Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição |
Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa.
No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta.
Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado moderno, cuja característica, entre outras, é não ter nenhum envolvimento com crenças religiosas.
Como o governo parece evitar uma decisão, de modo a não desagradar os líderes religiosos, a questão acabará indo para o STF, não se sabe quando.
Ministro do STF critica frase ‘Deus seja louvado’ das notas do real
junho de 2012
Religião no Estado laico.
Comentários
Eles não estão preocupados com supostas violações do Estado Laico. O que eles querem é apagar qualquer vestígio do cristianismo na sociedade.
Prova disso é que NENHUM militante ateu, até o momento, se levantou contra a homenagem que a deusa grega Têmis recebe do setor judiciário de nosso país, não somente com sua estátua espalhada em ambientes públicos, como também com um texto sobre ela no site do STF:
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=bibliotecaConsultaProdutoBibliotecaSimboloJustica&pagina=temis
Estátuas de Jesus Cristo em ambientes públicos incomodam os militantes ateus.
Agora se um ambiente público apresentar uma estátua da deusa grega Têmis nenhum militante ateu se incomoda.
Na visão do Paulo Lopes, e demais militantes ateus, somente o Deus judaico-cristão viola o Estado Laico quando se faz presente em ambientes, documentos e papeis impressos dos setores públicos...
E as ruas da diversas cidades como os nomes de Santos e Santas ?
E porque não pedir a explosão do Cristo Redentor,que está num espaço público ?
Não podemos destruir nossa história em nome de um tal "laicismo".
Alguns Ateus deveriam procurar saber o conceito de Estado Laico,para assim não cometer tamanhos equívocos.
Sou evangélico. Não tenho por hábito adorar ou cultuar Maria,mas sei que feriados religiosos(Católicos) não ferem o Estado Laico,pois isso é mais que um ato religioso,é um ato cultural de nosso país.
Cara, fala sério, parece criança emburrada. Tá certo que esta frase deveria ser tirado, mas ficar danificando notas só porque é "bobo" é de matar. É só mais um antiteísta radical mesmo...
---------------------
Homenagens do Estado ao Deus judaico-cristão sempre incomodam os militantes ateus.
Concordável, afinal o Estado é laico, se bem que a palavra Deus pode se referir a qualquer um...
Eles não estão preocupados com supostas violações do Estado Laico. O que eles querem é apagar qualquer vestígio do cristianismo na sociedade.
Como em todo movimento de minorias, alguns passam de "pregar a igualdade" para "pregar a superioridade". Mas por favor, não seja burro de achar que são TODOS.
Prova disso é que NENHUM militante ateu, até o momento, se levantou contra a homenagem que a deusa grega Têmis recebe do setor judiciário de nosso país, não somente com sua estátua espalhada em ambientes públicos, como também com um texto sobre ela no site do STF:
Vou deixar outro responder. Essa você me pegou...
Na visão do Paulo Lopes, e demais militantes ateus, somente o Deus judaico-cristão viola o Estado Laico quando se faz presente em ambientes, documentos e papeis impressos dos setores públicos...
Homenagem à uma deusa é diferente de colocá-la em todo lugar.
Lembrando que é graças à cultura judaico-cristã que é possível a existência de ESTADO LAICO nos moldes que observamos nas nações ocidentais.
Agora preste atenção nas nações onde o Estado é representado pelo comunismo-ateu e pelo islamismo.
Para os seus habitantes, qualquer noção de Estado Laico (e democracia) é totalmente desconhecida.
No primeiro caso o Estado promove o ateísmo e o humanismo, somente (ver Coréia do Norte). Já no segundo caso o Estado promove a religião islâmica, somente.
Os ateus deveriam dar graças às mentes que acreditam no Deus judaico-cristão por terem promovido a noção de Estado Laico em nações ocidentais.
Antes que isso escolheram levantar o calcanhar contra o cristianismo em TODAS as suas instâncias a tal ponto de se incomodarem com uma simples frase imprimida nas cédulas de real.
Themis é uma personagem da mitologia que adquiriu um caráter símbolo na civilização Ocidental.
Não é — atente para isso! — uma figura divina pela qual se ora e se espera milagre. Bem diferente, portanto, do Deus judaico-cristão.
Se você entender isso, entenderá que Themis é perfeitamente compatível com o Estado laico.
Abs.
Concordo plenamente.
Muitos pensam que o Estado laico rejeita a religião,um erro grave.
O Estado laico é um Estado Neutro,não defende,não faz propaganda.
Se o Estado "é o povo politicamente organizado",obviamente ele sofrerá a influência cultural religiosa desse povo,uma vez que a religião faz parte da formação do ser humano.
Interessante que no texto foi citado a fala do Ministro Marco Aurélio a respeito de "deus seja louvado" nas cédulas.
Esquece o Ministro que na frente do STF em brasília,podemos encontrar a estátua da deusa diké,"deusa da justiça". Por que ele não pede a retirada?
O problema é sempre com o Cristianismo.
- Isso é uma mentira deslavada. Falácia pura! Sério mesmo!
"Agora preste atenção nas nações onde o Estado é representado pelo comunismo-ateu e pelo islamismo".
- Lá vai a comparação entre comunismo e ateísmo, nem vou me dá o trabalho de falar sobre isso. Já em países islâmicos há um governo teocrático islâmico, que é muito pior que qualquer regime comunista até hoje, diga-se de passagem. Aliás, islâmicos radicais não são assim tão diferentes de cristãos radicais...
"Para os seus habitantes, qualquer noção de Estado Laico (e democracia) é totalmente desconhecida".
- Isso é verdade.
"No primeiro caso o Estado promove o ateísmo e o humanismo, somente (ver Coréia do Norte). Já no segundo caso o Estado promove a religião islâmica, somente".
- Você o que é humanismo? Acho que não, porque se soubesse não diria que a Coréia do Norte, um dos países mais lascados do mundo, promovem o humanismo. Muito menos que promovem o ateísmo, onde adoram um ditador como um deus.
"Os ateus deveriam dar graças às mentes que acreditam no Deus judaico-cristão por terem promovido a noção de Estado Laico em nações ocidentais".
- Isso pra rir, né? Deve ser uma piada, só pode.
"Antes que isso escolheram levantar o calcanhar contra o cristianismo em TODAS as suas instâncias a tal ponto de se incomodarem com uma simples frase imprimida nas cédulas de real".
- Com isso fica claro que você não sabe mesmo o que é laicismo. Simplificando, para sua mente pequena poder entender, um Estado Laico quer dizer um estado neutro de religião. Ou seja, o Estado não tem uma religião oficial e nem beneficia nenhuma religião. Isso quer dizer que essa simples frase como você diz simplesmente vai contra tudo que se conhece sobre laicismo. TUDO! É simplesmente propaganda de uma religião específica. Que se dane se a maioria da população acredita em deus, NÃO PODE TER UMA FRASE DESSAS NAS CÉDULAS DE UM ESTADO LAICO!!
Alías, sabe quem foi que colocou essa frase nas cédulas? Sarney! SARNEY!!! Chupa essa agora!
“Concordável, afinal o Estado é laico, se bem que a palavra Deus pode se referir a qualquer um...”/
Não existe violação do Estado Laico quando lemos referências a Deus (ou aos deuses gregos) em papeis impressos de setores públicos.
Não vou me aprofundar neste comentário para justificar a afirmação acima, mas é algo que poderemos discutir mais adiante.
"Como em todo movimento de minorias, alguns passam de "pregar a igualdade" para "pregar a superioridade". Mas por favor, não seja burro de achar que são TODOS."
Em meu comentário eu coloquei o termo “militante” junto ao termo “ateu”. Não me referi à TODOS os ateus, mas aos militantes que são antiteístas radicais (à semelhança do sujeito do primeiro comentário).
“Homenagem à uma deusa é diferente de colocá-la em todo lugar.”
Mas em sua opinião, quando uma repartição pública homenageia um deus grego, viola o princípio de Estado Laico?
Em caso positivo não existe diferença alguma entre promover uma homenagem à uma deusa e promover crucifixos em locais públicos, já que ambos ferem o princípio de Estado Laico.
Em caso negativo, a impressão do Deus nas cédulas de real tem o mesmo peso da impressão de uma pequena imagem da deusa grega Themis em documentos do setor judiciário.
"Themis é uma personagem da mitologia que adquiriu um caráter símbolo na civilização Ocidental."
Garanto para você que em nossa civilização ocidental a deusa grega Themis não é mais conhecida do que Jesus Cristo. Este sim adquiriu um “caráter símbolo” MUITO maior do que a Themis. Não é raro pessoas não cristãs admirarem a figura mitológica do Cristo (mitológica na visão dessas pessoas).
"Se você entender isso, entenderá que Themis é perfeitamente compatível com o Estado laico."
Dentro das definições oficiais dos princípios que devem gerir um Estado Laico onde lemos algo que corresponde às suas considerações?
Aguardo suas fontes...
Quer dizer que se determinada divindade possui devotos, este é incompatível com o Estado Laico. Agora se a divindade não possui devotos é perfeitamente compatível com o Estado Laico.
Certamente isso é uma visão sua. Uma evasiva, melhor dizendo.
Muito obrigado pelo espaço.
Na minha opinião ("achismo", portanto) tudo isso é um exagero, por mim tanto faz, essa história de tirar a inscrição "Deus seja louvado" é pirraça. Sobre os crucifixos e imagens por mim podem continuar onde estão, no conceito estético, até acho algumas bem bonitas.
Poderia dissecar seu comentário em miúdos, mas não perderei meu tempo com pessoas deseducadas que termina um comentário com "chupa essa agora".
Prefiro debater com adultos, não com crianças birrentas que costumam dar chiiliques quando lê algo que contradiz suas crenças (ou falta dela).
Pra outros o deus é um espírito
para outros deus é a nossa imagem e semelhança
Para outro Deus é ele mesmo
para outros deus é não sei mais o quê
A moeda brasileira, desde o Governo José Sarney (Cruzado), vem com a expressão Deus seja louvado. Não é que o Brasil deu uma melhorada... Passou para a sexta economia do planeta, superando a Grã Bretanha.
Sarney vai dizer que foi dele a idéia e que por causa dele o país cresceu.
Democracia vem do grego: poder do povo. Mas como os gregos não a usam mais, dêem a ela a tradução que quiserem. In casu, ao Deus da moeda, a interpretação que desejarem, ou que se faça uma emenda constitucional.
Numa país onde boa maioria é cristã, quando se fala em deus, a primeira coisa que se vem a cabeça quando se fala em deus, é o deus cristão, logo, a palavra deus dá sim a ideia que o estado apois o deus cristão, ferindo o estado laico, quem nem mesmo devi citar essas coisas religiosas, ele deve apenas garantir q liberdade de culto e crença, e não expor a crença de quem projetou as notas.
Aliás, posso ter essa cara de lolito aí na foto, mas na verdade tenho 20 anos. E sou intolerante com burrice e gente burra.
Ricardo
Só acho que cruxifixos não são nada bonitos. Simbolizam a morte.
Se algum dia alguém criar um religião que volte a cultuar Têmis, o que acho pouco provável, aí sim devemos tomar providências para retirar suas imagens de instituições públicas.
De mesmo modo, se chegarmos num dia em que o Deus abraâmico se juntar aos deuses gregos, não vejo problema nenhum em fazer homenagens a Javé, embora ache que mitologias de religiões politeístas são muito melhores para criar símbolos.
Um Estado Laico deveria respeitar todas as religiões. O budismo, por exemplo, não adora espécie nenhuma de deus.
Hélio, por favor, para o bem do debate e do conhecimento, nos explique qual a importância do cristianismo na criação Estado Laico.
Winston Smith
~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~~-~-~-~~-~-~-~-~~-~-~~~--
Vivemos em um Estado Laico, mas também Democrático.
Eu não me importo com esta expressão colocada nas cédulas uma vez que a maioria do povo crê em Deus.
Não há referência a uma única religião e se ateus não acreditam em Deus para que se incomodarem com este detalhe nas cédulas?
Temos tantos problemas reais porque perder tempo com imaginários?
“Decifra-me ou te Devoro!”
Eu colocaria esta frase nas cédulas, gosto dela, mas se a maioria não quisesse democraticamente não colocaria...
http://terapiadalogica.blogspot.com.br/
Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.
Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.
Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.
Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração".
Salmos 100:1-5
DEUS Seja Louvado.
http://carlosorsi.blogspot.com.br/2012/03/temis-justica-cega-viola-laicidade-do.html
Servi ao EXÚ TRANCA RUA com alegria; e entrai diante dele com canto.
Sabei que o EXÚ TRANCA RUA é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.
Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.
Porque o EXÚ TRANCA RUA é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração".
CANDOMBLÉ-AFRICA.
EXÚ TRANCA RUA Seja Louvado.
Assim como Hermes (cujo capacete de asinhas virou o símbolo do comércio) ou Atena (coruja, elmo, égide = sabedoria), a figura da Têmis virou uma abstração, um símbolo puro; não é mais objeto de culto, não tem caráter sectário, representando uma facção da sociedade em exclusão às demais; é apenas uma metáfora visual.
O caso do crucifixo, claro, é outro. Os defensores da permanência dele nos tribunais tentam argumentar nessa linha, que a imagem é apenas uma "metáfora visual" de alguma coisa (perdão, misericórdia, whatever), mas qual foi a última vez que você viu alguém ser processado e exilado depois de chutar uma imagem de Têmis na TV, como aconteceu com o pastor que chutou a santa?
Há que se considerar o que os teólogos chamam de Sitz im Leben, o "contexto vivo" do símbolo.
A ligação entre a imagem atual da Justiça e o culto pagão greco-romano é uma curiosidade histórica, uma nota de rodapé em livros de mitologia. E o símbolo em si é repleto de significados: os olhos vendados, indicando que a Justiça deve julgar igualmente a todos, sem fazer distinções; a balança, sugerindo equilíbrio e justa medida.
Já a ligação do crucifixo com o culto cristão é da própria essência do símbolo, e define todos os significados que se possa ou queira extrair dali. Se a imagem de Têmis representa um ideal universal de Justiça, a imagem de Jesus crucificado representa Jesus crucificado. Figura que, para os cristãos, pode até ter outros significados mais sublimes. Mas nem todo mundo é cristão.
O PT já tem de lidar com o efeito da distribuição de kits gay, que está fazendo Haddad ficar cada vez mais longe da Prefeitura de São Paulo. Nesse mesmo episódio, há o apoio do, antes , odiado Paulo Maluf, que permite acrescentar um minuto e trinta e cinco segundos à Campanha Televisiva do Protegido de Lula. E ainda tem a Ministra Eleonora Menicucci, que é chamada por ativistas político-religiosos de Ministra Abortista.
Quando não há heróis que possam chamar para si todos os riscos, a melhor opção é eleger algo ou alguém dispensável e dar-lhe como oferenda à entidade que nos pode destruir. O PT optou por sacrificar o dinheiro do Estado Laico como uma oferenda à Maioria Cristã, esperando que isso interfira positivamente em legislaturas futuras, pelo menos em nível federal.
O que é mais claro em tudo isto é que, assim que Lula anunciar sua aposentadoria, ou morrer, surgirá um candidato cristão, à Presidência da República, forte o bastante para ganhar. E essa vitória será certa se ocorrer o impensável: uma aliança entre Edir Macedo e Valdomiro Santiago.
-~-~-~-~-~-~--~-~-~-~-~-~--~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~----
Estado Laico é uma separação entre o Estado e a Igreja, não é uma separação do Estado e Deus.
Você não é proibido de praticar o Budismo logo não é um “excluído”.
Da mesma forma um cristão não tem permissão especial para estacionar em local proibido.[por exemplo]
Quando ignoramos os conceitos nossa argumentações ficam falhas.
Veja um exemplo:
Nossa sociedade é contra a pena de morte então elege políticos que são contra a pena de morte, então a pena de morte não acontece.
Nossa sociedade crê nas existência de Deus então elege políticos que mantém a frase “Deus seja Louvado” nas cédulas.
Para eu é indiferente ter ou não ter a frase só não gosto que uma minoria queira ganhar no “grito”, no “tapetão”, desrespeitando as regras do jogo democrático.
Servi ao CONSPIRATUS com alegria; e entrai diante dele com canto.
Sabei que o CONSPIRATUS é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.
Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.
Porque o CONSPIRATUS é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração".
Puxa sacos 100:1-5
CONSPIRATUS Seja Louvado.
Referência correta: Bajulações 100:1-5.
Estado não tem nada a ver com Deus. E nem haveria como, porque o Estado é uma instituição, não uma pessoa que crê em personagens mitológicos. O Estado é indiferente às mitologias e aos amigos imaginários. Exceto o Estado teocrático.
Você não é proibido de praticar o Budismo logo não é um “excluído”. Da mesma forma um cristão não tem permissão especial para estacionar em local proibido.[por exemplo].
Mas tem permissão para “estacionar” uma frase religiosa nas cédulas de dinheiro, que é de responsabilidade do Estado. Isso é vergonhosamente inconstitucional.
Nossa sociedade crê na existência de Deus então elege políticos que mantém a frase “Deus seja Louvado” nas cédulas.
Isso é ridículo, porque, por esse conceito, eu não pertenço à sociedade.
Para eu é indiferente ter ou não ter a frase só não gosto que uma minoria queira ganhar no “grito”, no “tapetão”, desrespeitando as regras do jogo democrático.
Democracia não é o regime da maioria, mas de TODOS, o que inclui as minorias. Se fosse um regime de governo que atendesse apenas os interesses da maioria, não seria democracia, mas DITADURA da maioria.
Não estou defendendo o teismo, mas apenas colocando que esta luta, irracional, para que se tire qualquer vestigio religioso do seio do Estado, é o mesmo sentimento que guia individuos execraveis como o senhor Malafaya, é um sentimento religioso, um sentimento infantil, quase que sectario.
Discordo plenamente das crenças muculmanas, contudo não me incomodo em rebate-las, porque pra mim o tal (falso)deus Allah não existe e muito menos o conjunto de crenças islamico, assim como não creio em fadas, duendes e outra infinidade de deuses ou icones humanos que algum desocupado criou para alentar sua alma ociosa.
Aquilo que eu não creio existir não me incomoda, simplesmente pelo fato de ela não existir.
O que vejo e temo, é que o ateismo estar se tornando uma religião sem Deus, onde a razão, o homem, o Ego e a ciência estão sendo objeto de culto e de intrigas.
“Mimimimi Eles não querem tirar ‘Deus seja louvado’ das cédulas do real” mimimi, estou sendo ofendido... “
Ah.... vão procura coisas mais importantes para ficarem revoltados e ofendidos.
_Ao se tratar de qualquer outra frase seria, à vista de muitos, absolutamente aceitável!
_Existem muitas outras situações que ferem o moral de grupos excluídos e discriminados, por exemplo.... no entanto essa é uma postura até bem quista, em nossa sociedade.
_Ao ter a mente bitolada a ponto de afirmar que Deus é uma figura mitológica, porque se preocupar dessa maneira com algo que dizem ser irrelevante? A resposta é simples: _Apesar de seus discursos inflamados, sabem que as coisas assumem uma maior profundidade.
Isso é uma mentira deslavada. Falácia pura! Sério mesmo!
Então me explica por que países majoritariamente cristãos, como EUA e Brasil (e demais nações da civilização ocidental), é bem mais comum a existência de Estado Laico, democracia e liberdade religiosa ao passo que os países de matriz comunista-ateu e países islâmicos não existem princípios de Estado Laico, democracia e liberdade religiosa.
Quanto às inúmeras figuras religiosas que contribuíram para o desenvolvimento do Estado Laico em civilizações ocidentais irei deixar por sua conta a pesquisa, já que você pousou de “paladino do conhecimento” quando se apresentou à minha pessoa.
Lá vai a comparação entre comunismo e ateísmo, nem vou me dá o trabalho de falar sobre isso
Para quem chegou “tocando a banca” deveria conhecer o mínimo dos preceitos comunistas. Vou quebrar seu galho dessa vez. Segue abaixo algumas frases de comunistas sobre ateísmo e anti religiosidade (com referência biográfica e tudo mais):
Nas palavras do próprio Marx - o principal mentor do comunismo ateu - "A luta contra a religião implica a luta contra o mundo do qual a religião é o aroma espiritual". MARX, KARL HEINRICH, "Der Kampf gegen die Religion ist also mittelbar der Kampf gegen jene Welt, deren geistigen Aroma die Religion est". cf. G. M. M. Cottier, op. cit. p.162.
E ainda "O comunismo começa onde começa o ateísmo" MARX, Karl. Terceiro Manuscrito econômico e filosófico, XXXIX , V.
Lenin - ateu confesso e líder da Revolução Russa de 1917 - confirmou isso ao escrever que "a nossa propaganda compreende necessariamente a do ateísmo". LENIN, VLADIMIR ILITCH ULIANOV, De la religion.p.8.
Ligando o marxismo comunista ao ateismo Lenin deixou claro seu forte preconceito contra a religião: "O marxismo é o materialismo. Por este título ele é tão implacavelmente hostil à religião". LENIN, VLADIMIR ILITCH ULIANOV, Marx, Engels, marxisme, op. cit.,p.250.
"Devemos combater a religião. Isto é o a-b-c de todo o materialismo e, portanto, do marxismo". LENIN, VLADIMIR ILITCH ULIANOV, Sur le rapport du parti ouvrier à la religion, Pss.vol.17.p.418.
Continua...
Sabe aquela coisa chamada liberdade?
Encher o seu saco, que aparentemente não percebe que Paulo Lopes deixa qualquer um comentar desde que siga as regras de não escrever com capslock ligado ou trollagens óbvia.
-~-~-~-~-~-~-~~-~-~~-~~-~-~~-~-~~-~-~--
Eu pertenço a minoria que defende a pena de morte, sou um excluído? Não pertenço a sociedade?
Oras, eu que me candidate e ganhe mais força no campo político ou convença outros a defender a pena de morte... ganhar no grito isto sim é ditadura, ditadura de uma minoria querendo impor sua vontade a maioria.
Note que não sou proibido de defender a pena de morte, tenho esta liberdade de expressão.
Quem não quer a frase na célula tem todo direito de se manifestar, mas usar a desculpa esfarrapada de um Estado Laico, não cola.
Ainda mais com esta argumentação infantil de “agradar a todos”, isto nunca foi possível em tempo algum.
Estados Unidos é um estado laico separado da Igreja, mas não do conceito de Deus, enquanto seu povo quiser que seja assim, assim será.
Pior em quais termos? Regimes comunistas somam 100 milhões de mortos em poucas décadas de domínio em certas nações. Sugiro a leitura do “Livro Negro do Comunismo”. Você tem alguma fonte histórica que afirma que regimes islâmicos mataram 100 milhões em tão pouco tempo?
Não, não tem...
Aliás, islâmicos radicais não são assim tão diferentes de cristãos radicais...
Que não são tão diferente de ateus radicais.
“Você o que é humanismo? Acho que não, porque se soubesse não diria que a Coréia do Norte, um dos países mais lascados do mundo, promovem o humanismo.”
Não disse DIRETAMENTE que a Coréia do Norte pratica o humanismo, tanto que coloquei a referencia ao pais entre parênteses (quis me referir especificamente à promoção do ateísmo). Um pais comunista antirreligioso que promove o humanismo é Cuba (e o atéismo também).
“Muito menos que promovem o ateísmo, onde adoram um ditador como um deus.”
Esse é o resultado do ateísmo radical, a substituição da crença em Deus (ou deuses) pela crença no homem.
Não vou comentar o restante das suas declarações para que meu comentário não fique demasiadamente extenso, salvo se você desejar prosseguir o debate, pois já escrevi duas páginas de Word.
Até.
Precisa ser eliminada, em nome do Estado laico.
O estado é laico e ponto. A presença do "Deus seja louvado" na cédula denigre esse conceito.
Por mais que se utilize divindades de outras mitologias é apenas para caráter simbólico, ninguem vai rezar para Témis... a diferência é que essa mitologia está "morta" não é considerada uma "religião" mas é muito difícil entenderem isso.
O resto é puro chororô ateísta autoritário.
Ateus se fazem de "vítimas" para tentar banir da sociedade qualquer manifestação de religiosidade (manifestações cristãs especificamente, pois outras manifestações religiosas e mitológicas eles aceitam de bom grado, como demonstram aqui).
E, em nome do Estado Laico, todas essas referências religiosas e mitológicas devem ser proibidads,
As ruas, cidades, rios, etc, devem ser renomeados.
Por exemplo:
Em nome do Estado laico, o estados de "São Paulo" e "Santa Catarina" devem passar a se chamar "Richard Dawkins" e "Jean Wyllys", respectivamente.
As cédulas de real devem estampar, ao invés de figuras mitológicas greco-romanas e frases de "Deus seja louvado", o retrato de nobres defensores do Estado Laico, como Daniel Sottomaior (ATEA) e frases com "Deus não existe".
As estátuas da deusa greco-romana Têmis, em frente aos tribunais, devem ser substituídas por estátuas de Marco Aurélio Garcia, nobre ministro do STF, defensor do laicismo e dos direitos gays.
E assim por diante.
Com essas substituições e correções de nomes e símbolos, avançaremos rumo ao Estado Laico verdadeiro, construindo uma sociedade mais justa, livre da ignorância e da idolatria, onde ateus e gays não mais se sintam ofendidos e magoados.
Negar a importância de personagens declarados cristãos (ou simpatizantes da figura humana de Jesus Cristo, como Thomas Jefferson) na criação do Estado Laico e Democrático de Direito é negar a própria história em nome de pressupostos ideológicos anti religiosos (principalmente anti cristão).
Experimente pesquisar sobre John Locke e os Pais Fundadores dos Estados Unidos a fim de ter um vislumbre positivo sobre as afirmações proferidas acima (isso me economizará comentários extensos).
Feito isto, tire suas próprias conclusões a respeito da interferência de cristãos (praticantes, nominais ou simplesmente admiradores da figura mítica de Cristo) na fundação do Estado Laico e Democrático de Direito.
Isso é um traço irretoquível e presente em nações ocidentais que foram moldadas e imergidas na cultura judaico-cristã.
Dito isto disponho abaixo a seguinte reflexão direcionada para um comentarista que disse que eu proferi uma "falácia" ao defender tais objeções:
"Então me explica por que países majoritariamente cristãos, como EUA e Brasil (e demais nações da civilização ocidental), é bem mais comum a existência de Estado Laico, democracia e liberdade religiosa ao passo que os países de matriz comunista-ateu e países islâmicos não existem princípios de Estado Laico, democracia e liberdade religiosa.
_Não tenho que pedir para concordar que eu escreva!
_Mas tem algo de interessante no teu comentário: a tua mediocridade, não te permitiu o entendimento!_Paciência!
Porém eu sou da opinião que muitas opções nos remete a muito escolher e muito escolher demora...e também causa muito debate desnecessário as vezes. Ou porque será que as reformas neste paós demoram tanto para acontecer. O modelo de governo da china é a muito tempo criticado por ser um governo autoritário. Entretanto tem dado certo.
Em nome do Estado Laico poderia ser colocado no Lugar uma estátua em homenagem à Vladimir Lênin, revolucionário ateu e "referência" em Direitos Humanos e Estado Democrático de Direito.
Ele é bem conhecido por ter ordenado e influenciado o ataque maciço de patrimônios religiosos presentes na esfera pública-estatal.
Afinal, na visão dele "devemos combater a religião. Isto é o a-b-c de todo o materialismo e, portanto, do marxismo". LENIN, VLADIMIR ILITCH ULIANOV, Sur le rapport du parti ouvrier à la religion, Pss.vol.17.p.418.
_Sandice pra quem não tem entendimento!!!!
Parece que vocês não entenderam (ou fingiram não entender) a minha resposta ao Paulo Lopes, posto que repetiram a mesma falácia dele em relação às figuras de Têmis e Jesus Cristo.
Sendo assim, repito minha resposta ao Paulo Lopes em direção a vocês:
"Quer dizer que se determinada divindade possui devotos, este é incompatível com o Estado Laico. Agora se a divindade não possui devotos é perfeitamente compatível com o Estado Laico.
Certamente isso é uma visão sua. Uma evasiva, melhor dizendo.
Dentro das definições oficiais dos princípios que devem gerir um Estado Laico onde lemos algo que corresponde às suas considerações?
Aguardo suas fontes..."
Vocês ficam me devendo uma resposta lógica e oficial do porque uma divindade sem devotos não fere o Estado Laico.
Não serão aceitas respostas pessoais e subjetivas.
Uma rápida pesquisa na internet comprava isso rapidamente:
http://www.youtube.com/watch?v=617qc8gmta8
Assistam ao vídeo acima. Tirem suas próprias conclusões.
Com esta prova, a afirmação do Luiz Alvarez de que minguém mais acredita nos deuses da cultura greco-romana não passa de achismo pessoal e subjetivista dele, algo que não se sustenta diante dos fatos.
É bom os militantes ateus começar a se organizar para retirar estátuas e homenagens à deusa grega Themis dos setores judiciarios do nosso país.
E, em nome do Estado Laico, todas essas referências religiosas e mitológicas devem ser proibidas,
As ruas, cidades, rios, etc, devem ser renomeados.
Por exemplo:
Em nome do Estado laico, o estados de "São Paulo" e "Santa Catarina" devem passar a se chamar "Richard Dawkins" e "Jean Wyllys", respectivamente. [Estado Laico]
~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~~-~-~~-~-~~-~-~~-~-
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
Muito bom! Sem comentários!
~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~~-~-~~-~---
Caraca! Agora deu até medo!
Parece que existe um ser “Estado” tal qual um ser “Deus de Abraão”, criador e sabedor de tudo.
O Estado é uma criação humana, uma criação SOCIAL!
Se há uma parte de nossa Sociedade que não se importa com uma inscrição TRADICIONAL em sua moeda e outra que até a quer na cédula, o “Deus Estado” com sua vontade própria pode pura e simplesmente ignorar a vontade da maioria?
“As leis foram feitas para o homem e não o homem para as leis”.
Nesta frase eu concordo com Jesus Cristo.
Meu detector de sarcasmo explodiu em níveis épicos.
Em nenhum momento eu afirmei que o conceito "democracia" surgiu no mesmo molde cristão, tipo um "copia" e "cola". Se fosse assim estaríamos diante de um Estado Teocrático com cosmovisão cristã (algo que eu sou plenamente contra). Não é esse o caso de grande parte das nações ocidentais cuja população é, em sua maioria, cristã (ou simpatizante do cristianismo).
Desde a separação do Estado da Religião com a consequente disseminação do conceito de “Estado Laico” as principais lideranças e denominações cristãs não fizeram oposição a tal projeto, antes disso o estimularam e contribuíram para tanto.
Não é incomum a existência de figuras adeptas ou simpatizantes do cristianismo terem sido os personagens principais na disseminação dos princípios do Estado Laico e da Democracia de Direito.
O mesmo não podemos dizer do Islamismo e do Comunismo Ateu onde a liberdade religiosa é algo inexistente ou, no máximo, tolerado com MUITA burocracia tornando a situação de religiosos diversos nesses países INSUSTENTÁVEIS.
Lamentável os militantes ateus não reconhecerem isso e, no combate insano contra a religião, tornarem o cristianismo como o principal alvo.
_Quando se fala/escreve algo como o que consta da última linha em seu "estupendo" comentário, vejo que se refere a alguma coisa que tem bastante familiaridade!
_Desculpe, mas eu não supunha o quão elevado pode ser, seu grau de limitação, cada vez mais clarificado em suas estúpidas observações.
Sim, eu acho lamentável fazerem o cristianismo como alvo de toda a maldade humana (ou similares), o que é inverossímil, apesar do cristianismo não ser santo e ter feito merda, eles ainda contribuíram com alguma coisa como qualquer grupo.
O que eu quero discutir é: o estado laico não foi moldado somente nos berços do cristianismo, os valores ocidentais de justiça são bem mais antigos é como eu falei, nós ainda sofremos influencias cavalares da cultura Greco-romana e de outras culturas mais antigas.
Sobre a disseminação do estado laico, não vamos exagerar e falar que certos grupos cristãos ficaram feliz da vida porque significaria uma perda de sua influencia.
_Tenho certeza que não vão entender e, se entenderem, não vão admitir por conta do "senso do eu"!
~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~~-~-~-~~-~-~-~-~-~-~-~--
Legal, muito bom!
Boa noite pessoal, foi um gostoso debate, até a próxima quando eu tiver tempo.
http://atheis.me/dinheirolaico
_Não entendeu?
_Que novidade!
Cristaos caso seja retirado da cedula: "Estamos sendo perseguidos! ateus intolorantes, o estado laico esta se curvando a ideologia secularista! temos que reagir!"
Igual ao caso das cruzes em tribunais, haiuehaiuehua.
_Para que ocorra o tal assado, há que se fazer uma rigorosa seleção; não creio que faria parte da mesma.
_É necessário um corpo saudável e o mau-cheiro, chega a se expandir através do computador.
de hipócritas!_Sempre a
questão da laicidade do estado!
_Essas manifestações
totalmente contrárias, se dão
por conta de mentes tacanhas
como as vossas! _Preocupam-
se com uma frase!
_Convenhamos!
_Ao se tratar de qualquer outra
frase seria, à vista de muitos,
absolutamente aceitável!
_Existem muitas outras
situações que ferem o moral de
grupos excluídos e
discriminados, por exemplo....
no entanto essa é uma postura
até bem quista, em nossa
sociedade.
_Ao ter a mente bitolada a
ponto de afirmar que Deus é
uma figura mitológica, porque
se preocupar dessa maneira
com algo que dizem ser
irrelevante? A resposta é
simples: _Apesar de seus
discursos inflamados, sabem
que as coisas assumem uma
maior profundidade.
"Podia dar exemplos de estados teocraticos" saber separar e saber a diferença de um estado laico e teocratico é sabedoria. Se não querem tirar a frase é porque sabem que as coisas assume uma maior profundidade(sic) . Belo monólogo.
Em relação ao seu último comentário, eu concordo plenamente contigo.
Da minha parte é isso. Nada mais tenho à acrescentar.
Valeu pelo debate.
Já me senti "excluída" em situações mais sérias,em nome do Budismo.
Contudo,acho melhor ficar em silêncio...
Num tem nem para visitar sua mãe lá em Minas...
Eu te empresto "algum" se 'ocê quiser...
(fiuuu...)
Desculpem dois amigos malucos meus,mais acima...
...eles são catolicões,mas não estão ligando muito para o caso,pois para eles,dinheiro com frases,ou sem,compram as mesmas coisas.
(kkk...!)
Concordo com você em relação a importância da frase, que é nula, e não mudará minha vida. O que me preocupa não é a frase em si, e sim uma simples observação: ela fere a laicidade do Estado.
Um Estado Laico precisa respeitar todas as religiões e também a falta delas, e, embora a palavra "Deus" acabe abrangindo muitas religiões, por não especificar qual deus seja, religiões como o budismo, que não tem um deus, acaba sendo excluída da situação, e, como se sabe ser impossível agradar a todas, que se mantenha a neutralidade, retirando a frase. Você que já disse não dar importância a frase não vai achar ruim, né? Seria contradição.
Além do mais, e se, ao invés da frase "Deus seja louvado" estivesse "Deus é uma ilusão", você deixaria pra lá? Afinal, é só uma frase mesmo, né?
Winston Smith
Concordo com você em relação a importância da frase, que é nula, e não mudará minha vida. O que me preocupa não é a frase em si, e sim uma simples observação: ela fere a laicidade do Estado.
Um Estado Laico precisa respeitar todas as religiões e também a falta delas, e, embora a palavra "Deus" acabe abrangindo muitas religiões, por não especificar qual deus seja, religiões como o budismo, que não tem um deus, acaba sendo excluída da situação, e, como se sabe ser impossível agradar a todas, que se mantenha a neutralidade, retirando a frase. Você que já disse não dar importância a frase não vai achar ruim, né? Seria contradição.
Além do mais, e se, ao invés da frase "Deus seja louvado" estivesse "Deus é uma ilusão", você deixaria pra lá? Afinal, é só uma frase mesmo, né?
Winston Smith
Cristãos sobre esse fato: "E simbólico, nao faz diferença, a maioria das pessoas nem repara nisso! ateus que viajam e querem mudar algo tao insignificante"
Cristãos caso seja retirado da cédula: "Estamos sendo perseguidos! ateus intolerantes, o estado laico esta se curvando a ideologia secularista! temos que reagir!"
Igual à retirada dos crucifixos dos tribunais gaúchos em que até o bispo veio fazer chororô.
O que é incompreensível, a meu ver, é o Ministério Público Federal não ter tomado nenhuma medida judicial pela retirada das inscrições, inclusive neste momento oportuno que é a mudança nas cédulas monetárias. Já sabe que o governo não irá retirar a inscrição por pura covardia, então deve agir pela vias judiciais. O judiciário no Brasil ainda é o único que possui gente compromissada com a Constituição – infelizmente não todos os magistrados.
Meu amigo judeu, colocava no carne de pagamento de sua loja a frase Deus é fiel. Era judeu e esperto. Afinal a clientela era evangelica.
_Sim de fato: a frase não altera o curso de nossas vidas!
_Sabe, costumo fazer uma análise dos textos que escrevem e das falas que ouço; tenho por hábito, absorver o que as pessoas não escrevem mas, que está clarificado nas entrelinhas.
_Partindo desse ponto de vista, me parece nítido que: apesar de se tratar de uma simples frase, o que se deve levar em consideração, é o impacto que ela provoca.
_Vejamos: o Brasil é uma nação de maioria cristã,(embora estes mesmos que se dizem cristãos, cultuem vários deuses, logo: o Brasil não é uma nação monoteísta), considerando que a maioria, segue a linha de pensamento acima(de ser cristão), a retirada da frase se configura em agressão. Por conseguinte, determinados grupos que tem esse conhecimento, o faz justamente, para gerar atrito e confusão entre as pessoas; justificando suas ações com palavras vazias, com o objetivo de fazer o povo cristão de verdade, perceber-se como inculto e preconceituoso.
"É melhor escrever errado sobre a coisa certa do que escrever CERTO SOBRE A COISA ERRADA", a segunda parte desta sentença se refere a esse réPtil, que tem cultura mas prefere discutir cucurbitáceas e seres imaginários.
Tenho que dizer que seus poderes de dedução falharam dessa vez.
Não é interesse meu causar atrito nas pessoas com palavras frias, o meu interesse é apenas que se obedeça a constituição.
Na sua visão, o Brasil deveria atender somente a maioria, ou eu estou equivocado? O que não configuraria em uma democracia, e sim numa ditadura da maioria.
Pra terminar, só uma pergunta: Você é a favor do Estado Laico?
Winston Smith
Passarei a riscar "Deus" das notas e substituirei por nomes de deuses melhores.
Aliás, quanta arrogância dos seguidores de Jeová, colocar seu deus com "d" maiúsculo!
Sabe o que é "Superávit Primário" e DRU? Através disso, que o governo desvia metade da arrecadação para o rolamento dos juros da dívida interna. O dinheiro da extinta CPMF, que devia ir para a seguridade social, acabava indo para o rolamento da dívida, devido à DRU.
Com o rolamento da dívida, e mais os gastos com a previdência, acaba sobrando muito pouco para o resto...
E ainda fala de segurança... Enquanto a maconha for proibida, vai se conformando em viver num dos países mais violentos do mundo.
Além disso, o dever mais importante do Estado é garantir igualdade entre seus cidadãos, saúde e educação são apenas conseqüências desse dever. Então, lutar pelos direitos de uma minoria LGBT é sim importantíssimo.
Se a frase não é importante ,por que isso seria uma "agressão"?
Apenas disse que o impasse ateismo e teismo estar virando questão religiosa, de um lado alguns querem criar um sistema de crença sem Deus e do outro um sistema de coisas baseadas em uma divindade, perdendo por tanto a questão central das divagacoes de raciocinio, que é bem simples não discuto sobre algo que não existe pra mim.
Talvez eu não entenda mesmo seu confuso sistema de pensar ateismo, pois acho possivel o convivio pacifico e harmonioso entre teistas e ateistas, pois o que nos une é a humanidade, é esta coleção de DNA emaranhado de carbono.
Mas isso não quer dizer que tenho que aceitar tudo pacificamente, mas enfim se o senhorzinho quer dá a interpretação que bem quer, faça, é vosso direito.
Acho muito licito e bom lutar para se livrar o Estado do cancer da religião, contudo o Estado Laico é o Estado que protege seus cidadãos, dá igual direito a todos, sem se contaminar com os besteirois religiosos, carissimo anonimo porque meus amigos ateistas ou até teistas não lutam por isso???!Afinal foi por esta visão que centenas queimaram não é? Mas Não, preferem ficar lutando por um bocado de letrinhas amontoados em um papel moeda, rasguem vossas cédulas ou ao receberem cubram de caneta ou faça melhor peguem seu dinheiro e depositem em minha conta ou façam doações para ONGs que lutam contra a Homofobia, Violência Contra as Mulheres, Perseguição Politica, Combate ao Câncer e a Aids, isso sim seria dizer a igreja : "Nós não precisamos de você, não cremos em suas fantasias".
Debater e lutar contra a escravização religiosa é diferente de ficar perdendo tempo com coisas que em nada ira ajudar seu semelhante, tiramos o "deus seja louvado", mas continuemos com milhões abaixo da linha da pobreza, milhares morrendo de fome, corrupção até o teto, gays sendo mortos a pauladas e sendo usurpados de seus direitos legais, mulheres sendo espancadas e por ai vai.
Quanto ao do segundo Anônimo (30 de julho de 2012 14:40), nota-se que é apenas mais um alienado que se deixa levar por discursinho esquerdopata-adolescente de DA e DCE controlado por PSTU, PT, PCdoB, PSOL e dejetos similares.
Postar um comentário