Mariesi invocou seu
direito à crença
|
Correa já conseguiu um liminar em relação às provas do primeiro bimestre, mas a universidade entende que a decisão provisória da Justiça não vale para o segundo período.
“Estou sendo prejudicada”, disse Correa, que acusou a a universidade por intolerância religiosa e exigiu na Justiça reparo para seus danos morais. Seu argumento é o de que a Constituição respalda o direito à crença.
Nocchi disse que não
pode privilegiar ninguém
|
Além disso, segundo ele, ao se matricular na universidade, Correa foi informada de que a carga horária do curso exige que os sábados sejam aproveitados para aulas e provas.
“O curso é presencial [...], e nós não temos nenhuma ligação com religião”, afirmou.
Tweet
Com informação da Rede TV!
Adventista obtém direito de faltar à aulas na sexta à noite e sábado
Fanatismo religioso. Religião no Estado laico.
Comentários
vai estudar sua preguiçosa!!!
→ Cuidado para não confundir religião com religioso...
Os casos são parecidos: os dois queixosos tentam obrigar estabelecimentos particulares a mudar as suas regras em benefício de suas crenças pessoais. Ora, nem a proprietária do restaurante é obrigada a dar descontos para clientes ateus, nem a universidade é obrigada a suspender as avaliações no sábado para contentar a aluna adventista. Se um e outro não estão satisfeitos, que vão comer em outro restaurante ou matricular-se em outra universidade.
_Além do mais, ao se matricular, ela sabia que teria aulas aos sábados para concluir a grade.
Quando prestei o meu, as provas eram em 4 dias:sábado, domingo, segunda e terça, pela manhã somente. Uns anos depois tiraram do sábado e me lembro bem que era para não prejudicar os adventistas. Depois ainda concentraram tudo em dois dias.
Curioso que judeus também guardam os sábados e nunca vi um pedindo esse tipo de privilégio, algum não deixam nem se abrir 'o lojinha' aos sábados...
Precedente já houve e por onde passa um boi, passa uma boiada.
Eu sei, tem a opção de fazer a prova no dia seguinte, eu que já fiz vestibulares já perdi a conta de quantas vezes os fiscais perguntaram se alguém é adventista, mas acho isso um tremendo absurdo. Isso é privilégio, nada mais que isso.
_Seria melhor nem terem aberto a boca, do que falar e voltar atrás!
Ela não está citando a Primeira Emenda porque ela só é referente ao governo, que precisa ser laico.
Aquela lei foi criada para evitar que criassem promoções do tipo "50% de desconto se você não for negro" ou "se você não for muçulmano, ganhe a sobremesa de graça". O estabelecimento não pode impedir um grupo de pessoas de participar de um desconto, entende?
No caso da adventista acima, ela está reclamando de ser forçada a estudar no sábado, o que é um tanto exagerado. Ela leu o contrato? Tava previsto aulas no sábado? Ela não tinha a opção de mudar de escola? Ainda não tem?
A escola não está impedindo ela de participar dos estudos, mas forçá-la a mudar seu calendário já é sacanagem. Seria o mesmo que a adventista tivesse tentando forçar aquele restaurante a não funcionar aos sábados, ou que ao dar desconto somente aos sábados para todos os clientes que ali aparecessem estivesse automaticamente discriminando contra os adventistas. Ou um muçulmano forçando o restaurante a não vender carne de porco.
Ser adventista é uma escolha pessoal. Não trabalhar aos sábados é uma escolha pessoal. É um sacrifício que se faz em nome de Deus, representando a criação do mundo. Que diabo de sacrifício seria esse se não houvesse um sacrifício?
Você até pode dizer "bom, é só dar a prova pra ela fazer um dia antes ou na segunda". O problema aí é que a prova precisa ser dada a todos os alunos ao mesmo tempo, para evitar fraudes. Se ela fizer a prova um dia antes ou dois dias depois, essa prova precisaria no mínimo ser diferente, implicando em trabalho dobrado para a instituição. Ou ela poderia ficar "detida" esperando pra fazer prova à noite, forçando hora extra aos funcionários.
Porra, quem tem que fazer o sacrifício não é ela?
_Crie o seu próprio texto ao invés de copíar o dos outros.
Ela quer ter o direito de fazer as provas outro dia que não sábado. Só ela.
Estou certo?
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
Quando se fala em “obrigação legal a todos imposta” , não se está falando de situações pontuais, ao contrário: está se falando em situações gerais, situações que abrangem a TODAS as pessoas. Há universidades laicas, confessionais e semiconfessionais. A aluna em questão tem toda liberdade de escolher em qual tipo de universidade quer estudar; e deve se adequar às exigências e particularidade inerentes à universidade escolhida. Há faculdades adventistas no Brasil e a digníssima aluna mato-grossense poderia se matricular em qualquer uma delas. Eu faço Letras, sou ateu e estudo numa universidade adventista aqui em São Paulo que, além de não ter aulas aos sábados, também, não funciona às sextas-feiras à noite; e eu estudo à noite. Teria eu o direito de exigir que a faculdade na qual eu estudo mudasse as suas regras só por que eu quero?
O importante é não atrasar a mensalidade e tirar boas notas. That's it.
Pow, pq as pessoas sabem alardear seus pseudo-direitos mas não sabem cumprir seus reais deveres?
As coisas são o que são e é com elas que a lei trabalha.
E, no caso do post, os professores darão a mesma prova ou terão de fazer uma especial para evitar que ou ela pegue as respostas com quem já fez ou os demais peguem as respostas da prova dela, imaginando aqui que a dela, então seja antes do sábado em questão para os demais?
Fazer provas especiais ou usar a mesma. Ela paga pela prova especial?
Imagino se um deles,adventistas, for trabalhar num lugar que use tanto as sextas-feiras à noite quanto os sábados como hora de trabalho! Se for hospital, vai se recusar a fazer plantão nesses dias? Numa escola, professor adventista vai ter horário especial? vai jogar as aulas dos outros para os sábados para que o 'adventista' tenha sua religião respeitada? Olhe, queria eu ter uma empresa com atividades aos sábados, um comércio simples que fosse, para ver se adventista ia se recusar a trabalhar aos sábados...
Além do mais, ninguém é obrigado a ser religioso para conseguir um desconto. Basta passar em uma das muitas igrejas e sinagogas da região e pegar um boletim de graça, na porta, sem nem precisar entrar no templo. Mesmo se fosse preciso entrar no templo, isso não tornaria a pessoa religiosa.
TODO desconto tem como alvo um grupo específico de pessoas. Se eu não faço parte do grupo específico, procuro outra promoção...
O caso é semelhante sim. Ambos estão errados.
Ora, o caso é muito semelhante. A regra do colégio diz que o namoro é proibido. E ela quebrou a regra e foi expulsa. Ela reclamou de discriminação. Mas tanto casais heterossexuais como casais homossexuais eram proibidos de namorar e anteriormente já houve casos de expulsão de heterossexuais pelo mesmo motivo.
Quando a constituição fala de obrigação legal a todos imposta, ela está falando de leis do Estado e ainda cita "e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei".
Não fala nada sobre regras internas. O comentário de Mauri Zelindro Junior (11 de julho) é muito pertinente.
De qualquer forma ela é uma consumidora e poderia simplesmente mudar de instituição.
Mas aqui no blog tenho observado um enorme preconceito por parte de uma minoria de leitores através de comentários lamentáveis.
Termos como "São Vagabundis", "Será que esse pessoal cag.a nos sábados", "povim vagabundo", foram usados...
A religião cristã de uma maneira geral tem um dia de descanso definido: o Domingo. Nem por isso as pessoas que não trabalham no domingo são taxadas de vagabundas ou preguiçosas.
A diferença é que os adventistas fazem questão do sábado, (inclusive, quando possível, repondo as horas no domingo ou durante a semana) e tem mais restrições em relação ao sábado do que os outros cristãos têm em relação ao domingo.
Excêntrico, diferente, sim. Você discorda deles? Eu também discordo. Mas chamar de vagabundo é de uma ignorância tremenda.
Porque? Os adventistas de abstêm de atividades seculares durante o sábado. Atividades permitidas são:
1) Atividades religiosas e de caridade
2) Atividades essenciais à vida e à saúde.
Se você tivesse um comércio simples, e uma adventista aparecesse, se ele realmente fosse fiel, ele tentaria convencer você e se não conseguisse, tentaria arrumar emprego em outro lugar. Simples assim.
Loucura? Talvez... afinal a fé muitas vezes não costuma ser racional. Mas a fé deles é essa.
Embora, seja deselegante comentários do tipo que foram apresentados pelo Wendell, é necessário respeitar a liberdade de expressão e, além disso, compreender as limitações intelectuais e escolares de cada um.
Tente um caminho mais prático, seguro e fácil. Alegue que você é homossexual e está sofrendo "discriminação homofóbica".
Terá mídia, políticos, Ministério Público, OAB, tudo a seu favor, e suas chances de se dar bem e de ferrar seus inimigos aumentarão significativamente.
Alguém avisa essa senhorita que ela vive no mundo capitalista e não no paraíso adventista. É muita cretinice e infantilidade pra uma pessoa só!!!
Se eu fosse o professor eu dava prova de sábado e se ela faltou o azar é o dela, que pague por outra prova, não posso prejudicar outros alunos por uma decisão dela, a responsabilidade da falta é dela e não da Universidade! Essa vai sofre na vida!!!!
A coisa só mudou no oitavo semestre?
Estranho.
Ex: Natal, dias santos, copa do mundo etc.
Obs: não sou adventista
Ex: Natal, dias santos, copa do mundo etc.
Obs: não sou adventista
por isso tentamos melhorá-las conforme o tempo passa.
Já a lei de deus, que exige coisas absurdas como genocídios, assassinatos, incesto, sacrifícios animais e tratar a mulher como um ser inferior não é uma lei digna do ser humano, pois ela vai contra sua natureza. A unica lei digna de ser seguida é a regra de ouro: "Ame ao próximo como ama a ti mesmo".
o resto é apenas maneiras diferentes de como se deve adorar deus e o ponto de vista metafísico dos povos que seguem a religião.
é cada coisa...
Pague-se a indenização correspondente, e que a escola trate de melhorar a letra dos próprios contratos...
kkkkkkkkkkkkkkk
Postar um comentário