Jornal diz que os fanáticos deveriam tirar lições da história do cristianismo, no período em que foi perseguido pelos romanos |
editorial do Jornal do Commercio, de Pernambuco
De tão antiga e tão arraigada à história de todos os povos, a intolerância religiosa se presta normalmente a estudos acadêmicos, mas quando se torna ato de agressão física ou moral a questão desce ao plano policial e é, sim, matéria jornalística. Como vem sendo desde o bárbaro assassinato de uma criança no que se divulgou como “ritual de magia negra” no interior de Pernambuco. Sinal para que grupos evangélicos saíssem do já conhecido teatro de condenações, a tela de TV, para a manifestação direta contra os seguidores de umbanda, com ameaças de violência e gestos de intolerância inaceitáveis.Esse é um capítulo à parte na história contemporânea do nosso País, principalmente pelo crescimento das denominações pentecostais, que curiosamente associam o demônio às manifestações religiosas de matriz africana quando se trata de uma criação cristã. Todos os preconceitos que alimentam a intolerância religiosa recaem sobre expressões quase sempre desconhecidas, como o vodum e as entidades do panteão da religiosidade afro-brasileira, que recebemos como fruto de um dos capítulos mais sujos de nossa história: a escravidão.
Antes de condenar e perseguir práticas religiosas que desconhecem, esses grupos que atacam quem não reza pelo seu livro deveriam recorrer à história de suas próprias crenças para encontrar as mesmas formas de intolerância que fez a perseguição romana contra os cristãos, destes contra os judeus, a perseguição católica contra os protestantes, até as mais recentes manifestações da “religião” nazista.
Mais que atentar para a história das crenças, cabe lembrar aos fanáticos de todas as denominações que há princípios e leis que asseguram o direito de acreditar, ou não acreditar, em divindades, e que há punição assegurada pelo Estado – entidade sem religião – para quem viola essas normas. É por essas razões que causam inquietação as manifestações de grupos evangélicos contra os seguidores de umbanda, assim como é impensável se associar a práticas religiosas afro-brasileiras algo como ritual de magia negra, com sacrifícios humanos.
Também não podem os intolerantes – tão cuidadosos em pautar suas vidas pela Bíblia – desconhecer que esse livro contém muito sangue e até remete a manifestações que seriam não apenas criminosas do ponto de vista laico, como inaceitáveis na visão do religioso dos dias de hoje. Basta que recorram aos episódios que falam de sacrifício humano e de animais, culminando com o capítulo 9º da Carta aos Hebreus, onde trata do “sangue da nova aliança”. É um trecho coberto de sangue, com expressões como: “E, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não existe perdão”. Essa é a coluna ideológica com que fanáticos de todas as latitudes têm tentado legitimar seus atos, em quaisquer circunstâncias inaceitáveis em uma sociedade onde a liberdade de crença e culto e, sobretudo, o direito à vida, têm a proteção de todas as leis.
Tweet
Transcrição do editoral do Jornal do Commercio.
Babalorixá acusa evangélicos de tentarem invadir terreiro.
julho de 2012
Intolerância religiosa no Brasil.
julho de 2012
Intolerância religiosa no Brasil.
Comentários
Portanto, se independente de qualquer lei, um ato é desrespeitoso e, à luz da lei ele é repreensivo, aqueles que o praticam devem ser reprimidos. E todos aqueles que podem vir a praticá-lo devem ser vigiados.
Eles ganharam muito terreno, tanto econômico, quanto político e midiático, quanto em número de templos e seguidores... Agora com todo esse poder irreversível, eles podem se plantar de intolerantes o quanto quiserem, pois esse conceito da intolerância eles pregam nas cabeças dos seus milhões de seguidores a toda hora... e essa massa vai apoiá-los cegamente, assim como votam em candidatos indicados por seus líderes.
Por outro lado, tamanha é a concorrência entre eles por rebanhos que não duvido que dentro de pouco tempo eles terão tiroteios e atentados dentro das suas respectivas igrejas na disputa de concorrência.
Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a
seguinte emenda ao texto constitucional:Art. 1º O art. 103 da Constituição da Federal passa a vigorar acrescido do
seguinte inc. X:“Art. 103 .....................................................................X –as associações religiosas de
âmbito nacional;”Art 2º Esta Emenda
Constitucional entra em vigor na data de sua promulgação." Autor: Deputado João Campos (PSDB - GO). @@ Tenso... @@ O Estado Laico vai por água abaixo, de vez, se esta Emenda passar... Mando o link da Petição contra a PEC 99/11 http://www.change.org/petitions/irmos-na-discordncia-rejeitem-a-pec99-em-nome-da-laicidade-constitucional#
MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMI
MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMI
MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMI
MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMI
Você está contando uma piada?!
Esse parágrafo é ótimo.
Me preocupa muito isso. Alguma coisa tem que ser feita para minimizar esses abusos. Que tal começar por obrigar essas igrejas a PAGAR IMPOSTOS igual a todos nós?
O desonesto articulista que o escreveu parece desconhecer o fato de que evangélicos têm, sim, o direito de criticar outras religiões ("afros", inclusive) mais ou menos como o autor do tal editorial também exerce seu direito, dedicando tantas linhas a atacar o Cristianismo e a fazer sua panfetagem anti-cristã.
"Intolerância" pode até ser, já que qualquer coisa que evangélicos digam, e que não agrade a vocês, é logo rotulada como "intolerância".
Mas quanto às "dezenas de casos" de depredação e assassinatos promovidos por evangélicos, já é apenas pura mentira ateísta militante.
Por isso mesmo, é natural que apaludam o jornalão pernambucano apoiando seu discurso panfletário.
http://www.paulopes.com.br/2012/07/evangelicos-sao-punido-por-intolerancia.html
http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Repositorio/39/Documentos/Mapa_da_intolerancia_religiosa%5B1%5D.pdf
É a famosa tempestade em copo d'água.
Se algo dá errado a culpa é dos ateus, ou então ficam dizendo que os homossexuais estão tentando montar uma "ditadura gay".
E isso vai piorar amigos;vejo muitas semelhanças entre essas igrejas pentecostais novas com o catolicismo medieval.
Sentem necessidade de desviar o foco e falar em gays em toda oportunidade possível, inclusive em posts sobre outros assuntos, como este.
Nesse sentindo me faz pensar tristemente o quanto ainda falta evoluirmos em termos de compreensão do bem estar de cada um.
analisessintaticasdarealidade.blogspot.com
Não sei, talvez sim talvez não, existem religiões que não vinculam o demônio com outras denominações o espiritismo, o budismo e que talvez por isso sejam muito mais tolerantes.
Esperar tolerância de fieis que escutam pregações das quais os pastores chutam uma santa:
www.youtube.com/watch?v=VpPwWEsk0OY Acusam tudo que é diferente de endemoniado incluindo gays, ateus, espiritas, religiões africanas, religiões indígenas. Evidente que não são todas as igrejas que disseminam a intolerância religiosa, mas elas existem e devem ser denunciadas.
Sentem necessidade de desviar o foco e falar em gays em toda oportunidade possível, inclusive em posts sobre outros assuntos, como este."
E lá vamos nós, de novo.:-)
Michele, ações de ateus, ou melhor, de humanistas seculares, são na verdade "reações". Se prometer que você e seus deus imaginário vão parar de tentar ser "fiscais de fiofó alheio", nós prometemos nunca mais falar no assunto "gays".:-)
Na verdade, se prometer manter sua crença em seres imaginários e absurdos diversos em termos estritamente pessoais, sem tentar interferir na vida alheia, ou ditar regras gerais e normas de conduta sociais, prometemos nunca mais tocar nesse assunto e viver nossas vidas em paz..:-)
Entende isso? É uma reação a suas ações, em geral mesquinhas e totalitárias, que é preciso controlar e impedir.
Hoje em dia são gays seus "alvos", e ateus, mas já perseguiram mulheres, negros, hereges, umbandistas (ops, umbandistas ainda perseguem.:-), etc, etc. E sempre foi preciso uma reação, e não ação, para controlar e impedir essas ações.
Pare de encher o saco e vá cuidar de sua vida e de seu amigo imaginário, e nunca mais vamos amolar você com coisas como argumentos, lógica, razão, direitos civis, etc.
É simples, nem precisa mais vir a um blog de jornalismo espernear e se fazer de vítima.:-)
Cognite Tute
http://img36.imageshack.us/img36/624/crentes.jpg
http://25.media.tumblr.com/tumblr_lq4rkzgVtx1ql1yfio1_500.png
As vezes o humor é a melhor explicação para uma bobagem dessas .:-)
Cognite Tute
Tente entender, se hoje você pode "crescer" e criar seus filhos em suas crenças, é apenas porque, no passado recente, o humanismo, o pensamento racional, entre outras forças, separou igreja de estado.
Sem isso, a religião dominante ainda seria dominante, e você perseguido. E morto.
Se o que preve ocorrer, "vocês" se tornarem uma religião dominante, e conseguirem se tornar, de novo, parte do estado, todo mal que isso representa voltará, com a perseguição as outras religiões e a descrentes.
As fogueiras da inquisição também eram acessas a partir da crença que representavam "amor ao próximo" e a vontade de deus, ao salvar as "almas" dos pobres queimados hereges.
Suas crenças absurdas em seres imaginários não são tão perigosas (pode acreditar em Papai Noel ou Papai do Céu, não ligamos muito.:-), mas as estruturas que derivam delas, a religião organizada que usa um rebanho de pouco senso crítico, são muito perigosas.
Duas charges que esclarecem bem a questão da "agressão" contra cristãos, evangélicos, e seus "mimimis" recorrentes:
http://img36.imageshack.us/img36/624/crentes.jpg
http://25.media.tumblr.com/tumblr_lq4rkzgVtx1ql1yfio1_500.png
As vezes o humor é a melhor explicação para uma bobagem dessas .:-)
Cognite Tute
Tampouco a umbanda serve-se desta incoerência esdrúxula das três majoritárias religiões do Ocidente, que é "afirmarem um único Deus em três versões diferentes(Jeová, Alá, e o "Pai" de Jesus, em tese, são o mesmo) e com nomes e "eleitos" étnicos divergentes...Ao contrário do monoteísmo etnocentrista, que privilegia ora judeus,ora árabes e ora cristãos; os deuses da umbanda não priorizam nem predestinaram os "africanos"...Tanto que a umbanda é aberta democraticamente a TODOS os povos, inclusive os nativos ameríndios, e demais etnias minoritárias como os ciganos, etc. O que está por trás do ódio velado contra a umbanda e a perseguição sistemática dos fanáticos de "matriz neopentecostal norte-americana e eurocentrista"; é o velho conhecido nosso, o RACISMO...A umbanda é uma cultura NEGRA, que apesar do sincretismo, não "embranqueceu", conserva os dialetos, os ritos, os conteúdos mimético-corporais não disfarçados...Como o funk gospel e a incorporação animista camuflados sob pretexto de "batismo com o espírito santo"...Basta compararmos uma manifestação de igrejas pentecostais com uma roda de terreiro, há mais semelhanças que uma confraternizaçao judaica, ou de "matriz israelita"...Quem poderá imaginar os apóstolos de Cristo em Pentecostes, com todos os trejeitos e maneirismos africanos, como vemos num culto pentecostal ou numa gira de candomblé? Além de falsos "cruzados", os perseguidores evangélicos das tradições africanas são juízes em causa própria, de sua mesma condenação. Quem quiser me contradizer visite os abundantes vídeos disponíveis no youtube, coloque no silencioso, e junte a dança de um(neopentecostal) com os atabaques e os gritos de outro...Em vez de Aleluia! Grite Saravá...!!!
Yá d' Orixá Oyá Janaína de Xangô/ Agandu Ilê.
Postar um comentário