Pular para o conteúdo principal

Universal perde 229 mil fiéis e a Mundial ganha 315 mil, diz IBGE

Valdemiro e Edir: a dura concorrência no mercado de fiéis
De 2000 a 2010, a Igreja Universal do Reino de Deus perdeu 229 mil fieis, caindo para o total de 1,873 milhão, e a Igreja Mundial Poder de Deus ganhou 315 mil, aparecendo pela primeira vez na lista do Censo no item referente às igrejas. A informação foi divulgada hoje pelo IBGE. 

A Assembleia de Deus é a religião evangélica que mais cresceu no período, passando de 8,4 milhões para 12,3 milhões de fiéis.

“O crescimento dos evangélicos foi impulsionado, principalmente, pelas igrejas pentecostais”, disse Cláudio Dutra Crespo, da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.

Entre os que se declararam evangélicos em 2010, os de origem pentecostal (Assembleia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Nova Vida, entre outras) representavam 60% ou 10,4% da população. Já os de missão (luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas, adventistas, etc.) são 18,5% ou 4,1% dos brasileiros.





Com informação do Censo de 2010.

Número de evangélicos cresce 61,45% em 10 anos, diz IBGE
junho de 2012

Estatística das religiões no Brasil.

Comentários

Anônimo disse…
Como minha vó dizia: trocaram o diabo pelo demônio kkkkkkkkkkkk
Isso também significa que o índice de retardamento mental da média da população também aumentou. Preocupante, para um país que ainda pretende ser uma potência mundial (mundial no melhor sentido, é claro!).
Esses dados do IBGE são baseados em informações repassadas durante a entrevista para o censo.

Na verdade, o fichário de membros das denominações mostram outros números.

Pra mim, ninguém perguntou nada sobre minha denominação ou religião.
ville disse…
muita gente burra num país só
Anônimo disse…
um mais bandido e sem vergonha q o outro
Anônimo disse…
Esse é o efeito da livre-concorrência.

Quem oferece o melhor produto mais barato, fica com a clientela.

É o que o Valdomiro está fazendo.

E não concordo com a afirmação do colega Elcio. Pode estar havendo sim, um aumento no número de crentes, mas no caso da universal e a mundial parece que se trata dos otários, ops! digo! fiéis migrando de uma igreja para outra.

Felizmente o número de pessoas que se dizem sem religião está aumentando e já atigem a metade dos que se declaram evangélicos.

Sendo um pouco otimista, essa pode ser uma luz no fim do túnel.

Att.,

Espancador de Pastores
kkkkkkkkkkk, boa essa!
Que adianta trocar a merda pela bosta?
Anônimo disse…
Acreditar em deus no meus estudos aponta para retardamento mental. Uma pessoa que se submete a uma coisa que ela não sabe nada e se você manda ela fechar a bíblia ou o alcorão ela não sabe falar nada desta divindade a não ser repetir como um papagaio , os meus estudos mostram que estas pessoas sofre de retardo mental preguiça intelectual etc
Anônimo disse…
"Que adianta trocar a merda pela bosta?"

Colega, cristianismo fundamentalista é como droga.

Eles estão trocando o crack pelo óxi, simples assim.

Att.,

Espancador de Pastores
Franco disse…
Joga pedra no Vardo
Joga bosta no Vardo
Ele é feito pra apanhar
Ela é bom de se cuspir
Ele dá pra qualquer um
Maldito Valdemiro...
Anônimo disse…
O maior problema que eu vejo nisso, é que esses caras estão se infiltrando de uma tal maneira na política que é preocupante pesnsar num futuro com uma eleição rpa presidente do Brasil com Ronaldinho, Luciano Hulk ou qualquer um deles que se passe por bonzinho e bom administrador, tipo um ... Garotinho da vida... Tamo ferrado !!!
Anônimo disse…
Isto ainda vai dar merda.
Anônimo disse…
Acho que ja deu.
Anônimo disse…
Os seguidores do Edir, saem porque nao conseguem nada mesmo. Ai vão com a mesma cabeça oca procurar o Waldomiro. Depois de um prazo curto, o qual depende da patetice do devoto, eles tambem saem, porque o resultado é igualzinho. Este rodizio não é de agora. Geralmete o devoto pula de galho em galho, misturando tudo. Macumba, Catolicismo, Cachaça etc. E continuam tentando ate morrer pior do que estavam.
Anônimo disse…
Esse povo, acredita em diluvio, adao e eva, etc. Precisa explicar mais alguma coisa ?
Aos lideres a cadeia ao devotos o sanatorio.
Elcio voce descreveu a situação perfeitamente.
Dante disse…
Sou contra qualquer tipo de violência mas confesso que se essas duas igrejas explodissem com esses pastores e todos os fiéis dentro eu ficar felizão
Anônimo disse…
Será que a Salamalandra vai comentar nessa matéria?
Anônimo disse…
Merda, bosta, fezes, coco, e outras menos cotadas.
Anônimo disse…
Trocar um manipulador por outro. Em matéria de alienação entre o Pedir Maiscedo e Vardo três oitão prefiro o MattyB RAPS.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as