Pular para o conteúdo principal

Vaticano orienta bispos a checar saúde mental de quem vê Maria

Aparição da Virgem Maria
No século passado, 
1.500 pessoas diziam
 ver a Virgem Maria
O Vaticano distribuiu aos bispos de todo mundo uma espécie de manual sobre como averiguar a credibilidade de fiéis que afirmam ter visões da Virgem Maria.

As “normas relativas à forma de processo no discernimento de aparições de supostas revelações” recomendam que os bispos criem comissão de peritos composta por teólogos, canonistas, psicólogos e médicos para ajudá-los a determinar a “salubridade mental, moral e espiritual” dos visionários.

O documento afirma que distúrbio psicológico, tendências psicopatas, psicose, histeria coletiva, entre outros transtornos mentais, podem influenciar na presunção da existência do sobrenatural.

As normas foram aprovadas em 1978 pelo papa Paulo VI, mas seu texto, escrito em latim e nunca publicado oficialmente, foi agora traduzido para os principais idiomas (mas não ainda para o português).

No século passado, mais de 1.500 pessoas diziam ter visões de Maria. Desses casos, a Igreja considerou como críveis apenas nove.

Atualmente, pelo menos dois brasileiros propagam que têm contato de primeiro grau com Maria. Um é o recluso Cláudio Heckert, 66, que publica no site do movimento "Salvai Almas" comunicados da Nossa Senhora — pedidos de oração, na maioria dos casos. O outro é o advogado Pedro Siqueira (na foto abaixo), 39, que assegura conversar com a santa desde os oito anos de idade. Os dois são rejeitados pela igreja.

Em nota com data de dezembro de 2011, o cardeal William J. Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, disse que a publicação das normas visa a “ajudar os pastores da Igreja Católica em sua difícil tarefa de discernir aparições presumíveis, revelações, mensagens ou, mais genericamente, fenômenos extraordinários de suposta origem sobrenatural”.

De acordo com o manual, o bispo, nesses casos, pode tomar três decisões: (1) determinar ser a aparição digna de fé, (2) concluir que não é verdadeira, com possibilidade de o vidente pedir nova avaliação, e (3) declarar-se em dúvida, pedindo ajuda para dirimi-la.

Esse processo de decisão pode demorar anos, mas a recomendação da congregação é para que seja resolvido o mais rápido possível, de modo a evitar peregrinações. “Hoje, mais do que no passado, a notícia dessas supostas aparições é difundida rapidamente entre os fiéis por causa dos meios de informação de massa", escreveu Levada.

vidente Pedro Siqueira
Siqueira diz conversar
com santa desde criança 
A preocupação do Vaticano é que não haja exploração comercial das supostas visões. Em 2009, Bento 16 cassou o padre Franciscano Tomislav Vlasic por promover “falsas” aparições da Virgem Maria em Medjugorje, na da Bósnia-Herzegovina.

O padre tinha feito uma fortuna ao se declarar “guia espiritual” de seis crianças que em 1981 afirmaram ter visto Maria com o menino Jesus nos braços. O santuário de Medjugorje recebe até hoje milhares de católicos por ano de vários países, incluindo o Brasil. Quando se tornaram adultas, as videntes ficaram milionárias.

O curioso é que, se o manual tivesse efeito retroativo, muitos dos santos teriam de ser destronados. Para os descrentes, o manual do  Vaticano é bizarro, porque entendem não haver nenhuma diferença entre uma aparição verdadeira e uma falsa.

Com informação da íntegra das normas  e do Huffington Post.

Papa cassa o padre que promove falsas aparições da Virgem



Comentários

وكذلك حول disse…
هلاً بكم الى الموقع الالكتروني لسفارة الجمهورية الاتحادية البرازيلية بدمشق.
Regis disse…
Não estamos sozinhos amigos ateus, é que o resto prefere uma vida cômoda.
sara moreira disse…
Não há dúvidas de que o individuo adulto que alega conversar com amiguinho imaginário seja no mínimo um neurótico...sinto vergonha alheia quando vejo um crente ajoelhado,diante de uma congregação,clamando o nome do mendigo de jericó,esse último também acredito ser:ou um cara que se aproveitou da ingenuidade do homem para promover seus ideais ou era também outro lunático afim de disseminar seus delírios.
Curioso, muito curioso.
Anônimo disse…
Há mais coisas entre o céu e a terra do supõe nossa vã filosofia (e nossa agendinha ateísta).
Anônimo disse…
Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia (e nossa agendinha ateísta).

