Pular para o conteúdo principal

Vazamento de documentos viola sigilo divino, diz Vaticano

O vazamento de documentos do Vaticano, incluindo cartas de fiéis ao papa Bento 16, não foi apenas uma questão de governança interna da Igreja Católica, mas algo muito mais sério porque violou o sigilo divino.

A afirmação é do arcebispo Angelo Becciu, subsecretário de Estado do Vaticano. "Considero a divulgação de cartas roubadas um ato imoral de gravidade ímpar", disse ele ao jornal L'Osservatore Romano.

"Não apenas os papéis do papa foram roubados; as pessoas que o procuraram, como vigário de Cristo, tiveram sua consciência violada."

Paolo Gabriele, mordomo do papa, foi preso no dia 23 de maio e é o principal suspeito até agora. A polícia encontrou no departamento dele documentos aos quais ele não deveria ter acesso.

Gabriele seria apenas um peão de uma rede de intrigas envolvendo o alto escalão do Vaticano. Em Roma tem circulado nomes de bispos que estariam envolvidos no escândalo. O Vaticano tem desautorizado a especulação desses nomes, mas Bento 16 está bastante chocado, de acordo com Becciu.

Gabriele vai depor nos próximos dias e, segundo seu advogado, contará tudo que sabe. Mas a situação é complicada porque o próprio papa estaria preocupado com a divulgação do que o mordomo possa revelar.

As motivações do vazamento ainda são obscuras. Para alguns, objetivo foi desacreditar o papa, que, aos 85 anos, demonstra cada vez mais cansaço.

Para outros, trata-se de uma reação de setores do alto escalão à tentativa do papa de aumentar a transparência do Banco do Vaticano, para atender a uma exigência de entidades internacionais. O Vaticano demitiu Ettore Gotti Tedeschi da presidência do seu banco um dia depois de o mordomo ser preso.

Com informação das agências.

JPMorgan fecha conta do Vaticano que facilitava lavagem.
março de 2012

Comentários

Anônimo disse…
Caramba a coisa esta feia para a igreja católica , o que sera que o papa tanto teme que seja divulgado? Eu acho que este mordomo tem muito a dizer. Desta vez eu tenho a impressão que a queda da igreja sera grande e muitas coisas mais vai aparecer. Aguardando os próximos capítulos hehe
Unknown disse…
Sigilo Divino, fantástico isso..
ADONIAS disse…
NADA DE NOVO NO COVIL DAS COBRAS, SIGILO DIVINO, PIADINHA PARA OS IDIOTAS TEÍSTAS FICAREM INDIGNADOS, MAIS UM FACTOIDE DESSA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA COM SEDE NO PROSTÍBULO VATICANO E CIA.
Joshka disse…
Num covil de pederastas recalcados, dementes e psicopatas, que sempre foi o Vaticano, isso tudo aí não é nenhum segredo... Apesar de tudo, não existe nenhum "perigo de queda" da Igreja Católica Apostólica Romana, pois nela está sintetizada (encarnada) a essência mais destilada de todas as perversões possíveis e imagináveis, inerentes a maldade humana. Para quem entende bem espanhol, recomendo a leitura do livro do conhecido e polêmico escritor colombiano, Fernando Vallejo, "La Puta de Babilonia" - La católica, la apostólica, la romana, la jesuítica, la dominica, la impune bimilenaria tiene cuentas pendientes conmigo desde mi infancia y aquí se las voy a cobrar. Primera Edición: en Editorial seix Barral (Espanha): octubre de 2007. Ou já na internet
Paulo Lopes disse…
O blog deleta comentário escrito só com letras maiúsculas.
Wickedman disse…
Esse mordomo deve saber de muita merda que acontece lá dentro. Espero que ele faça um estrago grande.
Anônimo disse…
Sigilo divino?kkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Por que não deleta em vez de dizer que deleta?
Anônimo disse…
Pensar que este discurso de deus e consciência já foi algo consistente e inquestionável. Ninguém avisou ao Papa que deus morreu?

E por favor, me expliquem porque deus deixou de fazer aparições fantasmagóricas no meio da noite e começou a mandar carta?! Era mais fácil quando as coisas do papa eram sagradas e ninguém ousava mexer acreditando que um raio o partiria ao meio, não? O raio não veio por 2000 anos e o papa acabou rodando...
Rodrigo Fermino disse…
Tem mais caroço nesse angu..
O Banco do vaticano é usado por varias instituições criminosas internacionais para lavagem de dinheiro, tem muitos "homens santos" metidos no esquema, a igreja católica e o vaticano estão tão corrompidos, que até o alto escalão ta querendo derrubar a porra toda..
quando eu falo que religião só se trata de dominação e dinheiro, a maioria não acredita..

http://www.istoe.com.br/reportagens/207209_COMO+O+CRIME+ORGANIZADO+CORROMPEU+O+VATICANO

http://hempadao.blogspot.com.br/2012/03/o-dinheiro-do-trafico-na-casa-de-deus.html
Regis disse…
"Bento XVI disse que os acontecimentos 'provocaram tristeza em seu coração', "mas a Igreja está guiada pelo Espírito Santo e o Senhor jamais a privará de sua ajuda para apoiá-la"." Site da Veja hoje de manha.

Devido ao testemunho de todas as igrejas que afirmam serem guiadas pelo Espirito Santo, percebo que o sujeito é um bêbado inconsequente.
E ainda tenta esconder sua irresponsabilidade ameaçando quem fala dele de ser o único pecado sem perdão.
“Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á isso perdoado; mas se alguém falar contra o espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.” - Mateus 12:31 e 32.
- Vá a merda Espirito de Porco Bêbado! Ameaças vazias para ninguém ousar questionar a igreja.
Nika Pinika disse…
Deve ser por isso que deus não conversa mais com os homens diretamente (como na bíblia): sigilo.
Anônimo disse…
bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
Anônimo disse…
Vai que eu acredito!!

Eliezer
Cognite Tute disse…
Porque todo mundo merece uma segunda chance, é a melhor forma de aprender.:-)

Cognite Tute
Paulo Lopes disse…
Anônimo das 11:10: não se trata apenas de um aviso, mas também de uma advertência àqueles aqui tentados a "gritar" (pela etiqueta da internet).
Anônimo disse…
Roberto Calvi era maçon ligado a PII e foi chamado de Banqueiro de Deus
Anônimo disse…
Lá embaixo já existe um aviso ou advertência sobre esse assunto.

O texto do leitor pode ser promovido a post. Comentário escrito só com letras maiúsculas e trollagem serão deletados.
Conspiratus disse…
A demissão do Presidente do Banco do Vaticano, sem uma declaração dos motivos é um sinal de que a SANTA ALIANÇA está em campo.
É claro que os Cardeais estão sendo investigados. Mas, ninguém verá os resultados de tal investigação. As medidas ou contra-medidas serão tomadas ao longo dos próximos anos. Digamos que alguns deles vão morrer por causas naturais! Já vimos isto na Década de 1980.
A Instituição IGREJA CATÓLICA ainda não vai cair com essa crise, pois a fórmula para solucionar os problemas com o Banco é fácil: basta vendê-lo. No que diz respeito aos segredos "vazados" o silêncio e a recusa em abrir investigações é sempre o melhor caminho.
O Peão foi preso apenas por engodo, prá despistar. O Povo vai prestar atenção nos depoimentos do Mordomo (Peão). Enquanto isto, providências vão ser tomadas.
Anônimo disse…
se existe algo escondido q o povo ainda nao sabe,deveriamos ter o direito de saber tudo q se refere a DEUS
Anônimo disse…
e a biblia diz que não a nada oculto que não seja ser revelado. os escandalos do vaticano, a inquisiçao no passado , o pagãnismo ja declarado , no livro di apocalipse joão tem uma visão de uma mulher prostituta sentada sobre um monstro de sete cabeças a mulher em profesias simbolicamente significa uma igreja, mulher prostituta uma igreja corrompida mais tambem ver uma mulher de branco que significa uma igreja limpa santa, deve ser algumas igrejas que seguem o o verdadeiro evangelho de cristo
as sete cabeças simbolisão sete reis a igreja prostituta esta asentada sobre sete reis estudem sobre a besta do apocalipse pesquise no Google que a estudos fieis e verdadeiros que comprovão o que estou disendo resumidamente mais esteja com a biblia aberta em apocalipse se voçe naõ compreende era entender tudo que esta aconteçendo e sabera que relmente estamos no fim dos tempos.





Anônimo disse…
pesquisen sobre a besta do apocalipse no Google com a biblia aberta em apocalipse de jõao que voçe entendera o que e a igreja catolica obs não e persegiçao e estudos teologicos fieis e verdadeiros
Anônimo disse…
Lembra dessa:"e o assassino era o mordomo".Mas não se iludão não se ele abrisse a boca demais sabe lá o que poderi acontecer com ele.Depois o vaticano de cantinho tem muita grana prá pagar...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l