Pular para o conteúdo principal

Ex-presidente do Banco do Vaticano teme ser morto

Ettore Gotti Tedeschi, ex-presidente do Banco do Vaticano
Tedeschi investigava quem estava
por detrás das contas numeradas
O economista Ettore Gotti Tedeschi (foto), 67, ex-presidente do Banco do Vaticano, elaborou um relatório sobre as irregularidades da instituição para ser entregue a dois seus amigos, um advogado e um jornalista do Corriere della Sera, caso ele venha a ser assassinado. A informação é do jornal El País

Na versão do jornal, Tedeschi teme ser morto por alguém da cúpula do Vaticano desde que começou a investigar algumas contas numeradas do banco, as quais seriam de dinheiro sujo de empresários, políticos e integrantes da máfia.

A convite do papa Bento 16, de quem é amigo, Tedeschi, um membro importante da ordem ultraconservadora Opus Dei, assumiu em 2009 o Instituto para Obras Religiosas (nome oficial do Banco do Vaticano) com a missão de tornar transparentes os seus demonstrativos, o que era (e continua sendo) uma exigência de instituições financeiras internacionais, de modo a evitar a lavagem de dinheiro.

O economista foi demitido sumariamente em maio, um dia depois da detenção de Paolo Gabriele, o mordomo do papa e apontado como um dos responsáveis pelo vazamento de documentos confidenciais do Vaticano.

A rede de intriga no Vaticano que tem vindo à tona se apresenta tão densa, que, só pelo noticiário, é difícil localizar o seu eixo.

Fala-se que, além do dinheiro sujo do Banco do Vaticano, está em jogo o cargo de dom Carlo Maria Viganò, responsável pelas aquisições de suprimentos – ele estaria atolado em casos de corrupção.

Há ainda uma versão de que tudo faz parte de um plano para assassinar Bento 16 e antecipar, assim, a sua substituição. Um dos inimigos de Tedeschi é o cardeal Tarcísio Bertone, secretário de Estado e um dos cogitados para suceder Bento 16, que está com 85 anos.

Se tantas implicações fossem apresentadas em um filme sobre o Vaticano, alguém poderia dizer que se trata de um enredo por demais fantasioso.

Pablo Ordaz, correspondente em Roma do El País, escreveu que o Vaticano teme que o relatório confidencial de Tedeschi venha a ser investigado pelo Ministério Público italiano, expondo a feroz luta pelo poder que ocorre na hierarquia da Igreja Católica, além da lavanderia que é o Banco do Vaticano.

Na sexta-feira (8), a propósito do vazamento de documentos, a Santa Sé soltou uma nota onde afirma ter confiança nas autoridades judiciais italianas, mas que a soberania do Vaticano tem de ser respeitada.

"A Santa Sé (...) está analisando com muito cuidado a nocividade possível das circunstâncias", disse a nota. Para o El País, esse trecho quis dizer: “Não se metam em nossos assuntos”.

Tedeschi (à esquerda) foi defenestrado mesmo sendo  amigo do papa
Com informação do El País.

Comentários no Facebook.

Promotoria obriga Vaticano a adotar norma contra lavagem.
junho de 2011

Comentários

Anônimo disse…
dou 20 anos pro vaticano cair
Anônimo disse…
Seu bozó vai ficar em frangalhos e o Vaticano ainda estará lá.
Vânia Gomes disse…
E mais uma vez a história se repete, perseguição por causa da verdade. Os 2 últimos post desse blog são exatamente sobre isso. Estamos vivendo uma guerra silenciosa, não seria mais uma vez a inquisição? Não aquela que queimava bruxas em praça pública para que todos ali presente pudessem ver que a igreja era poderosa. A inquisição que vivemos hoje é silenciosa, pois o que se deseja é esconder os escândalos, a podridão. Com o avanço da mídia nenhum líder religioso quer ver seu nome e o da sua igreja sendo escandalizado. É como se estivéssemos passando pr aquela fase novamente , em que a bíblia era proibida para o "povão". Estão tentando nos esconder a verdade. Aliás, essa perseguição fanática em nome da "igreja é uma herança religiosa. Desde que o mundo é mundo ela existe. Inquisição, Ditadura militar e ate mesmo o holocausto instalado por Hitler e o fruto dessa herança maldita. Contudo devemos lutar contra isso, não de forma que se instale a 3° guerra mundial, mas abrindo os olhos da pessoas, levando elas a conhecerem a verdade e a ter consciência do perigo do engano.
Já tá virando moda isso?
Rodolfo disse…
Gotti Tedeschi acumulou inimigos poderosos não somente no vaticano, a exemplo do 2º do Deutsche Bank que "coincidentemente" o substituiu. Até o "respeitado" JP Morgan pediu "institucionalmente" a cabeça de Gotti. mas toda essa celeuma é apenas a ponta o iceberg...e os 1,3 bilhões de dólares que "desapareceram" em empresas suspeitas aqui da américa latina são apenas fração do bolo. Se Gotti for morto, os suspeitos estarão por todo o planeta, e nos mais diversos "ramos profissionais"...
Michelle disse…
Ô máfia esse Vaticano. Faz a Cosa Nostra parecer brincadeira de criança.
Anônimo disse…
Chamem o Robert Langdon para investigar!
Anônimo disse…
A italia é brabo.
Conspiratus disse…
Um membro da Opus Dei com medo de ser assassinado por Cardeais?
É claro que os Padres Vermelhos tem tudo nas mãos para isto: A Elite da Guarda Suíça, Gendarmeria, Santa Aliança, Opus Dei!

Parece que nem tudo que dizem por aí é só teoria da conspiração!
Anônimo disse…
Tirando os escândalos, não sobra nada de interessante no Vaticano.
Anônimo disse…
Quem se lembra o que aconteceu com Roberto Calvi, o "banqueiro de Deus"?
Anônimo disse…
E faz Don Corleone parecer um amador.
Michelle disse…
Com toda certeza, Baphomet. hehehe
Mavie disse…
Igreja e política: a desgraça de qualquer nação..são literalmente corruptas, déspotas, nepotistas...
César Moura disse…
Eu chamaria o perito Molina...
Anônimo disse…
Sempre pensando em dinheiro, silêncio devasso, e nunca serviu e nem serve pra nada. Já ouviram dizer que icano fez algo de bom pra humanidade ou um ser humano?
Nem irá ouvir.
Unknown disse…
O MUNDO,que é formado por cada um de nós,precisa estar mais com DEUS,para evitar que o demônio ganhe espaço entre nós. Precisamos rezar mais e ter plena cconsciência que "tudo passa mas a eternidade fica". DEUS NÃO DORME...
Unknown disse…
O MUNDO,que é formado por cada um de nós,precisa estar mais com DEUS,para evitar que o demônio ganhe espaço entre nós. Precisamos rezar mais e ter plena cconsciência que "tudo passa mas a eternidade fica". DEUS NÃO DORME...
Michelle disse…
Eneli Oger,

Para começo de conversa, deus não existe. E o demônio tb não.
Gleydson Góes disse…
Formidável colocação, Vânia... Disse que tudo que eu sentia e tinha vontade de dizer. Parabéns!
valter c barbosa disse…
meu querido irmão não fale isso eu tambem ja pensei asim um dia tamdem mas hoje me arependi e acredito muito que deus existe e o diabo tambem basta olhar en volta pesa perdão a deus e de hoje en diante e siga paz
deus u a pensoe fiquem com deus a partir de hoje
Anônimo disse…
não sou contra nsa suas concepções,porém sinto que vocês não entendem nada desse assunto e o melhor q vcs fazem é ficar em silêncio,no mínimo vcs são protestante. a igreja catolica sofreu sim tudo isso q vcs acham,porem é grande a sua força alicerssada sólidamente na coluna q é nosso senhor jesus cristo, porque nenhuma igreja particular estaria em pé com tanta perseguição, e ela sobrevive, e digo mais com toda a firmesa, se o vaticano vier a cair , antea q isto acon teça haverá uma intervençãol divina e tudo se conssumará.amém?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Lúcia surta, pisoteia a Bíblia e mata filho com 15 facadas

Os policiais tiveram de arrombar a porta de apartamento no bairro do Jaguaré, zona Oeste de São Paulo, mas já era tarde. Quando entraram, viram Maria Lúcia Rufino, 43, dando facadas em seu filho de 19 anos, o estudante Leonardo Macedo Gadducci . A foto ao lado é uma reprodução de profile do rapaz no Orkut. Maria Lúcia estava em crise psicótica. Ou doida, como diziam os vizinhos na última terça (18). Já no começo da tarde, os vizinhos perceberam que ela estava estranha. Lúcia chamou as pessoas para orar, mas começou a falar do diabo, até que começou a pisotear a Bíblia. Chamaram uma ambulância, que não apareceu. Então a mulher disse que precisava matar um dos seus filhos três filhos, para um “bem maior”, conforme relata o G1. Um dos irmãos do Leonardo de 10 anos e outro, 13. Embora aparentemente em transe, a mulher parecia determinada. Alguém precisava fazer alguma coisa, porque uma tragédia estava para ocorrer. Chamaram a polícia e deixaram-na com os filhos. Os PMs primeir