(corrigindo)
Anônimo disse…
Essa é boa...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Esquizofrenia. Se trata com olanzampina.
Anônimo disse…
Interessante que estas pessoas tem visões como se estivessem drogados sem estar drogados. Quer dizer a religião faz eles ter delírios como se fossem drogados. Engraçado que os deuses nunca são negros.
Anônimo disse…
São benedito não vale.
Claudio Tavares disse…
Só Maria? E os que vêem Jesus?1
Thiago disse…
Não acredito num Deus ou divindade superior absoluta - acredito no universo, na natureza - mas sei que existem o que podemos chamar de consciências sem um corpo físico. Apesar de 98% das pessoas (suponho) que dizem poder se comunicar com essas conciências estarem mentindo ou delirando, 2% ou sei lá quantos porcentos de fato conseguem.

Na minha família, por exemplo, temos um sobrinho de 18 anos perfeitamente normal (namora, estuda, sai com os amigos), mas desde pequeno via o que as pessoas chamam de "espíritos". Ele não tem religião, nunca seguiu uma. Os médicos dizem que ele não tem nada de errado. Em diversas ocasiões, mesmo quando criança, ele via e conversava com pessoas que só ele percebia e nos dava provas disso. Era incrível... com o tempo as visitas se tornaram bem menos frequentes, mas ocasionalmente ainda se dão.
Enio disse…
E quem vai checar a saúde mental das testemunhas dos "milagres" que fundamentam o próprio catolicismo?
Anônimo disse…
A solução é ir a um terreiro de candomblé, umbanda, ou coisa parecida.

Lá o pessoal vê deuses negros de montão, conversa com eles, e tudo mais.
Anônimo disse…
Pode ser um caso de mediunidade.

Há pessoas que têm maior capacidade de ter contato com seres incorpóreos, independentemente da religião seguida.
Se chama evangélicos.
Felipe... disse…
ueh só agora, e as 3 crianças?

pensamento do vaticano:LOADING.......
Thiago, leve teu sobrinho pra um psiquiatra, porque isso não tem nada de "perfeitamente normal" nisso.

Espíritos não existem. A consciência existe no nosso cérebro, e quando ele morre, já era consciência. A vida acaba aí. Dizer que pode existir consciência depois da morte é irracional, não tem nenhuma evidência ou justificativa lógica para isso.
Wickedman disse…
"nossa" de quem, cara pálida?
Wickedman disse…
Eu conheço uma evangélica batista que diz que o próprio deus cochicha no ouvido dela.
Wickedman disse…
Realmente é intrigante. Agora, eu me pergunto, se o documento afirma que distúrbio psicológico, tendências psicopatas, psicose, histeria coletiva, entre outros transtornos mentais, podem influenciar na presunção da existência do sobrenatural, será que eles vão gostar se aplicarmos isso a eles?

Imagine que um católico chega pra mim e diz que eu preciso "acreditar em deus e jesus cristo, seu único filho (ops!)". Como ele reagiria se eu esfregasse na cara dele uma cópia de um documento do vaticano que afirma que ele pode ser psicótico? E se fosse um padre? Que desculpa ele ia dar?

Será que essa foi mais uma cagada de Bento XVI?
رجل شرير disse…
هذه ليست دراجة اليوسفي!
Anônimo disse…
Não é porque você não conhece "provas" de que os espíritos existem que isto significa que eles não existam.
Não é questão de que não conheço. A questão é que NÃO EXISTE NENHUMA PROVA!
Anônimo disse…
Aparição de Maria.
http://www.youtube.com/watch?v=Oh-p3hrhG20
Capitão Caverna disse…
Uga, uga, munga, munga.
Anônimo disse…
bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
Anônimo disse…
Eu não tenho provas de que você exista, Luan.

Mesmo assim, é possível que você exista.
Anônimo disse…
Eu conheço um pessoal que entra no YouTube e um tal de Richard Dawkins conversa com eles.
Anônimo disse…
השבח לאל
Essa sua falácia chega a ser risível de tão patético.

Sou uma pessoa física, de carne e osso. posso provar minha própria existência. Já espíritos não passam de delírios. Se eles existem e interagem com nosso mundo, cadê a evidência?

Vai estudar, analfabeto funcional. Para de bancar o espertinho comigo.
Anônimo disse…
Peço que você me prove agora que você é real, Luan.
Aparição do Monstro do Espaguete Voador.

http://www.youtube.com/watch?v=vL7FcvEydqg
Estou falando contigo, seu animal.
Sabe, eu sou um ser racional e pensante, e não vou perder meu tempo discutindo minha existência com um anônimo desonesto intelectual como voce.

Essa é boa! Comparar minha existência com de seres imaginários, realmente, merecia troféu sorvete na testa pra você, troll imbeciloide.

Vai conversar com seus amiguinhos imaginários junto com seu grupinho de lunáticos, seu demente.

Ou então prove que você exista, anônimo bestão.
Anônimo disse…
O fato de você estar falando comigo talvez não seja prova suficiente da sua existência, Luan, já que o fato de entidades espirituais falarem com pessoas é, para você, tido como inexistente e meramente imaginário.
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Há livros que documentam, como seu RG e CPF, Luan, a existência de Deus e seres espirituais. Para você não valem muita coisa.

Por que seus documentos (que podem ser falsos) deveriam ser aceitos como "provas" da sua existência?
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Luan, você garante que você existe, tenta "explicar" porque devemos acreditar na sua existência, e até profere ameaças como recurso final.

(Curiosamente, você faz algo semelhante ao que vocês acusam o Deus da Bíblia de fazer...)

Mas, de fato, livros podem não ser a melhor prova de que algo existe.

Nem blogs, como este em que agora leio (ou imagino ler) seus comentários.

A sua existência, infelizmente, continua sem provas, Luan.
Input error.
É, pensando bem, você tem razão. Sou um ser imaginário, assim como deus e espíritos, fruto da sua mente lunática. Eu não existo, assim como deus e espíritos.

Calma, você só está delirando, respondendo uma pessoa que não existe.
Agora, com licença, vou tomar chá com biscoitos com o Chapeleiro Maluco, junto com Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e Fada do Dente, os nossos amigos Smurfs também estão convidados. Quem sabe depois eu vá jogar xadrez com deus, que tal? Afinal de contas, não existimos mesmo, vivemos no mundo da imaginação..

Que o Monstro do Espaguete Voador te abençoe.
Anônimo disse…
Ok, acho que vou ali pensar se devo ou não ACREDITAR na sua existência, ainda que você não tenha conseguido prová-la.

Fique à vontade para ACREDITAR ou não na minha existência, na de Deus, na dos espíritos, na deste blog, etc.

E na sua também, claro.
Ué, por que está falando comigo? Afinal de contas, eu não existo, né?

Melhor procurar um psiquiatra, criança, está vendo coisas imaginárias. Isso não é normal.
Anônimo disse…
Eu não falei que você não existe, Luan. Falei que não tenho provas de você exista.

Você pode existir, ainda que eu não tenha provas disso e nem você consiga me provar.

Você é que garantiu que tal ou tal coisa "não existe", só porque você não conhece alguma prova da existência delas.
Ainda fala comigo? Seu problema é sério, ein!
Anônimo disse…
A gente às vezes dá um crédito ao improvável.

Boa noite!
Anônimo disse…
Humpf... a igreja tentando limpar as merdas criadas por seu mito...
J. Tadeu disse…
Chegará o dia em que a crença em deuses, demônios, anjos, santos e espíritos será considerada universalmente como transtorno mental, e olharemos do futuro para os dias de hoje pensando em como éramos atrasados.

[Psicografado pelO profeta da Teoria Unificada (Theory of Everything)]
אדם רשע disse…
למצוץ את הזין שלי
Wickedman disse…
Anônimo, você também não provou que existe. Tá bom, eu também não provei que eu existo (segundo a sua "lógica", se é que merece esse nome), mas se você duvida de que tem alguém aqui digitando uma mensagem pra você, mesmo que a esteja lendo, talvez seja hora de procurar um psiquiatra. Se é que eles existem.

Não esqueça de uma coisa: você só teria o benefício da dúvida a respeito de minha existência se eu nunca tivesse falado com você. Entendeu porque tudo que você falou lá em cima é besteira?
Anônimo disse…
O que é que prova que alguém existe?
vilson disse…
Pessoal tem um remédinho "milagroso" para quem ouve vozes, chama-se "Haldol". As clínicas usam direto e as pessoas voltam ao normal. Pena não ter existido naqueles tempos de jesus, maomés e abrãos, estaríamos livres deles. Santo haldol!
Anônimo disse…
Quando eu atendo o telefone eu escuto vozes.
Anônimo disse…
Quem ouve vozes e ve vultos e esquizofrenico....
Obviamente, o caro anônimo não sabe a diferença entre real e imaginário. Há uma possibilidade de fadas e duendes existirem, você vai acreditar nisso agora?

É mesmo, você precisa realmente procurar um psiquiatra. Isso se eles existirem.

Ou você pode ignorar esse comentário, já que eu não existo.
Nika Pinika disse…
Só pq não há provas de que o unicórnio invisível existe, não significa que ele não existe... né? (é sim. Só que não)
Anônimo disse…
Quando atendo o telefone ouço vozes. De longe a melhor explicação.
Anônimo disse…
arriba, arriba, andale, andale
Marcos Vinicius disse…
Tradução:
"Bem-vindo ao site da Embaixada da República Federativa do Brasil de Damasco"
Anônimo disse…
O problema e qdo as vozes vem do ceu...kkkkk
Anônimo disse…
Se o som da voz fosse alto, todo mundo poderia ouvir, sendo baixo, só um ouve.
Anônimo disse…
Onde está a foto de Deus?
Anônimo disse…
E a sanidade mental dos que se dizem "milagrados"?
Anônimo disse…
Se não tá doendo, eles estão sãos.
Anônimo disse…
Pessoal tem um remédinho "milagroso" para quem ouve vozes, chama-se "Haldol". As clínicas usam direto e as pessoas voltam ao normal. Pena não ter existido naqueles tempos de jesus, maomés e abrãos, estaríamos livres deles. Santo haldol!2

Anônimo disse…
Manipulação geral.O grande interesse velado é sempre o $$$. A notícia mais nova nesse sentido são as supostas "aparições" dos uruguaios em figueira/Carmo da Cachoeira/MG. Estão apelando de tudo quanto é jeito. Chamaram desde o Fantástico global até um outro programa do genero bemmmmmmmm popular. Quiseram envolver o padre, o bispo e a população católica do lugar nessa palhaçada mas foi um fiasco. A multidão crédula e devota os segue como cabritos e não consegue usar nem o seu percentual de 1% de massa cinzenta para ver que tudo isso é pura embromação. Até o dia em que descobrirem a verdade.
Anônimo disse…
Correção: Pedro Siqueira não foi rejeitado pela igreja, há um bispo que o acompanha e orienta, ele não faz nada sem a permissão da Igreja. Esta matéria está cheia de invenções.
alemendes disse…
Cara eu posso listar uns 5 ou mais santos católicos negros.
Falar bosta sem saber é fogo.
Unknown disse…
Santo Antão,no séc.II foi assediado por tentações infames de satanás que ora aparecia
sob a forma de uma morena nua gostosa,ora de um garoto musculoso bem dotado e para não cair no pecado "imaginário" da carne se lançava num lago de agua gelada.Hoje
a estrategia de satanás é eminentemente comercial pois visa arrecadar antes de tudo.
Unknown disse…
Eu creio isso é dom de Deus ninguém tira . Eu vejo varios Santos e recebo ensinamentos deles .
Anônimo disse…
Acho que deveríamos cobrar investigações mais sérias de quem diz ver seres ditos espirituais. Acredito que pessoas possam ter experiências, porém, afirma-las como verdades absolutas é outra história.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço