Pastor pede que família repudie parentes |
Um vídeo [ver trecho abaixo] mostra a pregação de um pastor (ou ancião) das TJs (Testemunhas Jeová) sobre como a família deve “repudiar” seus membros que foram expulsos da igreja por não se ajustarem às normas divinas.
As recomendações, segundo o pastor, valem para mães contra os filhos, para filhos contra as mães, igualmente em relação aos pais, irmãos, avós, tios, primos, cunhados, etc. É assim que Jeová quer, disse.
Após ter dito “repudiar”, o pastor deu conta de que se trata de um verbo muito duro e o substituiu por “cortar relação”.
Antes, comparando os fiéis a crianças, ele disse que em todas as religiões quem não for “disciplinado” é expulso da convivência dos demais. Explicou que, no caso das Testemunhas de Jeová, essa pessoa é chamada de “desassociada”.
O pastor se preocupou em fundamentar com textos bíblicos a sua didática sobre a exclusão dos desajustados. Ele leu, por exemplo, 1 Corintios 5:11, onde o apóstolo Paulo afirma que o devoto não pode ter convivência com fornicador, ganancioso, idólatra, injuriador, beberão ou extorsor, “nem sequer comendo com tal homem”. E, se houver persistência no erro, “removei o homem iníquo dentre vós”.
O vídeo de 24 minutos foi postado na internet por uma comunidade de ex-Testemunhas de Jeová, que é formada principalmente por desassociados. Não há informação sobre o nome do pastor e sobre quando e onde foi feita a pregação.
Ao final do vídeo, o pastor reconheceu ser difícil “cortar a relação” com pessoas com as quais se vive em casa, pais e filhos, por exemplo. Nesse caso, disse, o relacionamento deve se restringir ao "necessário” porque não dá para "ficar mudo". Orientou que, quando se tratar de familiares que moram em casas diferentes, o rompimento tem de ser total, exceto se for preciso dar assistência a doentes.
A discriminação das Testemunhas de Jeová aos desassociados se tornou notória, tanto quanto o seu veto à transfusão de sangue.
Em meados de 2011, a procuradora Nilce Cunha Rodrigues, do Ministério Público Federal no Ceará, moveu uma ação civil pública contra as TJs porque, para ela, a denominação pratica a discriminação com o propósito de “infligir sofrimentos” aos ex-fiéis “como forma de punição” pelo seu afastamento do ensinamento bíblico.
Como era de se esperar, dirigentes das TJs têm negado que praticam a intolerância contra ex-fiéis, mas a pregação do pastor pela destruição familiar, como mostra o vídeo, não deixa margem para dúvida.
"Removei o homem iníquo dentre vós"
Comentários
O Cricristianismo é tão tolerante, não é mesmo?
Porem o que sempre omitem as testemunhas de Jeová quando falam em desassociações é que existem outras formas de ser expulso sem ser as típicas justificativas apresentadas de ordem moral. Basta uma TJ insistir em perguntar sobre o que é desconfortável para a organização para ela correr o risco de ser expulsa. Ler um livro proibido como "Crise de Consciência" de Raymond Franz é caminho certo para uma comissão judicativa e possível expulsão. Falar com quem é desassociado ou com quem se dissociou também pode ser motivo de expulsão. Qualquer tipo de rebeldia intelectual é motivo de julgamento e expulsão, para todos esses casos a permanência na religião dependerá de sua retratação e grandes demonstrações de arrependimento como o choro que é avaliado (Manual dos anciãos cita isso). Caso seja expulso e cortam seus laços familiares e sociais.
Existe uma grande gama de regras que podem levar alguém a ser expulso das TJs e a maioria delas são formas para restringir quem está dentro ousar pensar fora dos moldes do grupo ou de ter contato com quem o fez isso.
A "contaminação" com ex membros é um pesadelo comparável com o fermento e leveda toda a massa(congregação) e é na bíblia que auxilia tal idéia (1Corintios5:6).
Portanto tudo que saia da doutrina das Testemunhas de Jeová é considerado "fermento" e tem de ser lançado fora e evitar contato. Para driblarem problemas legais as TJs dissimulam em alguns casos como na questão do sangue ou envolvimento politico.
No sangue caso uma TJ o aceite de forma consciente no desespero diante da morte, ela não é mais julgada por isso, pois a organização das TJs em um litigio com o governo da Bulgária tem um acordo assinado com a Comissão Europeia dos Direitos Humanos onde afirma que "nenhum controle e sanção" será implicado ao membro TJ que aceitar uma hemoterapia.
