Pular para o conteúdo principal

Senado discute extensão dos privilégios da Icar a todos os credos

Deputado-pastor George Hilton
Hilton, autor do projeto, é 
pastor da Igreja Universal
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado vai promover uma audiência pública em data ainda não marcada para discutir o projeto de lei 160/2009 que, se aprovado, estende os privilégios da Igreja Católica às demais religiões, como capelanias nas Forças Armadas, criação de universidades, prestação de assistência social em hospitais, ensino religioso nas escolas e exposição de símbolos em repartições públicas.

O projeto é polêmico porque reforça uma situação incompatível com o Estado laico e entra em confronto com o acordo Brasil-Santa Sé, que concede à Igreja Católica um tratamento diferenciado.

Na Câmara, onde foi aprovado rapidamente, o projeto teve o número 5.598/2009. Chamado também de Lei Geral das Religiões, ele é de autoria do deputado e pastor George Hilton (PRB-MG), na foto acima. Já foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, do Senado, e terá de passar por outras comissões, até que seja votado em plenário, caso não seja rejeitado nessa tramitação.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), autor do pedido para a realização da audiência pública, disse que tomou a iniciativa por recomendação da assessoria jurídica do Senado, religiosos e pessoas interessadas em preservar a laicidade do Estado.

Entre os artigos mais polêmicos do projeto, estão o 7º, que estabelece que o plano diretor de planejamento urbano tem de destinar espaço para fins religiosos, e o 15º, que desobriga as igrejas de ter manterem vínculo empregatício com os pastores.

Na opinião da jornalista Dora Incontri, pós-doutorada em Educação pela USP, o acordo Brasil-Santa Sé e o projeto da Lei das Religiões, em caso de aprovação, representam a falência do Estado laico.

George Hilton é um obscuro deputado que, provavelmente, foi usado por igrejas evangélicas neopentecostais para apresentar um projeto que atenda aos interesses delas, incluindo o de minar o poder da Igreja Católica.

A última vez que Hilton obteve destaque na imprensa foi em 2005, quando, então deputado estadual, foi flagrado pela Polícia Federal no aeroporto de Belo Horizonte transportando onze caixas de papelão com R$ 600 mil de doações de fiéis da Igreja Universal do sul de Minas Gerais.

Com informação da Agência Senado e do projeto 160/2009.

Acordo Brasil-Vaticano ressuscitou projeto da Lei Geral das Religiões.
julho de 2010

Religião no Estado laico.

Comentários

Nanopuntouy disse…
O Brasil é uma piada. Muito mais facil tirar os benefícios da ICAR do que ampliá-los pra todos os credos.

Tristíssimo o rumo que esta tomando esse pais...
Benjamin Bee disse…
O que é espantoso é a sociedade civil fazer-se de cega, surda e muda. É inacreditável que organismos como a OAB não deflagrem a bandeira da laicidade e não a agitem com energia. Às vezes penso que estou vivendo um total recsll numa outra era. Parece impossível que essas coisas aconteçam.
Esse incompetente acabou de assumir que a Igreja Católica tem privilégios no Brasil, e isso é incompatível com o Estado Laico. Por um lado deu um tiro no próprio pé, do outro mostra o quanto o Brasil está atrasado quando se trata de laicidade. Se esses privilégios, que não deveriam existir pra começo de conversa, se estenderem para as demais religiões, especialmente as evangélicas, o circo já está formado e tudo vai se transforma numa grande palhaçada. A teocracia estará formada, o Brasil vai pras cucuias e quem paga somos nós.

O Brasil é um país de fracassados mesmo.
Analista Man disse…
Aí estão os religiosos se expandindo no Estado Laico, e o Estado Laico ainda fica protegendo os religiosos.
a laicidade é um direito que é garantido na forma de lei pela constituição brasileira. mais pelo visto! instituições religiosas sendo elas católicas ou protestantes, arbitrariamente... querem obliterar a liberdade das outras pessoas de outras religiões que não a deles. ou que não tenham religião! como eu disse nos é garantido por lei a liberdade de crença ou não crença. é preciso que nós que somos defensores do estado laico de direito, mantenhamos a atenção redobrada sempre no que concerne as acima citadas religiões e seus asseclas! principalmente por estarem infiltrados no congresso nacional.onde são construídas todas as leis do país, e a esses indivíduos não deve ser permitido que eles simplesmente distorçam as leis do país usando-as de forma arbitrária como se tudo lá dentro fosse uma grande brincadeira. ser permissivo... com tal comportamento, poderá levar ao surgimento dos novos inquisidores do século 21. devemos pensar sobre isso e agirmos na manutenção e garantia do estado laico de direito hoje sempre.
Igor disse…
Só o judiciário pode dar um jeito nessa situação. É o único dos poderes que ainda possui algumas mentes republicanas e democráticas que sabem a importância de se defender a laicidade – principalmente contra aberrações como estas.

Com a palavra, o STF!
Anônimo disse…
Senhora Evangelica- O Estado é laico, eo privilégio da católica deveria ser tirado,e todo os lugares religiosos deveriam pagar impostos, mas vejo que o Hilton é um homem sem luz, esse hilton irmão da Paris Hilton deve tá com a vista escurecida, Hilton Querido, liga a lanterna pra você sai da escuridão.e fique com Deus Amém.
Anônimo disse…
Padre Belão- Vejo que o Luan esta um pouco ezaltado, Luan Fique na Paz do Senhor.
Anônimo disse…
Pastor do Ateismo- Olha que a ciencia esteja com vosco, Amém ela esta em meio de nós, no sangue, nas enzimas e nas sinapises de neuronio para neuronio. Pelo Fim do mundo dominado pelas igrejas, Viva o Ateismo, IPI IPI URá, IPI IPI URÁ.
Anônimo disse…
Senhora Evangelica- Este Blog é Dominado por DEMONIOS, porém quando o PauloPes resolver ligar a Lanterna eles vão embora, além do mais os Demonios não me agrediram fisícamente, Se me agredisse eu ia para o Maria da Penha e Lanterna neles.
Sangue de crente tem poder:)
Anônimo disse…
Senhora Evangelica- O Luan, meu filho querido, meu netinho, abandone teu pecado, você tem as trevas te rodeando, reze para Deus para ele te ajudar, te iluminar, Mas se não adiantar ligue a lanterna que ai toda a escuridão sumira.

A Lanterna é a luz da minha vida.
Analista Man disse…
Liberdade de crença: Os religiosos devem estar crendo que o Estado deixará de ser Laico.
Anônimo disse…
Concordo, mas mesmo a OAB tem muito direitista católico fervoroso mascarado e inteligente.
Anônimo disse…
Vão cometer o mesmo erro que cometeram no passado e o problema é a religião , como já foi dito para pessoas boas fazer o mal só é preciso uma coisa , Religião e daqui a pouco heresia volta ser crime e vamos ser o oriente médio tupiniquin.
Anônimo disse…
Demorou... temos que ampliar as leis para pregar a Bíblia.
Izual disse…
anônimo das 00:56 , volta pra sua CAVERNA cara ...
Anônimo disse…
Luan nosso país esta precisando de pessoas sérias fortes e decididas e que saiba deixar em casa suas crendices quando saem para trabalhar a favor de uma nação inteira , eu tenho nojo da máquina política e dos político , eles jamais vão se opor a nada pois qualquer deslize esta em jogo suas candidaturas , por isso por esses homens ridículos e descompromissados com a justiça o brasil vai a merda.
Wesley Obreiro disse…
ai como eu adouro ve esses ateuzin se istriuxando com o progresso da obra do Senhor pois tudos vive nas trevas ja que quando o ateu ve a verdade de Deus é o demonio que ve e faz o ateu se sentir mau porque lucifer reina dentro deles . é issu ai pastor Hilton esse pais precisa de Deus na escolas, nos tribunais, na vida desse nosso povo, estado ateu jamais porque sangue de Jesus tem poder, esteja com Deus pastor Hilton homem abençoado ...
Wickedman disse…
Ninguém quer um estado ateu, seu idiota. Se não sabe o que é estado laico, deixe a bíblia de lado por um momento e vai se informar pra não continuar dizendo besteira.
Wickedman disse…
Estamos indo para o buraco.
Foda-se o teu "Senhor". Ele tá morto.
Senhor Evangélica, está sob efeito de substâncias alucinógenas ou é doida assim mesmo?

E eu não sou seu filho, nem seu netinho. Eu hein!
Anônimo disse…
E depois vem uma insignificante minoria de profetas ateus defender essa ralé religiosa , e o pior que este é de verdade o pensamento deles.
Analista Man disse…
Será que a frase de Jesus Cristo: "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." Mateus 5:37, se refere à frase: "o Estado não é ateu e também não é religioso"?
Pedro Bó disse…
Ahhh, tá

Agora entendi o porque de acender a lanterna....

O buraco deve ser profundo e escuro... mas existe um meio de resolver isso...

Tirando o passaporte, e já estou tirando o meu
Anônimo disse…
As religiões se arvoram de ser guias morais. O farol a ser seguido pelos impios.
Pura balela, os homens são os mesmos desde sempre. O que querem é o poder para desfrutar dos mundanos desejos humanos, muito mais perigosos são seus devaneios impurios e inescrupulosos, protegidos pelo manto da categoria do sagrado.Saramago ja disse, a igreja não esta preocupada com as almas, e sim com os corpos e seus apetites. Ingenuos e tolos os ceguem por preguiça mental, ou burrice mesmo.
Anônimo disse…
Se essa lei for aprovada, já era... é o definhamento e a morte do Estado Laico. Se eu tivesse condiçõe$ de ir pro estrangeiro... mas parece que, aconteça o que acontecer, vou estar aqui (a contragosto) pra viver as conseqüências disso, caso seja aprovado. Ah! se eu pudesse... os moinhos de vento de Aalkmar... (ops! caí da cama) rsss... Ass: Winston Smith
Anônimo disse…
Concordo plenamente com o Warner e acrescento:

O crente tem a religião que merece...

Pensador livre
Bernard disse…
meus caros... o que vocês esperavam? Com uma "seita" pilantra como a Universal do MAcedinho, tão poderosa que aqui no Rio conseguiu eleger como deputado o governador mais corrupto que já tivemos... e sua família inteira no pacote, vai deixar o estado CONTINUAR Laico (leia-se pseudo-Laico)????

Chega de estado Laico! Vamos virar o Irã... com a Universal no poder, é claro!
Anônimo disse…
Ridículo! Simplesmente ridículo! Deveria discutir sobre a exclusão de tais privilégios.
Joao Marinho disse…
O problema é que, ao lado da Copa+Olimpíadas, esse foi o segundo erro de Lula. O acordo com a Sé, que não tem nada de santa, impõe realmente um tratamento diferenciado à ICAR, que é incompatível com a laicidade de um Estado sem religião oficial. Assim sendo, só há dois caminhos possíveis: ou se retiram os privilégios da ICAR, ou os estende a todas as outras religiões. Os fundamentalistas tomaram a segunda via, que é de seu interesse... Mas apenas porque a situação causada com o acordo com o Vaticano possibilitou isso. Não foi à toa que tanto se criticou esse acordo quando foi feito. Não houvesse sido feito, um PL dessa natureza seria inconstitucional e injusto - mas, como existem os privilégios, ele pode perfeitamente passar como constitucional, uma vez que o Estado não tem religião oficial que determine tratamento diferenciado, e a própria Constituição veta tratamento discriminatório.
Anônimo disse…
Na verdade a crentalhada sonha em ter todas as "regalias" e "privilégios" que o Estado laico brasileiro concede à ICAR.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
J. Tadeu disse…
A anônima "Senhora Evangelica" é um troll fazendo gracinhas. Veja: "reze para Deus", quem reza é católico, não evangélico.

Chutaquémacumba!
J. Tadeu disse…
A anônima "Senhora Evangelica" é um troll fazendo gracinhas, lá lá lá lá lá lá!

Chutaquémacumba!
J. Tadeu disse…
Acho que não leram também que "O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui." (Algum-lugar-da-bíblia ?:?)

Mas o quê! É mais fácil passar um Airbus A380 pelo buraco de uma agulha nanométrica do que um cristão (ainda por cima político) que tenha refletido sobre tais palavras.
Anônimo disse…
George Hilton é usado por neopentecostais(IURD)para buscar minar a Igreja Católica. Na última vez que obteve destaque na imprensa foi em 2005, quando, foi flagrado pela "Polícia Federal" no aeroporto de Belo Horizonte transportando onze caixas de papelão com R$ 600 mil de doações de fiéis da Igreja Universal do sul de Minas Gerais - boa coisa não era. Por outro lado, refleir é bom. Mas será mesmo que existe toda essa "regalia" da Igreja Católica nos dias de hoje ou é mais pegação no pé? Quem está tendo canais de televisão ameaçados de sairem do ar? Em contrapartida quem se mostrou feliz por isso? Quem é que está cedendo à investida abortista só pra agradar ao governo do PT? Quem é capaz de corromper os ensinamentos bíblicos para se dar bem finaceiramente? É pra se pensar...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Padre afirmava que primeiros fósseis do Brasil eram de monstros bíblicos, diz livro de 1817

Milagrento Valdemiro Santiago radicaliza na exploração da fé

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Comentaristas da Jovem Pan fazem defesa vergonhosa do cristianismo bolsonarista

Marcha para Jesus no Rio contou com verba de R$ 2,48 milhões

A prefeitura do Rio de Janeiro liberou R$ 2,48 milhões para a realização ontem (sábado, 19) da Marcha para Jesus, que reuniu cerca de 300 mil evangélicos de diferentes denominações. Foi a primeira vez que o evento no Rio contou com verba oficial e apoio institucional da Rede Globo. O dinheiro foi aprovado para a montagem de palco, sistema de som e decoração. O pastor Silas Malafaia, um dos responsáveis pela organização da marcha, disse que vai devolver R$ 410 mil porque o encontro teve também o apoio de sua igreja, a Assembleia de Deus Vitória em Cristo. “O povo de Deus é correto”, disse. “Quero ver a parada gay devolver algum dinheiro de evento.” Pela Constituição, que determina a laicidade do Estado, a prefeitura não pode conceder verba à atividade religiosa. Mas o prefeito Eduardo Paes (PMDB), que compareceu à abertura da marcha, disse que o seu papel é apoiar todos os eventos, como os evangélicos e católicos e a parada gay. A marcha começou às 14h e contou com sete trios

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Diácono da Quadrangular é preso em flagrante por molestar garota

Religioso foi autuado por estupro de vulnerável A Guarda Municipal de Sorocaba (SP) prendeu ontem (10) Jaime da Silva (foto), 59, diácono da Igreja do Evangelho Quadrangular, ao ser flagrado dentro do seu carro tendo relações sexuais com uma garota de 14 anos. Ela estava nua no banco traseiro e Silva, sem camisa. A garota contou aos guardas que vinha sendo molestada havia um ano. Disse que era abordada no caminho da escola e que o diácono exigia sexo oral. Ela foi examinada pelo IML (Instituto Médico-Legal). Após prestar depoimento na Delegacia de Defesa da Mulher, Silva foi autuado por estupro de vulnerável e encaminhado para a Cadeia Pública de Pilar do Sul, onde ficam os acusados da região de crimes sexuais. Os pais da garota afirmaram que Silva frequentava a sua casa e que não tinham nenhuma suspeita dele por se tratar de um religioso. Com informação das agências. Polícia de Manaus prende pastor suspeito de abusar de 4 crianças. janeiro de 2012 Pastores pedófi

Comissão vai apontar religiosos que ajudaram a ditadura

Pinheiro disse ser importante revelar quem colaborou com os militares A Comissão Nacional da Verdade criou um grupo para investigar padres, pastores e demais sacerdotes que colaboraram com a ditadura militar (1964-1985), bem como os que foram perseguidos. “Os que resistiram [à ditadura] são mais conhecidos do que os que colaboraram”, afirmou Paulo Sérgio Pinheiro (foto), que é o coordenador desse grupo. “É muito importante refazer essa história." Ele falou que, de início, o apoio da Igreja Católica ao golpe de Estado “ficou mais visível”, mas ela rapidamente se colocou em uma “situação de crítica e resistência.” O bispo Carlos de Castro, presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, admitiu que houve pastores que trabalharam como agentes do Dops, a polícia de repressão política da ditadura. Mas disse que nenhuma igreja apoiou oficialmente os militares. No ano passado, a imprensa divulgou o caso do pastor batista e capelão Roberto Pontuschka. De dia ele co

Justiça mantém Deus no real para não gerar 'intranquilidade'

do Valor Econômico 7ª Vara de SP aceitou alegação de que não há desrespeito ao Estado laico Com base na alegação do Banco Central de que a retirada da expressão "Deus seja louvado" das cédulas do real iria custar R$ 12 milhões aos cofres públicos e gerar "intranquilidade" na sociedade, a juíza federal Diana Brunstein, da 7ª Vara da Justiça negou o pedido feito pelo Ministério Público de São Paulo para alterar o papel-moeda nacional. Diana entendeu que a menção a Deus nas "cédulas monetárias não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença". A juíza também considerou que a alegação do MP de que as cédulas representam afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos colhidos junto à sociedade que denotassem qualquer incômodo com o uso da expressão "Deus". A decisão é provisória e negou o pedido de antecipação de tutela para que as futuras cédulas do rea