Pular para o conteúdo principal

Arcebispo tido como liberal é promovido e se torna papável

arcebispo Gerhard Ludwig Müller
Gerhard Müller é simpático
à Teologia da Libertação 
O arcebispo alemão Gerhard Ludwig Müller (foto), 64, é o novo titular da Congregação para a Doutrina da Fé, em substituição ao cardeal norte-americano William Joseph Levada, que pediu demissão. Trata-se de uma guinada na congregação que na Idade Média, com o nome de Santo Ofício, foi a responsável pela “administração” da Santa Inquisição.

Müller é considerado pela ala conservadora da Igreja inadequado para o cargo porque é francamente favorável à Teologia da Libertação, um movimento de sacerdotes e leigos que dá atenção preferencialmente aos pobres e que não tem a simpatia de Bento 16 — ao menos até agora.

Apesar disso, o papa gosta de Müller, que a partir de agora passa a figurar na lista dos fortes candidatos a ocupar o lugar de Ratzinger, que, aos 85 anos, tem demonstrado fragilidade de saúde. Ratzinger, quando foi escolhido para papa, comandava a Doutrina da Fé.

Em recente entrevista, Müller reafirmou a admiração que tem pelo seu amigo peruano Gustavo Gutiérrez, 83, um defensor da Teologia da Libertação que por alguns tempos esteve na mira da Doutrina da Fé.

Müller não vê nenhuma incompatibilidade entre a Igreja e Teologia da Libertação porque, citando são Tomás de Aquino, afirmou na entrevista que “Deus é o grande liberal” (Deus est maxime liberalis). Ele explicou que, no original, liberalis é sinônimo de generoso, para que não haja confusão como “liberalismo” ou “liberalidade”.

Ele disse também que a Teologia da Libertação não é “uma mistura solta do comunismo e da fé católica”, porque “a doutrina social da Igreja Católica tem se mostrado muito superior à análise marxista”.

Criticou a injustiça social, citando a América do Sul como exemplo de região onde ela se encontra instalada. “Diante da miséria e da indignidade que há em nosso redor e que são ignoradas por muitas pessoas, nós [Igreja] não podemos apenas levar piedosamente as sobrancelhas”, disse. “A fé e o fazer o bem caminham juntos.”

O arcebispo chamou alguns de seus adversários conservadores de “estúpidos”, mas ele não é tão liberal como uma parte dos católicos gostaria que fosse. Müller defende o celibato e a não comunhão aos divorciados, entre outros pontos da ortodoxia mantida por Bento 16.

Ainda assim Müller representa uma promessa de renovação da Igreja Católica, que está em crise e precisa mudar logo, para evitar o risco de se tornar nos próximos anos em mais uma seita.

Com informação do blog Catholic Church Conservation

Teólogo diz que ter ética é mais importante do que ser crente.
dezembro de 2011

Comentários

Isso vai dá merda.
Bruna disse…
Ô se vai.
Anônimo disse…
Católicos conservadores estão à beira de um ataque de nervos com essa escolha:

http://fratresinunum.com/2012/07/02/confirmado-dom-gerhard-muller-novo-prefeito-da-congregacao-para-a-doutrina-da-fe/
Anônimo disse…
Estão até xingando (herege) o arcebispo:

http://fratresinunum.com/2012/07/08/chamado-para-destruir/
Andrea disse…
Tô aqui pensando se esse Müller é tão Teólogo da Libertação assim... primeiro pq conseguiu ascender, conseguiu um espaço importante dentro da Igreja... e depois pq se diz a favor do celibato e da não comunhão dos divorciados... digamos que ele tá meio cá meio lá... assim observei...
Anônimo disse…
Andrea, se você estudar sobre as origens do Vaticano II, e as reclamações feitas pelos verdadeiros católicos indignados por essa nomeação

http://fratresinunum.com/2012/07/02/confirmado-dom-gerhard-muller-novo-prefeito-da-congregacao-para-a-doutrina-da-fe/

http://fratresinunum.com/2012/07/08/chamado-para-destruir/

, responderá a sua pergunta.

"...e depois pq se diz a favor do celibato e da não comunhão dos divorciados... digamos que ele tá meio cá meio lá... assim observei..."

Por isso a indignação dos verdadeiros católicos. O

Sim, sim, não, não para esses modernistas esquerdistas como o senhor Gerhard Ludwig Müller não existe. Por isso que hoje ele fala que é a favor do celibato e da não comunhão dos divorciados, mas amanha, como todo progressista, muda de opinião para agradar "a vontade do povo".

Como você acha que os progressistas tomaram conta da Igreja Católica hoje.

Fazendo duas caras.
Anônimo disse…
Paulo Lopes, por que você omitiu um crime gravíssimo desse cínico teólogo da libertação?

http://spessantotomas.blogspot.com.br/2012/07/frutos-podres-do-concilio-vaticano-ii.html

Aiás, essa informação está sendo denunciada a muito tempo por católicos tradicionais.
LEGIÃO disse…
"Em recente entrevista, Müller reafirmou a admiração que tem pelo seu amigo peruano Gustavo Gutiérrez, 83, um defensor da Teologia da Libertação que por alguns tempos esteve na mira da Doutrina da Fé."

Tudo indica que ele foi instruído a falar favoravelmente da Teologia da Libertação, com o intuito de redardar o cisma que parece vir por aí!
Agora, os padres rebeldes vão pensar que podem ser ouvidos e respeitados pela alta hierarquia da Santa Sé.
Ratzinger provocou muitas divisões na Igreja. Agora, ele joga, tentando a manipular convicções político-sociais orgânicas.
Não vai dar certo!
Anônimo disse…
LEGIÃO, se você procurasse saber ao que está acontecendo dentro da Igreja Católica, saberia a muito tempo que é isso mesmo que os católicos tradicionais querem:

UM CISMA POR PARTE DESSES PROGRESSISTAS DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E DOS MOVIMENTOS CARISMÁTICOS PENTECOSTAIS.

Eu como um católico tradicional, é o que mais quero.

Com a Graça do Bom Deus ainda verei em vida esses corja progressista da teologia da libertação e dos pentecostais carismáticos fazendo os seus cismas e saindo da Igreja Católica.

Se querem seguir heregias, que fundem a suas próprias seitas.
Anônimo disse…
A Igreja Católica hoje é 99% formada por seguidores da Teologia da Libertação ou da Renovação Carismática. Os católicos tradicionais estão feito barata tonta há 50 anos.
Anônimo disse…
Anônimo de 18:28, e dai!

Um católico tradicional prefere ser fiel a Deus no pouco do que ser omisso no muito.
Anônimo disse…
A ICAR virou uma babel. Ninguém se entende. Quem diria...
Anônimo disse…
Escolha espetacular do papa Bento XVI. Tacou gasolina no fogo. Pense numa briga de galinhas. Vai ser pena voando pra todo lado...
Anônimo disse…
Anônimo de 18:31, ninguém se entende ou os progressistas que criaram uma típica torre de babel teológica protestante dentro da Igreja?
Anônimo disse…
Adoro católicos tradicionais. Esculhambam papa, bispo, padre. O antigo respeito virou a maior putaria.
Anônimo disse…
Quem foi ou não pouco importa. Uma torre de babel foi o que sobrou da ICAR. Acho ótimo.
Anônimo disse…
Nossa! você é tão inteligente Anônimo de 18:42.
Anônimo disse…
Anônimo de 18:38, antes agradar a Deus do que aos homens.
Andrea disse…
maioria pertencente a Renovação Carismática Sim,
mas pertencente a Teologia da Libertação... ledo engano...
Anônimo disse…
Nessas horas o amor cristão aflora com toda sua força! Que lindo ver essa união fraternal em gesuis!
outro anomnimo disse…
E voces tão amorosos!!!!
Anônimo disse…
Obrigado outro anomnimo.
outro anomnimo disse…
O prazer é todo meu e do Gerhard Ludwig Müller.Estamos tão felizes!
Anônimo disse…
Já tá fedendo kkkkk
Yuri disse…
O arcebispo só deu mais uma chance pro cara se redimir, culpa o pedófilo não ter auto-controle e continuar bolinando as crianças.
Yuri disse…
Ou a igreja católica muda ou ela afunda, ela deve seguir o progresso, o mundo mudou e quem não mudar tb será esquecido e deixado pra trás.
Anônimo disse…
Isso mesmo. Siga a Deus e não as porcarias da ICAR e do papa.
Anônimo disse…
Sim, mas os "tradicionais" são quase nada, apesar de barulhentos.
Anônimo disse…
Genteeee, ninguém entendeu ainda, o cara se tornou papável sacaram? Comestível meu povo...

Que maravilha; vitória de nós gays, um papa papável, ui...
Anônimo disse…
Anônimo de 2012, como protestante bisonho, você não entende nem o que escreve.

A Igreja Católica é o Corpo Mistico de Cristo Jesus. Seguir a Igreja é seguir a Cristo.

Você aceitando isso ou não.
Anônimo disse…
esta ICAR é uma sujeira só.

FORA ICARRRR.


PUNK NOT DEAD
Anônimo disse…
Falei dos católicos tradicionais que não seguem mais a Igreja Católica depois do Vaticano II. Adoro esses. Eles destroem a "autoridade" do bocó do Bento XVI. kkkkk
Anônimo disse…
“a doutrina social da Igreja Católica tem se mostrado muito superior à análise marxista”

Como é que é? A ICAR anda lendo documentos Capêticos? Que, aliás, deveriam estar no Index? Será que está se entregando à TL? Vai ajudar aos indios e aos sem terra, em detrimento da elite direitista cansada que sempre a apoiou? É o fim do mundo mesmo...
Anônimo disse…
Conservadorismo do tipo desse Anônimo me dá nojo, asco ! Tudo muda meu caro, nao importa o quanto vc faça birra ou mimimi, a igreja católica já errou feio quando contrariou galileo, e ainda se diz sagrada, oq é sagrado NAO ERRA, se errou já tem coisa errada nessa historia.
O cristianismo é uma palhaçada, vcs fingem ser conservadores mas na verdade a religiao de vcs ja mudou trocentas vezes ao longo da história, mas como a maioria são analfabetos-históricos, deixam passar esses detalhes.
A Igreja Católica está morta ! Oq sobrou dela sao retalhos e resquícios de um passado poderoso porém distante. E ainda bem, viva a democracia ! A Idade Média já acabou há tempos.
Anônimo disse…
Anônimo BURRO . Sua igreja já é progressista ( no sentido de mudar de opiniao ) há MUITO tempo. Esqueceu q era heresia falar q a terra girava em torno do sol ? Esqueceu q era heresia ser a favor da democracia ? Esqueceu q era heresia cobrar juros ? Eu aposto q nem esqueceu, e sim, nunca soube do próprio passado de mudanças e de desumanidades q essa porcaria de igreja católica fez. Vcs são nada mais nada menos q Lixo. Não prestam mais pra nada nesta sociedade e ficam aí xiando.
Esquece, deus nao existe, vai ler um livro q preste e para de ser alienado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Malafaia diz que Feliciano é vítima do PT, gays e ateus

Para pastor Malafaia,  há um  complô  contra seu colega Silas Malafaia (foto) afirmou que são os petistas, gays e ateus que estão movendo uma campanha de descrédito contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em uma nota de alerta aos pastores para que não assinem uma carta pedindo o afastamento de Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, Malafaia disse estar em jogo, nesse caso, o interesse dos petistas que querem desviar a atenção da opinião pública para a posse de dois de seus integrantes condenados pelo crime do mensalão em uma das mais importantes comissões da Câmara. Trata-se dos deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, que agora fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. “Eles [os petistas] precisavam desviar da sociedade o foco deste fato”, afirmou Malafaia. Outro motivo, segundo ele, é que Feliciano é “um ferrenho opositor dos privilégios” defendidos pelos ativistas gays, além de combater, por exemplo, a legaliza

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig

Xuxa pede mobilização contra o 'monstro' Marco Feliciano

Pela primeira vez a apresentadora se envolve em uma polêmica A apresentadora da Rede Globo Xuxa (foto) afirmou em sua página no Facebook que o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, não é “um religioso, é um monstro”. Sem citar o nome de Feliciano, ela ficou indignada ao ler que “esse deputado disse que negros, aidéticos e homossexuais não têm alma”. “Vamos fazer alguma coisa! Em nome de Deus, ele não pode ter poder.” É a primeira vez que Xuxa pede mobilização de seus fãs em uma questão polêmica. Amiga do padre Marcelo Rossi, ela é católica praticante. No Facebook, em seu desabafo, escreveu sete vezes a palavra "Deus" e argumentou que todos sabem que ela respeita todas as religiões. A apresentadora também se mostrou abalada ao saber que Feliciano, durante uma pregação, pediu a senha do cartão bancário de um fiel. “O que é isso, meu povo?” “Essa pessoa não pode ser presidente da C