Marisa diz que ficou juridicamente
comprovado que é vítima do CRP
|
No começo do ano, o CRP-PR intimou Lobo a retirar da internet a associação da psicologia com religião, porque o código de ética da profissão impede esse tipo de deturpação. Marisa desafiou o conselho ao responder que, como profissional de psicologia, não renunciará a sua fé cristã. Ela é evangélica.
Relatado por Francielli Morêz e aprovado por unanimidade, o parecer da OAB-PR afirma que a exigência do CRP é inconstitucional, porque se trata de um cerceamento do “direito inabalável” de a Marisa Lobo assumir publicamente a sua fé.
A CRP não se manifestou sobre a decisão da OAB, e a psicóloga afirmou que agora está provado juridicamente que ela é vítima de perseguição religiosa.
Com informação do parecer da OAB-PR.
Psicóloga questiona retirada da homossexualidade das doenças.
junho de 2012
Caso Marisa Lobo. Ciência versus religião. Fanatismo religioso.
Comentários
A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, dentre o rol de atribuições legais de sua incumbência, sustenta como finalidades a defesa da Constituição, da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e da justiça social, bem como pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, conforme enumerado no artigo 44, inciso I, da Lei nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil). À face destas considerações, e conforme consulta e pedido de apreciação apresentados pela Psicóloga Marisa Lobo Franco Ferreira Alves a esta Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PR, aos oito dias de março de 2012, acerca do alegado cerceamento do exercício da liberdade religiosa no desempenho da profissão, manifesta-se a aludida Comissão nos termos seguintes.
Em 09 de fevereiro de 2012 o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-08) formalizou notificação endereçada à consulente, Psicóloga com inscrição ativa junto à referida autarquia sob o nº 7512, correlativamente ao estabelecimento da retirada, no prazo de 15 (quinze) dias, de informações do seu blog marisalobo.blogspot e do seu twitter @marisa_lobo que vinculassem o exercício da sua profissão à sua convicção religiosa. O teor da notificação supramencionada foi fundamentado no artigo 2º, alíneas b e f do Código de Ética Profissional do Psicólogo:[1]
Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:
(…)
b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais;
(…)
f) Prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão.
O teor do artigo 2º, alínea b do Código de Ética Profissional do Psicólogo aduz claramente à vedação do proselitismo no exercício desta profissão, nada obstante tratar-se o proselitismo de uma das formas de expressão pessoal da fé, e, portanto, de integrar a essência da liberdade religiosa em sentido amplo. Em termos conceituais, e muito embora a questão suscite uma complexidade tal que torne praticamente inviável qualquer tentativa de unicidade neste sentido, o proselitismo pode ser concebido como a adoção de comportamentos idôneos à aquisição do consentimento e da adesão de outros à própria religião e à comunidade em que esta eventualmente se exprime, ou ainda, como um conjunto de comportamentos dirigidos de dentro da comunidade dos crentes
Além do mais, estatisticamente supõe-se que a maioria do CRP é cristã. Alguém me explica como é isso de uma pessoa ser vítima de perseguição religiosa por ser cristã, vinda de outros cristãos?
Obrigado religião.
Nesse país, liberdade religiosa é tipo um passe livre para fazer o que bem entender. Você faz qualquer coisa, e se alguém reclamar, você invoca a liberdade religiosa. Pronto, agora você que é a vítima coitadinha oprimida.
Ele é um personagem bem bipolar.
Mas é sempre bom mostrar o quão ignorantes eles são em relação à própria religião. Eles acham que Jesus era um cara legal amigo das criancinhas, o que não é verdade. Ele também tinha o seu lado psicopata, a própria Bíblia diz isso. Eles só fingem que isso não está lá.
Ou então, que está "fora de contexto".
Dois pesos e duas medidas?
Winston Smith
João Campos é o que acha que pode curar gays e sua doença terrível.
Há muitos milênios eu digo a essas pessoas que sou o verdadeiro Deus. E eles acreditam.
KKKKKKKKKKKKKK....rsrsrsrsrsrs!!!
Né não, Jefferson? Sua fé é forte, não é? Seu deus é poderoso, benevolente e quer seu bem, não é? Então se você estiver doente ou acidentado, é ele que vai curá-lo, não médicos maus que dependem da maldita ciência do demônio.
Se você for ao médico, aí isso mostra duas coisas: Que sua fé não é tão forte assim, e que é hipócrita.
Izaque Bastos, ATEUS TEM MORAL. Entendeu, bebê?
o que que tem demais uma pessoa dizer que é psicologa cristã,
O problema, bebezinho, é que CIÊNCIA e RELIGIÃO (na maioria das religiões) NÃO SE MISTURAM. Claro como água. Se não entendeu ainda, vá num site exelente chamado WIKIPÉDIA e procure sobre "ciência".
Como o ET Bilu disse uma vez: BUSQUEM CONHECIMENTO. E vou mais longe: pesquise sobre as coisas antes de falar BOSTA.
Assim diz o Senhor, o Deus de Israel:
Cada um ponha a sua espada sobre
a coxa; e passai e tornai pelo arraial
de porta em porta, e mate cada um
a seu irmão, e cada um a seu amigo,
e cada um a seu vizinho.
Números 31: 17 18 - Agora, pois,
matai todo o homem entre as
crianças, e matai toda a mulher que
conheceu algum homem, deitando-
se com ele. Porém, todas as
meninas que não conheceram
algum homem, deitando-se com ele,
deixai-as viver para vós.
"Só um pequeno ensaio sobre o deus de amor" seu deus é mais sujo que pau de galinheiro.
Outra coisa e ela usar da sua mitologia como ferramenta de trabalho, como o CRP proíbe.
Liberdade religiosa no desempenho da profissão??????
Que profissão? Pastora?
Como pode a OAB dizer uma merda dessas?
Usando o teclado ou a boca.
Piada pronta demais essa parte.
29/06/2012 - 03h00
'É proibido oferecer cura da homossexualidade', diz presidente do CFP
O presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Verona, diz que o profissional que insistir em tratar homossexualidade sofrerá processo ético.
Uma audiência pública realizada ontem discutiu o projeto de lei dos deputados João Campos (PSDB-GO), que pretende rever uma resolução do CFP que proíbe que psicólogos emitam opiniões públicas ou tratem a homossexualidade como um transtorno.
Folha - É possível a cura para a homossexualidade?
Humberto Verona - Não. A homossexualidade não é doença, não é um distúrbio. É proibido ao psicólogo oferecer tratamento e cura. O psicólogo que entender que é uma doença pode sofrer um processo.
E quando alguém procura o tratamento?
É obrigação do psicólogo dizer que não há que falar em cura, porque não estamos tratando de doença. Iniciativas como a do deputado reforçam esse tipo de preconceito.
A resolução está dentro do poder regulamentar do CFP?
É da competência do conselho fazer toda a regulamentação da profissão no Brasil. O deputado João Campos (PSDB-GO) está legislando a favor da sua concepção.
Usando o teclado ou a boca."
?????
Será o Chaves? Ou o Kiko?
PQP! Esse povo tem bosta na cabeça?
Sem entrar no mérito se psicologia é ciência ou não, muitos garantem que é, qualquer dia desses um "cientista" evanjegue qualquer afirmar que a lei da gravidade está errada, que é o poder do todo phoderoso que gera a força ou outra babaquice parecida, e um ministério resolver dar verba para que a anta faça suas pesquisas, se houver protesto dos órgãos ligados à ciência, essa OAB de bosta vai afirmar que o protesto é inconstitucional.
Tá parecendo que Direito e Antas andam de mãos dadas.
Vitor
ABSURDO!!!
Acho até irônico vindo de um religioso. Coisa de cientologista.
"Mulher de malandro" é quem dá o dízimo pro pastor todo mês com dinheiro que faz falta para seus filhos.
Postar um comentário