Pular para o conteúdo principal

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição 
O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”. As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23.

Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa.

No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta.

Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado moderno, cuja característica, entre outras, é não ter nenhum envolvimento com crenças religiosas.

Como o governo parece evitar uma decisão, de modo a não desagradar os líderes religiosos, a questão acabará indo para o STF, não se sabe quando.





Com informação do Banco Central.

Ministro do STF critica frase ‘Deus seja louvado’ das notas do real
junho de 2012

Religião no Estado laico.

Comentários

Chico Rulez! disse…
Então terei que continuar riscando "deus" e acrescentando à caneta divindades diversas, como Alá, Zeus, Júpiter, Shiva, Rá e Eric Clapton.
Alguém disse…
Ah mas ninguém fica lendo isso mesmo...Mas isso não justifica o desrespeito!
Marcos disse…
Deus e dinheiro: tudo a ver!!!
Anônimo disse…
É da Constituição de 1888, não de 1988. Eu acho, não tenho certeza.
Unknown disse…
Esqueceu de Odin cara, não esqueça dele..
Anônimo disse…
Por isso o Valdomiro, Macedo e seus amigos gostam tanto de dinheiro, não é por serem avarentos, e sim pela mensagem de louvor.. Aleluia! Aleluia!
minhas coisas disse…
sou atéia e nem ligo pra isso --'
Hélio disse…
Homenagens do Estado ao Deus judaico-cristão sempre incomodam os militantes ateus.

Eles não estão preocupados com supostas violações do Estado Laico. O que eles querem é apagar qualquer vestígio do cristianismo na sociedade.

Prova disso é que NENHUM militante ateu, até o momento, se levantou contra a homenagem que a deusa grega Têmis recebe do setor judiciário de nosso país, não somente com sua estátua espalhada em ambientes públicos, como também com um texto sobre ela no site do STF:

http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=bibliotecaConsultaProdutoBibliotecaSimboloJustica&pagina=temis

Estátuas de Jesus Cristo em ambientes públicos incomodam os militantes ateus.

Agora se um ambiente público apresentar uma estátua da deusa grega Têmis nenhum militante ateu se incomoda.

Na visão do Paulo Lopes, e demais militantes ateus, somente o Deus judaico-cristão viola o Estado Laico quando se faz presente em ambientes, documentos e papeis impressos dos setores públicos...
Será que teremos que mudar os nomes das unidades da Federação(São Paulo),pois algumas tem nome de personagens religiosos ?

E as ruas da diversas cidades como os nomes de Santos e Santas ?

E porque não pedir a explosão do Cristo Redentor,que está num espaço público ?

Não podemos destruir nossa história em nome de um tal "laicismo".
Alguns Ateus deveriam procurar saber o conceito de Estado Laico,para assim não cometer tamanhos equívocos.

Sou evangélico. Não tenho por hábito adorar ou cultuar Maria,mas sei que feriados religiosos(Católicos) não ferem o Estado Laico,pois isso é mais que um ato religioso,é um ato cultural de nosso país.
Gzuis disse…
De quem é a figura que está na nota de 20 reais?
Então terei que continuar riscando "deus" e acrescentando à caneta divindades diversas, como Alá, Zeus, Júpiter, Shiva, Rá e Eric Clapton.

Cara, fala sério, parece criança emburrada. Tá certo que esta frase deveria ser tirado, mas ficar danificando notas só porque é "bobo" é de matar. É só mais um antiteísta radical mesmo...
---------------------
Homenagens do Estado ao Deus judaico-cristão sempre incomodam os militantes ateus.
Concordável, afinal o Estado é laico, se bem que a palavra Deus pode se referir a qualquer um...

Eles não estão preocupados com supostas violações do Estado Laico. O que eles querem é apagar qualquer vestígio do cristianismo na sociedade.
Como em todo movimento de minorias, alguns passam de "pregar a igualdade" para "pregar a superioridade". Mas por favor, não seja burro de achar que são TODOS.

Prova disso é que NENHUM militante ateu, até o momento, se levantou contra a homenagem que a deusa grega Têmis recebe do setor judiciário de nosso país, não somente com sua estátua espalhada em ambientes públicos, como também com um texto sobre ela no site do STF:
Vou deixar outro responder. Essa você me pegou...

Na visão do Paulo Lopes, e demais militantes ateus, somente o Deus judaico-cristão viola o Estado Laico quando se faz presente em ambientes, documentos e papeis impressos dos setores públicos...
Homenagem à uma deusa é diferente de colocá-la em todo lugar.
Anônimo disse…
Por que Têmis, a "Justiça cega", viola a laicidade do Estado? - isso seria um bom tema pra um post, vale como sugestão Paulopes?
Hélio disse…
Guilherme,

Lembrando que é graças à cultura judaico-cristã que é possível a existência de ESTADO LAICO nos moldes que observamos nas nações ocidentais.

Agora preste atenção nas nações onde o Estado é representado pelo comunismo-ateu e pelo islamismo.

Para os seus habitantes, qualquer noção de Estado Laico (e democracia) é totalmente desconhecida.

No primeiro caso o Estado promove o ateísmo e o humanismo, somente (ver Coréia do Norte). Já no segundo caso o Estado promove a religião islâmica, somente.

Os ateus deveriam dar graças às mentes que acreditam no Deus judaico-cristão por terem promovido a noção de Estado Laico em nações ocidentais.

Antes que isso escolheram levantar o calcanhar contra o cristianismo em TODAS as suas instâncias a tal ponto de se incomodarem com uma simples frase imprimida nas cédulas de real.
Paulo Lopes disse…
Você faz uma comparação disparatada, Hélio.

Themis é uma personagem da mitologia que adquiriu um caráter símbolo na civilização Ocidental.

Não é — atente para isso! — uma figura divina pela qual se ora e se espera milagre. Bem diferente, portanto, do Deus judaico-cristão.

Se você entender isso, entenderá que Themis é perfeitamente compatível com o Estado laico.

Abs.
Reinaldo Silva disse…
Um assunto interessante a ser abordado. Vai Paulo, esclareça isso para nós.
Anônimo disse…
Esfinge da república, imagem mitológica grega que representa a Democracia.
Hélio,
Concordo plenamente.
Muitos pensam que o Estado laico rejeita a religião,um erro grave.

O Estado laico é um Estado Neutro,não defende,não faz propaganda.

Se o Estado "é o povo politicamente organizado",obviamente ele sofrerá a influência cultural religiosa desse povo,uma vez que a religião faz parte da formação do ser humano.

Interessante que no texto foi citado a fala do Ministro Marco Aurélio a respeito de "deus seja louvado" nas cédulas.

Esquece o Ministro que na frente do STF em brasília,podemos encontrar a estátua da deusa diké,"deusa da justiça". Por que ele não pede a retirada?

O problema é sempre com o Cristianismo.
Gzuis disse…
Então dêem à Esfinge da república o que é da Esfinge da república e a Deus o que é de Deus.
Anônimo disse…
"Deus seja louvado" refere-se a Zeus. rsrsrsr
"Lembrando que é graças à cultura judaico-cristã que é possível a existência de ESTADO LAICO nos moldes que observamos nas nações ocidentais".

- Isso é uma mentira deslavada. Falácia pura! Sério mesmo!

"Agora preste atenção nas nações onde o Estado é representado pelo comunismo-ateu e pelo islamismo".

- Lá vai a comparação entre comunismo e ateísmo, nem vou me dá o trabalho de falar sobre isso. Já em países islâmicos há um governo teocrático islâmico, que é muito pior que qualquer regime comunista até hoje, diga-se de passagem. Aliás, islâmicos radicais não são assim tão diferentes de cristãos radicais...

"Para os seus habitantes, qualquer noção de Estado Laico (e democracia) é totalmente desconhecida".

- Isso é verdade.

"No primeiro caso o Estado promove o ateísmo e o humanismo, somente (ver Coréia do Norte). Já no segundo caso o Estado promove a religião islâmica, somente".

- Você o que é humanismo? Acho que não, porque se soubesse não diria que a Coréia do Norte, um dos países mais lascados do mundo, promovem o humanismo. Muito menos que promovem o ateísmo, onde adoram um ditador como um deus.

"Os ateus deveriam dar graças às mentes que acreditam no Deus judaico-cristão por terem promovido a noção de Estado Laico em nações ocidentais".

- Isso pra rir, né? Deve ser uma piada, só pode.

"Antes que isso escolheram levantar o calcanhar contra o cristianismo em TODAS as suas instâncias a tal ponto de se incomodarem com uma simples frase imprimida nas cédulas de real".

- Com isso fica claro que você não sabe mesmo o que é laicismo. Simplificando, para sua mente pequena poder entender, um Estado Laico quer dizer um estado neutro de religião. Ou seja, o Estado não tem uma religião oficial e nem beneficia nenhuma religião. Isso quer dizer que essa simples frase como você diz simplesmente vai contra tudo que se conhece sobre laicismo. TUDO! É simplesmente propaganda de uma religião específica. Que se dane se a maioria da população acredita em deus, NÃO PODE TER UMA FRASE DESSAS NAS CÉDULAS DE UM ESTADO LAICO!!

Alías, sabe quem foi que colocou essa frase nas cédulas? Sarney! SARNEY!!! Chupa essa agora!
Hélio disse…
Ao “O questionador de tudo”

“Concordável, afinal o Estado é laico, se bem que a palavra Deus pode se referir a qualquer um...”/

Não existe violação do Estado Laico quando lemos referências a Deus (ou aos deuses gregos) em papeis impressos de setores públicos.

Não vou me aprofundar neste comentário para justificar a afirmação acima, mas é algo que poderemos discutir mais adiante.

"Como em todo movimento de minorias, alguns passam de "pregar a igualdade" para "pregar a superioridade". Mas por favor, não seja burro de achar que são TODOS."

Em meu comentário eu coloquei o termo “militante” junto ao termo “ateu”. Não me referi à TODOS os ateus, mas aos militantes que são antiteístas radicais (à semelhança do sujeito do primeiro comentário).

“Homenagem à uma deusa é diferente de colocá-la em todo lugar.”

Mas em sua opinião, quando uma repartição pública homenageia um deus grego, viola o princípio de Estado Laico?

Em caso positivo não existe diferença alguma entre promover uma homenagem à uma deusa e promover crucifixos em locais públicos, já que ambos ferem o princípio de Estado Laico.

Em caso negativo, a impressão do Deus nas cédulas de real tem o mesmo peso da impressão de uma pequena imagem da deusa grega Themis em documentos do setor judiciário.
Hélio disse…
Paulo Lopes

"Themis é uma personagem da mitologia que adquiriu um caráter símbolo na civilização Ocidental."

Garanto para você que em nossa civilização ocidental a deusa grega Themis não é mais conhecida do que Jesus Cristo. Este sim adquiriu um “caráter símbolo” MUITO maior do que a Themis. Não é raro pessoas não cristãs admirarem a figura mitológica do Cristo (mitológica na visão dessas pessoas).

"Se você entender isso, entenderá que Themis é perfeitamente compatível com o Estado laico."

Dentro das definições oficiais dos princípios que devem gerir um Estado Laico onde lemos algo que corresponde às suas considerações?

Aguardo suas fontes...

Quer dizer que se determinada divindade possui devotos, este é incompatível com o Estado Laico. Agora se a divindade não possui devotos é perfeitamente compatível com o Estado Laico.

Certamente isso é uma visão sua. Uma evasiva, melhor dizendo.

Muito obrigado pelo espaço.
Dimitri disse…
O problema é sempre com o Cristianismo. ...oh dó, fiquei com peninha agora.

Na minha opinião ("achismo", portanto) tudo isso é um exagero, por mim tanto faz, essa história de tirar a inscrição "Deus seja louvado" é pirraça. Sobre os crucifixos e imagens por mim podem continuar onde estão, no conceito estético, até acho algumas bem bonitas.
Hélio disse…
Caro Luan Felipe Cunha

Poderia dissecar seu comentário em miúdos, mas não perderei meu tempo com pessoas deseducadas que termina um comentário com "chupa essa agora".

Prefiro debater com adultos, não com crianças birrentas que costumam dar chiiliques quando lê algo que contradiz suas crenças (ou falta dela).
Unknown disse…
Pra uns o deus é o dinheiro.
Pra outros o deus é um espírito
para outros deus é a nossa imagem e semelhança
Para outro Deus é ele mesmo
para outros deus é não sei mais o quê

A moeda brasileira, desde o Governo José Sarney (Cruzado), vem com a expressão Deus seja louvado. Não é que o Brasil deu uma melhorada... Passou para a sexta economia do planeta, superando a Grã Bretanha.
Sarney vai dizer que foi dele a idéia e que por causa dele o país cresceu.
Democracia vem do grego: poder do povo. Mas como os gregos não a usam mais, dêem a ela a tradução que quiserem. In casu, ao Deus da moeda, a interpretação que desejarem, ou que se faça uma emenda constitucional.
Lia de Souza disse…
Nas moedas não tem frase com Deus...Então não é dinheiro e s crentes não podem aceitar. Por que não gritam a falta de frases religiosas nas moedas?
Yuri disse…
Themis não é adorada pelo o estado, logo não há incompatibilidade com o estado laico.
Numa país onde boa maioria é cristã, quando se fala em deus, a primeira coisa que se vem a cabeça quando se fala em deus, é o deus cristão, logo, a palavra deus dá sim a ideia que o estado apois o deus cristão, ferindo o estado laico, quem nem mesmo devi citar essas coisas religiosas, ele deve apenas garantir q liberdade de culto e crença, e não expor a crença de quem projetou as notas.
Como dito, esta questão de deus que não são mais acreditados eu não sei como proceder...
Você acha bonitinho um homem morto e ensanguentado, seminu, pregado na madeira? Oh, tenha dó!
Ah, engana que eu gosto, tá? você não sabe nem o que é laicismo e humanismo, e quer debater? Tenha dó, vai. É como debater futebol com quem não sabe o que é um impedimento.

Aliás, posso ter essa cara de lolito aí na foto, mas na verdade tenho 20 anos. E sou intolerante com burrice e gente burra.
Até onde eu sei, não existe nenhuma religião que adora Themis como divindade, nem pessoas que a veneram. Ela é apenas a personificação da justiça. Um símbolo, assim como a balança e a espada.
Anônimo disse…
palhaçada....
Dimitri disse…
Luan Felipe Cunha, eu disse ALGUMAS imagens. Se for pra dizer uma escultura de Cristo que acho extremamente bela, diria essa : Il "Cristo velato" di Giuseppe SanmartinoGiuseppe Sanmartino. Tudo bem que fica em uma igreja, mas como eu disse, é somente a minha opinião. Além do que, me parece que alguns dão muita importância para algo que nem ao menos acreditam.
Anônimo disse…
Louvado seja deus que por causa desse dinheiro milhares de pessoas perdem a vida ou por trabalhar feito um doido debaixo do sol pra conseguir um pouco. Ou porque tem um pouco mais e acaba morrendo assaltado. E o deus bíblico adora desgraça então nem me espanta o fato da nota de real ter a frase deus seja louvado. Eu só queria que o governo explicasse o sentido dessa frase no dinheiro
Anônimo disse…
Além de que nunca vi um fiel de Themis - se é que existe - combatendo gays e querendo impor sua crença religiosa à toda a nação.

Ricardo
Ok, calma. Sou amigo. :)

Só acho que cruxifixos não são nada bonitos. Simbolizam a morte.
luizgpa disse…
Atualmente a figura de Têmis não tem mais um caráter religioso. Ela só é considerada uma divindade no contexto da mitologia grega, que ninguém mais acredita ser verdade.

Se algum dia alguém criar um religião que volte a cultuar Têmis, o que acho pouco provável, aí sim devemos tomar providências para retirar suas imagens de instituições públicas.

De mesmo modo, se chegarmos num dia em que o Deus abraâmico se juntar aos deuses gregos, não vejo problema nenhum em fazer homenagens a Javé, embora ache que mitologias de religiões politeístas são muito melhores para criar símbolos.
Anônimo disse…
Com ou sem frase, deus não existe de qualquer maneira.
Anônimo disse…
Esta frase nas cédulas não me perturba nem atrapalha minha vida, mas isso não significa que seja certo ela estar ali.
Um Estado Laico deveria respeitar todas as religiões. O budismo, por exemplo, não adora espécie nenhuma de deus.
Hélio, por favor, para o bem do debate e do conhecimento, nos explique qual a importância do cristianismo na criação Estado Laico.

Winston Smith
Anônimo disse…
Eu também sou ateu e não me atrpalha em nada. Mas o fato é que é inconstitucional, e ninguém tem o direito, seja por que motivo for, de quebrar um preceito constitucioanal.
Anônimo disse…
ESSE TAL DE LAICISMO é o que te permite ser evangélico meu querido. Se o estado fosse teocrata católico como já foi outrora, voce não teria direitos a sua crença. ESSE TAL LAICISMO não é para ateus é para todos. Nome de ruas, cidades etc, não invoca uma divindade. Invoca apenas o nome da cidade. Deus seja louvado está invocando uma louvação. Será que me entende? Acho que não!
Anônimo disse…
Hélio, Dando uma repaginada na história, veremos o quanto a religião quando fora de controle pode ser danosa a uma sociedade. Dá uma olhadinha por exemplo na chamada "SANTA INQUISIÇÃO". Não foi especificamente o cristianismo que cometeu tais barbáries. Foi a religião de cristo. Os ditos ateus radicais tão se lixando pra religião em si. pois não acreditam em divindades, mas como pessoas antenadas e informadas teem plena consciencia do subproduto:igreja e estado. São os mártires do racionalismo e sua recompensa é apenas sua leveza na consciencia. Quanto a invocar um deus sem especifica-lo, isso fere o laicismo sim, pois nesse pais existem ateus. E como já disse em outra resposta, o laicismo é para todos.
Anônimo disse…
Ah meu querido. Voce fez uma pergunta muito dificil para um crente. Se prepara que vem pregação aí!
Anônimo disse…
A mim não incomoda essa frase, mas esse negócio de adoração, pregação e afins é pra ser feito nas igrejas , o que tem muito, então que façam lá."Deus seja louvado", "o senhor é meu pastor", "deus é amor", imagens católicas e etc...que fiquem no âmbito religioso e não em público que é o espaço de todos.
Anônimo disse…
Vich! ferrou. Agora vai posar de bom moço cristão! O próximo passo é pregação num blog cético.
Anônimo disse…
Ta aí a verdadeira intenção dos religiosos. Tomar conta do poder. Dão uma de santinhos, éticos, mas querem mesmo é submeter todos debaixo de suas doutrinas. Isso explica a ação dos ateus radicais. Esses lutam para impedir isso. Para que as religiôes fiquem onde devem ficar: nas igrejas.
William Robson disse…
“O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”. As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23.” [Blog Paulo Lopes]
~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~~-~-~-~~-~-~-~-~~-~-~~~--
Vivemos em um Estado Laico, mas também Democrático.
Eu não me importo com esta expressão colocada nas cédulas uma vez que a maioria do povo crê em Deus.
Não há referência a uma única religião e se ateus não acreditam em Deus para que se incomodarem com este detalhe nas cédulas?
Temos tantos problemas reais porque perder tempo com imaginários?

“Decifra-me ou te Devoro!”

Eu colocaria esta frase nas cédulas, gosto dela, mas se a maioria não quisesse democraticamente não colocaria...

http://terapiadalogica.blogspot.com.br/
Jefferson disse…
"Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.
Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.
Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.
Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.
Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração".
Salmos 100:1-5
DEUS Seja Louvado.
Davi K. Vidal disse…
Sobre Têmis, encontrei este excelente artigo:

http://carlosorsi.blogspot.com.br/2012/03/temis-justica-cega-viola-laicidade-do.html
Anônimo disse…
Laicismo e democracia não são excludentes entre si. A democracia nos permite livre escolha de nossos representantes. E esses quando eleitos se comprometem jurando lealdade à constituição que deve servir a todos e não somente à maioria. Aquela história de todos são iguais perante a lei... Percebe???
Anônimo disse…
"Celebrai com júbilo ao EXÚ TRANCA RUA, todas as terras.
Servi ao EXÚ TRANCA RUA com alegria; e entrai diante dele com canto.
Sabei que o EXÚ TRANCA RUA é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.
Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.
Porque o EXÚ TRANCA RUA é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração".
CANDOMBLÉ-AFRICA.
EXÚ TRANCA RUA Seja Louvado.
Anônimo disse…
Quem é crente, ou quem não for, todos rezam para o numero 50, ninguem repara na frase polemica.
Anônimo disse…
Ok! mas isso não torna a presença da frase, legal.
Anônimo disse…
Como budista estou me sentindo ofendido! Buda não é deus, logo estou sendo excluido na frase. Cadê o estado laico!
Pedro Lobo disse…
Do blog do link acima, do Carlos Orsi:

Assim como Hermes (cujo capacete de asinhas virou o símbolo do comércio) ou Atena (coruja, elmo, égide = sabedoria), a figura da Têmis virou uma abstração, um símbolo puro; não é mais objeto de culto, não tem caráter sectário, representando uma facção da sociedade em exclusão às demais; é apenas uma metáfora visual.

O caso do crucifixo, claro, é outro. Os defensores da permanência dele nos tribunais tentam argumentar nessa linha, que a imagem é apenas uma "metáfora visual" de alguma coisa (perdão, misericórdia, whatever), mas qual foi a última vez que você viu alguém ser processado e exilado depois de chutar uma imagem de Têmis na TV, como aconteceu com o pastor que chutou a santa?

Há que se considerar o que os teólogos chamam de Sitz im Leben, o "contexto vivo" do símbolo.

A ligação entre a imagem atual da Justiça e o culto pagão greco-romano é uma curiosidade histórica, uma nota de rodapé em livros de mitologia. E o símbolo em si é repleto de significados: os olhos vendados, indicando que a Justiça deve julgar igualmente a todos, sem fazer distinções; a balança, sugerindo equilíbrio e justa medida.

Já a ligação do crucifixo com o culto cristão é da própria essência do símbolo, e define todos os significados que se possa ou queira extrair dali. Se a imagem de Têmis representa um ideal universal de Justiça, a imagem de Jesus crucificado representa Jesus crucificado. Figura que, para os cristãos, pode até ter outros significados mais sublimes. Mas nem todo mundo é cristão.
Anônimo disse…
A crítica ao "deus seja louvado"é justa,e não pode ser direcionada para outras polemicas o como querem alguns religiosos:A maioria dos brasileiros que visitam o Rio de Janeiro adoram tirar foto no cristo redentor,com a força da fé alguns até acreditam que no seu peito pulsa o um coração de concreto,agora imagine alguns crentes diante de uma estatua das mesmas dimensões do redentor porém de iemanjá,com certeza tentariam destruí-la.Por isso o estado é laico,para que todos tenham direitos iguais e para que a maioria não subjuguem às minorias.O Brasil não é dos cristãos,mas de todas os religiosos de todos os céticos.Em respeito a constituição abaixo o "deus sela louvado"
Conspiratus disse…
Qual seria o impacto, em um ano eleitoral, em que se registra franco crescimento do Povo Evengélico, num país que ainda se diz Católico, de se retirar a frase "Deus seja louvado" das notas de Dinheiro? Seria jogar pra perder. E o Conselho Monetário Nacional, composto por alguns dos mais importantes estrategistas de Dilma não joga pra perder.

O PT já tem de lidar com o efeito da distribuição de kits gay, que está fazendo Haddad ficar cada vez mais longe da Prefeitura de São Paulo. Nesse mesmo episódio, há o apoio do, antes , odiado Paulo Maluf, que permite acrescentar um minuto e trinta e cinco segundos à Campanha Televisiva do Protegido de Lula. E ainda tem a Ministra Eleonora Menicucci, que é chamada por ativistas político-religiosos de Ministra Abortista.

Quando não há heróis que possam chamar para si todos os riscos, a melhor opção é eleger algo ou alguém dispensável e dar-lhe como oferenda à entidade que nos pode destruir. O PT optou por sacrificar o dinheiro do Estado Laico como uma oferenda à Maioria Cristã, esperando que isso interfira positivamente em legislaturas futuras, pelo menos em nível federal.

O que é mais claro em tudo isto é que, assim que Lula anunciar sua aposentadoria, ou morrer, surgirá um candidato cristão, à Presidência da República, forte o bastante para ganhar. E essa vitória será certa se ocorrer o impensável: uma aliança entre Edir Macedo e Valdomiro Santiago.
Anônimo disse…
Eu me divirto com os crentes que, quando se cobra a obediência ao Estado laico, vêm com esse papo furado da Têmis e outros símbolos que não significam qualquer crença religiosa. Eles são tão burros, que não percebem que acabam equiparando o deus abraâmico aos deus mitológicos. Eles estão certo, só que não sabem disso. Ah, ah, ah.
William Robson disse…
“Como budista estou me sentindo ofendido! Buda não é deus, logo estou sendo excluído na frase. Cadê o estado laico!” [Anônimo]
-~-~-~-~-~-~--~-~-~-~-~-~--~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~----
Estado Laico é uma separação entre o Estado e a Igreja, não é uma separação do Estado e Deus.
Você não é proibido de praticar o Budismo logo não é um “excluído”.
Da mesma forma um cristão não tem permissão especial para estacionar em local proibido.[por exemplo]
Quando ignoramos os conceitos nossa argumentações ficam falhas.
Veja um exemplo:
Nossa sociedade é contra a pena de morte então elege políticos que são contra a pena de morte, então a pena de morte não acontece.
Nossa sociedade crê nas existência de Deus então elege políticos que mantém a frase “Deus seja Louvado” nas cédulas.
Para eu é indiferente ter ou não ter a frase só não gosto que uma minoria queira ganhar no “grito”, no “tapetão”, desrespeitando as regras do jogo democrático.
Anônimo disse…
"Celebrai com júbilo ao CONSPIRATUS, todas as terras.
Servi ao CONSPIRATUS com alegria; e entrai diante dele com canto.
Sabei que o CONSPIRATUS é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.
Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.
Porque o CONSPIRATUS é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração".
Puxa sacos 100:1-5
CONSPIRATUS Seja Louvado.
Anônimo disse…
Desculpem-me. Errei de livro.

Referência correta: Bajulações 100:1-5.
Pedro Lobo disse…
Estado Laico é uma separação entre o Estado e a Igreja, não é uma separação do Estado e Deus.

Estado não tem nada a ver com Deus. E nem haveria como, porque o Estado é uma instituição, não uma pessoa que crê em personagens mitológicos. O Estado é indiferente às mitologias e aos amigos imaginários. Exceto o Estado teocrático.

Você não é proibido de praticar o Budismo logo não é um “excluído”. Da mesma forma um cristão não tem permissão especial para estacionar em local proibido.[por exemplo].

Mas tem permissão para “estacionar” uma frase religiosa nas cédulas de dinheiro, que é de responsabilidade do Estado. Isso é vergonhosamente inconstitucional.

Nossa sociedade crê na existência de Deus então elege políticos que mantém a frase “Deus seja Louvado” nas cédulas.

Isso é ridículo, porque, por esse conceito, eu não pertenço à sociedade.

Para eu é indiferente ter ou não ter a frase só não gosto que uma minoria queira ganhar no “grito”, no “tapetão”, desrespeitando as regras do jogo democrático.

Democracia não é o regime da maioria, mas de TODOS, o que inclui as minorias. Se fosse um regime de governo que atendesse apenas os interesses da maioria, não seria democracia, mas DITADURA da maioria.
Henrique disse…
Blá,blá, blá, é exatamente isso que é as discussões ateistas e teistas sobre o tema, não importa se persistir o DEUS SEJA LOUVADO ou se COLOQUE LÁ A CIÊNCIA E A RAZÂO SEJA LOUVADA, sempre havera esta discussão infrutifera, os ateistas combatem SIM a figura do Deus Judaico Cristão e isso é fato, contudo eles criaram para si um deus, um deus de negação ao Deus Judaico Cristão, este deus personificasse na sua pseudo ciencia,razao,cientificismo,humanismo e por ai vai, é o culto ao EGO.

Não estou defendendo o teismo, mas apenas colocando que esta luta, irracional, para que se tire qualquer vestigio religioso do seio do Estado, é o mesmo sentimento que guia individuos execraveis como o senhor Malafaya, é um sentimento religioso, um sentimento infantil, quase que sectario.
Discordo plenamente das crenças muculmanas, contudo não me incomodo em rebate-las, porque pra mim o tal (falso)deus Allah não existe e muito menos o conjunto de crenças islamico, assim como não creio em fadas, duendes e outra infinidade de deuses ou icones humanos que algum desocupado criou para alentar sua alma ociosa.
Aquilo que eu não creio existir não me incomoda, simplesmente pelo fato de ela não existir.
O que vejo e temo, é que o ateismo estar se tornando uma religião sem Deus, onde a razão, o homem, o Ego e a ciência estão sendo objeto de culto e de intrigas.
Anônimo disse…
Sr. Henrique, lendo seu ponto de vista, devo concluir que a apatia e descaso é a mãe das virtudes.Graças a pessoas que pensam em desacordo com voce, temos os valores seculares que usufruimos hoje. E seguindo seu raciocinio, Acho que voce não tem a menor idéia do que seja laicismo ao compara-lo aos ditos execráveis, pois esses ultimos querem com toda sua força, o poder do estado para si.A partir disso meu amigo, só dando uma espiadela na história e verá por que tantos que defendem a liberdade de que hoje voce dispõe, morreram assados vivos.
Anônimo disse…
Quem se importa? Pelo amor de Afrodite, isso já chegou a ao ponto do ridículo...

“Mimimimi Eles não querem tirar ‘Deus seja louvado’ das cédulas do real” mimimi, estou sendo ofendido... “

Ah.... vão procura coisas mais importantes para ficarem revoltados e ofendidos.
Anônimo disse…
Segundo o Henrique ateu tem de ficar enrrustido no armario para não incomodar os outros. E manifestar a favor de valores seculares é formar igrejinhas. Meu, toma chá de SIMANCOL
Anônimo disse…
Tenho a ligeira impressão que o sr Shiroyasha está perdendo seu precioso tempo num blog errado. Vá procurar coisa mais importante e deixe de encher o saco aqui! Será que percebe a armadilha em que caiu?
_A questão não é essa, bando de hipócritas!_Sempre a questão da laicidade do estado! _Essas manifestações totalmente contrárias, se dão por conta de mentes tacanhas como as vossas! _Preocupam-se com uma frase! _Convenhamos!
_Ao se tratar de qualquer outra frase seria, à vista de muitos, absolutamente aceitável!
_Existem muitas outras situações que ferem o moral de grupos excluídos e discriminados, por exemplo.... no entanto essa é uma postura até bem quista, em nossa sociedade.
_Ao ter a mente bitolada a ponto de afirmar que Deus é uma figura mitológica, porque se preocupar dessa maneira com algo que dizem ser irrelevante? A resposta é simples: _Apesar de seus discursos inflamados, sabem que as coisas assumem uma maior profundidade.
Hélio disse…
Ok Felipe, vamos lá então.

Isso é uma mentira deslavada. Falácia pura! Sério mesmo!

Então me explica por que países majoritariamente cristãos, como EUA e Brasil (e demais nações da civilização ocidental), é bem mais comum a existência de Estado Laico, democracia e liberdade religiosa ao passo que os países de matriz comunista-ateu e países islâmicos não existem princípios de Estado Laico, democracia e liberdade religiosa.

Quanto às inúmeras figuras religiosas que contribuíram para o desenvolvimento do Estado Laico em civilizações ocidentais irei deixar por sua conta a pesquisa, já que você pousou de “paladino do conhecimento” quando se apresentou à minha pessoa.

Lá vai a comparação entre comunismo e ateísmo, nem vou me dá o trabalho de falar sobre isso

Para quem chegou “tocando a banca” deveria conhecer o mínimo dos preceitos comunistas. Vou quebrar seu galho dessa vez. Segue abaixo algumas frases de comunistas sobre ateísmo e anti religiosidade (com referência biográfica e tudo mais):

Nas palavras do próprio Marx - o principal mentor do comunismo ateu - "A luta contra a religião implica a luta contra o mundo do qual a religião é o aroma espiritual". MARX, KARL HEINRICH, "Der Kampf gegen die Religion ist also mittelbar der Kampf gegen jene Welt, deren geistigen Aroma die Religion est". cf. G. M. M. Cottier, op. cit. p.162.

E ainda "O comunismo começa onde começa o ateísmo" MARX, Karl. Terceiro Manuscrito econômico e filosófico, XXXIX , V.

Lenin - ateu confesso e líder da Revolução Russa de 1917 - confirmou isso ao escrever que "a nossa propaganda compreende necessariamente a do ateísmo". LENIN, VLADIMIR ILITCH ULIANOV, De la religion.p.8.

Ligando o marxismo comunista ao ateismo Lenin deixou claro seu forte preconceito contra a religião: "O marxismo é o materialismo. Por este título ele é tão implacavelmente hostil à religião". LENIN, VLADIMIR ILITCH ULIANOV, Marx, Engels, marxisme, op. cit.,p.250.

"Devemos combater a religião. Isto é o a-b-c de todo o materialismo e, portanto, do marxismo". LENIN, VLADIMIR ILITCH ULIANOV, Sur le rapport du parti ouvrier à la religion, Pss.vol.17.p.418.


Continua...
Hélio disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Perdendo tempo no blog errado? Não, eu acesso o blog que eu quiser...
Sabe aquela coisa chamada liberdade?
Encher o seu saco, que aparentemente não percebe que Paulo Lopes deixa qualquer um comentar desde que siga as regras de não escrever com capslock ligado ou trollagens óbvia.
William Robson disse…
“Isso é ridículo, porque, por esse conceito, eu não pertenço à sociedade.”[Anonimo]
-~-~-~-~-~-~-~~-~-~~-~~-~-~~-~-~~-~-~--
Eu pertenço a minoria que defende a pena de morte, sou um excluído? Não pertenço a sociedade?
Oras, eu que me candidate e ganhe mais força no campo político ou convença outros a defender a pena de morte... ganhar no grito isto sim é ditadura, ditadura de uma minoria querendo impor sua vontade a maioria.
Note que não sou proibido de defender a pena de morte, tenho esta liberdade de expressão.
Quem não quer a frase na célula tem todo direito de se manifestar, mas usar a desculpa esfarrapada de um Estado Laico, não cola.
Ainda mais com esta argumentação infantil de “agradar a todos”, isto nunca foi possível em tempo algum.
Estados Unidos é um estado laico separado da Igreja, mas não do conceito de Deus, enquanto seu povo quiser que seja assim, assim será.
Hélio disse…
“Já em países islâmicos há um governo teocrático islâmico, que é muito pior que qualquer regime comunista até hoje, diga-se de passagem.”

Pior em quais termos? Regimes comunistas somam 100 milhões de mortos em poucas décadas de domínio em certas nações. Sugiro a leitura do “Livro Negro do Comunismo”. Você tem alguma fonte histórica que afirma que regimes islâmicos mataram 100 milhões em tão pouco tempo?

Não, não tem...

Aliás, islâmicos radicais não são assim tão diferentes de cristãos radicais...

Que não são tão diferente de ateus radicais.

“Você o que é humanismo? Acho que não, porque se soubesse não diria que a Coréia do Norte, um dos países mais lascados do mundo, promovem o humanismo.”

Não disse DIRETAMENTE que a Coréia do Norte pratica o humanismo, tanto que coloquei a referencia ao pais entre parênteses (quis me referir especificamente à promoção do ateísmo). Um pais comunista antirreligioso que promove o humanismo é Cuba (e o atéismo também).

“Muito menos que promovem o ateísmo, onde adoram um ditador como um deus.”

Esse é o resultado do ateísmo radical, a substituição da crença em Deus (ou deuses) pela crença no homem.

Não vou comentar o restante das suas declarações para que meu comentário não fique demasiadamente extenso, salvo se você desejar prosseguir o debate, pois já escrevi duas páginas de Word.

Até.
Devoto de Têmis disse…
Oramos e esperamos milagres da deusa Têmis, enquanto, de joelhos, aguardamos 20 anos para algum promotor ou juiz vagabundo assinar algum papel.
Estado laico já disse…
A figura feminina na cédula de real também é uma DIVINDADE greco-romana.

Precisa ser eliminada, em nome do Estado laico.
Anônimo disse…
O mais engraçado dos Cristãos é que eles sempre acham que estão sendo perseguidos.
O estado é laico e ponto. A presença do "Deus seja louvado" na cédula denigre esse conceito.
Por mais que se utilize divindades de outras mitologias é apenas para caráter simbólico, ninguem vai rezar para Témis... a diferência é que essa mitologia está "morta" não é considerada uma "religião" mas é muito difícil entenderem isso.
Anônimo disse…
O Hélio está certíssimo em seus comentários.

O resto é puro chororô ateísta autoritário.

Ateus se fazem de "vítimas" para tentar banir da sociedade qualquer manifestação de religiosidade (manifestações cristãs especificamente, pois outras manifestações religiosas e mitológicas eles aceitam de bom grado, como demonstram aqui).
Anônimo disse…
O espírito santo da loucura arrotou sabedoria na mente da lagartixa!Filhota entenda uma coisa: Não interessa sua crença e seus interesses relifiosos. Misturar igreja com manifestação religiosa, nunca mais!
Maycon disse…
Perfeitamente, se fosse por exemplo...o nome de um outro deus numa convocação a adoração a cretarada iria pirar. O que eles não entendem é nós ateus nos manisfestaríamos (a maioria ateísta) independentemente do nome do deus que estivesse na cédula.
Estado Laico Já disse…
Todas as ruas, cidades, rios, pontos geográficos, etc. com nomes de santos católicos, personagens cristãos - e também todas as referências a divindades de religiões indígenas e africanas, além de mitos greco-romanos - ferem o Estado Laico.

E, em nome do Estado Laico, todas essas referências religiosas e mitológicas devem ser proibidads,

As ruas, cidades, rios, etc, devem ser renomeados.

Por exemplo:

Em nome do Estado laico, o estados de "São Paulo" e "Santa Catarina" devem passar a se chamar "Richard Dawkins" e "Jean Wyllys", respectivamente.

As cédulas de real devem estampar, ao invés de figuras mitológicas greco-romanas e frases de "Deus seja louvado", o retrato de nobres defensores do Estado Laico, como Daniel Sottomaior (ATEA) e frases com "Deus não existe".

As estátuas da deusa greco-romana Têmis, em frente aos tribunais, devem ser substituídas por estátuas de Marco Aurélio Garcia, nobre ministro do STF, defensor do laicismo e dos direitos gays.

E assim por diante.

Com essas substituições e correções de nomes e símbolos, avançaremos rumo ao Estado Laico verdadeiro, construindo uma sociedade mais justa, livre da ignorância e da idolatria, onde ateus e gays não mais se sintam ofendidos e magoados.
Hélio disse…
"Winston Smith"

Negar a importância de personagens declarados cristãos (ou simpatizantes da figura humana de Jesus Cristo, como Thomas Jefferson) na criação do Estado Laico e Democrático de Direito é negar a própria história em nome de pressupostos ideológicos anti religiosos (principalmente anti cristão).

Experimente pesquisar sobre John Locke e os Pais Fundadores dos Estados Unidos a fim de ter um vislumbre positivo sobre as afirmações proferidas acima (isso me economizará comentários extensos).

Feito isto, tire suas próprias conclusões a respeito da interferência de cristãos (praticantes, nominais ou simplesmente admiradores da figura mítica de Cristo) na fundação do Estado Laico e Democrático de Direito.

Isso é um traço irretoquível e presente em nações ocidentais que foram moldadas e imergidas na cultura judaico-cristã.

Dito isto disponho abaixo a seguinte reflexão direcionada para um comentarista que disse que eu proferi uma "falácia" ao defender tais objeções:

"Então me explica por que países majoritariamente cristãos, como EUA e Brasil (e demais nações da civilização ocidental), é bem mais comum a existência de Estado Laico, democracia e liberdade religiosa ao passo que os países de matriz comunista-ateu e países islâmicos não existem princípios de Estado Laico, democracia e liberdade religiosa.
Anônimo disse…
William Robson, pena de morte não é religião, mas se a constituição o proibe ela deve ser punida com o rigor da lei, se praticada.Estado não tem que agradar a todos, por que não é uma pessoa. Estado deve ser imparcial no tangente a religião para não tomar partido.Isso garante a todos o direito de praticar sua religião ou não.Ademais lugar de religião é nas igrejas.
_Não me interesso em saber o que te interessa!
_Não tenho que pedir para concordar que eu escreva!
_Mas tem algo de interessante no teu comentário: a tua mediocridade, não te permitiu o entendimento!_Paciência!
Maycon disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
PQP! quanda boboseira pra um ignorante só. O sujeito não tem noção do que seja laicidade.
Anônimo disse…
Aproveita lagartixa, isso só é possivel (voce dizer aneiras livremente) em espaços como este, onde se tolera a diversidade de opiniões. Um ateu na sua igrejoca não teria essa liberdade não é verdade? Esse fenômemo que voce disfruta aqui se chama tolerancia.
Maycon disse…
Senhores, o fato é que sim, está frase fere nossa constituição. E não deveria estar lá.
Porém eu sou da opinião que muitas opções nos remete a muito escolher e muito escolher demora...e também causa muito debate desnecessário as vezes. Ou porque será que as reformas neste paós demoram tanto para acontecer. O modelo de governo da china é a muito tempo criticado por ser um governo autoritário. Entretanto tem dado certo.
_Com os meus sinceros cumprimentos por sua valorosa contribuição, no sentido de confirmar o que consta em meu último parágrafo do texto acima, escreve-se: aquele que tem orgulho de ser humilde, prova a cada linha, sua exacerbada estupidez.
Hélio disse…
Você esqueceu da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

Em nome do Estado Laico poderia ser colocado no Lugar uma estátua em homenagem à Vladimir Lênin, revolucionário ateu e "referência" em Direitos Humanos e Estado Democrático de Direito.

Ele é bem conhecido por ter ordenado e influenciado o ataque maciço de patrimônios religiosos presentes na esfera pública-estatal.

Afinal, na visão dele "devemos combater a religião. Isto é o a-b-c de todo o materialismo e, portanto, do marxismo". LENIN, VLADIMIR ILITCH ULIANOV, Sur le rapport du parti ouvrier à la religion, Pss.vol.17.p.418.
Maycon disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Alguém pode traduzir essa sandice da lagartixa?
Maycon disse…
É por isso mesmo que mesmo que estivéssemos num estado ateu acredito eu, que não seria tão diferente do que o cristianismo faz com as minorias existentes. Sempre tem as pessoas que não vão querer ficar no meio-termo e utilizar o bom-senso. Assim como hoje existem ateus anti-religião existem ateus pró estado laico. E a mesma coisa do lado dos religiosos invertendo os termos. Democracia sim, mas quem exerce é a escolha da maioria. Eu preciso agradar a maioria se quero continuar no poder. Conduta correta? Não! Mas é fato. Mesmo assim eu sou a favor que independentemente da resposta. Após as minorias se manifestarem ao estado o mesmo precisa remeter uma reposta para elas e rápido. E não ficar enrolando ou se fazendo de joão-sem-braço como é o caso do CMN.
_KKKKKKKKKKK!!!!!
_Sandice pra quem não tem entendimento!!!!
Unknown disse…
Acredito que isso não tem haver com religião, são apenas letras em papel que não valem nada, agora se proibissem os ateus de usarem essa nota, aí sim eu entendenderia a revolta... mas por algo tão insignificante, acho q só demonstra q essa "ondinha" ateia ta parecendo a familia restart querendo aparecer...
Hélio disse…
Yuri, Luan e Luiz.

Parece que vocês não entenderam (ou fingiram não entender) a minha resposta ao Paulo Lopes, posto que repetiram a mesma falácia dele em relação às figuras de Têmis e Jesus Cristo.

Sendo assim, repito minha resposta ao Paulo Lopes em direção a vocês:

"Quer dizer que se determinada divindade possui devotos, este é incompatível com o Estado Laico. Agora se a divindade não possui devotos é perfeitamente compatível com o Estado Laico.

Certamente isso é uma visão sua. Uma evasiva, melhor dizendo.

Dentro das definições oficiais dos princípios que devem gerir um Estado Laico onde lemos algo que corresponde às suas considerações?

Aguardo suas fontes..."


Vocês ficam me devendo uma resposta lógica e oficial do porque uma divindade sem devotos não fere o Estado Laico.

Não serão aceitas respostas pessoais e subjetivas.
Hélio disse…
E é mentira que não existem adeptos que cultuam os antigos deuses greco-romanos.

Uma rápida pesquisa na internet comprava isso rapidamente:

http://www.youtube.com/watch?v=617qc8gmta8

Assistam ao vídeo acima. Tirem suas próprias conclusões.

Com esta prova, a afirmação do Luiz Alvarez de que minguém mais acredita nos deuses da cultura greco-romana não passa de achismo pessoal e subjetivista dele, algo que não se sustenta diante dos fatos.

É bom os militantes ateus começar a se organizar para retirar estátuas e homenagens à deusa grega Themis dos setores judiciarios do nosso país.
Anônimo disse…
Hélio apesar de o estado laico ter algumas influencias do cristianismo, não fale como se o conceito "democracia" tivesse surgido no mesmo molde cristão.
William Robson disse…
Todas as ruas, cidades, rios, pontos geográficos, etc. com nomes de santos católicos, personagens cristãos - e também todas as referências a divindades de religiões indígenas e africanas, além de mitos greco-romanos - ferem o Estado Laico.
E, em nome do Estado Laico, todas essas referências religiosas e mitológicas devem ser proibidas,
As ruas, cidades, rios, etc, devem ser renomeados.
Por exemplo:
Em nome do Estado laico, o estados de "São Paulo" e "Santa Catarina" devem passar a se chamar "Richard Dawkins" e "Jean Wyllys", respectivamente. [Estado Laico]
~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~~-~-~~-~-~~-~-~~-~-
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
Muito bom! Sem comentários!
Anônimo disse…
Salamandra, não venha falar em ego dos outros, quando você mesma expressa o grande tamanho do seu. Ficar exclamativa, autoritária e partir para os ataques pessoais quando alguem escreve algo que você não gosta, demonstra um egocentrismo doentio e infantil. Você esta fazendo papel de palhaça.
William Robson disse…
“Estado deve ser imparcial no tangente a religião para não tomar partido. Isso garante a todos o direito de praticar sua religião ou não. Ademais lugar de religião é nas igrejas.” [Anônimo]
~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~~-~-~~-~---
Caraca! Agora deu até medo!
Parece que existe um ser “Estado” tal qual um ser “Deus de Abraão”, criador e sabedor de tudo.
O Estado é uma criação humana, uma criação SOCIAL!
Se há uma parte de nossa Sociedade que não se importa com uma inscrição TRADICIONAL em sua moeda e outra que até a quer na cédula, o “Deus Estado” com sua vontade própria pode pura e simplesmente ignorar a vontade da maioria?
“As leis foram feitas para o homem e não o homem para as leis”.
Nesta frase eu concordo com Jesus Cristo.
Anônimo disse…
Algumas vezes esses multifacetados falam alguma coisa que pode se tirar proveito..kkkkkk
Meu detector de sarcasmo explodiu em níveis épicos.
Anônimo disse…
William Robson, fica com medinho não. O Estado não é deus e não vai te mandar pro inferninho para um sofrimento eterno.O Estado sé deve cumprir a constituição que é a lei maxima do País. E esta governa para todos e não pra maioria.Veja que ninguém ta propondo um estado ateu onde se escreveria nas notas: deus não existe. Estamos defendendo o laico que dá direito a liberdade religiosa para todos. Mas nas igrejinhas, claro
Hélio disse…
Shiroyasha

Em nenhum momento eu afirmei que o conceito "democracia" surgiu no mesmo molde cristão, tipo um "copia" e "cola". Se fosse assim estaríamos diante de um Estado Teocrático com cosmovisão cristã (algo que eu sou plenamente contra). Não é esse o caso de grande parte das nações ocidentais cuja população é, em sua maioria, cristã (ou simpatizante do cristianismo).

Desde a separação do Estado da Religião com a consequente disseminação do conceito de “Estado Laico” as principais lideranças e denominações cristãs não fizeram oposição a tal projeto, antes disso o estimularam e contribuíram para tanto.

Não é incomum a existência de figuras adeptas ou simpatizantes do cristianismo terem sido os personagens principais na disseminação dos princípios do Estado Laico e da Democracia de Direito.

O mesmo não podemos dizer do Islamismo e do Comunismo Ateu onde a liberdade religiosa é algo inexistente ou, no máximo, tolerado com MUITA burocracia tornando a situação de religiosos diversos nesses países INSUSTENTÁVEIS.

Lamentável os militantes ateus não reconhecerem isso e, no combate insano contra a religião, tornarem o cristianismo como o principal alvo.
Anônimo29 de julho de 2012 15:54

_Quando se fala/escreve algo como o que consta da última linha em seu "estupendo" comentário, vejo que se refere a alguma coisa que tem bastante familiaridade!
_Desculpe, mas eu não supunha o quão elevado pode ser, seu grau de limitação, cada vez mais clarificado em suas estúpidas observações.
Anônimo disse…
Vamos ser sinceros, o que nós entendemos de "democracia" e seus benefícios (um estado laico) foi um copia e cola dos greco-romanos (eles sempre eles kkk).

Sim, eu acho lamentável fazerem o cristianismo como alvo de toda a maldade humana (ou similares), o que é inverossímil, apesar do cristianismo não ser santo e ter feito merda, eles ainda contribuíram com alguma coisa como qualquer grupo.

O que eu quero discutir é: o estado laico não foi moldado somente nos berços do cristianismo, os valores ocidentais de justiça são bem mais antigos é como eu falei, nós ainda sofremos influencias cavalares da cultura Greco-romana e de outras culturas mais antigas.

Sobre a disseminação do estado laico, não vamos exagerar e falar que certos grupos cristãos ficaram feliz da vida porque significaria uma perda de sua influencia.
patty_nina disse…
"o ateu possui a característica que ele mais odeia no religioso o fanatismo ao ponto de se incomodar com uma simples e pequena frase , o nome de Deus é tao poderoso que mesmo em um tamanho quase imperceptível causa impacto!!!!!!!!!!!
_Excelente!
_Tenho certeza que não vão entender e, se entenderem, não vão admitir por conta do "senso do eu"!
William Robson disse…
"o ateu possui a característica que ele mais odeia no religioso o fanatismo” [Patty]
~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~~-~-~-~~-~-~-~-~-~-~-~--
Legal, muito bom!

Boa noite pessoal, foi um gostoso debate, até a próxima quando eu tiver tempo.
Eli Vieira disse…
Petição pela eliminação da frase ilegalmente confessional do dinheiro que deveria ser laico:

http://atheis.me/dinheirolaico
Plim! disse…
Porque Jesus disse que são bem aventurados os que não viram e creram, basta ouvir, não é preciso ver.
Plim! disse…
E se você resolve algum problema e alguém diz graças a Deus?
Anônimo disse…
Mais ataques infantis... vc é uma piada. kkkkkk
Anônimo disse…
Melhor ir olhar no dicionário a definição de fanatismo pra não fazer papel de boba, patty.
_A recíproca é verdadeira!
_Não entendeu?
_Que novidade!
Plim! disse…
Segundo o hinduísmo, Buda foi um dos avatares do deus Vixnu.
Anônimo disse…
Cristaos sobre esse fato: "E simbolico, nao faz diferença, a maioria das pessoas nem repara nisso! ateus que viajam e querem mudar algo tao insignificante"

Cristaos caso seja retirado da cedula: "Estamos sendo perseguidos! ateus intolorantes, o estado laico esta se curvando a ideologia secularista! temos que reagir!"

Igual ao caso das cruzes em tribunais, haiuehaiuehua.
Jovem disse…
Cara, não sei ridículo. Não confunda o símbolo com competência do poder publico.
Anônimo disse…
Verdade que é só uma frasezinha numa nota, referente a um mitozinho. Mas devemos tomar cuidado. Os seguidores deste mito gosta de queimar pessoas na fogueira.E são um tanto sádico quando estão impregnados com o esprito santu, pois adoram uma tortura antes de assar pessoas.
Anônimo 29 de julho de 2012 20:03

_Para que ocorra o tal assado, há que se fazer uma rigorosa seleção; não creio que faria parte da mesma.
_É necessário um corpo saudável e o mau-cheiro, chega a se expandir através do computador.
Anônimo disse…
Depende qual deus??
Anônimo disse…
Disse tudo mais desde quando um religioso vai entender uma coisa dessas??
Anônimo disse…
Sendo o estado não confessional a nenhuma crença seria melhor homenagear alguém de verdade e não uma lenda que não existe nem provas histórica de sua vida. Eu fico imaginando como seria se a igreja tivesse uma única prova histórica desde personagem mítico.
Anônimo disse…
E você acha que um religioso entende isto?
Anônimo disse…
_A questão não é essa, bando
de hipócritas!_Sempre a
questão da laicidade do estado!
_Essas manifestações
totalmente contrárias, se dão
por conta de mentes tacanhas
como as vossas! _Preocupam-
se com uma frase!
_Convenhamos!
_Ao se tratar de qualquer outra
frase seria, à vista de muitos,
absolutamente aceitável!
_Existem muitas outras
situações que ferem o moral de
grupos excluídos e
discriminados, por exemplo....
no entanto essa é uma postura
até bem quista, em nossa
sociedade.
_Ao ter a mente bitolada a
ponto de afirmar que Deus é
uma figura mitológica, porque
se preocupar dessa maneira
com algo que dizem ser
irrelevante? A resposta é
simples: _Apesar de seus
discursos inflamados, sabem
que as coisas assumem uma
maior profundidade.

"Podia dar exemplos de estados teocraticos" saber separar e saber a diferença de um estado laico e teocratico é sabedoria. Se não querem tirar a frase é porque sabem que as coisas assume uma maior profundidade(sic) . Belo monólogo.
Anônimo disse…
Pois é em se falando em estado laico seria bom ter a frase "deus não existe" não é verdade ? Crentes parem de ser boçais ,
Plim! disse…
Deus, pai de Jesus Cristo.
Anônimo disse…
E escreveu tudo isso só pra falar da FRASE DA NOTA? Não creio...
Hélio disse…
Shiroyasha

Em relação ao seu último comentário, eu concordo plenamente contigo.

Da minha parte é isso. Nada mais tenho à acrescentar.

Valeu pelo debate.
Anônimo disse…
Ah, Patty, passe no caixa e pague o dízimo...
Orquideia Nihil disse…
Sr.William(que já conheço) e brother budista anônimo,depois da prosa de vcs,não sei mais se é relevante ou não,nos importarmos com tal frase nas cédulas.
Já me senti "excluída" em situações mais sérias,em nome do Budismo.

Contudo,acho melhor ficar em silêncio...
Anônimo disse…
Verdade, anônimo, bem lembrado.
Potiguar disse…
Nihil, o importante,é termos um tanto a mais de cédulas dessas em nossas carteiras,do que costumamos ter.
Contravocê disse…
Deus seja louvado,meu jesus cristinho,Potiguar,então você é um duro,cumpadí...
Num tem nem para visitar sua mãe lá em Minas...
Eu te empresto "algum" se 'ocê quiser...
Chico Rulez! disse…
Posso até ser infantil, mas não por isso! Que todos os próximos usuários das notas que passam por mim reflitam sobre se gostariam ou não de ter um divindade na qual eles não creem sendo louvada até no dinheiro. É bom pra mostrar pra maioria como é ser minoria.
Orquidéia Nihil disse…
O que vcs dois estão fazendo aqui?

(fiuuu...)
Orquideia Nihil disse…
Hehehe!

Desculpem dois amigos malucos meus,mais acima...
...eles são catolicões,mas não estão ligando muito para o caso,pois para eles,dinheiro com frases,ou sem,compram as mesmas coisas.

(kkk...!)
Anônimo disse…
Que o tranca rua te proteja!
Anônimo disse…
O próximo passo desse aí, é uma inquisição santa. Não to falando que essa corja é perigosa. Fique com a proteção do Sr. TRANCA RUA E EXÚ CAVEIRA voce tambem.
Anônimo disse…
Salamandra

Concordo com você em relação a importância da frase, que é nula, e não mudará minha vida. O que me preocupa não é a frase em si, e sim uma simples observação: ela fere a laicidade do Estado.
Um Estado Laico precisa respeitar todas as religiões e também a falta delas, e, embora a palavra "Deus" acabe abrangindo muitas religiões, por não especificar qual deus seja, religiões como o budismo, que não tem um deus, acaba sendo excluída da situação, e, como se sabe ser impossível agradar a todas, que se mantenha a neutralidade, retirando a frase. Você que já disse não dar importância a frase não vai achar ruim, né? Seria contradição.
Além do mais, e se, ao invés da frase "Deus seja louvado" estivesse "Deus é uma ilusão", você deixaria pra lá? Afinal, é só uma frase mesmo, né?

Winston Smith
Anônimo disse…
Salamandra

Concordo com você em relação a importância da frase, que é nula, e não mudará minha vida. O que me preocupa não é a frase em si, e sim uma simples observação: ela fere a laicidade do Estado.
Um Estado Laico precisa respeitar todas as religiões e também a falta delas, e, embora a palavra "Deus" acabe abrangindo muitas religiões, por não especificar qual deus seja, religiões como o budismo, que não tem um deus, acaba sendo excluída da situação, e, como se sabe ser impossível agradar a todas, que se mantenha a neutralidade, retirando a frase. Você que já disse não dar importância a frase não vai achar ruim, né? Seria contradição.
Além do mais, e se, ao invés da frase "Deus seja louvado" estivesse "Deus é uma ilusão", você deixaria pra lá? Afinal, é só uma frase mesmo, né?

Winston Smith
Anônimo disse…
Eu não perco meu tempo discutindo a legitimidade da frase, apenas risco a frase e pronto. Em TESE uma cédula se tornaria inválida e deveria sair de circulação quando contém rasuras, inscrições ou rasgos, mas na prática isso só ocorre no caso de rasgos. Tanto que muito crente - não contente com o "Deus seja louvado" - ainda escreve "DEUS É FIEL" nas cédulas, sendo que ninguém nunca reclamou do custo de reimpressão. Na verdade eu acho que milhares de notas tinham que ser invalidadas até o Banco Central entender que tudo isso poderia ter sido evitado se a religião ficasse de fora da vida nacional. A propósito: quem teve a ideia estúpida de colocar tal frase nas cédulas brasileiras foi o idiota do Sarney em 1986, "inspirado" no dólar americano.
Anônimo disse…
Acho que tem ateu que pega dinheiro com luvas, mas vamos lá o que interessa: o estado é laico, mas o Brasil não é ateu.
Anônimo disse…
Bem lembrado por um (outro) anônimo:

Cristãos sobre esse fato: "E simbólico, nao faz diferença, a maioria das pessoas nem repara nisso! ateus que viajam e querem mudar algo tao insignificante"

Cristãos caso seja retirado da cédula: "Estamos sendo perseguidos! ateus intolerantes, o estado laico esta se curvando a ideologia secularista! temos que reagir!"

Igual à retirada dos crucifixos dos tribunais gaúchos em que até o bispo veio fazer chororô.
Igor disse…
Que a inscrição nas notas é uma modalidade de confissão religiosa, isso não há dúvidas: está louvando o deus monoteísta cristão. Portanto, é nítida violação do princípio da laicidade. Isso é tão basilar que nem merece maiores comentários!

O que é incompreensível, a meu ver, é o Ministério Público Federal não ter tomado nenhuma medida judicial pela retirada das inscrições, inclusive neste momento oportuno que é a mudança nas cédulas monetárias. Já sabe que o governo não irá retirar a inscrição por pura covardia, então deve agir pela vias judiciais. O judiciário no Brasil ainda é o único que possui gente compromissada com a Constituição – infelizmente não todos os magistrados.
Anônimo disse…
Pensando bem, deveriam remover a frase mesmo, seria um belo recado aos doidivanas, que voltem ao seus redutos e não se metam nos assuntos que não lhes pertencem.
Meu amigo judeu, colocava no carne de pagamento de sua loja a frase Deus é fiel. Era judeu e esperto. Afinal a clientela era evangelica.
Anônimo disse…
Esse descobriu o brasil! Mais um que confunde laico com ateu,e vem passar vergonha aqui. Se é que tem!
Anônimo disse…
O “DEUS” escrito no papel moeda brasileiro é o Deus laico, de todos os povos, Deus é uma palavra que simboliza divindades ou deidades em geral, e não o apenas o cristão. Não vejo nenhuma violação a laicidade aqui, nos Estados Unidos 16.1% da população é de Não-afiliados religiosos, incluindo ateus ou agnóstico, bem maior do que no Brasil que se diga de passagem, e mesmo assim no verso da nota de um dólar, e de forma bem mais explicita do que nas nossas constam os dizeres “in god we trust”, mesmo assim não vejo comoção da população para alterar a nota. As vezes me pergunto o quão deturpadas estão as prioridades a se discutir em nossa Nação, milhões se movimentam em defesa dos interesses LGBT, e marca da pela liberação da maconha, mas não vejo a mesma intensidade de defesa de interesse contra a corrupção, melhorias no sistema de saúde e segurança. É hora de repensar o que tem de ser discutido ou não.
Anônimo disse…
Pelo menos foi sincera em demonstrar suas intençoes de assar nao-cdistaos
_Isso parece ser válido para pessoas confusas e, interiormente, atribuladas como você.
Anônimo disse…
Anônimo burro ou tendencioso/falacioso.Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...E como assim, não se fala contra a corrupção?? Em que país você está morando??
Winston Smith

_Sim de fato: a frase não altera o curso de nossas vidas!
_Sabe, costumo fazer uma análise dos textos que escrevem e das falas que ouço; tenho por hábito, absorver o que as pessoas não escrevem mas, que está clarificado nas entrelinhas.
_Partindo desse ponto de vista, me parece nítido que: apesar de se tratar de uma simples frase, o que se deve levar em consideração, é o impacto que ela provoca.
_Vejamos: o Brasil é uma nação de maioria cristã,(embora estes mesmos que se dizem cristãos, cultuem vários deuses, logo: o Brasil não é uma nação monoteísta), considerando que a maioria, segue a linha de pensamento acima(de ser cristão), a retirada da frase se configura em agressão. Por conseguinte, determinados grupos que tem esse conhecimento, o faz justamente, para gerar atrito e confusão entre as pessoas; justificando suas ações com palavras vazias, com o objetivo de fazer o povo cristão de verdade, perceber-se como inculto e preconceituoso.
Anônimo disse…
Anônimo burro, de um todo só soube dizer isso?
John Constantine disse…
A cada frase dita pela Salamandra, mais eu tenho certeza de que ela possui serios problemas mentais e grave deficiencia de QI.
Anônimo disse…
Acho que é só uma questão de tempo e a frase sai das notas. É muita sujeira junta pro Ministério Público consertar. Mas aos poucos se chega lá também. Veja que já estamos tirando o pai nosso das escolas e mais algumas conquistas. É como roupa suja, vai-se lavando aos bocados.
Roberto disse…
A questão da importância/necessidade filosófico-antropológica-cultural dessa frase nas notas de Real é facilmente mensurada: basta perguntar aos cristãos se eles achariam sensato que as cédulas da moeda brasileira viessem com a inscrição "Viva Exu". Simples.
Anônimo disse…
Não, John, conhecimento ela tem sim.

"É melhor escrever errado sobre a coisa certa do que escrever CERTO SOBRE A COISA ERRADA", a segunda parte desta sentença se refere a esse réPtil, que tem cultura mas prefere discutir cucurbitáceas e seres imaginários.
Anônimo disse…
Salamandra

Tenho que dizer que seus poderes de dedução falharam dessa vez.
Não é interesse meu causar atrito nas pessoas com palavras frias, o meu interesse é apenas que se obedeça a constituição.
Na sua visão, o Brasil deveria atender somente a maioria, ou eu estou equivocado? O que não configuraria em uma democracia, e sim numa ditadura da maioria.
Pra terminar, só uma pergunta: Você é a favor do Estado Laico?

Winston Smith
Anônimo disse…
O cristo no rio de janeiro fere a laicidade do estado, mesmo porque esta estátua monótona faz parte da religião dos cristãos e não da religião do estado que não professa nenhuma religião. O governo tem que fazer sua parte na área da educaçao segurança pública infra-estrutura etc . Se os cristãos querem uma estátua eles devem comprar um terreno e construir a escultura segundo suas crêndices. E governo de forma nenhuma pode financiar estas obras mesmo porque vivemos num estado laico e as obrigações do governo com nossos impostos não é financiar obras religiosas e sim os deveres comum de todos cidadões. Religião é como um clube e cada um tem o teu então celebrações festas religiosas devem ser todas de âmbitos privados e não de âmbitos nacional porque não somos um país cristão apesar de ter muitos cristãos aqui vivemos num estado laico neutro.
Anônimo disse…
se estão achando ruim, me dê suas notas q tem a frase e seja feliz haha
Anônimo disse…
Adorei a sugestão do @Chico Rulez...

Passarei a riscar "Deus" das notas e substituirei por nomes de deuses melhores.

Aliás, quanta arrogância dos seguidores de Jeová, colocar seu deus com "d" maiúsculo!
Gzuis disse…
Ainda tem o mico leão dourado do outro lado.
Anônimo disse…
Mais um alienado que se deixa levar pelo discursinho contra corrupção feito pela mídia. Pessoas como você que ajudaram a eleger Collor.

Sabe o que é "Superávit Primário" e DRU? Através disso, que o governo desvia metade da arrecadação para o rolamento dos juros da dívida interna. O dinheiro da extinta CPMF, que devia ir para a seguridade social, acabava indo para o rolamento da dívida, devido à DRU.

Com o rolamento da dívida, e mais os gastos com a previdência, acaba sobrando muito pouco para o resto...

E ainda fala de segurança... Enquanto a maconha for proibida, vai se conformando em viver num dos países mais violentos do mundo.

Além disso, o dever mais importante do Estado é garantir igualdade entre seus cidadãos, saúde e educação são apenas conseqüências desse dever. Então, lutar pelos direitos de uma minoria LGBT é sim importantíssimo.
Anônimo disse…
"a retirada da frase se configura em agressão."

Se a frase não é importante ,por que isso seria uma "agressão"?
Anônimo disse…
Em nome do bom senso, até que não seria má ideia sr troll o que estás a propor. Já que não se trata de adorar ou não a divindade judaico-cristã, mas qualquer uma enquanto coisas realmente relevantes são negligenciadas pelo Poder Público.Todavia, aquele 'Deus seja louvado' das cédulas da nossa moeda não tem relevância nenhuma. Você acha que o pessoal quer ( luta para ) retirar aquela frase lá? Não, não se trata disso, mas de mostrar o (des)nível das nossas autoridades quando se ocupam dessas tolices. Quando deveriam promover o bem comum, ficam se preocupando com essas futilidades ( como louvar entidades mitológicas ) que a nada levam.
Anônimo disse…
Evangélicos criticam o Estado Laico, mas só são evangélicos graças a ele.
Anônimo disse…
A deficiencia dela é cognitiva
Henrique disse…
Carissimo anônimo, não irei me dá a perca de tempo de responder suas seguidas incongruencias,que diga-se de passagem é ridicula,ofensiva e bestificadora, mas enfim penso, logo existo, que a negação absoluta de qualquer divindade que algum desocupado criou e o auto conhecimento que SOMOS NÓS os benfeitores ou mal feitores de nosso futuro,passado e atualidade é o ateismo puro, onde crendices descabidas são tratadas com descaso e ponto final, isso é ateismo, em momento algum falei que este ou aquele por ser ateu deve ficar calado e aceitar aquilo que provem dos teistas ou até mesmo dos ateistas,muito pelo contrario não sou obrigado a cheirar a merda que vem da mente alheia, como estou fazendo agora abanando as moscas que pairam sobre sua caixa craniana acéfala.

Apenas disse que o impasse ateismo e teismo estar virando questão religiosa, de um lado alguns querem criar um sistema de crença sem Deus e do outro um sistema de coisas baseadas em uma divindade, perdendo por tanto a questão central das divagacoes de raciocinio, que é bem simples não discuto sobre algo que não existe pra mim.

Talvez eu não entenda mesmo seu confuso sistema de pensar ateismo, pois acho possivel o convivio pacifico e harmonioso entre teistas e ateistas, pois o que nos une é a humanidade, é esta coleção de DNA emaranhado de carbono.

Mas isso não quer dizer que tenho que aceitar tudo pacificamente, mas enfim se o senhorzinho quer dá a interpretação que bem quer, faça, é vosso direito.
Henrique disse…
Ao sábio Anonimo e tantos outros, vejo grande luta para tirar o "deus seja louvado", uma luta por tão pouco, porque não lutam para quebrar paradigmas, como se encontra quando dois homossexuais querem adotar uma criança, mas são impedidos inumeras vezes por serem homossexuais, tudo guiado pelo sentimento de moralidade religiosa, porque não lutam para que haja mudança nesse sentido, alteração do código civil, criminalizar a homofobia, isso seria um tapa a na moral religiosa, seria uma verdadeira afronta ao teismo descabido, seria reafirma que o ESTADO É LAICO, e não ficar em suas casinhas divagando abobrinhas, onde ninguém é socorrido, onde não gera benefice para o bem estar social e psicologico de ninguém.

Acho muito licito e bom lutar para se livrar o Estado do cancer da religião, contudo o Estado Laico é o Estado que protege seus cidadãos, dá igual direito a todos, sem se contaminar com os besteirois religiosos, carissimo anonimo porque meus amigos ateistas ou até teistas não lutam por isso???!Afinal foi por esta visão que centenas queimaram não é? Mas Não, preferem ficar lutando por um bocado de letrinhas amontoados em um papel moeda, rasguem vossas cédulas ou ao receberem cubram de caneta ou faça melhor peguem seu dinheiro e depositem em minha conta ou façam doações para ONGs que lutam contra a Homofobia, Violência Contra as Mulheres, Perseguição Politica, Combate ao Câncer e a Aids, isso sim seria dizer a igreja : "Nós não precisamos de você, não cremos em suas fantasias".

Debater e lutar contra a escravização religiosa é diferente de ficar perdendo tempo com coisas que em nada ira ajudar seu semelhante, tiramos o "deus seja louvado", mas continuemos com milhões abaixo da linha da pobreza, milhares morrendo de fome, corrupção até o teto, gays sendo mortos a pauladas e sendo usurpados de seus direitos legais, mulheres sendo espancadas e por ai vai.
Anônimo disse…
Lutando por um bocado de letrinhas amontoadas? Tem certeza que fizeste referência ao meu comentário? Acho que foi justamente o contrário o que expus ou não?.Bem, pelo menos, tentei expor. Acho que é tolice perder tanto tempo com coisas fúteis como essa besteira dessa frase em notas de dinheiro.
Conspiratus disse…
A sua não crença em Conspiratus o levará à perdição.
Anônimo disse…
Perfeito o comentário do primeiro Anônimo (30 de julho de 2012 09:53).

Quanto ao do segundo Anônimo (30 de julho de 2012 14:40), nota-se que é apenas mais um alienado que se deixa levar por discursinho esquerdopata-adolescente de DA e DCE controlado por PSTU, PT, PCdoB, PSOL e dejetos similares.
Ambr disse…
Esse "Deus Seja Louvado" jamais sairá das notas, pois esse não é o "deus" da bíblia, esse deus é um deus pagão, dai os evangélicos ficam pensando que é o deus da bíblia, mas não é.
taelesym disse…
Nada disso importa , o que importa é que o @Chico Rulez esqueceu de mencionar o santo Goku, que 3x morreu e voltou novamente para salvar nosso amado planeta...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Fé não pode influenciar decisões de Estado, afirma Mello

Mello: "Deuses e césares têm espaços apartados" Antes de anunciar o seu voto favorável ao fim da criminalização do aborto de fetos anencéfalos, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello (foto) fez hoje (11) uma enfática defesa do Estado laico. “Os dogmas de fé não podem determinar o conteúdo dos atos estatais”, disse, em uma referência à campanha de religiosos pela manutenção da criminalização desse tipo de aborto. Mello é o relator do processo sobre essa questão que tramita no STF há quatro anos. Ele afirmou que as concepções morais religiosas — unânimes, majoritárias ou minoritárias — não podem guiar as decisões de Estado, devendo, portanto, se limitar às esferas privadas. “Paixões religiosas de toda ordem hão de ser colocadas à parte da condução do Estado”, disse. Ele fez uma menção à Bíblia: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. [...] Deuses e césares tem espaços apartados”. Ao ressaltar que o preâmbulo “s...

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Psicóloga cristã afirma que tolerância religiosa é falta de fé

Marisa Lobo prega no Twitter a intolerância religiosa A psicóloga cristã Marisa Lobo escreveu ontem em seu perfil no Twitter que “nada é mais lógico do que a perseguição. A tolerância religiosa é uma espécie de falta de fé. #Prossigamos fazendo o bem.”  A evangélica Marisa Lobo se tornou uma subcelebridade da internet por misturar crença religiosa com a ciência da psicologia — com intensidade, ela é elogiada por uns e criticada por outros. Depois de ter sido advertida pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná, ela passou a se apresentar na internet como “psicóloga e cristã”. No Twitter, Lobo não diz por que defende a perseguição e a intolerância religiosa. Talvez seja porque, de acordo suas postagens posteriores, tenha resolvido recorrer à polícia contra as ofensas das quais é alvo na internet. “Estou processando diretamente na delegacia de crimes virtuais uma cambada que passou dos limites comigo”, escreveu. “Ontem fui na delegacia e abri 17 processos contra afron...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...

Religiosos criticam revista que mostra Neymar em uma cruz

Revista "crucificou" jogador para defendê-lo da pecha de "cai-cai" Católicos e evangélicos criticaram nas redes sociais a capa da Placar onde Neymar aparece crucificado. A acusação é de que a revista foi desrespeitosa e sensacionalista para com a religião ao fazer uma comparação entre o jogador e Jesus. Placar “crucificou” o jogador em uma fotomontagem para defendê-lo da pecha de “cai-cai”, uma crítica injusta, segundo a revista, porque no futebol brasileiro “todos jogam sujo”. Placar publicou em seu site uma nota pedindo desculpas a quem se sentiu ofendido, mas ressaltou que se trata de uma ilustração sem conotação religiosa. “A crucificação é um método histórico de execução pública”, diz. A revista foi, sim, oportunista ao colocar o jogador em uma cruz, porque a sua intenção é surfar na onda mediática envolvendo a religião. Quanto aos ofendidos, trata-se de uma postura de quem se coloca como vítima da liberdade de expressão — uma tendência retrô de com...

Colégio adventista ensina dilúvio em aula de história

Professor coloca criacionismo e evolução no mesmo nível No Colégio Adventista de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT), o dilúvio é matéria de ensino não só nas aulas de religião, mas também nas de história, embora não haja qualquer indício científico de que tenha havido esse evento da natureza conforme está descrito na Bíblia. Para Toni, estudantes "confirmaram' a crença A foto do professor Toni Carlos Sanches  em uma sala de aula do 6º ano considerando na lousa a possibilidade de os fósseis terem se formado na época do dilúvio tem gerado acalorado debate no Facebook, a ponto de o colégio ter emitido uma nota tentando se justificar. O colégio informou que ministra aulas de criacionismo em conjunto com evolucionismo, admitindo, assim, que coloca os textos bíblicos no mesmo patamar de credibilidade da teoria do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), autor do livro "A Origem das Espécies". A nota procura dar ideia de...