Arianne disse ter pedido outra
com chance, mas a escola negou
|
Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico.
Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada.
A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”.
O pastor Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento.
Conselho vai processar escola religiosa acusada de homofobia
4 de junho de 2012
Ata da expulsão diz: "postura
homossexual reincidente"
|
A jovem contou que na época pediu uma nova chance para a escola, que se manteve inflexível. Abalada, ela foi morar com sua mãe em Orlando, nos Estados Unidos. Disse que não quer voltar para o Brasil.
Marilda afirmou que tentou evitar a expulsão da filha, mas ela ouviu de responsáveis pela escola que, para eles, o homossexualismo “é um crime tão sério como roubar ou matar”.
Ela informou que decidiu recorrer à Justiça para evitar que outras pessoas sejam vítimas das torturas da escola, as quais são “dignas da Idade Média, da época da Inquisição”.
Escola diz em nota que não visa reprimir
Nota oficial que a assessoria de imprensa do Instituto Adventista Brasil Central enviou a este site reafirmou que Arianne Pacheco Rodrigues teve contato físico com sua namorada, embora não cite o nome dela. Diz, também, que as normas do estabelecimento “não visam reprimir”. “Ao contrário, são um suporte essencial para a vida de tantos jovens em comunidade dentro de uma instituição de ensino.”
Segue
a íntegra da nota
Pastor Zukowski diz que
aluna infringiu regra
|
O
colégio é responsável pela educação, integridade física e moral de todos os
seus alunos, de modo que a observação de normas de conduta protege toda a
coletividade estudantil, já que normas são para organizar e proteger a
sociedade.
De
acordo com o item 8 das Normas Internas da Instituição Adventista, são vedadas
ao aluno, entre outras condutas:
“Furto;
uso ou porte de cigarro, bebida alcoólica, droga ou armas; ato sexual; certos
tipos de agressões físicas, verbais e outras, conforme considere a Comissão
para Desenvolvimento Estudantil.”
Tais
regras visam à segurança dos próprios alunos, sendo aceitas por eles e por seus
pais quando se candidatam a uma vaga na escola. Dessa forma, a instituição de
ensino busca impedir a propagação de situações que são prejudiciais à saúde e à
moral no ambiente de estudo.
A
aluna citada em reportagem de TV conhecia as regras disciplinares internas e
sempre soube das permissões e proibições a que todos os alunos estão submetidos
no ambiente escolar, já que estudava havia quatro anos na instituição e já
tinha passado algumas vezes pela comissão disciplinar.
A
letra “h” do subitem 1.1, do item 1 dos Itens Gerais, determina que:
“h.
Lembre-se de que em seu namoro (que só ocorrerá com a permissão dos pais) não é
permitido contato físico, seja nas dependências da escola ou em atividades
externas em que você a esteja representando.”
Destaca-se,
finalmente, que as normas não visam reprimir. Ao contrário, são um suporte essencial
para a vida de tantos jovens em comunidade dentro de uma instituição de ensino,
mantendo-os em harmonia enquanto desenvolvem-se acadêmica e socialmente."
Caroline
Carnieto
Assessoria
de Imprensa
Escola religiosa fica no interior de Goiás |
Homofóbico chafurda no lamaçal de ódio, afirma ministro do STF.
julho de 2011
Homofobia. Intolerância religiosa.
Comentários
O pior é que a mãe ainda apóia .
Seu texto ficaria ótimo sem este complemento no final.
Principal motivo de discussão neste blog.
Quem não concorda não é obrigado a estudar lá. Pode, tranquilamente, não ingressar na escola, ou sair por conta própria, sem precisar ser expulso.
Mas talvez algumas pessoas prefiram provocar uma encrenca e aguardar uma expulsão para, em seguida, utilizar o discurso vitimista da moda ("homofobia") para processar a escola e descolar uma grana.
Tudo que é ruim dura mais, ditaduras, tiranias, oligarquias e religiões.