*(Comissão Européia dos Direitos Humanos, Requerimento Nº 28626/95, Associação Cristã das Testemunhas de Jeová v. Bulgária)
Mas o que acontece de fato é que nesses casos uma carta secreta de 16 de Junho de 2000 enviada para todos anciãos do mundo orienta que nesses casos a testemunha de Jeová deve ser automaticamente tida como dissociada por conta de seus atos ou seja ela é vista como quem quis deixar a fé por conta própria devido a receber sangue. Assim a organização finge que não pune, pois foi a pessoa que deixou a organização, mas ela vai na pratica ser hostilizada e repudiada da mesma forma que as expulsas. É um exemplo de como se ussa de dissimulação para aplicar castigos a quem ousa não seguir o que ele comumente chamam de "amorosas orientação teocráticas".
Essa mão de ferro das Testemunhas de Jeová é dificilmente percebida nos sorrisos estampados nas duplas aos sábados de manhã em frente aos seus portões, mas elas são apenas vitimas sem forças para perceber ou coragem para se libertar. Vitimas obrigadas a pelo mínimo de 10 horas mensais buscar mais vitimas para sua organização.
mas nao posso ter q q tipo de ctto com TJ's
Jeová disse:
Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado. Dt 24:16
Em Isaías Jeová muda de idéia, se arrepende e manda preparar a matança:
Isaias 14:21
Preparai a matança para os seus filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e nem possuam a terra, e encham a face do mundo de cidades.
/ironic
e se estende à todos
evangélicos tbm se afastam e discriminam - de forma mais sutil talvez mas o efeito é o mesmo...
oh! RAÇA
que se acham...
isso é pior que a Máfia
Charles
Mas Deus(pai) se afastou, e os abandonou a que servissem ao exército do céu(anjos), como está escrito no livro dos profetas: porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios no deserto por 40 anos, ó casa de Israel? at 7:42 o pai declara aqui que existia um exército de anjos nos céus que gostava de sacrifícios de animais, sabemos que jeová determinou na sua lei matança de animais para expiação de pecados e sabemos que esses sacrifícios não tiram pecados, então israel sacrificava aos anjos, pois pra jeová cheiro de carne e sangue é cheiro suave.
>>"Infelizmente, Primeiro que estamos tratanto de um grupo que nem cristão é."
-Sim, eles são cristãos sim.
Cadê as Gaitas de Fole?
Essa frase “religião não se discute” há muito tempo foi incutida em nossas mentes. Mas, qual seria o seu real significado? Por que não querem que discutamos as religiões?
É obvio que religião é um sistema de crença e, como qualquer sistema de crença, perguntas não são toleradas. Sistemas de crenças contam com o acreditar; somente acreditar; não importa o que. O verbo do religioso é o crer, o acreditar. Perguntar, questionar, inquirir, pensar, raciocinar, analisar, ponderar, divagar são verbos que não fazem parte do mundo religioso, especialmente, em seitas como as da Testemunhas de Jeová.
O povo é um ser imbecilizado. Ser imbecil é condição necessária para que o status quo da política e da religião permaneçam. E política e religião já estiveram juntas ao longo do tempo; hoje em dia elas flertam e, se ninguém fizer nada, elas voltarão a unir-se. A união da política com a religião sempre trouxe momentos desagradáveis para a humanidade, principalmente, para aqueles com opiniões contrárias a elas.
A política imbeciliza o povo promovendo uma falta de educação sistêmica, uma propagação oficial de desinformação. A religião, por sua vez, mantém o povo imbecilizado através da perpetuação do medo à autoridade de Deus, convencendo as pessoas a temê-lo e adorá-lo, ao mesmo tempo, como numa relação sadomasoquista. Além disso, através de um trabalho sistemático de lavagem cerebral, facilitado pelo fato do ser humano já possuir uma mente fraca e suscetível a ser programada, condição essa obtida pela falta de cultura e educação, a religião vem preparando o indivíduo para torná-lo um zumbi; um zumbi pronto para seguir o que os seus mestres lhes ordenam. Não se enganem. Se não temos homens-bombas é porque eles não são necessários, ainda.
A substituição do pensamento crítico, analítico, racional pela fé e esse constante e gigante incentivo a proceder com essa substituição tem fornecido, à humanidade, zumbis prontos para fazer o que precisar ser feito. Renegar a família por ordens de líderes religiosos deixa isso muito bem claro.
De maneira desonesta, alguns dirão que dentre os religiosos havia e há aqueles que conciliavam a fé com o pensamento racional. Sim, é verdade. Mas esses são os seus líderes; esses são os que os hipnotizam e os dominam transformando-os em zumbis. Malafaias, Macedos, Santiagos, Soares não são, evidentemente, tolos. Na verdade, são bem espertos e inteligentes. Ouso a dizer que nem sequer compartilham das crenças dos seus comandados, de suas ovelhas, de seus escravos. Veja bem, um traficante de drogas, normalmente, não usa drogas; ele só vende e incentiva que se compre.
