Pular para o conteúdo principal

Arcebispo tido como liberal é promovido e se torna papável

arcebispo Gerhard Ludwig Müller
Gerhard Müller é simpático
à Teologia da Libertação 
O arcebispo alemão Gerhard Ludwig Müller (foto), 64, é o novo titular da Congregação para a Doutrina da Fé, em substituição ao cardeal norte-americano William Joseph Levada, que pediu demissão. Trata-se de uma guinada na congregação que na Idade Média, com o nome de Santo Ofício, foi a responsável pela “administração” da Santa Inquisição.

Müller é considerado pela ala conservadora da Igreja inadequado para o cargo porque é francamente favorável à Teologia da Libertação, um movimento de sacerdotes e leigos que dá atenção preferencialmente aos pobres e que não tem a simpatia de Bento 16 — ao menos até agora.

Apesar disso, o papa gosta de Müller, que a partir de agora passa a figurar na lista dos fortes candidatos a ocupar o lugar de Ratzinger, que, aos 85 anos, tem demonstrado fragilidade de saúde. Ratzinger, quando foi escolhido para papa, comandava a Doutrina da Fé.

Em recente entrevista, Müller reafirmou a admiração que tem pelo seu amigo peruano Gustavo Gutiérrez, 83, um defensor da Teologia da Libertação que por alguns tempos esteve na mira da Doutrina da Fé.

Müller não vê nenhuma incompatibilidade entre a Igreja e Teologia da Libertação porque, citando são Tomás de Aquino, afirmou na entrevista que “Deus é o grande liberal” (Deus est maxime liberalis). Ele explicou que, no original, liberalis é sinônimo de generoso, para que não haja confusão como “liberalismo” ou “liberalidade”.

Ele disse também que a Teologia da Libertação não é “uma mistura solta do comunismo e da fé católica”, porque “a doutrina social da Igreja Católica tem se mostrado muito superior à análise marxista”.

Criticou a injustiça social, citando a América do Sul como exemplo de região onde ela se encontra instalada. “Diante da miséria e da indignidade que há em nosso redor e que são ignoradas por muitas pessoas, nós [Igreja] não podemos apenas levar piedosamente as sobrancelhas”, disse. “A fé e o fazer o bem caminham juntos.”

O arcebispo chamou alguns de seus adversários conservadores de “estúpidos”, mas ele não é tão liberal como uma parte dos católicos gostaria que fosse. Müller defende o celibato e a não comunhão aos divorciados, entre outros pontos da ortodoxia mantida por Bento 16.

Ainda assim Müller representa uma promessa de renovação da Igreja Católica, que está em crise e precisa mudar logo, para evitar o risco de se tornar nos próximos anos em mais uma seita.

Com informação do blog Catholic Church Conservation

Teólogo diz que ter ética é mais importante do que ser crente.
dezembro de 2011

Comentários

Isso vai dá merda.
Bruna disse…
Ô se vai.
Anônimo disse…
Católicos conservadores estão à beira de um ataque de nervos com essa escolha:

http://fratresinunum.com/2012/07/02/confirmado-dom-gerhard-muller-novo-prefeito-da-congregacao-para-a-doutrina-da-fe/
Anônimo disse…
Estão até xingando (herege) o arcebispo:

http://fratresinunum.com/2012/07/08/chamado-para-destruir/
Andrea disse…
Tô aqui pensando se esse Müller é tão Teólogo da Libertação assim... primeiro pq conseguiu ascender, conseguiu um espaço importante dentro da Igreja... e depois pq se diz a favor do celibato e da não comunhão dos divorciados... digamos que ele tá meio cá meio lá... assim observei...
Anônimo disse…
Andrea, se você estudar sobre as origens do Vaticano II, e as reclamações feitas pelos verdadeiros católicos indignados por essa nomeação

http://fratresinunum.com/2012/07/02/confirmado-dom-gerhard-muller-novo-prefeito-da-congregacao-para-a-doutrina-da-fe/

http://fratresinunum.com/2012/07/08/chamado-para-destruir/

, responderá a sua pergunta.

"...e depois pq se diz a favor do celibato e da não comunhão dos divorciados... digamos que ele tá meio cá meio lá... assim observei..."

Por isso a indignação dos verdadeiros católicos. O

Sim, sim, não, não para esses modernistas esquerdistas como o senhor Gerhard Ludwig Müller não existe. Por isso que hoje ele fala que é a favor do celibato e da não comunhão dos divorciados, mas amanha, como todo progressista, muda de opinião para agradar "a vontade do povo".

Como você acha que os progressistas tomaram conta da Igreja Católica hoje.

Fazendo duas caras.
Anônimo disse…
Paulo Lopes, por que você omitiu um crime gravíssimo desse cínico teólogo da libertação?

http://spessantotomas.blogspot.com.br/2012/07/frutos-podres-do-concilio-vaticano-ii.html

Aiás, essa informação está sendo denunciada a muito tempo por católicos tradicionais.
LEGIÃO disse…
"Em recente entrevista, Müller reafirmou a admiração que tem pelo seu amigo peruano Gustavo Gutiérrez, 83, um defensor da Teologia da Libertação que por alguns tempos esteve na mira da Doutrina da Fé."

Tudo indica que ele foi instruído a falar favoravelmente da Teologia da Libertação, com o intuito de redardar o cisma que parece vir por aí!
Agora, os padres rebeldes vão pensar que podem ser ouvidos e respeitados pela alta hierarquia da Santa Sé.
Ratzinger provocou muitas divisões na Igreja. Agora, ele joga, tentando a manipular convicções político-sociais orgânicas.
Não vai dar certo!
Anônimo disse…
LEGIÃO, se você procurasse saber ao que está acontecendo dentro da Igreja Católica, saberia a muito tempo que é isso mesmo que os católicos tradicionais querem:

UM CISMA POR PARTE DESSES PROGRESSISTAS DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E DOS MOVIMENTOS CARISMÁTICOS PENTECOSTAIS.

Eu como um católico tradicional, é o que mais quero.

Com a Graça do Bom Deus ainda verei em vida esses corja progressista da teologia da libertação e dos pentecostais carismáticos fazendo os seus cismas e saindo da Igreja Católica.

Se querem seguir heregias, que fundem a suas próprias seitas.
Anônimo disse…
A Igreja Católica hoje é 99% formada por seguidores da Teologia da Libertação ou da Renovação Carismática. Os católicos tradicionais estão feito barata tonta há 50 anos.
Anônimo disse…
Anônimo de 18:28, e dai!

Um católico tradicional prefere ser fiel a Deus no pouco do que ser omisso no muito.
Anônimo disse…
A ICAR virou uma babel. Ninguém se entende. Quem diria...
Anônimo disse…
Escolha espetacular do papa Bento XVI. Tacou gasolina no fogo. Pense numa briga de galinhas. Vai ser pena voando pra todo lado...
Anônimo disse…
Anônimo de 18:31, ninguém se entende ou os progressistas que criaram uma típica torre de babel teológica protestante dentro da Igreja?
Anônimo disse…
Adoro católicos tradicionais. Esculhambam papa, bispo, padre. O antigo respeito virou a maior putaria.
Anônimo disse…
Quem foi ou não pouco importa. Uma torre de babel foi o que sobrou da ICAR. Acho ótimo.
Anônimo disse…
Nossa! você é tão inteligente Anônimo de 18:42.
Anônimo disse…
Anônimo de 18:38, antes agradar a Deus do que aos homens.
Andrea disse…
maioria pertencente a Renovação Carismática Sim,
mas pertencente a Teologia da Libertação... ledo engano...
Anônimo disse…
Nessas horas o amor cristão aflora com toda sua força! Que lindo ver essa união fraternal em gesuis!
outro anomnimo disse…
E voces tão amorosos!!!!
Anônimo disse…
Obrigado outro anomnimo.
outro anomnimo disse…
O prazer é todo meu e do Gerhard Ludwig Müller.Estamos tão felizes!
Anônimo disse…
Já tá fedendo kkkkk
Yuri disse…
O arcebispo só deu mais uma chance pro cara se redimir, culpa o pedófilo não ter auto-controle e continuar bolinando as crianças.
Yuri disse…
Ou a igreja católica muda ou ela afunda, ela deve seguir o progresso, o mundo mudou e quem não mudar tb será esquecido e deixado pra trás.
Anônimo disse…
Isso mesmo. Siga a Deus e não as porcarias da ICAR e do papa.
Anônimo disse…
Sim, mas os "tradicionais" são quase nada, apesar de barulhentos.
Anônimo disse…
Genteeee, ninguém entendeu ainda, o cara se tornou papável sacaram? Comestível meu povo...

Que maravilha; vitória de nós gays, um papa papável, ui...
Anônimo disse…
Anônimo de 2012, como protestante bisonho, você não entende nem o que escreve.

A Igreja Católica é o Corpo Mistico de Cristo Jesus. Seguir a Igreja é seguir a Cristo.

Você aceitando isso ou não.
Anônimo disse…
esta ICAR é uma sujeira só.

FORA ICARRRR.


PUNK NOT DEAD
Anônimo disse…
Falei dos católicos tradicionais que não seguem mais a Igreja Católica depois do Vaticano II. Adoro esses. Eles destroem a "autoridade" do bocó do Bento XVI. kkkkk
Anônimo disse…
“a doutrina social da Igreja Católica tem se mostrado muito superior à análise marxista”

Como é que é? A ICAR anda lendo documentos Capêticos? Que, aliás, deveriam estar no Index? Será que está se entregando à TL? Vai ajudar aos indios e aos sem terra, em detrimento da elite direitista cansada que sempre a apoiou? É o fim do mundo mesmo...
Anônimo disse…
Conservadorismo do tipo desse Anônimo me dá nojo, asco ! Tudo muda meu caro, nao importa o quanto vc faça birra ou mimimi, a igreja católica já errou feio quando contrariou galileo, e ainda se diz sagrada, oq é sagrado NAO ERRA, se errou já tem coisa errada nessa historia.
O cristianismo é uma palhaçada, vcs fingem ser conservadores mas na verdade a religiao de vcs ja mudou trocentas vezes ao longo da história, mas como a maioria são analfabetos-históricos, deixam passar esses detalhes.
A Igreja Católica está morta ! Oq sobrou dela sao retalhos e resquícios de um passado poderoso porém distante. E ainda bem, viva a democracia ! A Idade Média já acabou há tempos.
Anônimo disse…
Anônimo BURRO . Sua igreja já é progressista ( no sentido de mudar de opiniao ) há MUITO tempo. Esqueceu q era heresia falar q a terra girava em torno do sol ? Esqueceu q era heresia ser a favor da democracia ? Esqueceu q era heresia cobrar juros ? Eu aposto q nem esqueceu, e sim, nunca soube do próprio passado de mudanças e de desumanidades q essa porcaria de igreja católica fez. Vcs são nada mais nada menos q Lixo. Não prestam mais pra nada nesta sociedade e ficam aí xiando.
Esquece, deus nao existe, vai ler um livro q preste e para de ser alienado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Cápsulas de papelão com sementes podem auxiliar na restauração ecológica do Cerrado

Vídeo de pastor mostra criança em situação de constrangimento

Imagens pegam menina em close se contorcendo no chão Um vídeo de 3 minutos [ver trecho abaixo] do ministério do pastor Joel Engel, do Rio Grande do Sul, expõe uma criança em situação de constrangimento ao mostrá-la se contorcendo no chão ao lado do seu pai, em uma sessão de descarrego. Pelo artigo 232 do Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente), comete crime quem submete menor de idade sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexames ou constrangimento. É o caso deste vídeo. Na gravação, a mãe diz o nome da filha. Ao final, Engel afirma: “O que Deus está fazendo aqui é impressionante”. Em outra oportunidade, Angel já tinha passado por cima do Eca ao pegar como oferta o único par de tênis de um menino, deixando-o descalço e com o rosto de choro. . Se o Conselho Tutelar e o Ministério Público tivessem enquadrado na época o pastor, ele certamente agora pouparia a menina do vexame. Imagens vexatórias Pastor Joel Engel pega como oferta único par de tênis de

Textos bíblicos têm contradições, mas as teorias científicas também

por Demetrius dos Santos Silva , biblista, a propósito de Quem Deus criou primeiro, o homem ou os animais? A Bíblia se contradiz Por diversas vezes vejo pessoas afirmarem ideias sobre a Bíblia baseadas em seus preconceitos religiosos ou seculares. Todo preconceito é baseado em uma postura fanática onde o relativo é assumido como absoluto. Nesse sentido, qualquer ideia ou teoria deve-se enquadrar dentro da visão obtusa do fanático. É como uma pessoa que corta a paisagem para caber dentro de sua moldura. O quadro é assumido como se fosse a paisagem verdadeira e tudo o que está fora de seu quadro é desconsiderado. Quando o assunto é a Bíblia, muitas pessoas abandonam os critérios literários e assumem uma postura pseudocientífica que revela seus profundos preconceitos sobre as religiões e seus livros sagrados. A palavra Bíblia vem da língua grega “Biblos” e significa: livros. A Bíblia é uma biblioteca. Nela encontramos diversos gêneros literários: poesia, prosa, leis, oráculos pro

Atea pede a colégio de Esteio que impeça bullying a aluno ateu

Aluno disse que escola tornou obrigatório o ensino religioso A Atea (Associação de Ateus e Agnósticos do Brasil) enviou ofício ao Colégio Estadual Augusto Meyer, de Esteio (RS), para que impeça que um de seus alunos de 1º grau continue sendo alvo de bullying por não acreditar em Deus. O jovem relatou à associação que a diretora e vice-diretora da escola impõem o ensino religioso no currículo como se fosse obrigatório, sendo que, pela lei, trata-se de uma disciplina facultativa. Ele contou que a professora de religião e a classe riram pelo fato dele ser ateu. O site do colégio informa que a diretora é Nara Machado e que também é professora de sociologia no Colégio Estadual Guianuba. A vice-diretora é Maria Cristina Centeno Fernandes. Trata-se da professora mais antiga do colégio. No ofício assinado com a data de hoje (18) pelo seu presidente, Daniel Sottomaior, a Atea avaliou que se trata de um “incidente grave” cuja origem é a obrigatoriedade do ensino religioso. Afirmou

Sete países têm lei de pena de morte a ateus, revela relatório

Pena capital para céticos vigora  no Afeganistão, Irã, Maldivas, Sudão, Mauritânia, Paquistão e Arábia Saudita Os ateus e outros céticos religiosos sofrem perseguição ou discriminação em muitas partes do mundo e em pelo menos sete países podem ser executados se sua falta da crença se tornar conhecida. A informação é de relatório da IHEU (União Internacional Humanista e Ética) divulgado hoje (10). O relatório mostra que a situação dos “infiéis” é mais grave em países islâmicos, onde religião e Estado se confundem. As consequências para o cético às vezes podem ser brutais. Ele também aponta que em alguns países europeus e nos Estados Unidos as leis favorecem os religiosos e suas organizações e tratam os ateus e humanistas como cidadãos de segunda classe. O “A Liberdade de Pensamento 2012" afirma que "há leis que negam aos ateus o direito de existir, restringindo a sua liberdade de não ter nenhuma crença e de expressão. Também revogam sua cidadania e limitam seu

Partícula de Higgs é vitória da ciência sobre a religião

Representação das experiências do Centro de Pesquisa Nuclear por Lawrence M. Krauss  Tem havido muita comoção desde o dia 4 de julho, quando houve o anúncio de que o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear tinha descoberto evidências de uma nova partícula elementar, a Higgs, que os cientistas têm procurado há quase 50 anos e está no cerne da nossa melhor teoria atual sobre a formação do cosmo. Parte da comoção parece vir do fato de que a descoberta tem sido frequentemente chamada em círculos informais de “partícula de Deus”. Esse termo apareceu pela primeira vez no título infeliz de um livro escrito pelo físico Leon Lederman, há duas décadas. Mas, pelo meu conhecimento, nunca foi usado por qualquer cientista antes ou depois da descoberta da partícula, incluindo o próprio Lederman. Apesar disso, o termo "colou” no imaginário da imprensa. O que torna o termo “partícula de Deus” lamentável é que nada poderia estar mais longe da verdade. Porque a existência da partícula de Hig

Pastor que exigia 'boa conduta' de fiéis é condenado por estupro

Pastor abusou de crianças na faixa de 4 a 11 anos O pastor Manoel Teoplício de Souza Ribeiro (foto), 52, da Assembleia de Deus, exigia das fiéis “boa conduta”, como não usar calças compridas e maquiagem – coisas do demônio, segundo dizia. Mesmo sendo tão conservador, atraia muitos fiéis para a sua igreja em Samambaia, cidade próxima de Brasília. Ribeiro foi condenado a 50 anos e 10 meses de prisão por ter estuprado crianças na faixa de 4 a 11 anos, filhas de fiéis. A sentença, agora divulgada, tomada há um mês pela Justiça do Distrito Federal. O pastor já se encontrava preso preventivamente desde junho de 2011. Ele alegou à polícia ter conhecimentos de medicina e que, por isso, levava as filhas de fiéis para sua casa de modo a tirar delas “maus fluidos” por intermédio de massagens. Só que  massageava principalmente a genitália das meninas, de acordo com as denúncias. Ele abusava das crianças desde 2005 e as ameaçava para que não contassem nada a ninguém. Uma fiel