Jerry DeWitt: a vida fora do "armário" não é fácil |
Por 25 anos, Jerry DeWitt (foto), 42, percorreu o seu Estado natal, Louisiana (EUA), pregando o evangelho como pastor pentecostal. No ano passado ele causou comoção em seus seguidores ao anunciar que não mais acreditava em Deus. Mas ele continua com o pé na estrada para fazer pregação, agora do ateísmo, e falar como evoluiu da crença para a descrença. Seus ouvintes são humanistas, agnósticos, ateus e pessoas que não se identificam com nenhuma religião.
O que ajudou DeWitt a sair do "armário" foi o Projeto Clero, que é uma comunidade virtual de sacerdotes ateus de várias religiões, destacando-se entre elas o protestantismo. Eles se comunicam entre si por intermédio de pseudônimos para manter o anonimato. Nos Estados Unidos, existem 200 inscritos na comunidade.
“O projeto me deu confiança para deixar de ser pastor”, disse DeWitt. “Eu sabia que não estava sozinho, que não era um acaso, que eu não era uma aberração de natureza religiosa.”
No Projeto Clero, se discute, entre outras coisas, as dificuldades de quem resolve sair do “armário”, como DeWitt agora está comprovando na prática. A começar pela procura de um novo emprego. Em um país de população predominantemente cristã, não há muitos empregadores dispostos a acolher um ex-pastor que “traiu” seus seguidores.
DeWitt é diretor da Recovering from Religion, uma entidade criada em 2009 com o propósito de suavizar a transição dos sacerdotes descrentes para “a vida real”. O slogan dela é: “Existem milhares de organizações para ajudá-lo na religião, mas agora nós somos o único a apoiá-lo.”
Em suas pregações, ele tem dito que sua fé começou a ficar abalada quando, por obrigação de ofício, teve de ameaçar os fiéis com o inferno, no caso de pecarem. “Eu estava dizendo a pessoas de quem eu gostava que elas poderiam arder no inferno, o que não foi fácil para mim.”
Ele disse que também começou a se sentir incomodado com o suposto poder das orações. Afirmou que os fiéis costumam rezar para obter cura e emprego e a maioria deles só piora. Ele próprio orava para as pessoas, sem que houvesse qualquer resultado, além do fracasso. “E isso esmagava o meu coração.”
Contou também que as contradições da Bíblia reforçaram as suas dúvidas sobre a existência de Deus. Para tentar saná-las, ele pesquisou outras religiões e traduções da Bíblia, e foi quando se deu conta de que a descrença é um caminho sem volta.
DeWitt disse se sentir aliviado, apesar das dificuldades financeiras, e que continua a pregar o que acredita ser o melhor para as pessoas, como nos seus 17 anos, quando iniciou suas atividades religiosas. A diferença é que, agora, o seu evangelho é o da descrença.
Com informação da CNN e The Times-Picayune.
Tweet
'Meu nome é Teresa, fui pastora metodista e agora sou ateia'
maio de 2012
Ateísmo.
Comentários
É torcer para que mais pessoas consigam seguir o exemplo de serem livres para pensar.
Além do desejo do melhor (idealizando um paraíso) de um lado, e do medo do pior (idealizando um inferno) do outro, os exploradores da fé, usam a necessidade do acolhimento, para cativar e a execração social para cercar. Para todas essas "estratégias", incluem o comprometimento pessoal e público, através de atos de confissão, depoimentos e testemunhos em assembléias e muitas vezes chantagens através do favorecimento e de interseções para empregos, assunção de "funções" protagonistas em cultos e outras atividades, que significaram para mim - e parece também significar para muitos - vergonha de si mesmo, autodepreciação por ter sido tão ingênuo, tão inculto e tão desinteligente.
Talvez a pregação contrária agora sirva de catarse. Certamente a submissão do ex-pregador da fé às táticas de cooptação e o uso dessas quando em sua função pastoral, e o conhecimento da estrutura logística e funcional destinada ao proselitismo, servirá um pouco mais para Jerry DeWitt conseguir seu desvendamento aos olhos dos dopados pela fé. Se não, que sirva ao menos para aliviar a sensação de serem isolados por parte daqueles que já se questionam.
Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/06/ateu-americano-que-foi-pastor-por-25.html#ixzz1xtPO27Rv
Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem.
A propósito, ninguem odeia em nome do ateísmo, ateísmo é uma característica de um descrente.
Tu é tão limitado que nem sequer entendeu meu comentário a respeito de odiar pq assumiriam ser irracionais, isso prova que trolls que passam tempo d+ numa caverna, quando saem não tem conteúdo pra conversar feito jente.
E odeia em nome do ateísmo.
http://midiaamais.com.br/artigo/detalhes/2106/Entrevista+M%C3%8DDIA@MAIS:+Luiz+Felipe+Pond%C3%A9
Não acho que é como conversar com uma pedra, porque a pedra não esboça reação contrária. Eu diria que é como tentar explicar com argumentos lógios a um cachorro o porquê de ele não poder fazer xixi no tapete. Ele não vai entender, vai continuar achando que não tem nada de errado nisso e vai fazer de novo.
Apresente evidências de tudo o que você alega, e passaremos a acreditar nisso.
Simples, não?
Entretanto, sem evidências, continuaremos simplesmente considerando vocês supersticiosos ignorantes, até que provem o contrário (apresentando evidências).
Simples, não?
Basta ler a maioria dos comentários de ateus neste blog e tantos outras publicações ateístas por aí.
Simples mesmo.
Pq religiosos odeiam gays, ateus, etc? Pq a religião deles ensina isso. Se não existisse religião, não haveria esse tipo de ódio contra quem não segue a mesma religião que a sua e teriam que formar argumentos racionais de pq odiar quem é diferente, religião é só a putinha dos irracionais preconceituosos.
É uma grande conversa fiada de alguns grupos esse papo vitimista de que a religião é a causa de seus problemas, desajustes e sofrimentos pessoais.
Ou vai me dizer que quem vive em paz e harmonia é o pessoal da faixa de Gaza, e quem fica se matando sem motivo é o pessoal dos países nórdicos?
Pode ser uma religião, uma doutrina ou partido político, uma alegada defesa de minorias, ou uma militância ateísta em prol de uma suposta racionalidade, por exemplo.
Se acha o ateísmo tão ruim assim, prove que seu deus é verdadeiro através de evidências e acabe com o ateísmo. É simples assim. Só religiosos fecham os olhos para evidências para poder manter sua filosofia de vida; prove o que alega e acabe instantaneamente com o ateísmo do mundo, pois todos vão aceitar que estavam enganados diante de novas evidências. É realmente muito simples.
Por que você não faz isso? Você é tão inteligente...
E se você acha que a questão principal é bobinha, me desculpe, mas você é simplesmente burro.
Não tenho mais paciência com cachorros mijões.
Esse tipo de missão salvadora quem gosta de ostentar são os ateístas que, orgulhosamente, se empenham em tentar varrer a religião do mapa para "melhorar" (salvar, limpar) o mundo...
Quem odeia quem mesmo?
E tentar convencer alguem que deus não existe não é ódio, se eu tento convencer todo o mundo que deus não existe, eu faço pq eu odeio a ideia religiosa que faz pessoas boas boas fazerem coisas ruins, odiarem. E tb pq a ideia religiosa é falha, isso eu tento provar com argumentos.
Agora os religiosos, movidos pela a ideologia religiosa tenta convencer TODOS que sua religião está certa e que se deve odiar que não segue ela. Isso é ódio, contra pessoas específicas. Ateísmo Militante não "prega" ódio, mas tem uma linha lógica consistente que afirma que religiões são prejudiciais. Isso não é ódio, é lógica.
Embora, curiosamente, você ache justo (e até é mesmo) praticar toda tentativa de convencimento... que você acha um absurdo que os religiosos pratiquem.
Deixar de adotar o critério de "dois pesos, duas medidas" pode te fazer bem. Recomendo.
Só para citar um exemplo, comece a ler matérias anteriores e vai achar mais.
Mas você só lê e entende aquilo que quer, certo?
Quem foi que falou sobre dois pesos e duas medidas?
1 (um) pastor norte-americano, de saco cheio dos ataques ateístas, dando um chega-pra-lá nos ateus.
Só falta agora dizer que os ateus bonzinhos não fazem nada parecido (nem dão nenhum motivo ao pastor), que não há ateus tentando silenciar religiosos, impedindo-os de opinar e se posicionar, processando cristãos, se empenhando em banir a religiosidade de todos os espaços possíveis, etc.
A sua comparação foi ridícula, a população da Escandinávia não vive as mesmas condições que a população da Faixa de Gaza. Certa vez conversando com um ateu ele lançou argumento parecido... e disse que os ateus nunca pegaram em armas para defender uma causa. Se a população da Faixa de Gaza responde com violência a situação que lhe é imposta por serem fanáticos (religiosos), então eu te pergunto, se a população da Faixa de Gaza fosse atéia eles aceitariam a ocupação israelense? Eles não lutariam por soberania? Eles não se oporiam ao regime de apertheid a que são submetidos?
Muitos dos fundadores do estado sionista eram ateus, muitos são pessoas ditas "esclarecidas", no entanto os israelenses violam leis internacionai, a Convenção de Genebra, legalizaram a tortura e praticam e impõe aos palestinos um regime de apertheid pior que o sul africano.
>> (...)se vocâ acha que é "ódio" o simples fato de algum religioso tentar te converter ou convencer, então só posso lamentar a sua extrema sensibilidade e incapacidade de conviver com os contrários."
Não foi exatamente um ato de amor ao próximo qdo um casal de testemunhas de Jeová gritaram e me xingaram na frente da minha própria casa qdo eu falei - educadamente, diga-se de passagem - que eu era atéia e que não estava interessada em ouvir pregações religiosas.
Me mostra uma evidência científica de que os signos determinam características de personalidade?
O que faz com que pessoas de virgem tenham tais características?
Valdo
Falando em fé, já pagou seu dízimo do mês ao Macedão?
http://www.youtube.com/watch?v=3Vj_9n86lX8&feature=related
AAH, mas até que eu "entendo" vcs.. é modinha ser ateu agora né? Acabam sendo só um bando de sem opinião, que escuta o que qualquer pessoa fala e recusa a aceitar a doutrina sem nem procurar saber o que estão falando. "Sou ateu,graças a Deus?" hahahahahahahahahahaha.. Vendo por esse ponto, quem são os "cegos" agora?
Oh my fuckin' god! Não sabia disso!
Um bom crente, que não tem a mínima ideia do que ralmente siginifica ser ateu, devia se limitar a ficar quieto para não falar besteira. Mas eis para você uma boa definição de ateu: uma pessoa COM UM MOTIVO A MENOS QUE UM CRENTE PARA FAZER MAU A OUTRAS PESSOAS.
Uma pessoa com um motivo A MAIS para para fazer mal a outras pessoas: o fato de ser ateu, não gostar de religião, e se julgar melhor e mais "certo" por isso.
Sorry, mas se você nasceu e cresceu no Brasil não o é por opção, do mesmo modo por que fala em português: por imposição. A menos que tenha mudado do catolicismo para o protestantismo ou vice-versa. Ambos ramos cristãos e partilhando do mesmo dogma central, não tendo portanto deixado de ser cristão.
Essa frase resume bem que o que ele fazia era por obrigação.
Mas o ateu A. Flew desmente a tese do ateísmo ser um caminho sem volta.
Assim como o cristianismo é uma caminho, o ateísmo é outro.
Pq tanto deus qto o diabo não passam de mitos, oras!
No mundo atual ser cristião é algo ao qual a maioria é obrigada, antes mesmo de ter uma opinião sobre o que é religião e se quer ter uma.
Deus falará atraves das escrituras sagradas e te surprienderá....
De acordo com o cristianismo vc só será salvo se vc se arrepender de seus pecados, começar a acreditar e a seguir deus e aceitar Jesus como seu salvador. Aí sim vc terá um terreno garantido no paraíso.
Caso vc não faça isso, não interessa se vc é uma boa pessoa que faz trabalhos voluntários, ajuda os necessitados, se é um bom cidadão que obedece as leis, se vc preserva o meio-ambiente, etc. Se vc é ateu vc está lascado e sim vc irá para o inferno.
Uma pessoa pode ter sido péssima até os ossos a maior parte de sua vida. Uma pessoa pode ter sido pior que Ted Bundy, Jeffrey Dahmer, John Wayne Gacy e o Jack, o Estripador juntos. Se ela se arrepender de seus pecados e aceitar Jesus e deus no coração, ela está automaticamente perdoada e salva e terá uma passagem direto para o céu, sem escalas.
Não parece mto justo, né?
A salvação não é pelas obras. Pelo que vejo, vc não é bom, só cumpre com suas obrigações sociais.
Postar um comentário