Pular para o conteúdo principal

Templo na Tailândia põe Buda junto com Superman e Batman

Superman está entre os amigos do Buda

Neo aparece entre androides,
foguetes e naves espaciais 
O templo Wat Rong Khun, em Chiang Rai, na Tailândia, chama a atenção tanto pelo seu visual externo, todo branco, como pelo interno, onde a imagem de um Buda está acompanhada pela pintura de figuras contemporâneas do cinema americano, como Superman, Batman, Neo (de Matrix), Avatar e Predador, entre outros personagens, além de foguetes e naves intergaláticas.

No teto, há quatro animais representando terra, água, ar e fogo.

O templo é todo branco por fora para simbolizar a pureza de Buda. Há espelhos que representam a sabedoria de Sidarta Gautama, o primeiro e mais sábio Buda.

Destacam-se, também, figuras que expressam o sofrimento e a impureza da mente humana — um conceito equivalente ao pecado original dos cristãos. Há alguns crânios e mãos levantadas como se fossem de pessoas pedindo clemência.

Predador está do lado
de fora do templo
O arquiteto do templo é Chalermchai Kositpipat. Em 1997 ele se ofereceu para construí-lo arcando com os custos, em uma oferenda a Buda. Ele estipulou o prazo de cem anos para que o templo fique totalmente pronto.

Wat Rong Khun tem atraído muitos turistas, que ficam mais impressionados com as imagens dos super-heróis em um local de reverência religiosa.

Templo exótico

Buda entre ornamentos dourados
Branco simboliza a pureza de Buda
Mãos desesperadas




Fontes: Feel Guide e outras.

Padre reforma igreja para apagar recados do diabo aos fiéis
dezembro de 2009

Comentários

Eu preferiria que fosse o Shaka de Virgem.
Anônimo disse…
Nossa, a parte externa do templo é linda. Que riqueza de detalhes!

Mas acho muito estranha a parte dos superheróis. Será que o arquiteto quis expressar que, no fundo, é tudo mito?
Felipe... disse…
e eu achando que os budistas levavam a sério a religião deles.
Albert disse…
Pode crê!
Jonas disse…
É bem possível, visto que os budistas pensam sua filosofia de maneira extremamente diferente da dos cristãos, por exemplo. São cosmovisões muito, mas muito diferentes. E esta afirmação do texto "Destacam-se, também, figuras que expressam o sofrimento e a impureza da mente humana — um conceito equivalente ao pecado original dos cristãos", não tem equivalência alguma com o budismo.

Mas, valeu o post
Anônimo disse…
Novamente, os ateistas estão sendo discriminados!

Nós devemos lutar por nossos direitos e exigir que o templo tenha também um altar dedicado a Richard Dawkins!
yami karasu disse…
Isso é um absurdo. Esquecer o Shaka de Virgem é uma blasfêmia....
Lamentável....
Anônimo disse…
Também notei isso, querer unir budismo e cristianismo é impossível
Anônimo disse…
Bem que poderia ter o Monstro do Espaguete Voador também.
July disse…
O budismo é uma filosofia não-teísta. Não há um deus absoluto e pessoal: Os que querem ser iluminados, necessitam seguir seus próprios caminhos espirituais e transcendentais.
Anônimo disse…
No Reino Unido a Filosofia Jedi é a quarta maior religião e também foi escolhida como religião por mais de 15 mil tchecos.

Eu mesmo sinto Déjà vu quando vejo a série de george lucas
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
André disse…
"Destacam-se, também, figuras que expressam o sofrimento e a impureza da mente humana — um conceito equivalente ao pecado original dos cristãos"
Conceito equivalente? O budismo constata ações que podem trazer sofrimento pessoal, o cristianismo inventa pecados que desagradam a Jeová. Uma coisa nada tem haver com a outra...
Anônimo disse…
Os "pecados capitais" também são ações/comportamentos que o Cristianismo constata que podem trazer sofrimento pessoal.
Anônimo disse…
Podem não ter exatamente equivalência, mas são bastante próximos.
Jonas disse…
Não são bastante próximos de jeito nenhum. A não ser por questões referente à ética. Mas, na parte metafísica e em sua cosmovisão são muuuuuuuuuuito diferentes.

Para mais informações (vindas dos próprios budistas), sugiro a visita ao site: http://cbb.bodhimandala.com
Wickedman disse…
Novamente, os ateistas estão sendo discriminados!

Troll alert! troll alert!
Wickedman disse…
Muito bonito o templo.
Anônimo disse…
Isole essa comunidade por 3 gerações, e eles vão achar que os super heróis são deuses.
Rodrigo*
Anônimo disse…
Fazer sexo sem estar casado é um pecado capital, ele leva ao sofrimento também?, aham sei, esse anônimo cristão não deve gostar de mulher, e como tem medinho do tal do capeta e de ir para o inferno da cabeça dele, tem medo de sair do armário.
André disse…
Anônimo May 2, 2012 04:30 PM
Nem um pouco. O pecado é o desagrado à deus, baseado num livrinho. O Budismo constata que apegos (isso remete à tudo) nos traz sofrimento, mas não diz que é errado (ou certo) fazer.
­ disse…
Os budistas (a maioria pelo menos) não tem deuses como foco central.
André disse…
Para começar, o budismo diz que tudo que existe está dentro da natureza. Metafísica e sobrenatural não são do budismo.
André disse…
Vai lá então anônimo. Se conseguir, me avise.
Anônimo disse…
"Fazer sexo sem estar casado" não é um dos pecados capitais na doutrina cristã. E nem o conceito de pecado é "desagrado à deus, baseado num livrinho".

Vocês apenas demonstram sua ignorância sobre o que tentam criticar/atacar, baseada em repetições de lorotas anti-cristianismo.

Mas isso é natural, já que sua fonte de "informação" deve ser apenas blogs ateístas e gays, além de vídeos do Dawkins no YouTube.
Anônimo disse…
Para os desinformados que juram que há uma total oposição entre Budismo e Cristianismo:

Do Budismo ao Cristianismo (1)
Do Budismo ao Cristianismo (2)
Do Budismo ao Cristianismo (3)
Anônimo disse…
Bem anonimo cristão, fazer sexo sem estar casado faz parte do pecado da luxuria, muitas mulheres foram queimadas pelo cristãos na idade por isso, e você já ouviu de grupos budistas queimando as pessoas? Eu acho que não.
No meio dos pecados do cristianismo tem muita coisa irracional, pois o cristianismo é uma religião irracional, diferente do budismo que é uma filosofia de vida que enaltece a sabedoria e o conhecimento, enquanto o cristianismo enaltece a burrice, proibindo até mesmo livros.
Anônimo disse…
Bem, anônimo ateísta, budista ou budófilo. Ainda que a luxúria seja um dos pecados capitais, o Cristianismo não prega que quem a pratique seja queimado ou assassinado.

Quem saiu matando pessoas o fez por conta própria, por motivações políticas ou outras, e não seguindo a doutrina cristã, que é muito clara quanto a isso.

Quanto ao resto de suas opiniões sobre "os horrores do cristianismo versus as maravilhas do budismo", parece ser apenas manifestação de irracionalismo e de burrice, que você prefere projetar naquilo que você tenta atacar. Freud talvez explique.

Ou, possivelmente, é a habitual desonestidade dos que gostam de tachar o Cristianismo como o maior dos horrores do mundo.
Leandro Santiago disse…
Ao menos eles não se esqueceram do Unicórnio Cor-de-Rosa Invisível, ali na quinta foto, à esquerda.
Eu esqueci de comentar que a arquitetura deste templo é soberba e encantadora. Eu me atrevo a dizer que deixa a Capela Sistina no chinelo.

Muito lindo mesmo.
Felipe... disse…
Branco simboliza a pureza de Buda


É o templo mais foda, muito detalhado.
Franzoi disse…
Daqui 2 ou 3 mil anos, vejo arqueologistas vendo essas imagens e dizendo que superman é um dos deuses. Que fomos visitados por extraterrestres e assim por diante.
Vão confundir a cabeça deles.
Anônimo disse…
Vendo estas imagens lindas e estudando sua filosofia, mesmo que não concordando com ela em sua totalidade, percebo que o budismo é outro nível, e que é quase que blasfêmia querer juntá-lo as outras religiões. E pensar que ele é tão antigo e no entanto bem mais evoluído do que as religiões ocidentais. Ass: Winston Smith
Anônimo disse…
De fato, belíssimo templo.
Felipe... disse…
Os budistas, tem foco nos humanos no nirvana máximo...
Anônimo disse…
"Quem saiu matando pessoas o fez por conta própria, por motivações políticas ou outras, e não seguindo a doutrina cristã, que é muito clara quanto a isso. "

Hummmmmmmmmm... quando é com a sua religião, a matança é por causa de outras ideologias, mas quando é com ateísmo vcs são os primeiros a associar com as mortes do comunismo...
Conte-nos mais sobre como é ter a face feita de pau-brasil...
Anônimo disse…
Será que teremos budistas matando os donos desse templo? Acho que não..
Anônimo disse…
Pelos seis caminhos da Samsara (Nagato and Mukuro FTW) o templo é realmente lindo!
Anônimo disse…
Faltou o Ben 10.
Concí Sales disse…
A Minha Religião é a Beleza, diz Rubem Alves. O Templo é belíssimo e retrata com perfeição aquilo que pretende, segundo eu penso, que seja destacar a pureza original da mente divina, que é a perfeição, a bondade imanente em tudo que existe, pois é graça imerecida , e dádiva. Ao contrário das religiões de deuses pessoais, antropomórficos e cruéis sanguinários; o budismo é radicalíssimo em sua proposta pacificadora, levando até às últimas consequências o interdito "não matarás", estendendo-o a TODOS os seres vivos. O branco deve ser sinal dessa ausência absoluta do derramamento de sangue, da inexistência fundamental de sacrifícios(mesmo que simbólicos, como pão e vinho a representar carne e sangue); e a pureza, sobretudo mental, de quem pelo desapego, pelo soltar-se de todos os condicionamentos psicológicos, LIVRE DO DESEJO, entrega-se à beleza, à bondade, AO AMOR INCONDICIONAL a todos os seres criados. É inevitável que a mente assim despertada, iluminada, possa ser considerada ela própria também divina, um deus. Nesse sentido, não haveria um "pecado" original, mas uma Graça , uma Pureza original, na origem humana, se levarmos em conta a crença cristã que o homem é imagem de Deus. Se Deus é amor e perfeição originais e criou o homem à sua imagem, é nesta imagem divina criada que o homem deve fixar sua mente e de tudo o mais, porque é PURA ILUSÃO, desapegar-se, abandonar, ou largar.
Anônimo disse…
e poderia ter o nemesis armado com um sabre de luz

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup

Malafaia diz que Feliciano é vítima do PT, gays e ateus

Para pastor Malafaia,  há um  complô  contra seu colega Silas Malafaia (foto) afirmou que são os petistas, gays e ateus que estão movendo uma campanha de descrédito contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em uma nota de alerta aos pastores para que não assinem uma carta pedindo o afastamento de Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, Malafaia disse estar em jogo, nesse caso, o interesse dos petistas que querem desviar a atenção da opinião pública para a posse de dois de seus integrantes condenados pelo crime do mensalão em uma das mais importantes comissões da Câmara. Trata-se dos deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, que agora fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. “Eles [os petistas] precisavam desviar da sociedade o foco deste fato”, afirmou Malafaia. Outro motivo, segundo ele, é que Feliciano é “um ferrenho opositor dos privilégios” defendidos pelos ativistas gays, além de combater, por exemplo, a legaliza

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig