'Isenção automática de impostos às igrejas é uma desgraça' |
O cientista britânico e militante ateu Richard Dawkins chamou de “gatos gordos” os pastores que se enriquecem, compram mansões e jatos com o benefício das isenções fiscais, além do dízimo. “É uma obscenidade indefensável.”
Ele afirmou que a isenção fiscal também serve para sustentar proselitismo desses pastores com o propósito de arrecadar mais dinheiro dos fiéis.
Para ele, conceder esse tipo de isenção indiscriminadamente a denominações religiosas só porque se declaram como tais é um “equivoco bizarro”.
Argumentou que esse benefício deveria ser dado às entidades e pessoas que comprovarem que ajudam efetivamente a sociedade, independentemente de serem religiosas ou não.
As igrejas e nenhuma outra entidade, portanto, segundo ele, não deveriam desfrutar a priori da isenção fiscal, conforme escreveu em um artigo publicado recentemente no Washington Post.
“A isenção automática de impostos às igrejas é uma desgraça”, afirmou. “Ninguém nega que algumas igrejas fazem trabalho de caridade, mas isso não significa que qualquer organização esteja automaticamente qualificada para receber o benefício só porque se apresenta com o status de igreja.”
Dawkins destacou o caso de Todd Stiefel que ofereceu US$ 500 mil ao fundo de pesquisas da American Cancer Society. O dinheiro foi recusado porque o filantropo é ateu ou “por razões que, para dizer o mínimo, não são claras”. O meio milhão de dólares acabou indo para a Sociedade de Leucemia e Linfoma.
Dawkins escreveu haver pesquisas que comprovam serem os ateus tão generosos ou mais do que os crentes. Ele destacou que ninguém precisa de Deus ou depender de uma religião para ser bom.
Comentários
Que se isente somente a instituição que comprovar ações de caridade, seja religiosa ou não. Ex: a igreja da graça, de R. R. Soares, não devia ser isenta, pois admitiu na cara dura não ajudar os necessitados.
Winston Smith
analisessintaticasdarealidade.blogspot.com
Ele descobriu um nicho de mercado com consumidores fiéis e já fez uma fortuna e tanto com venda de livros. Isso paga mais que ser pesquisador ou professor.
Bom, pelo menos na vida financeira dele houve grandes mudanças.
Já verificou se essa afirmação é verdadeira, Anônimo? Pesquisa, antes de dizer merda.
O Senhor dos Ateus é Britânico, por isto é superior a seus escravos espalhados pelo mundo.
Dawkins é a voz dos impotentes, dos insignificantes, daqueles que não fazem diferença.
O melhor tipo de escravo é aquele que se mantém cativo por vontade própria.
Tem um documentário de Dawkins que se chama "Os escravos da superstição" e vc esta apenas imitando ele.
Vai lá cair de joelhos e se borrar de medo de seu amigo imaginário. Quem cai de joelhos e se borra de medo é oq mesmo? Escravo? LOL.
No entanto, são bastante lucrativas (já vi pastores andando de carro importado, enquanto seus fiéis esperam a condução no ponto de ônibus). As máfias religiosas embolsam boa parte dos proventos (ou "doações") e muitas vezes não investem um centavo em obras sociais. Algumas até se posicionam contra a caridade (como a de R.R. Soares).
Se instituições de utilidade pública, como hospitais e creches, são tributadas, os templos também deveriam ser. E as igrejas que realmente prestassem serviço relevante à comunidade (como serviço de saúde ou de educação) poderiam conseguir redução de taxação. Encher o saco dos outros com distribuição de panfletos religiosos e buzinar passagens bíblicas nos ouvidos dos outros não configuram utilidade pública. Pedir trízimo não é ato de utilidade pública.
Igreja deve ser taxada, sim.
Mas é um idiota, mesmo. Essa anta é capaz de achar que foi o Dawkins que "criou" o ateísmo. Vai te informar, crente imbecil.
A palavra mentirinha paralisou o anonimo das 04:15.
Para eles, nós desenvolvemos um roteiro objetivo, a que chamamos MÉTODO CIENTÍFICO. Aqueles, com inteligência suficiente para entender essa simples receita, imaginam estar evoluindo. Entretanto, para nos assegurarmos de que jamais evoluam ao ponto de se libertarem de nosso julgo, inserimos fundamentos falsos na Lógica, na Matemática e elaboramos vários recursos de retórica, que os confunde e desanima.
O Escravo Ateu é nosso gado, nossa cobaia padrão. Eles não podem perceber que estão numa prisão. A eles, jamais se deve dar as verdadeiras ferramentas para governar suas vidas e o mundo. Eles devem ser levados a emitir opiniões sobre tudo, mas jamais isso deve ser revertido em benefício para eles. Devem se contentar em existir num mundo que não é deles, onde eles não se encaixam, onde nada é deles.
Ele é la da trollzolandia.
VIVA DAWKINS!
Postar um comentário