recusado a ajuda do presidente, mas aceitou.
Aliais, ele foi muito ético e calmo, além de ter poupado muitos problemas para a escola e os professores. Esse caso poderia ter tido uma repercurssão ainda maior, como ele próprio diz no segundo video.
Então, concordo com o fato de que tirar a professora do primeiro turno vai acabar com PARTE dos problemas. Nada garante que Ciel ainda vai sofrer bullying por parte dos colegas. Logo, isso é um caso meio aberto.
Infelizmente, casos como esses acontecem com muita frequência. Também fui alvo desse tipo de preconceito por parte de um colega, que dizia que por eu ser espirita eu iria pro inferno.
Não é uma coisa simples, é a educação do país e respeito para com o próximo.
Querido Ciel,se você queria ser respeitado, deveria primeiro ter repeitado sua professora. Você não acretida em Deus, mas a professora acredita e manifesta sua fé, ou será que vc queria que ela deixasse a fé dela só por sua causa? No minimo vc deve tá se achando a ultima coca-cola gelada no deserto né? Cresça e apareça, meu bem.
É assim que temos um país com igualdade de direitos. Cada um adredita ou desacredita no que quer. Nossos direitos não são respeitados apenas quando os outros deixam de fazer o que acreditam por causa de outros que não acreditam, mas quando há respeito mútuo.
Imagino que vc no minimo deve ser um psiquiatra ou melhor um vidente, para detectar um dignostico assim pela net...? e outra coisa, QUEM É ÉTICO NESTE MUNDO?
Fez a coisa certa e tem meu apoio.
Lembre a esta "professora" se é que ela tem a capacidade de ensinar alguma coisa o que eu duvido. que em nome de Deus nunca se matou tanto na historia da humanidade. e se ela quiser um exemplo atual é so ver o noticiario sobre o oriente medio no conflito entre judeus e muçulmanos. ou aqui perto mesmo naqueles que não respeitam aqueles que professam o candomblé ou outras religiões africanas.
Quem tem senhor é escravo!!!
Será que é tão complicado compreender a Constituição 1988?? O estado é laico e pronto!
Acredito que as pessoas possuem o direito natural de até mesmo não acreditarem em Deus, e também possuem o direito de manifestar tal descrença, assim como aquele que crê tem o direito de crer e manifestar sua crença. Crença e descrença não se impõem e tão pouco se impede, toda pessoa é livre para crer ou descrer no que quiser. Creio que o importante é existir o respeito entre ateus, agnósticos e crentes. Por outro lado se a fé é um dom, e dom é algo concedido, creio que uma pessoa ateia é alguém que não crê por não ter recebido tal dom, muitos ao receberem passam do ateísmo a fé, sem imposição, mas por simples e graciosa graça.
Reverendo. José do Carmo da Silva
http://www.guardian.co.uk/science/2012/may/19/richard-dawkins-backs-free-bible
-- ESTAS PESSOAS VÃO PRO INFERNO MATEUS18:9, APOCALIPSE 20:11-15 >> OU, JESUS É MENTIROSO??
Sim...Jesus é um mentiroso...e a sua bíblia tb não fica atrás qdo se trata de mentiras.
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952).
Quanta incoerência sr Roberto!!! Fala em respeito mas ja começa o texto chamando o menino de vigarista por postar um video na net!! kkkkkkk Um absurdo!!
Mas resumindo, amo Deus e to do lado do menino. (Preferi resumir porque pelo jeito os fanáticos são irredutíveis e tendenciosos, e assim vai ser difícil ter uma conversa produtiva).
Que Deus transborde sabedoria e fé verdadeira sobre todos envolvidos, para que situação semelhante não ocorra novamente.
Fiquem na paz.
Absolutamente lastimável. Se isso acontecesse com um filho meu eu iria às últimas consequências para impedir essa "professora" de lecionar, até porque está claro que ela não sabe para qual disciplina foi contratada.
Então é assim que você conceitua "tolerância": basta ele ficar calado por ser minoria? Tipo... basta os índios ficarem calados quando o homem branco chegar para tomar as terras deles, afinal são minoria. Basta os homossexuais apanharem calados dos homofóbicos, afinal são minoria. Basta os ateus ouvirem calados toda a merda religiosa, afinal são minoria.
Por favor...
o ateísmo é uma religião da mesma forma que abstinência é uma posição sexual.
As pessoas deviam aprender mais coisas novas e repetir menos o pai nosso.
Infelizmente Ciel, esse tipo de situação se repetirá ao longo de toda a sua vida. Já tive problemas com a família do meu namorado, com a minha própria família (toda vez em que saio da casa da minha mãe ela me deseja a benção de Deus...), e hoje trabalho em uma empresa de cerca de 130 funcionários que rezam em conjunto de mãos dadas e fundo musical nas reuniões mensais, enquanto eu permaneço sentada e em silêncio sendo observada. Boa sorte para todos nós que não teremos nenhum futuro! (Aos 20 anos tenho meu carro, meus investimentos e estou construindo a minha casa enquanto as meninas que estudaram comigo tem dois ou três filhos de pais diferentes...)
Os crentes fanáticos são especialistas nisso porque para se sentirem bem precisam se convencer de que aqueles com opiniões diferentes são tão problemáticoa quanto eles.
(que já assistiu kuroshitsuji vai entender)
Uma coisa é verdade, aqui em Miradouro - MG ninguém me respeita por ser Ateu.
marcha pa jesus já! jesus vai torturar todus vcs para todu o sempri!
Tem gente que tem uma certa dificuldade em entender certas coisas, principalmente quando se trata de direitos dos outros.
É muito fácil dizer "deixa pra lá", "é só um probleminha", "isso não é nada", quando não se trata dos nossos direitos.
E, por favor, alguém avisa essa professora que ela não é padre e que escola não é igreja?
Fundamentalismo religioso é a maior prova da fraqueza e ignorância de uma pessoa. Quando não se tem instrução pra entender ou explicar determinados assuntos, recorrem à famosa frase "é pq deus quer assim". A fraqueza, no caso, está no ato de abrir mão da sua capacidade de viver em harmonia coletiva, e querer fazer de todos ao seu redor, fracos como eles. Para não se sentirem inferiores, e até para se sentirem superiores. O maior benefício que uma igreja pode proporcionar é para os seus proprietários e pastores. Costumo observar inclusive que muitos trocam os vícios nas drogas pelo vício religioso. Pagar a salvação (em forma de dízimo) parece bem mais seguro do que buscar explicações mais contundentes à respeito dos assuntos que inquietam a mente humana. PARABÉNS CIEL, PARABENS, PARABÉNS E PARABÉNS..
Ciel, vc é um exemplo!!! Mto orgulho de vc!!!
Acho q precisamos de uma lei mais rigorosa a respeito do estado laico com pena de cadeia a quem nao respeitar...
Caso o garoto não fosse ateu e sim Muçulmano ela também dedicaria alguns minutos uma oração que professasse a fé Islâmica?
E se na sala de aula houvesse alunos Cristãos, Muçulmanos, Judeus, Budistas, Hindus, Xintoístas...etc...etc...
Seria correto que todos eles tivessem alguns minutos pra fazer a sua oração relacionada a sua fé específica com o respeito da professora de demais alunos em sala de aula?
Não me impressiona uma pessoa analfabeta cientificamente confundir, em pleno séc. XXI que nós viemos de um macaco sendo que nós descendemos de um ANCESTRAL que nem macaco era. Este ancestral que deu origem à uma linha de macaco e a nós, humanos.
Lamentável. Se não sabe usar proposições verdadeiras, não escreva b*sta! Aliás o país é laico e o garoto tem direito de exercer o ateísmo. Se o obrigavam, isso é tirania e ele TEM DIREITO CONSTITUCIONAL de reclamar.
Pare de usar o nome da Constituição em vão e nem saber o que ela diz... Acéfalo religioso. Espíritas às vezes chegam a ser tão fanáticos quanto os cristãos fundamentalistas.
Tive de pedir aos meus filhos que não divulgassem suas ideias ateístas, sob risco de serem agredidos. Mesmo eles sendo super respeitosos em relação a todas as religiões. Pasme, mas foram os Testemunhas de Jeová os mais amigos e respeitosos conosco. Nunca impondo nenhum proselitismo ou proibindo seus meninos de brincarem aqui em casa. Mas o mesmo não ocorre com católicos e sobretudo evangélicos. Alguns estes crentes que "tem deus no coração" simplesmente ofendem, ameaçam ou simplesmente tentam humilhar, como minha cunhada, católica, quis fazer num restaurante de forma muito desrespeitosa. Lembrei de Dawkins, sempre super gentil, e apenas aguentei a falta de senso da mulher de meu irmão. Freud explicaria: cada um monta deus a sua imagem, para dar vazão as suas virtudes ou podridões. Infelizmente existe aí um exército de ditos religiosos que carregam na carcaça um deus de ódio e destruição, e procuram alvos nas minorias.
Bem, na Islândia mais de um quinto do povo, e aumentando todo ano, é ateu declarado. Na Europa centenas de igrejas fecham ou viram livrarias e lojas de música. O Brasil só está um pouco atrasado, por culpa da disparidade social, ativamente mantida pelas elites que vêem no povão crente, curral eleitoral. Vejo o novo movimento político ateísta como uma luz no fim do túnel, que pode de fato tornar esse país mais consciente e imune aos corruptos e manipuladores.
Participo de cultos para honrar amigos crentes, fui madrinha de casamento de uma amiga querida Testemunha de Jeová, o padrinho era de uma facção cristã evangélica (ainda muito pequena, só 30 membros). No casamento havia gente de diversos credos ou não credo. Ninguém pegou o microfone pra humilhar ninguém. Por que é tão difícil para algumas facções e grupos respeitar os outros? Não ganham nada sendo agressivos, a não ser talvez multa e cadeia.
Por outro lado é comum o oposto, com crentes batendo a nossa porta, nos pegando pelo braço na rua, jogando panfletos em nossa cara, nos ofendendo na TV, rádio e jornais (basta correr por alguns sites de facções religiosas) e muita, muita agressividade, como se de repente resolvessem que ateu é lixeira para descarregarem toda a frustração que carregam em sua vida. O que vc acusa de "fanatismo" é simplesmente um movimento de defesa pelos direitos do cidadão, um estado laico (que inclusive beneficia, mais que tudo os proprios religiosos que o atacam! pois dependem dele para professar sua fé). Sala de aula não é lugar para proselitismo de religiao nenhuma, e está mais do que na hora de colocar todas as religião à prova do bom senso e da crítica honesta. Ou será que sua fé não resiste?
*não humanos por assim dizer, se olharmos para o lado e vermos que o mundo não é só do "ser humano".
Bacana que tenha lar para idosos, melhor ainda se nestes locais ninguém sofrer ataques por não ser cristao. O Estado existe, ou deveria, para prover o bem estar do povo que o sustenta. Se aqui nao é assim, é por culpa de um governo corrupto que atende aos interesses das elites. Dentre estes interesses está o uso escandaloso de grupos religiosos como curral eleitoral. Nunca vi pastor fazer discurso contra salarios abusivos dos senadores, etc, ou fazer marcha contra corrupção. Ou mesmo contra o fim da isenção fiscal das igrejas e afins. Ou seja: tudo aliado do poder que massacra e torna necessario paliativos como o assistencialismo das igrejas. O correto era um povo bem servido pelo governo, afinal, imposto não é dízimo! (e é bem maior, eu pago quase 30%!!!! de tudo que ganho pro governo fazer festa em Roma com meu dinheiro!!!) e não queremos milagres, apenas um bom e honesto govern: saúde, educação, menos desigualdade social... aliás: fraternité, egalité e liberté é um bordão ateu.
Por outro lado... na rua toda uma família briga com a outra: a evangélica não suporta os umbandistas, que mal falam com os testemunhas de jeová. Mais relax são os kardecistas e a minha católica favorita (a senhorinha mais doce do planeta que realmente segue os ensinamentos de Jesus, a única que vejo fazer isso de fato!). E uma brigalhada por causa de posturas dogmaticas fúteis, como por exemplo: se pode ou não colocar luzes na árvore de natal. Minha vizinha pede para que eu escute o padre dela no rádio, eu escuto troco ideias com ela. Outra que falar sobre a juventude (ela é TJ) falamos. É justamente minha postura não religiosa que faz com que esses vizinhos (que me consideram bem e convivem no dia a dia comigo) se sintam à vontade, pois sabem com certeza que não tentarei desconverter ninguém. Mas alguém me agredir por isso, tenho direito de defesa sim!
