Pular para o conteúdo principal

Ex-bispo mórmon conta como deixou de acreditar em Deus


Antonio Carlos Popinhaki
Popinhaki lamenta
 a perda de tempo
 e dinheiro

Antonio Carlos Popinhaki (foto) foi um coroinha que levava a religião muito a sério. “Entre eu e o padre, era mais fácil ele faltar na missa”, disse.

Quando cresceu, ele mudou de religião algumas vezes. Passou por igrejas evangélicas como a Assembleia de Deus, Evangelho Quadrangular e Batista, até aportar na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Igreja dos Mórmons.

Depois de 18 anos nessa religião, onde foi bispo por 8 anos, Popinhaki, um crente fanático, foi tocado pela razão e deixou de acreditar em Deus.

“Não creio que haja um Deus que ouve nossas orações”, escreveu ele no blog “Sobre o Mormonismo”, onde questiona sua antiga religião.

“Não creio num Deus que está presente em todos os lugares e que se denomina 'pai de todos'. Não creio nisso. Isso foge à razão.”


Popinhaki publicou um post onde conta como amadureceu “para uma realidade, num nível mais elevado e racional”. Houve “uma dissonância cognitiva ao inverso”, explicou.

“[Essa] dissonância ocorre a partir de uma inconsistência lógica entre as suas crenças ou cognições (por exemplo, se uma ideia implicar a sua contradição)”, escreveu. “A consciência ou a percepção de contradição pode tomar a forma de ansiedade, culpa, vergonha, fúria, embaraço, stress e outros estados emocionais negativos. Quando estamos envoltos inconscientemente por uma nebulosa nuvem doutrinária e despertamos para o racional, eu posso dizer que temos uma dissonância cognitiva ao inverso.”

O despertar para a razão levou Popinhaki a dar crédito à teoria da evolução das espécies de Darwin e a dizer que ninguém criou a Terra, que é “um doce acidente do universo”. “As condições para a vida ficaram evidentes quando a água chegou até aqui do universo e toda a crosta terrestre se resfriou.” "Não há criador”, escreveu, admitindo a possibilidade de o planeta ter sido colonizado por extraterrestres.

Depois de tantos anos dedicados à religião, Popinhaki se tornou um crítico a qualquer crença que procura se sustentar pela fé.

“Quando vejo um pregador na televisão, por exemplo, pedindo dinheiro em troca de bênçãos, vejo um 'picareta' enganando o povo”, escreveu. “Quando vejo alguém vendendo livros, CDs, DVDs e outras bugigangas em “nome de Jesus”, vejo um espertalhão logrando um tolo ou tolos.”

No perfil do seu blog, Popinhaki lamenta o tempo que perdeu com o mormonismo. “Além do tempo, perdi muito dinheiro em dízimos e ofertas.”


Era insano, afirma Joanne, ex-mulher de mórmon polígamo

Era insano, afirma Joanne, ex-mulher de mórmon polígamo




A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

"Quando Você Perde Sua Mente Pequena, Você libera Sua Vida" By: Serj Tankian
Ly disse…
Um a menos nessa nuvem. (:
Vânia Gomes disse…
Enquanto houver gente ignorante, haverá religiões.
Anônimo disse…
Essa letra de Aerial é muito religiosa kkkkk
Anônimo disse…
Uffa
Anônimo disse…
Ufffa
Anônimo disse…
Uffffffffffffffffffffa
J. Tadeu disse…
Enquanto muitas igrejas por aí tem ex-presidiários, ex-traficantes (só a nata!), ex-dependentes químicos (que substituem uma droga por outra), num nível intelectual mais acima temos ex-crentes. A verdade é um escada íngreme, mas sempre ascendente.