Não vamos minimizar a tragédia. Esse país está vivendo um problema muito sério. A dominação religiosa é algo real e não deve ser subestimada. Somos informados, todos os dias, de tentativas religiosas que visam transformar esse Estado sofrivelmente laico em uma Teocracia.
Religião se discute, sim. É necessário discuti-la. É necessário dessacralizá-la. É necessário que não deixemos que ela pratique os seus excessos. Não vamos nos omitir.
Quem sabe essa geração Y deixa a religião sem o poder que lhe resta ainda hoje. Parece que vivemos num momento de virada em relação ao que foi a religião no passado.
Minha família é testemunha de jeová e eu próprio estudei com elas algum tempo, conhecendo um pouco do funcionamento desta religião.
Certa vez quando meu irmão engravidou sua noiva, ambos foram desassociados. As famílias conversavam com eles, mas quando havia alguma festinha, nenhuma testemunha de jeová podia participar se um dos dois estivesse presente. Ou meu irmã não participava da festa, para que os tj. viessem.
Vi muita coisa errada alí. Quando alguma TJ bate no meu portão eu nem atendo.
Valdo.
Agora vejam o resultado de uma outra dissidência dessa mesma igreja:
http://www.adventistas.com/novembro/reg06119901.htm
É a religião parindo religião
Ele me convidou para uma reunião que teria na casa dele, mas eu recusei, iria ficar constrangida pois ele sabe que sou ateia. Mesmo eu tendo alguma confiança nele eu não me sentiria bem próxima da família dele. O caso é que ele sabia que eu ia para células com minha amiga que é evangélica. Não tenho a mesma aproximação com ele comparada à que tenho com minha amiga. O bom é que ele não levou para o lado pessoal, mas fico pensando se os outros parentes dele sabem que ele tem diversas amizades "diferentes" como eu.
http://www.youtube.com/watch?v=Mlb4XGEtaA0
Todos nos viemos dos primatas. Até as TJs vieram dos urangotangos....
Mas cuidado, deve se levar em conta que algumas religiões usam tal frase de proteção. Principalmente as monoteístas que exacerbam no fundamentalismo. Religiões euro pagãs são abertas à discussões e ainda para interpretações variadas de sua teologia, tanto que, eles se orgulham por não existirem DOGMAS.
Seu comentário explana bem o momento atual.
_A convivência que este homem prega, não é aquela que Deus ensina, coisa nenhuma! Ao contrário: temos que acolher os fracos/débeis na fé! Isso não quer dizer: compactuar de suas práticas.
Religiao nao se discute, que dizer que nao se deve impor sua crenca ou falta dela as outras pessoas, cada um eh livre para crer no que lhe convem.
qualquer coisa diferente disso eh idiotice. Eu n~ao sou religioso, sou feliz assim, se os outros sao ou nao, nao eh problema meu, nao tentaria argumentar com algum cristao baseado na ciencia sendo que toda hora ele iria se basear na biblia (blablablabia) para se defender, o que para mim nao valeria de nada... e ao fim da conversa,ambos sairiamos desgastados, ele me considerando um herege, demonio ou coisa assim e eu o considerando um completo imbecil sem cerebro. por isso, religiao nao se discute...
Meu nome é Júnior e gostaria de manter contato contigo a respeito dessa religião - Testemunhas de Jeová. Também já fiz parte dela no passado. Sou um palestrante-artista que estou em ascensão e gostaria de discutir esse assunto em rede nacional com algumas revelações bombásticas, mas gostaria de compartilhar algumas coisas com vc por perceber que vc é também muito conhecedor dessas questões pelas quais passa um Ex Testemunha de Jeová.
Deixo aqui o meu contato:
bel.jr@globo.com
Um abraço e aguardo seu retorno.
Sem mais,
Júnior
Meu nome é Júnior e gostaria de manter contato contigo a respeito dessa religião - Testemunhas de Jeová. Também já fiz parte dela no passado. Sou um palestrante-artista que estou em ascensão e gostaria de discutir esse assunto em rede nacional com algumas revelações bombásticas, mas gostaria de compartilhar algumas coisas com vc por perceber que vc é também muito conhecedor dessas questões pelas quais passa um Ex Testemunha de Jeová.
Deixo aqui o meu contato:
bel.jr@globo.com
Um abraço e aguardo seu retorno.
Sem mais,
Júnior
Meu nome é Júnior e gostaria de manter contato contigo a respeito dessa religião - Testemunhas de Jeová. Também já fiz parte dela no passado. Sou um palestrante-artista que estou em ascensão e gostaria de discutir esse assunto em rede nacional com algumas revelações bombásticas, mas gostaria de compartilhar algumas coisas com vc por perceber que vc é também muito conhecedor dessas questões pelas quais passa um Ex Testemunha de Jeová.
Deixo aqui o meu contato:
bel.jr@globo.com
Um abraço e aguardo seu retorno.
Sem mais,
Júnior
Só para constar:somos felizes,nada de trágico aconteceu até hoje, nos respeitamos e amamos....sem deus.
Nunca soube dessas barbaridade. Vou correr atrás dessa informação, pois está me cheirando uma bela de uma mentirinha...
Não consigo acreditar nisso. Não, isso não é verdade. Não sou religiosa, mas que não vou acreditar nessa balela não vou mesmo. Obrigadas a "buscar vítimas"? Vc já leram as revistas Sentinela e Renascer? NÃO ACREDITO!
Expulsar uma pessoa que descobre que o ensino em torno de 1914 é errado, é uma prova que os líderes são uns falsos profetas e opressores das ovelhas de Cristo.
Expulsar uma pessoas porque aceitou uma transfusão de sangue, ou fez uma doação de sangue, é uma falta de amor ao próximo e uma prova que os líderes são uns fanáticos e cegos em sentido espiritual!
Me parece que você não faz parte do cículo Tj ou se fez, não sabe exatamente como as coisas funcionam nesse cículo.
Quem já é ou foi desse meio, sabe dos discursos que são feitos na tribuna. Obviamente que nos discursos "separatistas" não são feitos com a intenção de espalhar ódio e intolerância, mas o que faz chegar a esse caminho são as orientações da Torre. A "desculpa" para essas ações são sempre baseadas na bíblia, mas com a interpreação que a própria Torre (o quartel general as TJ) dá às escrituras.
O que o Régis escreveu acima "Essa mão de ferro das Testemunhas de Jeová é dificilmente percebida nos sorrisos estampados nas duplas aos sábados de manhã em frente aos seus portões..." ou mesmo quando chegamos pela primeira vez para assitir a qualquer uma das reuniões.
As revistas "A Sentinela e Despertai!" são provas dessa segregação, sempre com o apoio da bíblia, mas com a interpretação da Torre. Em muitas dessas revistas vemos orientações "bíblicas" de como tratar uma pessoa dissociada ou desassociada. Vemos também orientações que dizem que a TJ que discordar dos ensinamentos da Torre e seu Escraco Fiel e Discreto (as TJs acreditam que o Escravo Fiel é o canal oficial de comunicação entre Jeová e a sua organização, a Torre), estará discordando do próprio Jeová, por isso são incentivadas a não pesquisar sobre deus ou sobre a Torre em livros "do mundo", quer dizer, de certa forma essas pessoas são incentivadas a não pensar por elas mesmas, mas sim pensar de acordo com o que pensa a cabeça da Torre.
Um filme chamado "Mundos Separados" (título original To Verdener) retrata bem o que passa uma TJ que começa a "sair da linha" da Torre. Muitos gostariam até mesmo de se libertar dos grilhões da Torre, mas temem perderem contato com seus familiares e amigos que estão lá dentro.
A maioria das TJ são muito bem intencionadas e acreditam realmente estar fazendo a vontade de Deus, assim como existem em qualquer outra religião, o problema está nos seus líderes, a Torre de Vigia e seu Escravo Fiel e Discreto que ditam as normas, ações e interpretações que todas as Tj no mundo devem seguir.
Que Jeová os faça enchergar a verdade com clareza.Deixa a notoriedade do mundo de lado. Não queiram aparecer para o mundo como Ex-Testemunhas de Jeová. Pois vocês sabem o que isso pode significar!
Essa história é realmente muito estranha.
outra coisa, sua mae nao voltou a falar com sua irma mesmo depois do cancer?na boa, ou sua familia nao é referencia, ou simplesmente sua mae é tj abitolada, ou seja, como todas igrejas a pessoas que exageram sua fe, tj nao é diferente! e sobre a publicação, tenta estudar com auxilio de um tj, mais facil de entender as coisas e nao ter uma conclusão tão fora do contexto como vcs tiveram!é verdade que tj nao se associa com desasociados, porem, a inumeros casos que a punição não chegou ao ponto que nem a do exemplo acima da mae nao ver nem com cancer!bem mas como disse no começo, cada um acredita no que quer, e na boa nessa atual sociedade alguem que fala de igreja sempre é mau visto!mas todos tem sua liberdade de expresão!
Postar um comentário