Só há verdadeira escolha onde há liberdade, e liberdade num sistema onde tudo é pago é um salário digno, que permita ao profissional nortear como deseja sua carreira.
"Que não tem religião definida, respeitando todas as manifestações dos credos religiosos e da fé. Não religioso.
O Brasil é um estado laico, pois respeita qualquer manifestação de credo religioso e fé."
Com esta definição, precisamos rever este conceito de Laico que tanto esta se dizendo por ai...
Dependendo do conceito tem muita gente cometendo o crime de preconceito dizendo que o Pais é Laico e não se pode manifestar o credo religioso.
Processa essa professora, para ela servir de exemplo, essa palhaçada tem que acabar.
Sr Roberto, macacos são mais inteligentes que parte dessas pessoas que rezam e oram as mesmices de sempre sem ao menos prestar atenção no significado das palavras, são pessoas repetitivas e estagnadas que seguem seus líderes mesmo que este seja um canalha, e não admitem julgamento. Sabe Senhor Roberto, se fossemos seguir somente pela crença estaríamos ainda vivendo na selva fugindo dos predadores, e pior ainda é chegarmos no século XXI e ver tanta gente sem cérebro seguindo léderes religiosos inescrupulos como tantos que vemos porai.
Sr. Roberto, Carater, ética, amor e repeito, é muito mais que crenças.
O mundo seria muito mais justo e feliz sem religião.
Infelizmente vocês, fanáticos religiosos que não repeitam o direito de escolha de vida alheio, pegaram tudo que tinha de bom na essência da religião de vocês e deturparam.
Eu achava religião linda, hoje em dia eu acho, alias eu vejo fatos de que só serve como justificativa para guerra/discriminação/opressão eu tenho nojo e quero distância.
Uma coisa não tem nada com a outra...
Uma Ateísta não acredita em Deuses e todo o resto, logo se não acreditam, não são contra ou anti-Cristo, como queiram chamar.
Já parou para ver que os que seguem ou dizem que seguem os ensinamentos de Cristo (pregar o amor e o perdão), são os que mais agridem, ofendem e etc.?
Contraditório isso, não!? E é assim é todos os lugares. Basta você falar que não acredita nisso ou naquilo que um monte cai em cima...
Conheço muita mais ateísta que faz o bem que muitos religiosos por ai!!
RESPEITEM as decisões de outras pessoas e deixem-nas viver e PAZ.
Mas no seu caso, se entendi direito, nada disso se aplica. Sua escola era particular...
Acho que você não entendeu que um estabelecimento de ensino católico não precisa (e obviamente não será) laico. Isso só vale para uma escola pública financiada e administrada pelo governo!
Contanto que siga as diretrizes e o plano de ensino determinado pelo MEC, uma escola particular pode ter aulas de religião e rezar o quanto quiser. Se você não se sente confortável, basta procurar outra instituição que ofereça o que você procura
Outra coisa sei lá imagina se a profesora resolve resar pra satan... ou allah.. O problema do seu ponto de vista meu caro... e que vc nuca sabe pra que deus a pessoa vai rezar... ¬¬
Em nome da deus as pessoas tem cometido as maiores barbáries contra seus semelhante e ainda vem com aquele discursinho nojento de que deus nos fez sua imagem e semelhança, que diante dele somos todos irmãos.
Lembrando que logo no inicio da criação Caim matou Abel, eu pergunto:
Se de Adão, Eva e Caim deu-se a continuidade até os dias de hoje. Que moral é essa? Onde está a santidade nisso tudo?
Acredito que não vou viver pra ver isso (tenho 29 anos), mas creio que no futuro as pessoas serão separadas por personalidade e caráter, e isso sim é algo que pode iluminar a vida de todos e encaminhar a humanidade para um rumo melhor. :)
Eu sou cristão, mas é uma decepção ver a ignorância, hipocrisia e o ódio da comunidade cristã.
Postar um comentário