A lei foi proposta pelo
vereador evangélico Gurita
|
A lei foi proposta pelo vereador Alzimário Belmonte Vieira (PP), o Gurita (foto), e sancionada ao final do ano passado pelo prefeito Newton Lima (PT).
Para Gurita, a sua lei aproxima os estudantes de Deus e eles assim serão “cidadãos melhores”. O vereador é fiel da Igreja Batista.
A cidade litorânea de Ilhéus tem 184 mil habitantes e fica a 446 km de Salvador. A sua rede municipal de ensino possui 26 mil estudantes distribuídos em 52 escolas.
O Ministério Público recorreu contra a lei porque ela é inconstitucional. O artigo 19 da Constituição determina que nenhuma instância de governo pode se envolver com crenças religiosas, em respeito à laicidade do Estado.
Na sentença da liminar, o desembargador Clésio Rosa afirmou que "a imposição diária de pronúncia de oração específica da religião cristã, nos estabelecimentos de ensino vinculados a rede municipal, em si aparenta não apenas violação ao fixado na Carta Política Estadual, como a própria Constituição da Bahia".
Tweet
Lei do pai-nosso de Ilhéus foi ditada pelo fanatismo, diz antropólogo
março de 2012
CNBB afirma que escolas não podem impor o pai-nosso aos alunos
abril de 2012
Lei do pai-nosso de Ilhéus. Religião no Estado laico.
Comentários
Um vereador evangélico propondo impor o "pai-nosso" nas escolas? Evangélicos rezam o pai-nosso também? Não sabia dessa.
É crentes. A casa de vocês está caindo.
É só uma questão de tempo.
Att.,
Espancador de Pastores
O Pai-nosso não é uma oração instituida pela igreja católica, mas é uma oração instituída pela bíblia mesmo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pai_Nosso
Não faz sentido perder tempo e dinheiro com algo que só vai servir para gastar mais tempo e dinheiro para derrubar depois. Por isso, deveria haver uma punição para quem fizesse.
Esses políticos fazem essas leis inconstitucionais porque estão pouco se lixando, eles simplesmente apostam, vai que ninguém reclama e ela fica, né? Não custa tentar.
Mas se eles fossem sofrer alguma consequência por isso, aposto que pensariam duas vezes antes de sair criando leis escrotas à torto e à direita.
O estado é laico politicos incompetentes.
Ou prefere um estado teocrático, assim como irã uganda?
O que faz sentido, de certa forma. Se o deus deles é todo poderoso, cheio amor, ouve tudo e blá blá blá, provavelmente ele iria preferir uma oração pessoal, com sinceridade, dizendo aquilo que a pessoa sente no momento, do que uma fala decorada e vazia.
Eu acho conversar com amigos imaginários estúpido, lógico. Mas acho que dentro do contexto de quem acredita em um deus, as orações evangélicas, feitas de acordo com o momento, com sinceridade, são melhores do que uma reza receita de bolo, que o cara pode estar rezando no modo automático, sem pensar, enquanto divaga sobre qualquer outra coisa.
Rolei com o "Espancador de Pastores"
Postar um comentário