Paulo Lopes, corrige aí:

“Quando vejo um pregador na televisão, por exemplo, pedindo dinheiro em troca de bênçãos, vejo um 'picareta' enganando o povo”

Aspas dentro de aspas.
Caruê disse…
Pode ser muito religiosa, mas é uma religiosidade muito distante do cristianismo, esta mais próxima das religiões orientais.
Anônimo disse…
Esse post do Popinhaki deveria ser divulgado prá tudo que é crente, quem sabe mais alguns conseguiriam despertar do torpor mental em que se encontram.
Izaque Bastos disse…
esse cara é um esquizofrenico.pessoas que criticam a religiao ou a religiosidade de outros, e ainda chamam de ignorantes, sao pessoas que tiveram tudo na vida, e nunca visitaram um trabalho missionario sério feito nos rincoes abandonados do Brasil.pessoas que nao sabem o que é passar fome, que nao sabem o que é nao ter colegio , educaçao, saude e segurança de toda especie.cade que os ateus arrecadam dinheiro ou materiais para levar para pessoas abandonadas e esquecidas por esse estado laico, em lugares distantes desse país.as religioes serias fazem isso, e os ceticos querem acabar com a religiao? se os ateus acham que é errado por que os mesmos nao assumem esse papel, cade que vejo um ateu intelectual dando aula em alguma vila do sertao nordestino, ou no norte do país, é facil ficar atras de um computador falando mal dos religiosos e da religiao, quando tudo ta bem, quando tenho uma casa pra morar, quando tenho um computador pra isso, quando tenho dinheiro pra ir ha um shopping e compra coisas futeis.cadê os ateus arrecadando alimentos pra ajudar pessoas em outras partes do mundo?estima-se em 200 mil ateus no Brasil, bom se cada doasse um real, daria pra compra muitos livros , construir algumas escolas,comprar alimentos, contratar medicos, e odontologos para ajudar nas regioes mais carentes do Brasil como muitos missionarios fazem.querer um estado sem religiao é facil, e eu digo, quem cuidara dessas pessoas desprovidas e abandonadas pelo estado laico?tivemos varios presidentes ateus, o que eles fizeram pelo nosso pais?
J. Tadeu disse…
Missionários, mesmo os mais bem intencionados, estão mais preocupados em "levar a palavra", passar o meme religiosos adiante; os trabalhos voluntários são algo secundário, o importante é passar a mensagem religiosa adiante.

Médicos, professores, muitos que não tem "deus no coração", e estão aí, fazendo trabalhos importantes, que não dão o peixe, ensinam a pescar. Não que seja tudo desinteressado; não há ação sem interesse, no caso salários e alguma estima social (ambas coisas que faltam aos professores do ensino básico e médio).

A religião tem de ser criticada e tirada do pedestal pelos males que provocam: dePUTAdos (FILHOS DA...) evangélicos e católicos roubando, atuando em causa própria, tornando o Brasil ainda mais um verdadeiro p*****o. Ou pastores, bispos, padres e apósTOLOS fazendo os fiéis de trouxa e cometendo crimes na maior impunidade. Absurdo.
Major.Ed disse…
Izaque,

É por isso que o Nordeste está bom, é por isso que o Brasil é ótimo né Izaque?

Me diga de qual fonte você usou para saber dessa quantidade de Ateus? Vale lembrar que o IBGE não tem senso correto com relação isso.

Os missionarios sõa bons mesmo, fazem tanto que a maioria dessa pessoa do sertão dependem do Bolsa Familia.

Só uma observação, ateus ajudam sem fazer marketing meu caro é por isso que talvez você faça tal afirmação sem conhecimento.

Muitas ONGs recebem dinheiros de Ateus saiba disso.

Abraços,
Anônimo disse…
As benemerencias religiosas, não suplantão as vantagens pecuniarias de seus lideres.
A.Porto disse…
"Popinhaki se tornou um crítico a qualquer crença que procura se sustentar pela fé."

Então ele não vai acreditar no darwinismo.
Anônimo disse…
Diga-nos por que o darwinismo é uma crença?
Anônimo disse…
Se a sua igreja faz um trabalho social, parabéns, então serve pra alguma coisa. Mas isso não muda o fato de que sua religião é uma mitologia barata e pouco coerente.
A. Porto, sei que o blog do Paulo não é espaço para isso (por causa do espaço), mas a evolução não é um sistema de crenças. De todas as teorias propostas, a evolução é a que melhor explica a origem das espécies ainda e a que é aceita pela comunidade científica. Na boa, você viajou geral.
Wickedman disse…
Igrejas são instituições. Missionários são parte dessa instituição, parte de um movimento. Trabalho social não é feito apenas por instituições que tem estrutura montada para isso, mas também por indivíduos que acham que podem fazer algo para ajudar a quem precisa. Geralmente, são atos solitários e por isso não atraem muita atenção. E eles podem ser cristão ou céticos. O que ganha mais visibilidade são os trabalhos sociais desenvolvidos por igrejas e elas tem que fazer isso pra mostrar também que servem pra alguma coisa. E missionários não vão ajudar desinteressadamente, eles também tem um objetivo: conquistar fiéis.

Não sei se já existe no Brasil mas no exterior existem associações de céticos e ateus que angariam fundos para ajudar a pessoas necessitadas, como o Atheist Centre of India (que existe desde a década de 1940), a Foundation Beyond Belief (que apóia campanhas de caridade seculares), a EARTHWARD Inc.(que fornece ajuda humanitária a vítimas de conflitos religiosos), a Fellowship of Freethought (que ajuda em campanhas de doação de sangue), a International Humanist and Ethical Union, que existe em mais de 40 países.

Há ateus ecéticos notórios engajados em campanhas humanitárias, como Bob Geldof, Herbert de Souza (o Betinho, autor do projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida", em favor dos pobres e excluídos).

Tenha mais cuidado com o que você escreve, Izaque.

Agora, pra ser sincero, eu acho que se não tem uma instituição organizada aqui no brasil (nos moldes dessas que eu citei), já está passando da hora de ter.
Wickedman disse…
O A.Porto não deve saber o que é uma teoria. Se soubesse, não teria escrito o que escreveu.
Didi Móco disse…
Dedé Santana folga em vê-lo.
Roberto disse…
Nos dias de hoje, com toda essa liberdade de acesso à informação, lutar contras as evidências é uma tarefa e tanto. Mas tem gente que ainda tenta. A História vai lembrar deles como os ingênuos do século XXI.
_Na verdade, esse indivíduo jamais teve um resquício sequer, de conhecimento acerca de Deus. Conforme fala o texto, tratava-se de um fanatismo religioso e, neste caso, não há mesmo, como conhecer a Deus!
J. Tadeu disse…
O pobre talvez nunca tenha ouvido falar de síntese evolutiva moderna. Para o analfabeto científico cheio de certezas místicas, as ciências naturais são puro misticismo, enquanto, em sentido igualmente oposto, o misticismo é pura ciência.
Anônimo disse…
Pode-se se explicar melhor didi ?
Wickedman disse…
Desculpa esfarrapada.
Anônimo disse…
Falácia do escocês.
Anônimo disse…
Uma fanática criticando um fanático, sujo falando do mal lavado. Tem que rir.
Didi Mocó disse…
É que você parece com Dedé Santana mais jovem.
Anônimo disse…
Opa ainda bem. Naquele tempo ele era bonito.
Anônimo disse…
Essa tal de Salamandra não desiste. que chata e repetitiva.
_Tão chata que lê e se dá o trabalho de escrever acerca do que eu escrevi, genial!
_Tão repetitiva que até agora, não entendeu que não se trata de repetição mas..., são as dúvidas que provoco, fantástico!
Mello disse…
Alguem que fique mormom mais de meia hora ja nao pode ser considerado normal. Por 18 anos entao ...
Anônimo disse…
O Izaque sempre vem aqui, tira o foco do assunto e leva uma porção com ele.

Charles
Anônimo disse…
Não Não tem ateu ajudando ninguém...Drauzio Varela não faz nada, Angelina e Brad também não...Só os evangélicos que realmente ajudam, ajudam levando a besteira da palavra de Deus na Africa ao invés de levar comida e agua, isso sim é Ajudar...
Daniela Petrili disse…
Um dos maiores militantes da campanha contra a fome no BRASIL, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que morreu de AIDS em 1997 (se não conhece ou não se lembra, jogue seu nome no google e aprenda/refresque a memória) era ateu.
Anônimo disse…
Que isso, cara... é só autoafirmação, deixa ela, coitada... haha

"Salamandra Gouvêa, psicopedagoga, personalidade forte, definida, objetiva, inteligente, responsável por coisas que fala e escreve, jamais por coisas que possam entender, autoestima sempre em alta" - Salamandra
Anônimo disse…
ta serto si ele nao acredita fase uque cada um tem um gosto
Pastor Divino disse…
Classifique ignorância? Porque para mim você é uma ignorante,por chegar a uma conclusão tão medíocre e simplista.
Anônimo disse…
você libera sua vida? Libera? Acho que seria liberta.
Anônimo disse…
Pastor Divino, a bíblia dos cristãos precisa ser lida com mais atenção,infelismente muitos fazem a sua leitura e degusta tudo, como se esse livro fosse um manual adequado para orientar as pessoas para uma vida saudável. Mas não é nada disso. O teste de fidelidade que deus fez com abraão para se certificar se realmente este lhe era fiel, pedindo que sacrificasse seu único filho, mostra claramente o caráter perverso e cretino desse deus cristão. Dar o único filho para morrer crucificado pela humanidade, mostra que deus é um pai desnaturado e cruel. Mandar seus eleitos invadir a cidade de jericó, assassinar seu povo e roubar suas riquezas somente retrata o quanto deus é cruel e sanguinário. É preciso ser bastante ignorante (desconhecedor desses relatos) para permanecer propagando essa bobagem de cristianismo. Não vejo coma essas superstições pode ajudar o ser humano se tornar uma pessoa melhor e mais humana, tolerante, amorosa e justa.
Objetivos: disse…
vou classificar ignorância para vc, ignorante é aquele que aceita alguma coisa sem questiona-la. Isso é a base de qualquer religião, como diria a biblia"Venha a mim os fracos, pobres e MANSOS"
Anônimo disse…
você sabe denada pesquise mais antes de falar .-.
Abrão J. Silva disse…
Achei fantástica sua colocação, kkkk. É bem por aí, assino em baixo.
Anônimo disse…
pelo menos para mim e tantos outros o Evangelho de Jesus Cristo o Filho Divinno de Deus - veio me trazer paz, aquietamento, esperaça interior, e ainda que o mundo esteja em guerra, minha alma estará em paz, o que aos ouvidos de alguns parecem asneiras, aos meus ouvidos soam como balsamo que me acalma a alma e me eleva a um estado de plena satisfação e alegria. Sou feliz depoiss que me encontrei nesta verdade que ninguem consegue tirar do meu coração. è um particular entre eu e Deus com sua santissima trindade. Abram o coração e sejam como meninos pois a inosencia de uma criança é a unica responsável pelo seu estado de felicidade que só na infância conhecemos.Isto sem falar nas promessas que nos foram feitas se Nele acreditar-mos. Pastosres , bispos são homens ás vezes comuns, mas o Deus todo Poderoso criador dos ceus e da terra á o que nos dá a paz e a calma para passarms por esta dispensação sem tantas sequelas. É nele que eu confio de olhos fechados e não tenho me decepicionado ! Entendamos nossa insignificancia diante de Deus- Deus é amor e tambem fogo consumidor - Amem e o temam antes do dia Final
Anônimo disse…
Eu quero a presença deste Divino companheiro que faz morada no meu coração. Não quero que me deixeas só nenhum momento, habites em mim pois preciso desta paz que me dás . Fica senhor meu Deus em mim e me transporta para este estado alfa que só o Senhor pode dar áqueles que se designam como seus filhos. Heloisa
Anônimo disse…
Blog dos desenganados dos de casa rebeldes tenho certeza que a maioria de voces creêm em alguma coisa mas não são capazes de crem na verdadeCuidado com o dia da destruiçao da terra vaqmos ver quem vos salvará.
Anônimo disse…
leu tanto o evangelho que esqueceu de aprender a escrever!
Anônimo disse…
Eu tenho parentes religiosos que tem programa na TV e eles só têm interesse em abrir igrejas e igrejas já que quanto mais fieis mais dinheiro terão, mas nunca que deram uma só caixa de remédios, roupas, cadeira de rodas nada nadinha para minha mãe doente na cama há anos. Caridade? que nada é tudo aparência, religião não defende caráter e é tanto pastor e padre pedófilo, gay, drogado e pegador de puta... tudo as escondidas que dá vergonha. Eles só falam das coisas boas na bíblia enquanto que as coisa ruins eles distorcem as palavras. Ainda bem virei ateu. ;)
Alvaro disse…
Me dê uma luz sobre a Sequência Fibonacci e suas relações na natureza (frutas, plantas, reprodução de animais, espiral das ondas e movimento das marés e até mesmo na espiral das galáxias). Coincidência ou obra de um Designer Divino? No dia em que um ateu "cientificamente evoluído" conseguir me explicar essa "coincidência" eu me rendo ao ateísmo, ah! não sabem? Fazem-me rir.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l