Pular para o conteúdo principal

Pressão faz Apucarana recuar do pai-nosso nas escolas

Estudantes de Apucarana
Estudantes pediram a derrubada do projeto de lei
Por 7 votos contra 2, os vereadores de Apucarana, no norte do Paraná, decidiram rejeitar em segunda discussão o projeto de lei que, se fosse aprovado, obrigaria os 58 mil estudantes da rede municipal de ensino a rezarem o pai-nosso antes da primeira aula. 

Trata-se do resultado da pressão de setores da sociedade pelo cumprimento da laicidade do Estado. A Constituição veta que qualquer instância de governo tome decisão ou legisle sobre atividades religiosas. Em primeira discussão, tinha havido aprovação por unanimidade.

O autor do projeto de lei é o vereador evangélico José Airton Araújo (PR), o Deco do Cachorro Quente. Para ele, o pai-nosso iria diminuir as atitudes agressivas dos estudantes, inclusive para com os professores.

Ele afirmou ter levado "um susto" com a mudança de voto de seus colegas. “Eu achava que a aprovação ia ser tranquila", disse. "Agora pretendo achar outra maneira [de fazer a oração virar lei].”

Na noite de ontem (9), durante a votação, um grupo de estudante fez um protesto exigindo a derrubada do projeto de lei. O vereador Aldivino Marques (PSC) disse: “Podemos errar, mas não podemos insistir no erro”.

No final do mês passado, a Atea (Associação Brasileira dos Ateus e Agnósticos) enviou representação ao Ministério Público do Paraná para que tomasse as providências contra o desrespeito ao Estado laico que estava prestes a ocorrer em Apucarana.

Sottomaior espera que
recuo sirva de exemplo
O promotor André Luis Bortolini advertiu os vereadores de que, caso o projeto fosse aprovado, o MP encaminharia à Justiça uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade).

Daniel Sottomaior (foto), presidente da Atea, espera que o recuo dos vereadores de Apucarana signifique que eles tenham aprendido a respeitar a laicidade do Estado, não sendo, portanto, apenas uma decisão “por mero cálculo político”.

“Tenho a esperança de que esse evento e o de Ilhéus tenham efeito didático sobre os parlamentares do país inteiro”, afirmou. “E que também sirva de exemplo aos professores e diretores de escolas públicas que insistem nessa prática discriminatória e sectária.”





Tribunal suspende lei que impôs pai-nosso nas escolas de Ilhéus
abril de 2012

Religião no Estado laico.


Comentários

Anônimo disse…
Já dizia o saudoso Jesus: Hipócritas! É bem de vós que fala o profeta Isaías: Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim.
Anônimo disse…
Quem não liga para estado laico e pensa que a religião é uma fonte de bondade pura, ve estes ateus como monstros e vandalos.
Anônimo disse…
Foda-se como eles "honram". Este Jesus bíblico nao passa de uma histeria metafísica assim como todo o resto da estúpida religião cristã
Walter Cruz disse…
Eu poderia até postar um comentário só comemorando o resultado, mas não posso deixar de registrar uma certa indignação. E essa indignação acontece pelo fato de ser necessário fazer uma mobilização enorme para impedir uma afronta à nossa Constituição, e afronta essa vinda de nossos próprios políticos.

É um absurdo alguém assumir um cargo público e não ter noção do que é laicismo, de não conseguir ao menos seguir o que rege a nossa Carta Magna.

Pelo menos neste caso, podemos comemorar sim. Mas não podemos esquecer que existem outros políticos como esse José Airton Araújo, que são tão juridicamente iletrados a ponto de proporem leis tão esdrúxulas quanto essa pelo país afora.
Anônimo disse…
Ainda existe vida inteligente neste país. Ainda BEM !
Silberkoenigin disse…
Que Jesus? Cadê as provas históricas de q esse cara existiu ou deixou algo escrito? Olhaí, o anôpnimo do Jesus, vai estudar História Antiga. Vc vai descobrir q vcs tão querendo é copiar a história do povo judeu.
Anônimo disse…
Não vejo o que comemorar, enquanto alguns tolos vestejam tal vitória por parte do estado laico, outros assuntos mais importantes são deixados de lado como o do post anterior: Pastor é o dono dos R$ 100 mil escondidos no carro incendiado.
Até quando o estado vai fechar os olhos para a essa robalheira e enganação de pobres mentes, dinheiro esse que serve para promover campanhas politicas para esse tipo de gente chegar ao poder e impor suas sandices religiosas como essa acima, ou promover a alienação e imposição de suas falsas crenças por meio da midia, com a compra superfaturada de horários de tv e rádio, quando não compram o canal todo, com dinheiro que ninguem sabe de onde veio se é que me entende?
Plim! disse…
O Estado Laico continua orando.
http://www.youtube.com/watch?v=haHDGW9GIAc
Bruno de Moura disse…
Nossa pressão mostra resultado. Não podemos baixar a cabeça. Ao menos deixamos o avanço teocrático no brasil mais lento... mas depende da nossa mobilização.
Felipe... disse…
Ueh mas deus não era grande e iria vencer a votação?
Parabéns à ATEA, a este site Paulopes pela divulgação do caso e ao Ministério Público por fazer valer a Constituição contra este abuso em Apucarana.
Anônimo disse…
Apesar da vitória, é preciso continuar vigilante. O Deco do Cachorro Quente já avisou que vai tentar outros meios para aprovar o projeto. Quais eu não sei, mas do jeito que esse povo é persistente...
Anônimo disse…
E Dom Pedro I existiu ou não?
Unknown disse…
Cara eu sou católico e estava no protesto feita pela Uniao do Estudantes de Apucarana e acredito muit em Jesus Cristo e rezo o Pai Nosso. mais isso de vc querer obrigar as outras pessoas a rezar ja passou do limite. vereador Deco acorda ja estamos no seculo XXI e nao somos mais crianças cmo vc nos trarou ontem expulsando a gente do plenario,ridículo. Se a gente é tao criança assim porq vc precisa da gente para se eleger ou para pagar seu salario? Nos somos tao criança q temos voz para repudiar uma lei que vc criou. Vai cuidar da saude desse povo de Apucarana q esta mofando e levatar essa cidade arcaica que ela se tornou porq vc e muiiiiiiitos outros que passaram ai por esse troninho, nao tiveram a capacidade de fazer algos para q ela crescesse. Ahhhh e mais uma coisa, SE FALA CARTA “MAGMA“ E NAO “MAGDA“ desculpe, mas a criança aki sabe ler pelo menos!!!!
Cara eu sou católico e
estava no protesto feita
pela Uniao do Estudantes
de Apucarana e acredito
muit em Jesus Cristo e rezo
o Pai Nosso. mais isso de vc
querer obrigar as outras
pessoas a rezar ja passou
do limite. vereador Deco
acorda ja estamos no
seculo XXI e nao somos
mais crianças cmo vc nos
trarou ontem expulsando a
gente do plenario,ridículo.
Se a gente é tao criança
assim porq vc precisa da
gente para se eleger ou
para pagar seu salario? Nos
somos tao criança q temos
voz para repudiar uma lei
que vc criou. Vai cuidar da
saude desse povo de
Apucarana q esta mofando
e levatar essa cidade
arcaica que ela se tornou
porq vc e muiiiiiiitos outros
que passaram ai por esse
troninho, nao tiveram a
capacidade de fazer algos
para q ela crescesse.
Ahhhh e mais uma coisa,
SE FALA CARTA MAGNA“ E
NAO “MAGDA“ desculpe,
mas a criança aki sabe ler
pelo menos!!!!
Unknown disse…
Existiram alguns "Jesuses". O Jesus bíblico é um recorte de todos esses outros que existiram. Digamos que o Jesus bíblco é um personagem de ficção baseado em alguns fatos reias.
Unknown disse…
*reais
Anônimo disse…
Tratar as pessoas como crianças é a especialidade de muitas religiões. Se algumas religiões pudessem elas iriam obrigar ou regular oq vc pode ver, ler, assistir, pensar, vestir, adorar, comer, conversar e etc.
Muitas já fazem, mas só com quem quer.
Rodrigo*
Anônimo disse…
O tal Deco do cachorro-quente virou o Deco do cachorro com o rabo entre as pernas. kkkkkk
Roberto disse…
Idiotia corrigida a tempo. Quiça vire jurisprudência para conter esses joão-sem-braço que se elegem vereadores.
Anônimo disse…
jesus perdeu mais uma vez. lalala
Igor disse…
Parabéns aos estudantes que exerceram sua cidadania em defesa do princípio republicano e democrático da laicidade e da liberdade religiosa!

E parabéns à ATEA por estar de olho! Ao Paulo Lopes também, pois foi um dos poucos canais midiáticos que noticiou essa aberração que estava para acontecer em Apucarana!
Anônimo disse…
Esse vereador inves de esta preocupado com os problemas sociais do municipio.. Fica querendo na sua retorica insençao de achar que esse projeto seria util para a defasagem dele nas imcopetencias administrativas.... Que ridiculo.. Se oraçao diminuice a violencia.. E.U.A seria o pais mais abrangivel.. Porem vemos que ele e um dos mais violentos e olha que o numero de crentes e grande...
José Agustoni disse…
Tem que considerar que não foram apenas os que querem um estado laico que ficaram contra esta lei, existem denominações evangélicas que também são contra orações "pré-fabricadas", decoradas e repetitivas.
Anônimo disse…
Vitória do bom senso em cima da cretinice religiosa.
Anônimo disse…
Foda-se Jesus !
A ninguém deve ser imposto adotar a TUA religião.
Leve TUA religião para TUA casa.
Anônimo disse…
Muitos veem a religião como fonte de opressão.
Anônimo disse…
Você rezar o pai-nosso é uma questão privada.
Uma lei obrigando a todos a crer em um deus ou Jesus é opressão.
Anônimo disse…
Sou ateu e respeito àqueles que entendem que suas religiões são uma questão privada e não republicanas.
Anônimo disse…
Felizmente acho dificílimo a lei passar. Primeiramente pq o incomôdo nao parte apenas dos ateus/agnósticos, mas também dos evangélicos, dos espíritas e dos seguidores de qualquer uma das outras religiões minoritárias. Então temos bastante apoio contra a lei.
Anônimo disse…
A lei da ave maria
_A debilidade de pessoas que se dizem cristãs e não são, sendo antes covardes e borra-botas, é lamentável!
_Seria melhor nem terem aberto a boca, do que falar e voltar atrás!
Finalmente! E os crentes perdem de novo. Depois dizem que estão do lado vencedor, que bobinhos.
Anônimo disse…
jesus perdeu de novo. Na europa já era , agora na américa do sul e depois fim do cristianismo vai virar o que sempre foi uma lenda épica.
Avelino Bego disse…
Alguém me explica de onde o sujeito acha que rezar vai diminuir a agressividade?
Wickedman disse…
“Eu achava que a aprovação ia ser tranquila", disse. "Agora pretendo achar outra maneira [de fazer a oração virar lei].”

Tá vendo como ele está mal-intencionado?
Anônimo disse…
O correto é CARTA MAGNA, Jhonny. Mas isso é detalhe, o importante mesmo é saber que existem cristãos progressistas que entendem as leis do país.
Wickedman disse…
Explica aí então o que é que significa ser cristão de verdade, Salamandra. Porque parece que tem uma lista de requisitos que a pessoa tem que preencher e se faltar um só ela não é considerada pelos outros (que se dizem cristãos de verdade) como não sendo um verdadeiro cristão.
Wickedman disse…
Na mente ignorante dele.
Cunha Felipe Luan disse…
Eles vão vencer só depois que morrerem e ressuscitarem.
Cognite Tute disse…
Cunha Felipe Luan: "Eles vão vencer só depois que morrerem e ressuscitarem."

Corram para as montanhas, os zumbis estão chegando".:-) Céeeeeeerebros, céeeeerebros...

Bem, procurar por cérebros até que faz sentido.:-/

Cognite Tute
Anônimo disse…
o g zuis do vereador perdeu .
Anônimo disse…
jhonny araujo de aguiar , parabéns pela sua atitude mesmo sendo católico .
Anônimo disse…
falou tudo .
Michelle disse…
Cognite

Que correr para as montanhas? É melhor construírmos bunkers, lol
Plim! disse…
É porque o sujeito acha que Deus é quem vai fazer as coisas, pois quem não reza, procura fazer por conta própria, sendo agressivo.
Vou pegar meu machado e minha carabina.
carlosqevedo disse…
cara não consigo parar de rir aqui do comentário:"-Olha seu burro, o correto é carta MAGMA e não carta MAGDA!!!!". é a carta que veio do vulcão? a carta MAGMA? KKKKKKKKKKKK, vou ter um troço. parece aquela do: NÃO CORREJE QUE PIOREIA!!!
Pela madrugada, o cretinismo, digo cristianismo tá lobotomizando suas ovelhas definitivamente...
Salamandra, estou a ter um Deja vu, acho,tenho a certeza que já li este comentário em outros posts,sê mais criativa e apresenta bons argumentos,mandar calar a boca não quer dizer que tu ganhaste uma discussão.
valy 25 de julho de 2012 02:39

_Não tenho a intenção de sair ganhando coisa alguma até porque, o meu objetivo neste espaço não é falar da minha pessoa: isso é irrelevante para quem é de Deus.
_Procure ler com mais atenção para não cometer equívocos que terá que provar por A+B, que realmente está escrito da maneira que menciona. _Posso não ser tão criativa quanto você, mas... escrevo o que tenho que escrever sem procurar máscaras que possam atrair a simpatia de um grupo!
_Prefiro que me odeiem por falar a verdade, do que me mamem por falar o que querem ouvir!
Um abraço e fique com Deus!
paulo disse…
Agora o direito de ora o Pai nosso e negado isso uma falta de respeito a liberdade Religiosa,esse Ateus e Protestantes tem que em tender que nós Católicos somos maioria e nós somos livre para ora e pratica no nossa fé estão proibindo o direito nosso de praticar NOSSA FÉ.
Michelle disse…
Paulo,

vc tem toda a liberdade de rezar o pai-nosso, ave maria, salve rainha, todas as orações católicas existentes se quiser. Só que - em um estado laico como é o caso do país que vc mora - tem lugar pra isso. Pode ser na igreja, pode ser na sua casa, pode ser na casa de alguém que tenha a mesma fé que vc (no caso de uma novena), pode ser na rua (no caso de uma procissão) já que a CF permite a manifestação pública de qualquer sistema de crença e de não-crença.

E o lugar pra isso não são as instituições governamentais. Escolas públicas são instituições do governo. Câmara dos Vereadores tb. O Congresso idem. Prefeituras, mesma coisa. Tribunais tb são instituições governamentais.

Está na CF: órgãos da União não podem tomar partido de uma determinada religião. E como o estado é laico que garante a igualdade entre sistemas de crença e não-crença ou se dá abertura para os mesmos (o que é virtualmente impossível) ou simplesmente não dê abertura pra nenhum deles (o que é mais fácil e correto) obedecendo assim a neutralidade do Estado qdo se trata desses assuntos.
Esse Daniel Só do Maior di novo !!!!....Afffff....
Os homossexuais passivos estão irados com os cristãos porque eles desejariam ARDENTEMENTE casarem-se vestidos de "noiva"....e a igreja não quer deixar...
Depois tem aquele velho desejo mórbido por holofote e tals...
Até suicídio pode ocorrer na busca por holofote...
Conheço pelo menos dois pares homossexuais que estão juntos há mais de 30 anos...no meio da comunidade....em paz...sendo que um deles está ricaço pois enfeita igreja noivas e padrinhos....
Estão querendo inventar a roda....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Seleção de vôlei sequestrou palco olímpico para expor crença cristã

Título original: Oração da vitória por Daniel Sottomaior (foto) para Folha de S.Paulo Um hipotético sujeito poderoso o suficiente para fraudar uma competição olímpica merece ser enaltecido publicamente? A se julgar pela ostensiva prece de agradecimento da seleção brasileira de vôlei pela medalha de ouro nas Olimpíadas, a resposta é um entusiástico sim! Sagrado é o direito de se crer em qualquer mitologia e dá-la como verdadeira. Professar uma religião em público também não é crime nenhum, embora costume ser desagradável para quem está em volta. Os problemas começam quando a prática religiosa se torna coercitiva, como é a tradição das religiões abraâmicas. Os membros da seleção de vôlei poderiam ter realizado seus rituais em local mais apropriado. É de se imaginar que uma entidade infinita e onibenevolente não se importaria em esperar 15 minutos até que o time saísse da quadra. Mas uma crescente parcela dos cristãos brasileiros não se contenta com a prática privada: para

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup