Pular para o conteúdo principal

Espíritas criticam a adoção do ensino religioso nas escolas do Rio

O Conselho Espírita do Estado do Rio não aderiu ao ensino religioso adotado nas 80 escolas da cidade do Rio por discordar que os estudantes recebam orientação de cunho confessional.

Em consequência disso, a Secretaria Municipal de Educação extinguiu as dez vagas que tinha reservado para professores de espiritismo. Foram contratados por concurso 45 professores católicos, 35 evangélicos e dez de religiões afro-brasileiras. Todos tiveram de apresentar recomendação das igrejas as quais estão ligados. As aulas começam no segundo semestre para a 4º série.
Cristina Brito, porta-voz do conselho, disse que os interessados poderão obter gratuitamente conhecimento sobre espiritismo em mais 700 endereços do Rio. “Não há sentido pagar para que professores deem aula da religião nas escolas municipais”, disse.

O Conselho já tinha se manifestado contra o ensino religioso em 2000, quando o então governador Anthony Garotinho sancionou lei instituindo essa modalidade confessional nas escolas estaduais.

Em 2002, o Conselho Espírito divulgou documento expondo que “cabe indiscutivelmente à família a formação religiosa dos filhos, por não ser função da escola”.

O documento ressaltou, ainda, que “o confessionalismo religioso nas escolas não é recomendável pois, embora seja tal ensino facultativo ao aluno, sua inclusão legal em carga horária curricular poderá acender atavismos (reaparecimento de um caráter presente em ascendentes remotos) segregadores do ódio entre religiões que tanto já fizeram sofrer a humanidade”.

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro encaminhou ao Ministério Público Estadual pedido para que analise a constitucionalidade do ensino religioso nas escolas municipais, tendo em vista que o Estado brasileiro é laico.

Com informação do Globo

Sindicato dos professores se mobiliza contra ensino religioso.
junho de 2012

Religião no Estado laico.

Comentários

Israel Chaves disse…
Normalmente espíritas me irritam, porque tentam convencer que espiritismo é ciência (isso realmente me irrita). Mas de todos os religiosos, são de longe os mais sensatos.
Eles, ao menos sabem separar a sua pseudo-ciência de outras coisas, e nunca vi um "espírita fanático", que tenta converter os outros, que fica bravo, que trolla, etc (Deve existir, claro, mas eu nunca vi).
Excelente atitude a deles, nesse caso. Está realmente em falta gente que sabe separar as coisas assim.
Rulphus disse…
Essas manobras políticas não exitarão em frear a diminuição da crença no sobrenatural. A descrença faz parte da evolução humana, sendo postergada já a muito tempo, e com a facilidade de acesso a informação sua expansão é inevitável.
Anônimo disse…
Parabéns aos Espíritas.
Nanopuntouy disse…
Isso demonstra a falta de ética das religiões que sim optaram por seguir com essa estupides adiante...
Anônimo disse…
Ridículo doutrinamento em escolas estaduais. Os espíritas estão certos. Uma pessoa segue o caminho religioso quando quiser e já estiver grande e lúcido o suficiente pra saber o que esta fazendo. Religião já é ridícula porque diz que existe um deus numa dimensão mágica que vai te ferrar se você não bajular ele, mais ele te ama. Eles podiam no mínimo ter provas científicas deste deus , Mais agora eu sei que escolas também ensinam "crêndices e fábulas"
Anônimo disse…
Concordo plenamente com você Israel, nunca vi um espírita fanático, todos os meus amigos espíritas são muito educados e aceitam numa boa minha cosmovisão.
Anônimo disse…
a escola que eu estudei tinha ensino religioso mais nem falava de religiao na verdade agente nem fazia nada kkkkk
Anônimo disse…
Também concordo. Eles realmente acham que sua religião é uma espécie de ciência que não é reconhecida ainda.

Fora isso, costumam ser sensatos mesmo. E até onde conheço, o espiritismo não enche as pessoas de proibições sobre isso e aquilo. Além de serem conhecidos por praticarem muita caridade.
Anônimo disse…
E o mais importante, aceitam a evolução numa boa, nunca vi espirita criacionista! pena que para evangelicos, todo mundo é servo do diabo.
Anônimo disse…
Sou espirita e na verdade é obvio que espiritismo não é propriamente uma ciencia no sentido usual da palavra, alguns espiritas fazem confusão com este termo. O espiritismo tem um "carater cientifico" no sentido que não pode ter dogmas inafastaveis e conceitos que agridem a razão (em que pesem as teses absurdas no movimento espirita brasileiro sobrevilizaçoes em marte e etc), embora a questão "alma e comunicabilidade entre mortos e vivos" não seja comprovada pela ciencia, ela pode ser comprovada subjetivamente para cada um na medida de suas experiencias, mas estabelecer uma prova cabal para todos é praticamente impossível e desnecessário já que o resto do mundo não esta interessado em nossas crenças e se estiverem não precisam disto, além do mais parte de um pressuposto de fé (existencia de Deus e alma) e não de logica, logo não é ciencia.
Rodrigo Queiroz disse…
logo os fanaticos das outras religioes vão começar a atacar o espirita dizendo que são servos de Satnás por nãoa ceitarem o ensino religioso nas escolas rsrsrsrs
Caruê disse…
Estou admirado pela postura dos espiritas.
Felipe... disse…
Quando eu tinha a professora nunca aparecia,ai ficava como horario vago.
_Já conversei com alguns espíritas e, com certeza, são pessoas que sabem manter um nível muito bom no diálogo: não insultam, não falam palavrões...!
_Embora tenham suas concepções que nem sempre, são compartilhadas, não abaixam o nível da conversa!
Wickedman disse…
Apesar de o espiritismo ser um doutrina sem pé nem cabeça, e ainda por cima um tanto racista, os espíritas que eu conheço são pessoas até instruídas (nem todos os que conheço são). São inofensivos...
Wickedman disse…
E foram bastante lúcidos ao condenar a adoção o ensino religioso confessional nas escolas.
Pedro Zornoff disse…
Vamos pontuar algumas coisas:
* Espiritismo não é racista. Não há qualquer tese que sustente isso. Racismo iria contra o princípio moral espírita (caridade)
* Espiritismo é pautado no evolucionismo.
* A lei máxima do espiritismo é "Fora da caridade, não há salvação" Allan Kardec.
* É uma doutrina, não uma religião. Não é uma ciência, mas se baseia no método experimental, na razão, e na investigação científica.
* É positivista no sentido espiritual (o espírito necessita progredir e evoluir moralmente)
Anônimo disse…


já avisei para secretaria que meus filhos não frequentam aulas medievais para absolver um livro tão diabólico ( no sentido de Maquavel) quanto essa bíblia. Caso eu sinta qualquer forçamento de barra ou outra coisa, eu simplesmente tiro-os da escola ou uso da prerrogativa de ser uma pessoa que não vale um conto vou deixar rolar depois processo o estado para tirar dinheiro,igualzinho a esses pessoal comunistas fascistas que foram perseguidos pela tal dita dura.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias