Pular para o conteúdo principal

Arcebispo tido como liberal é promovido e se torna papável

arcebispo Gerhard Ludwig Müller
Gerhard Müller é simpático
à Teologia da Libertação 
O arcebispo alemão Gerhard Ludwig Müller (foto), 64, é o novo titular da Congregação para a Doutrina da Fé, em substituição ao cardeal norte-americano William Joseph Levada, que pediu demissão. Trata-se de uma guinada na congregação que na Idade Média, com o nome de Santo Ofício, foi a responsável pela “administração” da Santa Inquisição.

Müller é considerado pela ala conservadora da Igreja inadequado para o cargo porque é francamente favorável à Teologia da Libertação, um movimento de sacerdotes e leigos que dá atenção preferencialmente aos pobres e que não tem a simpatia de Bento 16 — ao menos até agora.

Apesar disso, o papa gosta de Müller, que a partir de agora passa a figurar na lista dos fortes candidatos a ocupar o lugar de Ratzinger, que, aos 85 anos, tem demonstrado fragilidade de saúde. Ratzinger, quando foi escolhido para papa, comandava a Doutrina da Fé.

Em recente entrevista, Müller reafirmou a admiração que tem pelo seu amigo peruano Gustavo Gutiérrez, 83, um defensor da Teologia da Libertação que por alguns tempos esteve na mira da Doutrina da Fé.

Müller não vê nenhuma incompatibilidade entre a Igreja e Teologia da Libertação porque, citando são Tomás de Aquino, afirmou na entrevista que “Deus é o grande liberal” (Deus est maxime liberalis). Ele explicou que, no original, liberalis é sinônimo de generoso, para que não haja confusão como “liberalismo” ou “liberalidade”.

Ele disse também que a Teologia da Libertação não é “uma mistura solta do comunismo e da fé católica”, porque “a doutrina social da Igreja Católica tem se mostrado muito superior à análise marxista”.

Criticou a injustiça social, citando a América do Sul como exemplo de região onde ela se encontra instalada. “Diante da miséria e da indignidade que há em nosso redor e que são ignoradas por muitas pessoas, nós [Igreja] não podemos apenas levar piedosamente as sobrancelhas”, disse. “A fé e o fazer o bem caminham juntos.”

O arcebispo chamou alguns de seus adversários conservadores de “estúpidos”, mas ele não é tão liberal como uma parte dos católicos gostaria que fosse. Müller defende o celibato e a não comunhão aos divorciados, entre outros pontos da ortodoxia mantida por Bento 16.

Ainda assim Müller representa uma promessa de renovação da Igreja Católica, que está em crise e precisa mudar logo, para evitar o risco de se tornar nos próximos anos em mais uma seita.

Com informação do blog Catholic Church Conservation

Teólogo diz que ter ética é mais importante do que ser crente.
dezembro de 2011

Comentários

Isso vai dá merda.
Bruna disse…
Ô se vai.
Anônimo disse…
Católicos conservadores estão à beira de um ataque de nervos com essa escolha:

http://fratresinunum.com/2012/07/02/confirmado-dom-gerhard-muller-novo-prefeito-da-congregacao-para-a-doutrina-da-fe/
Anônimo disse…
Estão até xingando (herege) o arcebispo:

http://fratresinunum.com/2012/07/08/chamado-para-destruir/
Andrea disse…
Tô aqui pensando se esse Müller é tão Teólogo da Libertação assim... primeiro pq conseguiu ascender, conseguiu um espaço importante dentro da Igreja... e depois pq se diz a favor do celibato e da não comunhão dos divorciados... digamos que ele tá meio cá meio lá... assim observei...
Anônimo disse…
Andrea, se você estudar sobre as origens do Vaticano II, e as reclamações feitas pelos verdadeiros católicos indignados por essa nomeação

http://fratresinunum.com/2012/07/02/confirmado-dom-gerhard-muller-novo-prefeito-da-congregacao-para-a-doutrina-da-fe/

http://fratresinunum.com/2012/07/08/chamado-para-destruir/

, responderá a sua pergunta.

"...e depois pq se diz a favor do celibato e da não comunhão dos divorciados... digamos que ele tá meio cá meio lá... assim observei..."

Por isso a indignação dos verdadeiros católicos. O

Sim, sim, não, não para esses modernistas esquerdistas como o senhor Gerhard Ludwig Müller não existe. Por isso que hoje ele fala que é a favor do celibato e da não comunhão dos divorciados, mas amanha, como todo progressista, muda de opinião para agradar "a vontade do povo".

Como você acha que os progressistas tomaram conta da Igreja Católica hoje.

Fazendo duas caras.
Anônimo disse…
Paulo Lopes, por que você omitiu um crime gravíssimo desse cínico teólogo da libertação?

http://spessantotomas.blogspot.com.br/2012/07/frutos-podres-do-concilio-vaticano-ii.html

Aiás, essa informação está sendo denunciada a muito tempo por católicos tradicionais.
LEGIÃO disse…
"Em recente entrevista, Müller reafirmou a admiração que tem pelo seu amigo peruano Gustavo Gutiérrez, 83, um defensor da Teologia da Libertação que por alguns tempos esteve na mira da Doutrina da Fé."

Tudo indica que ele foi instruído a falar favoravelmente da Teologia da Libertação, com o intuito de redardar o cisma que parece vir por aí!
Agora, os padres rebeldes vão pensar que podem ser ouvidos e respeitados pela alta hierarquia da Santa Sé.
Ratzinger provocou muitas divisões na Igreja. Agora, ele joga, tentando a manipular convicções político-sociais orgânicas.
Não vai dar certo!
Anônimo disse…
LEGIÃO, se você procurasse saber ao que está acontecendo dentro da Igreja Católica, saberia a muito tempo que é isso mesmo que os católicos tradicionais querem:

UM CISMA POR PARTE DESSES PROGRESSISTAS DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E DOS MOVIMENTOS CARISMÁTICOS PENTECOSTAIS.

Eu como um católico tradicional, é o que mais quero.

Com a Graça do Bom Deus ainda verei em vida esses corja progressista da teologia da libertação e dos pentecostais carismáticos fazendo os seus cismas e saindo da Igreja Católica.

Se querem seguir heregias, que fundem a suas próprias seitas.
Anônimo disse…
A Igreja Católica hoje é 99% formada por seguidores da Teologia da Libertação ou da Renovação Carismática. Os católicos tradicionais estão feito barata tonta há 50 anos.
Anônimo disse…
Anônimo de 18:28, e dai!

Um católico tradicional prefere ser fiel a Deus no pouco do que ser omisso no muito.
Anônimo disse…
A ICAR virou uma babel. Ninguém se entende. Quem diria...
Anônimo disse…
Escolha espetacular do papa Bento XVI. Tacou gasolina no fogo. Pense numa briga de galinhas. Vai ser pena voando pra todo lado...
Anônimo disse…
Anônimo de 18:31, ninguém se entende ou os progressistas que criaram uma típica torre de babel teológica protestante dentro da Igreja?
Anônimo disse…
Adoro católicos tradicionais. Esculhambam papa, bispo, padre. O antigo respeito virou a maior putaria.
Anônimo disse…
Quem foi ou não pouco importa. Uma torre de babel foi o que sobrou da ICAR. Acho ótimo.
Anônimo disse…
Nossa! você é tão inteligente Anônimo de 18:42.
Anônimo disse…
Anônimo de 18:38, antes agradar a Deus do que aos homens.
Andrea disse…
maioria pertencente a Renovação Carismática Sim,
mas pertencente a Teologia da Libertação... ledo engano...
Anônimo disse…
Nessas horas o amor cristão aflora com toda sua força! Que lindo ver essa união fraternal em gesuis!
outro anomnimo disse…
E voces tão amorosos!!!!
Anônimo disse…
Obrigado outro anomnimo.
outro anomnimo disse…
O prazer é todo meu e do Gerhard Ludwig Müller.Estamos tão felizes!
Anônimo disse…
Já tá fedendo kkkkk
Yuri disse…
O arcebispo só deu mais uma chance pro cara se redimir, culpa o pedófilo não ter auto-controle e continuar bolinando as crianças.
Yuri disse…
Ou a igreja católica muda ou ela afunda, ela deve seguir o progresso, o mundo mudou e quem não mudar tb será esquecido e deixado pra trás.
Anônimo disse…
Isso mesmo. Siga a Deus e não as porcarias da ICAR e do papa.
Anônimo disse…
Sim, mas os "tradicionais" são quase nada, apesar de barulhentos.
Anônimo disse…
Genteeee, ninguém entendeu ainda, o cara se tornou papável sacaram? Comestível meu povo...

Que maravilha; vitória de nós gays, um papa papável, ui...
Anônimo disse…
Anônimo de 2012, como protestante bisonho, você não entende nem o que escreve.

A Igreja Católica é o Corpo Mistico de Cristo Jesus. Seguir a Igreja é seguir a Cristo.

Você aceitando isso ou não.
Anônimo disse…
esta ICAR é uma sujeira só.

FORA ICARRRR.


PUNK NOT DEAD
Anônimo disse…
Falei dos católicos tradicionais que não seguem mais a Igreja Católica depois do Vaticano II. Adoro esses. Eles destroem a "autoridade" do bocó do Bento XVI. kkkkk
Anônimo disse…
“a doutrina social da Igreja Católica tem se mostrado muito superior à análise marxista”

Como é que é? A ICAR anda lendo documentos Capêticos? Que, aliás, deveriam estar no Index? Será que está se entregando à TL? Vai ajudar aos indios e aos sem terra, em detrimento da elite direitista cansada que sempre a apoiou? É o fim do mundo mesmo...
Anônimo disse…
Conservadorismo do tipo desse Anônimo me dá nojo, asco ! Tudo muda meu caro, nao importa o quanto vc faça birra ou mimimi, a igreja católica já errou feio quando contrariou galileo, e ainda se diz sagrada, oq é sagrado NAO ERRA, se errou já tem coisa errada nessa historia.
O cristianismo é uma palhaçada, vcs fingem ser conservadores mas na verdade a religiao de vcs ja mudou trocentas vezes ao longo da história, mas como a maioria são analfabetos-históricos, deixam passar esses detalhes.
A Igreja Católica está morta ! Oq sobrou dela sao retalhos e resquícios de um passado poderoso porém distante. E ainda bem, viva a democracia ! A Idade Média já acabou há tempos.
Anônimo disse…
Anônimo BURRO . Sua igreja já é progressista ( no sentido de mudar de opiniao ) há MUITO tempo. Esqueceu q era heresia falar q a terra girava em torno do sol ? Esqueceu q era heresia ser a favor da democracia ? Esqueceu q era heresia cobrar juros ? Eu aposto q nem esqueceu, e sim, nunca soube do próprio passado de mudanças e de desumanidades q essa porcaria de igreja católica fez. Vcs são nada mais nada menos q Lixo. Não prestam mais pra nada nesta sociedade e ficam aí xiando.
Esquece, deus nao existe, vai ler um livro q preste e para de ser alienado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Santuários europeus escondem mosaicos de padre abusador. Aparecida, não. É constrangedor

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.