Perfil da menina no face: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003555588629
No site da reportagem um dos comentários diz o seguinte: "Pois é, a MÃE DELA UMA VEZ DISSE QUE PREFERIA VER A FILHA DENTRO DE UM CAIXÃO DO QUE NAMORANDO UMA OUTRA MENINA. AGORA A MÃE VAI SENTIR ESSA DOR ...."
Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/06/estudante-expulsa-acusa-escola.html#ixzz1wowi5iOd
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem.
Sem falar que a Globo adora se postar de guardiã dos direitos dos homossexuais... e nós agora estamos sendo vitimas da "heterofobia"... Vai chegar o dia (anotem!...) que a homossexualidade vai ser considerada compulsória e obrigatória...
Favor me esclarecer...
Então não sei por que existe a Lei de Diretrizes e Bases para os colégios. Aliás, não sei nem porque os colégios precisam de autorização do MEC e as secretarias de educação, que são órgãos estatais, porque o que importa são as regrinhas do colégio privado!
E se alguma escola começar a discriminar negros sob a chancela do Kardecismo, tudo bem, né? Afinal, é instituição privada, então tudo pode...
Essa idéia de que só porque é privado pode tudo é risível. É de uma enorme mentalidade tacanha...
É óbvio que o colégio não pode discriminar dessa forma. Se existe a tal regra, então a tal regra não deve ter validade para o judiciário. Se a expulsão da aluna foi realmente por esse motivo, torço pela condenação do colégio!
Não há humilhação em ser convidado a se retirar... A Constituição zela pelo bem comum, e se um adventista pensa que homosexual não é bom para seu filho, você vai obrigá-lo a botar um dentro de caso? Assim como você acha que homosexuais merecem respeito pessoas Adventista também merecem ISTO É O TAL BEM COMUM QUE PREZA NA CONSTITUIÇÃO, se eu não sou catatólica não vou na igreja católica afrontar seus princípios, se eu não sou EVANGELICA nao vou até lá afrontar os principios deles. SE EU SOU HOMOSSEXUAL não vou até a Escola afrontar os princíos deles. ISTO É CONSTITUIÇÃO.
Segundo que houve sim mal a menina, que foi discriminada por sua condição sexual, ou seja, tão somente por ser homossexual. Quer você queira, quer não, já é pacificado que a discriminação causa mal ao ser humano, atingindo sua honra moral. Isso não somente no Brasil, mas em praticamente todo o mundo ocidental. Achar que discriminação não causa males é forçar muito a barra...
Terceiro que quando se cita a Constituição, deve conhecê-la. Logo no início, mais precisamente no artigo 3°, inciso IV, deixa bem claro que é objetivo fundamental da República Federativa do Brasil “promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. Se observar todo corpo constitucional, verá que a discriminação é sempre repudiada, o que deixa bem claro que não há justificativas para tal atitude hedionda – nem ao menos uma suposta regra estúpida de um colégio privado. Não há como se concluir que a Constituição zela pelo “bem comum” aceitando que se discrimine determinada pessoa por sua condição sexual, até porque esse objetivo fundamental vem de norma cogente – não está ali para ser aplicada ou não a mero gosto das pessoas.
E quarto, finalizando, o colégio, se quiser existir, deve seguir as normas de direito público. Acima de qualquer regra privada, religiosa ou não, existem normas de direito que a instituição deve seguir, e uma delas é não discriminar. Se a garota quebrou regra do colégio, o colégio quebrou regra do Estado, então deve ser punido. Não concorda com isso, não fecha o colégio! Porque preconceito e discriminação, para qualquer pessoa com um pingo de discernimento, nunca é e nunca será forma de respeito...
O mão é existir entidades educacionais nas maos de religiosos.
Pois a religião sempre foi e continua a ser contra a ciência e a boa moral.
A moral cristã é criminosa e só serve para as ovelhas de Cristo. Ovelhas mesmo, porque são burras, fracas e dependente do pastor, e nofina, só servem para churrasco.
Você acha que isso cola?
O particular, pois reunindo vários particulares teremos o público. Uma norma pública, antes de ser pública, ela foi particular.
HUMANO: Animal racional, bípede capacitado de inteligência, construtor de ferramentas que habita a Terra, podendo variar entre cor, tamanho, anomalia fisica e mental, força, e Sexo, sendo este feminimo e masculino, esta é a definição de "humano".
A igreja ou Instutuição Privada não deve selecionar formas humanas, branco, negro, gordo, magro, mulher ou homem.
Tatuagem, brinco, homossexualismo, roupas, EMO, PUNK, ROCK, HIPPIE.. São adereços, e aquele que estiver neste meio deve se adecuar.
Engraçado é ninguém achar preconceito colégio de freiras, vamos deixar entrarem meninos GAYS e deixar que sejam freiras? Que tal? Cabível?...
Outra coisa, a tradição é o início do princípio que rege uma sociedade, antes da haverem leis por escrito, bandidos eram punidos, antes de haverem normas haviam princípios... A Instituição não é obrigado a tolerar adereços sociais.
Att.,
Espancador de Pastores
Mas você não receberia pra jantar em sua casa, um pedófilo que cumpriu sua pena. Ou quem sabe um assasino de mulheres que cumpriu seus 30 anos de cadeia.
Afinal estaria dentro de "quaisquer outras formas de discriminação"... Não comparando GAYS a marginais mas pra ver como sempre existe uma limitação para tolerância, e nem tudo se enquadra naquilo que é disposto no texto da Constituição. E A PROPÓSITO, este texto Art3º da Constutuição não é uma norma, tão pouco uma regra ou lei.
o NOME DISSO é "Princípios Fundamentais"... PRINCÍPIOS ENTENDE? Os mesmo que estão desrepitando na Instuição, Instituição que nao interferi em "NORMAS da sociedade" .
A INSTUTUIÇÃO NAO INFRINGIU NENHUMA LEI.
mas nossa sociedade esta tao acostumada a libertinagem, que muitos nao aceitam regras ou quaquer outro tipo de disciplina, a nota disse que ela era reincidente, isso significa que ela teve uma chance de rever seu ato de indisciplina, ela ja havia sido advertida, nao seguiu as regras, entao tem que ser expulso mesmo.mas os detentores da libertinagem nao qeur aceitar disciplinas por considerar que fere esse ou aquele principio.na policia militar é assim, se vc é pego bebendo fardado, vc vai preso e ate expulso da corporaçao, e aí, é errado? sao normas, disciplina é bom em todo lugar.
Libertinagem.
Se você não segue a regra, mesmo estando ciente dela e é expulso...Aí então você é descriminado.
Famosa lei do coitadinho.
Bem Lembrado as Instituições presbiterianas, famosas por sua qualidade educacional e sua postura.
Se religiões terão que tolarar o que vai contra seus princípios , aí então elas estão sendo descriminadas, BEM DITO, "engraçado como os defensores dos homossexuais se exaltam e cometem o mesmo erro que acusam os outros, o de preconceito religioso"...
Religiosos terão que tolerar adereços sociais porque os coitados não podem escolher outra escola.
CADA UM NA SUA... A escola não sai apedrejando gays na rua,não está infringindo direitos deles como ir e vir, e tudo mais...só eles nao precisam entrar em seus portões.
Sábias Palavras:
Libertinagem.
Se você não segue a regra, mesmo estando ciente dela e é expulso...Aí então você é descriminado.
Famosa lei do coitadinho.
Bem Lembrado as Instituições presbiterianas, famosas por sua qualidade educacional e sua postura.
Se religiões terão que tolarar o que vai contra seus princípios , aí então elas estão sendo descriminadas, BEM DITO, "engraçado como os defensores dos homossexuais se exaltam e cometem o mesmo erro que acusam os outros, o de preconceito religioso"...
Religiosos terão que tolerar adereços sociais porque os coitados não podem escolher outra escola.
CADA UM NA SUA... A escola não sai apedrejando gays na rua,não está infringindo direitos deles como ir e vir, e tudo mais...só eles nao precisam entrar em seus portões.
De novo com suas comparações esdrúxulas. Ser homossexual não é "adereço social". Não é como pertencer a uma "tribo".
Interpretation fail. O Analista man tentou invalidar a lei usando o apelo a tradição. Explicando de outra forma: não é só porque uma coisa é tradicional (é antiga, foi usada no passado, tem uma origem X, etc.) que ela está correta. Temos leis hoje em dia que tornam o uso da tradição desnecessária.
Me coloca uma comprovação científica RECONHECIDA pelas suas "leis" do que eles são.
Existem variadas teorias, que se nasce assim, que se torna assim, genética, pscologia, influência...
Muitas TEORIAS.
Mas daí é a sua visão.
Até que isto seja reconhecido é um adereço social.
Sinto um ar de "preconceito religioso".
Mas é o que mais parece entende?
HAHAHAH! Só pode estar de brincadeira...
Lá vem os cristãos com este discursinho irritante de que gay é doente, corrupto, bandido...
Esta eu queria ver.
Hipocritas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Scientific_law
Weslei Zukowski , diretor da escola, negou ter havido homofobia"
AHAMMMM....
Qualquer pessoa que matricula seus filhos em uma instituição religiosa deve aceitar a disciplina daquela instituição.
Agora, eu também sou contrário que determinadas pessoas que seguem uma religião tente impor para a sociedade a sua religião.
Aqui mesmo nesse sitio tem uma matéria em que uma menina ganhou na justiça o direito de não fazer a prova em um dia de sábado porque era da igreja adventista. Se isso não é privilégio e imposição religiosa, eu não sei mas o que é.
ê, amor cristão.
Isso não é um fator Genótipo e sim fenótipo."
Isso é o velho argumento de que homossexuais são na verdade os pedófilos que foram abusados quando criança e está mais do que superado. E a psicologia não mostra nada disso.
me desculpe mais uma vez...
Bitch please, psicologia é pseudociência, quer falar sobre o cérebro humano? Eu lhe apresento a neurociência.
Isso não é um fator Genótipo e sim fenótipo.
A criança é tão esperta que além de confundir teoria cientifica com hipótese, não sabe que o fenótipo se origina do genótipo com interação do ambiente, nota zero em biologia pra você.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel4.php
Existem variadas teorias, que se nasce assim, que se torna assim, genética, pscologia, influência...
Muitas TEORIAS.
Mas daí é a sua visão."
Não, meu caro. Não é só minha visão. Aqui vai um monte de links pra você:
http://cameronrefutado.ligahumanista.org/2011/06/homossexualidade-e-normal-e-ponto-final.html
"Até que isto seja reconhecido é um adereço social."
/Facepalm
Er... não é assim que o mundo funciona. Não se ignora o conhecimento (mesmo que incompleto) que se tem da realidade e se reverte à opção mais ignorante.
Pérola!
Att.,
Espancador de Pastores
Mesmo eles ensnando criacionismo? o.0
Att.,
Espancador de Pastores
A afrodescendência não...
ELA ESTÁ CIENTE.
Manda então. Eu mandei os meus.
Cuidado! Discurso é diferente de ação, assim como preconceito é diferente de discriminação. Crimes de discriminação são crimes de discriminação até nos EUA, ao contrário de discurso de ódio, que lá é mais ou menos permitido.
pois como disse, não penso exatamente desta forma.
Mas você sabe que existem pesquisas que dizem o contrário, e existem doutoures cristãos na aerea da ciência cheio de argumentos também, não sou cristã mas venho de uma familia cristã e eles são tão teimosos e cheios de argumentos quanto você. E dai te pergunto aonde vai parar a discussão? em nada.
Não seria mais fácil ela não ter concordado, e não ter assinado o termo, e procurar outra escola ao invés que criar isto?
Se fosse comigo, eu nem mesmo iria até lá.
Assim como meu amigo Homossexual diz: Sei minha condição apenas não procuro sarna para me cossar.
Só por curiosidade...
Na verdade,não. Desconheço pesquisas sérias em publicação científica de qualidade que dizem o contrário. Adoraria encontrar, mas nunca vi.
TRANSAR na escola não é certo nem para GAYS nem para HETEROS, o comportamento homossexuais deve ter sido o que? Beijo na boca? Abraçoes calientes? Isso a escola não permite pra ninguém.
Pow talvez a colocação da escola tenha sido errada, mas a menina não é livre de culpa
Assinado o termo que sequer FALA que é "proibido ser homossexual" na escola, mas não o faz, né? :D
Ela só pede que o comportamento seja adequado.
O diretor foi claro dizendo que houve contato físicoo... Isto ela poderia ter evitado
Você está movendo a trave. Não era essa a questão antes, e também não é agora. :)
To de boa! :D
E não sou cristã
eu gosto de troca de idéias, não curte religião, venho de uma familia extremamente exagerada extremamente cegos pela religião. Mas defendo alguns pontinhos da liberdade da Instuição só isso.
A menina já tem a dificílima questão de lidar com nossa sociedade preconceituosa, além de muitas crianças terem conflitos internos sobre sexualidade nessa idade (não sabem se é um sentimento passageiro, se ela deve tentar conter isso...) e você vem dizer que a culpa é dela? Lindo isso.
O comportamento homossuxual dela foi ter uma contato físico com a coleguinha.
A escola não precisa tolerar isso, não tolera nem para os Heteros, eles são contra Homossesualismo ? Sim eles são. Mas não são homofóbicos porque como disse, amigas minhas estudaram e tudo mais, MAS elas nao Escrachavam com o princípio da Igreja. Ficavam na sua, sem se aproveitar do fato que dormiam com meninas e dar em cima delas... é questão de postura ...
Então faça o favor e nós ilumine e nós forneça os link's.
Deus não esta na área de ciências, teorias cientificas nem alegam que ele existe muito menos que ele não existe.
Na verdade, não foi. Ele nem disse o que aconteceu exatamente. E não está certo também que aconteceu, porque ela negou. Pode ter sido discriminação da escola também, que aliás, segundo você, está em seu direito de fazê-lo.
já paguei de homofóbica e fanática religiosa...
SENHOR...Desisto!
Sim eu sou HETERO e eu fui expulsa com base em relatos de colegas. Meus amigos heteros foram expulsos com base em relatos de colegas. Viu? não é o fato de ela ser GAY ...
_Agora resta esperar que esta mãe, tão indignada, saiba ler os demais documentos que for assinar e, não assine algo que não concorda; a menos que queira se promover mesmo que seja, utilizando um meio tão repulsivo quanto este:
"Ela informou que decidiu recorrer à Justiça para evitar que outras pessoas sejam vítimas das torturas da escola, as quais são “dignas da Idade Média, da época da Inquisição”".
Ótimo, esta frase é perfeitas para os crentolas fanáticos, como o Senhor. Só ouvem do 'pastô', só leem a bíblia judaico cristã e só falam da mesma. Pronto, já são sáaabios! O resto é tudo uma mentira do demo, tapem seus ouvidos!!!!! Para os fanáticos não existem possibilidades, e sim certezas.
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." Platão
Deus ama o pecador, mais abonima o pecado...
Nós respeitamos o fato de ela ser homosexual mas n somos obrigados a apoiar as suas atiudes...
Affe, tem alguém aqui dando uma gafe nas respostas, dizendo que ser homoxessual é adereço...cúmulo da sandice.
Houve homofobia? A matéria diz que a jovem que foi expulsa em 2010(!) acusa o colégio interno de homofobia. Acusação é uma coisa; fato, outra. Porém, os comentaristas já tratam a versão como fato. Outro detalhe: uma regra da escola, que é particular e confessional (frise-se), parece que foi infringida: namoro com sexo. Se fosse entre heterossexuais, o resultado teria sido o mesmo.
Curioso: acusam o colégio e a igreja que o mantém de preconceito, mas dezenas de oniscientes comentaristas que aqui se manifestaram estão agindo da mesma forma.
