Agências de emprego desmarcaram entrevistas com a ex-pastora |
O depoimento de Teresa MacBain, 44, foi um dos pontos altos da conferência de ateus realizada naquela mês em Bethesda, no Estado de Maryland (EUA). Após os aplausos, ela disse ter sido uma “inimiga” deles. A plateia riu.
Emoção no anúncio da descrença
Por algum tempo Teresa se sentiu aterrorizada só de pensar na reação dos fiéis quando soubessem de sua descrença. Mas naquele domingo decidiu que não iria mais se importar com isso.
Não foi fácil para Teresa lidar com sua consciência e se assumir como descrente, mas agora ela se defronta outro problema, o da rejeição.
Dan Barker, um ex-pastor que atualmente é co-presidente da FFRF (Freedom From Religion Foundation), uma organização de ateus e livres pensadores, já tinha avisado Teresa: “É preciso estar preparada porque você vai perder a família, o emprego, tudo”.
Foi o que aconteceu.
Alguns dos parentes de Teresa mandaram dizer que não a querem em suas casas e a maioria de seus amigos — pastores entre eles — deixou de falar com ela.
Teresa não sai de casa sozinha devido às ameaças de violência que vem sofrendo pela internet, algumas delas de fiéis que não se conformam com a “enganação” dela. Agências desmarcaram as entrevistas que ela havia marcado para obter novo emprego. Uma associação de humanistas da Flórida se ofereceu para lhe pagar um salário por um ano.
O que ajudou Teresa em seus momentos de crise de consciência foi o Projeto Clero, da Fundação Richard Dawkins. Trata-se de uma comunidade virtual anônima para dar apoio a sacerdotes ateus, principalmente aos que se encontram “no armário”. Ao longo de meses Teresa teve contato com uma pessoa cujo pseudônimo é “Lynn”, que é um dos responsáveis pelo projeto.
O futuro profissional de Teresa ainda é incerto. Mas ao menos ela deixou de sentir dores de estômago e de cabeça aos domingos, antes dos sermões nos quais dizia coisas em que não acreditava. “Agora me sinto bem.”
Íntegra do vídeo.
Comentários
O Adriano deu um bom exemplo da hipocrisia cristã.
Aprendam com isso, crianças.
E vc de longe segue o q lhe é ensinado
E tenho mais orgulho de ser ateu e nao precisar falar isso para ninguém pois é da minha essencia e natureza nao julgar ninguem
Parabéns pra ela, ela decidiu seguir a realidade;
Hipocrita é quem diz crer em um deus bom e amoroso, que matou mais de 2 milhões de pessoas. [diz a bíblia]. Enfim, ser induzido a crer sem conhecimento pela sociedade qualquer um faz, alegar milagres tambem, mas ser realista e aceitar o mundo e as coisas como elas são ninguém quer. Ela foi feliz na escolha que fez.
"...se não acredita no que eles acreditam, então é lixo..."
Acho essa posição dos cristãos bem característico deles que em seus discursos falam em "inclusão", "amor ao próximo", "amparar seja lá quem for", "dar a outra face" (e outras faláceas) e em suas práticas são piores que os mais perversos hipócritas.
Exemplo claro disso é sua postagem aqui...
Charles
Imagino seus(dela) conflitos internos quando começou a ques...tionar sua crença e questionar-se... Como deveria portar-se diante de seus fiéis? "olha gente, não sei se ainda tenho fé, pode ser que em breve eu os abandone, mas ainda não sei..."?
Charles
Todo mundo sabe que ser pastor é uma atividade lucrativa fácil, onde o cidadão só precisa vender discursos retóricos repetitivos e mais nada para encher os bolsos de dinheiro...
Mas parabens para ela,menos uma...
"Não foi fácil para Teresa lidar com sua consciência e se assumir como descrente, mas agora ela se defronta outro problema, o da rejeição." - rejeição é uma consequência, e que bom que alguns a apoiam nesse momento, mas me pareceu escárnio o depoimento dela - uma conversão "milagrosa", igual a de crentes. Enfim essa é minha opinião, não significa que seja a realidade.
"Mas ao menos ela deixou de sentir dores de estômago e de cabeça aos domingos, antes dos sermões nos quais dizia coisas em que não acreditava. "Agora me sinto bem.'" - agora pelo menos ela não precisa mentir pra si mesma.
Mesmo assim, não tive coragem de colocar claramente os motivos da saída e também por achar-me confuso na época.
Os religiosos em grande parte, são implacáveis, odiosos, agressivos com quem não aceita seus dogmas e mais ainda com quem sai ou rejeita.
P.S. Também já fui bíblieta(batista).
Eu não sei o que o Cristianismo tem de tão forte que muda e restringe tanto a mente das pessoas, ainda nao compreendo totalmente tal fenômeno. Talvez seja o fato de todos, pelo menos a maioria, por parte de familiares religiosos, serem condicionados e incentivados a crer por crer, desde pequenos. Crescemos assim, apenas acreditando, nao questionando nada, travados e mudos, engolindo qualquer explicaçao para deus, a vida e a morte. Alguns evoluem e passam a pensar alto sobre tudo isso, a ponto de chutar o balde como eu fiz e declarar guerra pela liberdade intelectual e comportamental; outros nao, continuam submissos aos absurdos pregados por padres e pastores, aceitando tudo como normal, como se fosse coerente com a realidade do mundo. Não é! Nunca foi! Nunca será! Eu prefiro a realidade à ilusão. Encarar os fatos reais da vida me dá força, ainda que eu nem sempre goste desses fatos. Mas,rezar para o nada e aguardar graças pós morte nunca será uma inteligente opção ou trará uma solução eficaz para os problemas da vida, aqui e agora.
Um abraço, pessoal. Nunca deixem que os outros determinem seus modos de agir e pensar. Vocês devem estar no vosso comando! ;-)
Mas cada um tem a sua situação, além dos conflitos internos pelos quais ela deve ter passado, toda a família e círculo de amigos eram da igreja e enfrentar a pressão do grupo não é assim tão fácil.
Não acho que seja importante uma pessoa acreditar na existência de deus (deuses) ou não. O importante é a pessoa ser resolvida em relação ao que ela acredita.
o seu estilo, a sua filosofia de vida. Isso te dá rumo, te dá direção.
Me sinto melhor por me libertar de algo que me sufocava de algum modo e saber que consegui algo bom com minha escolha^^
Pior do que ser um (a) alienado(a,) é ser um hipócrita que finge crer no que diz. :)
Parabéns aos ateus e humanistas pelo maravilhoso trabalho.:)
A primeira frase não faz muito sentido. Mas eu acho que no geral dá pra entender essa passagem. Você quer dizer que é preciso desligar a parte racional do cérebro para poder crer. Ou seja, ser humilde é ser crédulo.
Ser humilde não significa isso. E questionar não é sinal de arrogância ou orgulho. É uma característica do ser humano (ou pelo menos de alguns).
Foi assim (ou é assim) com estilos musicais, formas de se vestir, e outras coisas. Literalmente, os cristãos agindo como disseram: "O cordeiro virando lobo", mas qndo os cristãos eram os cordeiros, não aprenderam a respeitar as diferenças.....
>>"não baphomet eu que fico admirado com o amor de ateus como voce."
-Primeiro, não sou ateu, sou agnóstico. Segundo, demonstro amor a quem merece e, com certeza, não demonstro-o a alguém como você, você que é vil e cego.
>>"voce pensa que é sábio mas voce é um louco."
-Nós somos todos loucos.
>>"baphomep hipócritaaaaaaaaaa."
-Creio que você desconheça o significado dessa palavra.
*Que Satã abençoe-lhe.
Ou foi pro outro lado da idiotice?
E Richard Dawkins está muito feliz!
E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes
E no capítulo 11, do livro Divina Revelação do Inferno, há um relato sobre as trevas externas.
"Servos que não permaneceram na verdade e na santidade. E melhor nunca ter Me conhecido, do que dar as costas depois de Me servir."
"Quando caminhávamos pelo inferno, chegamos diante de um homem muito grande e muito escuro. Ele estava envolto em trevas e tinha a aparência de um anjo. Ele segurava alguma coisa em sua mão esquerda."
Apenas deixam passar algum tempo, para não ficar ridículo demais, e voltam com o espantalho, o "verdadeiro escocês", a "ladeira escorregadia" e todas as outras.;-)
Acho que a atração por falácias lógicas deriva da capacidade destas de darem certo "conforto"psicológico, e diminuírem a dissonância cognitiva (a percepção de que sua crença não se ajusta a realidade).
E talvez achem que as pessoas "esquecem" todas as bobagens anteriores, e tentem começar tudo de novo. Pensam que se repetirem os erros muitas e muitas vezes, acabem acreditando neles.:-/
O Izaque é um caso clássico, pulando de post em post escrevendo sempre com os mesmos erros de lógica, pouca compreensão dos assuntos, e uma fé cega orgulhosa.
É engraçado, mas também um pouco triste, um adulto assim tão iludido.
Ou você vai dizer que ela nunca acreditou verdadeiramente no senhor todo poderoso
_O fato é que derramou suas lágrimas! Não se sabe se foram de arrependimento ou de "crocodilo", por puro exibicionismo!
_A única certeza que todos temos, é que vamos morrer um dia!
_Não quero fazer parte da segunda morte e, estou lutando pra isso!
Nem todo soldado que corre da guerra o faz por covardia, muitos o fazem por princípios, por considerar a guerra injusta, ou desnecessária.
Seguir ordens de comandantes insanos, por exmeplo, como, digamos, um certo deus da mitologia hebraica, que volta e meia ordenava o massacre de tribos inimigas, ou enviada ursas para despedaçar crianças por tirarem sarro da careca do profeta.
É mais nobre, mais justo, mais racional, correr desse tipo de violência, e não compactuar com uma entidade imaginária insana e cruel.
E pensando bem, como está usando o termo "covardia"? Porque acho que não entendemos esse termo de forma igual..:-) Eu não vejo evidências de um ser imaginário, e assumo o risco e a responsabilidade sobre minha vida e minhas escolhas, e meus princípios (humanos e racionais).
Você, por outro lado, teme um ser imaginário, a ponto de manter obediência total, pusilânime, a regras absurdas e mesquinhas, mesmo que tenha de se arrastar e agir de forma cruel e vingativa, por medo do inferno (e na esperança de prêmios em vida futura).
Quem exatamente deveria ser chamado de covarde?.:-)
Cognite Tute
Força pra vc é ignorar tudo e todos e se agarrar cegamente a uma fé?
Chama-la de covarde é uma asneira monumental! É preciso MUITA coragem pra se revelar atéia vivendo num meio tão cheio de religiosos, muitos deles extremamente estúpidos , preconceituosos e intolerantes. Imagine no tanto que ela teve que renunciar pra seguir sua consciencia!
_Não escrevo uma só palavra, no intuito de fazê-los aceitar coisa alguma: arquem cada um, com suas consequências.
_Da mesma maneira que não aceita minhas falas, também não aceito as suas!
_Jamais afirmei que acreditam em seres imaginários, como escrevem para mim! O diabo é real e podem segui-lo, lógico... é mais confortável... não precisam andar na contra-mão, basta seguir a maioria.
Todas são iguais, não têm compaixão com o semelhante, a VERDADE é a SUA própria verdade. Não ficam contentes com o triunfo da verdade e da justiça - venha de onde vier -, mas com o da própria ilusão do que pra eles é verdade e justiça. É como o comentário do "cristão" lá em cima. Não ficou alegre com a verdade do testemunho da atéia. Porque não se alegra com a verdade! Ficou alegre com o seu rebanho ter perdido uma "hipócrita"(?)...Não devia ficar triste porque o Senhor e Pastor dele perdeu mais uma ovelha? Comove essa "piedade" cristã.
João 11:26"E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?"
Isso mostra que não adianta explicar pra quem não perguntou.
Se não interessasse, não perderia seu tempo (e o nosso, o que é bem pior.:-) escrevendo bobagens sem parar em blogs de que não gosta.:-) Isso não parece algo de quem "não se interessa em nada".:-)
E de onde tirou que não admitimos regras?!? Não admitimos regras vindas de seres imaginários, o que é bem diferente. Temos regras, derivadas da razão e das necessidades humanas, temos regras de origem biológica evolutiva, temos regras por escolha e por contrato, um monte de regras.
Uma delas é, inclusive, separar estado de igreja, devido aos danos que causam, as igrejas, quando tomam o poder.
Regras insanas, não - regras justas, sim. Regras justas são fundamentais para nossa atual sociedade civilizada (pense na Idade das Trevas, e como as "regras" da religião causavam dor e injustiças).
Salamandra Doida: "_Não escrevo uma só palavra, no intuito de fazê-los aceitar coisa alguma: arquem cada um, com suas consequências."
Mentira.:-) De novo, não perderia seu tempo (e o nosso) com tanta bobagem se não quisesse "converter" e convencer que lê tudo isso.:-)
E você também deve arcar com as consequências de suas ações, quem fala o que quer, ouve o que não quer.
Até entendo a atração que as ameaças divinas tem em crentes como você, mas precisa entender que, para nós, são apenas piadas de mau gosto e demonstração de crueldade e intolerância de sua parte.:-)
Salamandra Atacada: "_Da mesma maneira que não aceita minhas falas, também não aceito as suas!"
Irrelevante!.:-) Não aceita, mas usa computadores, vive um uma sociedade tolerante e livre, tem expectativa de vida de mais de 80 anos, e tudo que a ciência, e a civilização moderna, permite.
Eu queria ver é ter coerência de verdade, e ir viver em uma teocracia, para entender a diferença.:-)
Salamandra Crente: "_Jamais afirmei que acreditam em seres imaginários, como escrevem para mim!"
Claro que não, acho que até você perceberia a tolice dessa afirmação.:-) Não acreditamos em seres que não tem evidência de existir, seja Papai Noel, seja Papai do Céu.:-)
Salamandra Irracional: "O diabo é real e podem segui-lo, lógico... é mais confortável... não precisam andar na contra-mão, basta seguir a maioria."
Sei, sei, o diabo, duendes e fadas e o Unicórnio Mágico Invisível e Cor de Rosa.:-)
Em todo caso, se acredita que o diabo existe, então não acredita em apenas um deus, mas pelo menos dois. Sim, porque embora o diabo seja um deus "do mal", seus poderes ainda o classificam como divindade (por isso a igreja católica é reticente com relação a existência do diabo, um problema lógico em relação a coerência de sua doutrina teológica.:-).
Eu me sinto conversando com uma criança de 5 anos, que tem medo do bicho Papão, sério..:-/
Faça um esforço para entender, Salamandra, para seguidores de outras religiões, é VOCÊ que segue o deus errado, até mesmo o diabo (segundo os mórmons, por exemplo), é você que está "indo com a maioria", e até você é capaz de entender, que se nascesse na India, estaria seguindo outro deus, talvez um com cabeça de elefante.:-)
Antes que ria do deus-com-cabeça-de-elefante, entenda que seu amigo imaginário é tão sem sentido quanto ele.:-)
Cognite Tute
haahahahahahahahahahahahah
Crente ateu
Nossa que bonito! Nossa irmã vai ter que aprender a viver o desapego das coisas materiais, isso é tão tão cristão, digo, fraterno, sublime...
shuahuhuhuhuhuhuhuhuhushua
O que ajudou Teresa em seus momentos de crise de consciência foi o Projeto Clero, da Fundação Richard Dawkins
que bom que a irmã encontrou uma igreja digo, instituicao que a ampare, de apoio moral, e escute as suas inquietações e a de animo pra continuar a caminhada, isso é tão cristão , digo fraterno...
ahahahhhahahshuahsuhuahsuashuahs
Crente Ateu
_Você está escrevendo e gastando toda a sua "grande inteligência", todo o seu idioma...,"apuradíssimo", porque quer; a menos que seja mais desinteligente e débil do que eu supunha!
_Continue a escrever suas sandices, não me importo, se isso te faz sentir um pouco menos infeliz..., vá em frente!
_Ouça, "superinteligente": não estou perdendo meu tempo, não se dê tanto valor!
_Você está escrevendo e gastando toda a sua "grande inteligência", todo o bla, bla, bla, bla, mimimi, mimimi, mimimi..."
Bem, depois de uma argumentação tão brilhante e bem defendida, e um arrazoado tão equilibrado e educado, só posso dizer que:
Assim é, se lhe parece..:-)
Fala sério, parece que tem 5 anos de idade.:-)
Cognite Tute
_Aplausos! Você concluiu "maravilhosamente", toda a sequência de sandices, que lhe pareceram pertinentes!
_Escreva mais! É patético o desequilíbrio e a falta de compostura, pautadas no excesso de arrogância de algumas pessoas! Sinta-se bem: você faz parte de uma linguagem que causa repulsa e gera afastamento.
Acho que a Salamandra de Fogo surtou, ou está de fogo mesmo.:-)
Menos, Salamandra, menos.:-)
Cognite Tute
Porém, eu quero expressar algo que eu posso falar porque eu faço parte do cristianismo desde a infância. Existe uma tendencia ao fanatismo entre a maioria (não todos) dos cristãos e esse fanatismo exclui e acusa aqueles que não compartilham da mesma fé, e até mesmo aqueles que não tem o mesmo 'nível' de santidade que os outros. Talvez essa postura de exclusão e olhar de acusação seja o maior motivo do crescimento dos ateus no mundo.
O mais triste é que são pessoas que um dia conheceram a Deus, porém deixaram de olhar para o amor e tolerância Dele para olhar para os cristãos que se acham tão santos que esquecem que o maior requerimento para a santidade é o amor ao próximo, como Jesus ensinou. Quando se é imitador de Cristo a nossa tendencia é acolher e não afastar aqueles que pensam diferente.
Com a medida que medirmos seremos medido. Todos os dias acordamos e deitamos por causa da misericórdia de Deus e não por causa da nossa bondade. A bíblia diz que ninguém é bom. Não é a nossa conduta que salva, mas a misericórdia Dele nos salva. O mínimo que Ele exige de nós é que tenhamos misericórdia do nosso próximo da mesma forma. E um dia prestaremos conta disso diante dele. Já pensou um filho de Deus desse dizer que um ateu merece ir pro inferno ao invés de orar por essa pessoa? Se isso é o amor e misericórdia de Deus revelado através dos cristãos, então ser ateu seja algo mais amoroso. E é essa visão que nós (muitas vezes falsos cristãos) passamos para as pessoas que se afastam do cristianismo com a conclusão de que Deus não existe.
Nós, como cristãos, esquecemos quem somos de verdade. Nossa missão nunca foi dizer quem tem pecado ou vai pro inferno. A bíblia diz que esse direito foi dado apenas a Jesus e nem mesmo Ele usou esse direito, como nós ousamos julgar e desprezar os outros? Eu peço misericórdia a Deus não pelos ateus, mas por nós, cristãos de todo o mundo, pois somos os grandes culpados por essas pessoas, que um dia participaram da mesma fé, estarem espiritualmente mortas. Coisa triste é admitir que o cristianismo dos últimos séculos se tornou um cristianismo mais assassino de almas do que um cristianismo restaurador. E Deus não tem nada a ver com isso. Eu sei que Ele também está triste. Quando a gente admitir essa verdade, talvez nós consigamos mostrar o verdadeiro amor de Deus, sem acusações e nem olhares atravessados. O interessante é que esse amor é tão raro hoje em dia, apesar de sermos quase 30% da população só no Brasil e mais de 1 bilhão no mundo todo. Isso não é estranho?
Estamos caminhando por um caminho 'evangélico' muito perigoso em que talvez já seja mais fácil entrar um ateu nos céus do que nós com toda nossa 'santidade' prejulgadora. Esse mesmo fato aconteceu na época em que Jesus viveu na terra e os farizeus eram os maiores religiosos da época mas isso não impediu Jesus de lhes dar uma sentença: que as meretrizes, pecadores entrariam na frente deles nos céus (algumas traduções sugerem que os pecadores entrariam no lugar deles). Está na hora de parar com essa 'hipocrisia gospel' e sermos cristãos de verdade. E devemos lembrar que ser crente em Jesus não é ir à igreja todo domingo e seguir uma lista de regras e, de quebra, desferir maldições infernais sobre os não cristãos. Ser crente de verdade significa seguir uma das coisas mais lindas que Jesus falou: "Pelo Amor vós sereis conhecidos como meus discípulos."
Elizeu
_O que devemos fazer, é procurar unir o maior número de qualidades e pautar nossas vidas a partir disso!
vc acaba de sair do abismo chamado fé .lute com as suas próprias forças e vença por seus méritos ......
_Lembre-se: o pior cego, é aquele que não quer ver! Se este é seu caso..., vá em frente!
_Não pare de escrever, pois: a boca fala, do que está cheio o coração! Se é que consegue entender!
_Não pare de escrever, pois: a boca fala, do que está cheio o coração! Se é que consegue entender!"
Isso é que é auto-crítica.:-) A Salamandra se definiu com perfeição.:-)
Cognite Tute
Essa figura que sucedeu Pilatos é comum. A gente encontra em qualquer lugar. Sem conhecimento traz sombra sobre o conselho.
É impossível que alguém se torne ateu, porque ela já o era. Todos nascemos pagãos, ateus, gentis, crioulos, galegos. Ser cristão é experimentar uma nova vida com Cristo. É reconhecer que a Verdade liberta as pessoas da escravidão espiritual, do mundo de ilusão barata que é vendido nos canais de tv, na mídia, nos "reality shows" que bestializam a nação. Ah se vocês lessem a Verdade e conhecessem a Verdade! Jo: 8,32.
É muito comom padres e pastores não dominarem nenhum outro ofício, impossibilitando a eles abrir mão daquilo ali
Se todos pastores a voz da sua consciência, não enganaria seus fiéis, com dogmas de curas, libertação, superstição, profetização e revelação. Eu como ex evangélico, orava e orava, mas nunca vi fenômeno extraordinário na minha vida, pelo contrário, as orações fez fica problemático emocionalmente, com esta ideia maluca de falar com seres do além. A oração é prática de pessoas dissimuladas e fingidas, pois nunca vão falar com seres superiores.
Postar um comentário