A cidade tem 14 mil habitantes e fica a 106 km de Curitiba. Ela seguiu o exemplo de Rebouças, município também do Paraná com igual número de habitantes. Lá, as atividades das benzedeiras se encontram legalizadas desde 2009.
A ong Masa (Movimento Aprendizes da Sabedoria) cadastrou em Triunfo 161 benzedeiras e em Rebouças, 133.
Taísa Lewitzki, uma das coordenadoras da ong, comentou que essas leis ajudam a combater o preconceito contra as benzedeiras. “Existem leis semelhantes que reconhecem a atividade das parteiras, mas as leis das benzedeiras são inéditas”, disse.
A psiquiatra Maria Lúcia Maranhão Bezerra, coordenadora regional da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, afirmou que, de forma geral, os médicos respeitam essas práticas, mas ela teme que a procura por uma benzedeira venha substituir ou retardar o tratamento médico, o que poderá ser fatal para alguns pacientes.
O oncologista Cícero Urban, vice-presidente do Instituto Ciência e Fé, tem a mesma opinião. Ele disse que “a segurança cientifica não pode ser deixada de lado” e que o paciente não pode substituir a curandeira pelo médico.
Eva Pinto Rebello, 75, a dona Evinha, é uma das benzedeiras de Triunfo. Em sua casa ela tem um pequeno altar onde faz as orações com um rosário e galho de arruda. No quintal, tem 16 tipos de ervas. “Eu dou um ramo para a pessoa que precisa e ensino como fazer o remédio”, disse.
Evinha afirmou que, com a ajuda do toque de suas mãos, já curou centenas de crianças e adultos das mais variadas doenças.
Professor diz a menino canhoto que ele usa a mão de Satanás
Quem crê em divindades gosta de ser enganado, diz Shermer
Livro 'Deuses, fantasmas e outros mitos' explica as origens do sobrenatural
Vídeo: homem se benze antes de furtar loja de artigos religiosos
Comentários
A dor não parou, fui ao médico que descobriu que eu havia quebrado o osso do dedo.
Não sei como uma benzedeira ajudaria nisso.
Tudo bem que há ervas que podem ser usadas para curar algumas enfermidades simples.
Mas há que se ter o cuidado para não superestimar o poder dessas ervas.
Quanto a reza que acompanha a erva medicinal, não há o que se falar.
Ê, Brasil...
Agora falando sério, quantos professores tem nestas cidades ? E como está em relação aos recursos pra rede municipal de ensino ?
Prioridades: cada município tem as suas.
Aí está o motivo da cura, a lei de causa e efeito agindo inconsientimente na mente dessas pessoas sem informação científica!
Ele mandou ela misturar um pó em um litro de água e deixar essa água do lado da minha irmã de noite enquanto ela dormisse, que os espíritos iam fazer uma cirurgia nela (aparentemente eles só aparecem onde tem a tal água com o pó. Deve ser algum tipo de poção para atrair fantasmas).
Aí no dia seguinte ela tinha uma marca na mão (uma picada de inseto, obviamente), e minha mãe jurava que era marca da agulha usada para colocar soro. Agora, além de médicos espirituais, existem agulhas espirituais com soro espiritual, que estranhamente, deixam marca de verdade.
Enfim. Ela jurava que realmente havia acontecido uma cirurgia e que a marca na mão era a prova. Aí eu disse "é só uma picada de inseto", ao que minha mãe veio com essa "você acha que justo hoje um inseto ia picar a mão dela logo ali?", ao que eu respondi, "claaaaaro, porque é muito mais provável que um grupo de médicos fantasmas tenha feito uma cirurgia mágica nela do que um inseto ter picado". Ela ficou meio brava com isso. Foi engraçado.
Até hoje ela jura que houve uma cirurgia mágica e que a picada de inseto é a marca da agulha que prova sem sombra de dúvidas que a cirurgia aconteceu.
A credulidade das pessoas parece não ter limites.
Essa "benzeira" está ficando gagá.
Mesmo que se conheça o uso correto de uma erva, um erro de diagnóstico pode causar sérios problemas.
Valdo.
Quanto a esta prefeitura e suas benzedeiras, deve sair mais barato do que gastar com postos, ambulâncias, médicos e etc.
Charles
Cura para abstinência sexual?
Infelizmente a religião consegue chegar e atingir melhor lugares e pessoas em que muitas das vezes as ciências não atingem...
onde esta igreja romana chegou, chegou o atraso e analfabetismo.
ateu conciente.
Esses povos que você citou viviam no máximo até os 50 e olhe lá.
Claro que em momento algum isso deve substituir um tratamento médico e sim completar. A oração é uma intersessão a Deus em favor do enfermo.
Com certeza a Benzedeira não iria mesmo "curar" o dente cariado ou a perna quebrada como disseram ..mas poderia tocar os corações de quem se dispõe a crer na força bendita do AMOR pelo próximo e ensinar o respeito às crenças...quem sabe assim teríamos um mundo bem melhor!!!
Quem nunca teve um parente ou si próprio curado de quaisquer males devido ao intenso trabalho de conhecimento transmitido de mãe, avós, bisas, tataravôs dessas mulheres?
Deixem de ser ignorantes. Essa é a fonte da qual as indústrias bebem. Gente ignorante! Pela regulamentação da Lei, já!
A maioria dos comentários de negação são machistas, racistas, de alienação política e LGBTfóbico, já que falaram de ditadura gay.
Saravá pra todas as ancestrais salvaguardadas por essas cidades. Que suas práticas possam continuar auxiliando no tratamento de muitas pessoas.
Postar um comentário