Houve homofobia? A matéria diz que a jovem que foi expulsa em 2010(!) acusa o colégio interno de homofobia. Acusação é uma coisa; fato, outra. Porém, os comentaristas já tratam a versão como fato. Outro detalhe: uma regra da escola, que é particular e confessional (frise-se), parece que foi infringida: namoro com sexo. Se fosse entre heterossexuais, o resultado teria sido o mesmo.
Curioso: acusam o colégio e a igreja que o mantém de preconceito, mas dezenas de oniscientes comentaristas que aqui se manifestaram estão agindo da mesma forma.
O colégio é um internato, se as regras não forem rígidas, vira bagunça! Imagine vários jovens, com os hormonios borbulhando, morando no mesmo local?? Ou se controla com regras rígidas ou logo aparecem jovens grávidas. E a culpa será de quem? Da escola que não cuidou dos seus alunos?
Minha filha estuda em escola laica e tem tudo isso. E daí? Criacionismo continua a ser uma mentira.
Podem usar boné e óculos escuros em qualquer lugar.
- Para dormir e achar que ninguém vai notar.
Podem usar a calça caindo, mostrando a cueca.
- Afinal é moda, a cueca é de grife, e o cofrinho é... Eca...!
Podem expor o corpo ostensivamente tatuado, ou cheio de argolas.
- Revelando como é uma autopichação, e onde prender as rédeas.
Podem ouvir música em alto volume, os outros que façam o mesmo.
- Os que não gostarem que se retirem afinal gosto é gosto.
Podem curtir um amasso gostoso no corredor.
- Não importa o que vão pensar, basta que olhem para outro lado.
Podem falar alto ao celular, afinal o assunto é de interesse de todos.
- Principalmente se o assunto for a última transa no motel CQsabe...!
Podem gritar a vontade, pois é treino para as cordas vocais.
- O professor aguardará até que percebam que ele quer dar a aula.
O fuminho e a pedrinha são para vivenciar novas realidades.
- Isto também faz parte do processo educativo.
Podem se armar, afinal alguém pode ter tido a mesma idéia.
- Afinal todos têm o direito de se defender, e de ficar calado.
Parece existir preconceito nas ações de controle...
Quando na verdade são apenas regras de convivência...
-Dessa vez eu concordo com a lagartixa, pois elas estão cientes das normas do colégio, de que o colégio, apesar de discordar de certas normas apresentadas, possui suas normas e que devem ser cumpridas. Caso não gostassem das normas que o colégio apresentou, que mudassem ela de colégio. Todos nós sabemos o quão fanáticos são esses vis adventistas.
_Tudo bem, vou respeitar suas limitações.
Lidem com isto, homofobicos.
_É hilário, o modo como não consegue formar uma frase que tenha sentido, sem valer-se da palavra: idem!
_Tudo bem, respeito suas limitações!
Não comparei gays com pedófilos, só o que pra você parece ruim como pedofilia pra muitas mulheres casadas com pedófilos é preconceito considera-los maus, é ponto de vista. Agora todo mundo sabe que a GLOBO manipula muitas informações e se vocês lerem o PROCESSO por inteiro verão que existem outros fatores no comportamento da Ariane.Quanto a mim? Lutar por direitos de que? Cometi erros, me comportei mal. Mas você está dando parabéns pra uma menina que tem posturas condenáveis e não por ser GAY, mas o comportamento decepcionou inclusive sua própria mãe. Vocês estão exaltando uma menina que está destorcendo fatos para beneficiar-se, tentando destruir uma Instituição a qual vocês nem mesmo conhecem. Parabéns aqueles que não leram os relatos do PROCESSO e apenas assitiram o fantástico e sua própria versão (como vimos no caso da XUXA).
Se ser gay é uma escolha, ser heterossexual tb é. Ou será que vc nunca ouviu falar daqueles tratamentos de cura e reversão da homossexualidade onde as pessoas vão - seja por livre e espontânea vontade ou por "livre e espontânea" obrigação - para deixar o "comportamento homossexual" de lado e adotar o "comportamento hétero"?
Porque consta no processo, que as coleguinhas de quarto da Ariane viram isso de camarote.
Sendo Hetero ou não, é chato.
Postar um comentário