No século passado,
1.500 pessoas diziam
ver a Virgem Maria
|
As “normas relativas à forma de processo no discernimento de aparições de supostas revelações” recomendam que os bispos criem comissão de peritos composta por teólogos, canonistas, psicólogos e médicos para ajudá-los a determinar a “salubridade mental, moral e espiritual” dos visionários.
O documento afirma que distúrbio psicológico, tendências psicopatas, psicose, histeria coletiva, entre outros transtornos mentais, podem influenciar na presunção da existência do sobrenatural.
As normas foram aprovadas em 1978 pelo papa Paulo VI, mas seu texto, escrito em latim e nunca publicado oficialmente, foi agora traduzido para os principais idiomas (mas não ainda para o português).
No século passado, mais de 1.500 pessoas diziam ter visões de Maria. Desses casos, a Igreja considerou como críveis apenas nove.
Atualmente, pelo menos dois brasileiros propagam que têm contato de primeiro grau com Maria. Um é o recluso Cláudio Heckert, 66, que publica no site do movimento "Salvai Almas" comunicados da Nossa Senhora — pedidos de oração, na maioria dos casos. O outro é o advogado Pedro Siqueira (na foto abaixo), 39, que assegura conversar com a santa desde os oito anos de idade. Os dois são rejeitados pela igreja.
Em nota com data de dezembro de 2011, o cardeal William J. Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, disse que a publicação das normas visa a “ajudar os pastores da Igreja Católica em sua difícil tarefa de discernir aparições presumíveis, revelações, mensagens ou, mais genericamente, fenômenos extraordinários de suposta origem sobrenatural”.
De acordo com o manual, o bispo, nesses casos, pode tomar três decisões: (1) determinar ser a aparição digna de fé, (2) concluir que não é verdadeira, com possibilidade de o vidente pedir nova avaliação, e (3) declarar-se em dúvida, pedindo ajuda para dirimi-la.
Esse processo de decisão pode demorar anos, mas a recomendação da congregação é para que seja resolvido o mais rápido possível, de modo a evitar peregrinações. “Hoje, mais do que no passado, a notícia dessas supostas aparições é difundida rapidamente entre os fiéis por causa dos meios de informação de massa", escreveu Levada.
Siqueira diz conversar
com santa desde criança
|
O padre tinha feito uma fortuna ao se declarar “guia espiritual” de seis crianças que em 1981 afirmaram ter visto Maria com o menino Jesus nos braços. O santuário de Medjugorje recebe até hoje milhares de católicos por ano de vários países, incluindo o Brasil. Quando se tornaram adultas, as videntes ficaram milionárias.
O curioso é que, se o manual tivesse efeito retroativo, muitos dos santos teriam de ser destronados. Para os descrentes, o manual do Vaticano é bizarro, porque entendem não haver nenhuma diferença entre uma aparição verdadeira e uma falsa.
Com informação da íntegra das normas e do Huffington Post.
Papa cassa o padre que promove falsas aparições da Virgem
Comentários
(corrigindo)
Na minha família, por exemplo, temos um sobrinho de 18 anos perfeitamente normal (namora, estuda, sai com os amigos), mas desde pequeno via o que as pessoas chamam de "espíritos". Ele não tem religião, nunca seguiu uma. Os médicos dizem que ele não tem nada de errado. Em diversas ocasiões, mesmo quando criança, ele via e conversava com pessoas que só ele percebia e nos dava provas disso. Era incrível... com o tempo as visitas se tornaram bem menos frequentes, mas ocasionalmente ainda se dão.
Lá o pessoal vê deuses negros de montão, conversa com eles, e tudo mais.
Há pessoas que têm maior capacidade de ter contato com seres incorpóreos, independentemente da religião seguida.
pensamento do vaticano:LOADING.......
Espíritos não existem. A consciência existe no nosso cérebro, e quando ele morre, já era consciência. A vida acaba aí. Dizer que pode existir consciência depois da morte é irracional, não tem nenhuma evidência ou justificativa lógica para isso.
Imagine que um católico chega pra mim e diz que eu preciso "acreditar em deus e jesus cristo, seu único filho (ops!)". Como ele reagiria se eu esfregasse na cara dele uma cópia de um documento do vaticano que afirma que ele pode ser psicótico? E se fosse um padre? Que desculpa ele ia dar?
Será que essa foi mais uma cagada de Bento XVI?
http://www.youtube.com/watch?v=Oh-p3hrhG20
Mesmo assim, é possível que você exista.
Sou uma pessoa física, de carne e osso. posso provar minha própria existência. Já espíritos não passam de delírios. Se eles existem e interagem com nosso mundo, cadê a evidência?
Vai estudar, analfabeto funcional. Para de bancar o espertinho comigo.
http://www.youtube.com/watch?v=vL7FcvEydqg
Essa é boa! Comparar minha existência com de seres imaginários, realmente, merecia troféu sorvete na testa pra você, troll imbeciloide.
Vai conversar com seus amiguinhos imaginários junto com seu grupinho de lunáticos, seu demente.
Ou então prove que você exista, anônimo bestão.
Por que seus documentos (que podem ser falsos) deveriam ser aceitos como "provas" da sua existência?
(Curiosamente, você faz algo semelhante ao que vocês acusam o Deus da Bíblia de fazer...)
Mas, de fato, livros podem não ser a melhor prova de que algo existe.
Nem blogs, como este em que agora leio (ou imagino ler) seus comentários.
A sua existência, infelizmente, continua sem provas, Luan.
Calma, você só está delirando, respondendo uma pessoa que não existe.
Que o Monstro do Espaguete Voador te abençoe.
Fique à vontade para ACREDITAR ou não na minha existência, na de Deus, na dos espíritos, na deste blog, etc.
E na sua também, claro.
Melhor procurar um psiquiatra, criança, está vendo coisas imaginárias. Isso não é normal.
Você pode existir, ainda que eu não tenha provas disso e nem você consiga me provar.
Você é que garantiu que tal ou tal coisa "não existe", só porque você não conhece alguma prova da existência delas.
Boa noite!
[Psicografado pelO profeta da Teoria Unificada (Theory of Everything)]
Não esqueça de uma coisa: você só teria o benefício da dúvida a respeito de minha existência se eu nunca tivesse falado com você. Entendeu porque tudo que você falou lá em cima é besteira?
É mesmo, você precisa realmente procurar um psiquiatra. Isso se eles existirem.
Ou você pode ignorar esse comentário, já que eu não existo.
"Bem-vindo ao site da Embaixada da República Federativa do Brasil de Damasco"
Falar bosta sem saber é fogo.
sob a forma de uma morena nua gostosa,ora de um garoto musculoso bem dotado e para não cair no pecado "imaginário" da carne se lançava num lago de agua gelada.Hoje
a estrategia de satanás é eminentemente comercial pois visa arrecadar antes de tudo.
Postar um comentário