Pular para o conteúdo principal

Leitora acha absurdo este blog não publicar a ‘verdade’ dela

por Salamandra Gouvêa a propósito de
Autor do massacre em Colorado estaria endemoniado, diz padre.

Paulo Lopes

Gostaria de saber a razão pela qual, costuma escrever somente o que lhe interessa e não escreve um texto, na íntegra, abordando TODOS os fatos e TODAS as falas?

Talvez seja porque se contraponham às suas concepções! Isso é escrever com imparcialidade?

Por que não expõe a verdade e não apenas seu sensacionalismo barato que só serve para reforçar a forma retrógrada como faz suas generalizações?

Me chame mais uma vez de intolerante! Sou intolerante mesmo, com pessoas iguais ao senhor que escrevem apenas coisas de seu interesse, omitindo as que não são!

Se quer saber do que falo, pesquise e encontrará a resposta! Absurdo!


de um anônimo

"A observação inocente, imparcial, é um mito." (Sir P. B. Medawar)


do WillPapp

O blog permite que se façam postagens. Faça uma postagem que mostre quais foram os pontos omitidos pelo Paulo Lopes. Ficar dizendo que houve pontos omitidos e não mostrá-los é inútil.

Ademais blog é algo, essencialmente, pessoal.

Além disso, você, realmente, acha que os meios de comunicação são imparciais? Não, não o são e nunca foram.

da Salamandra para WillPapp

Em primeiro lugar, o blog é dele e não meu! Sendo assim, ele deve saber o que escreve: se não houver este entendimento, aí fica impossível.

Sim, o blog é algo pessoal mas..., não do ponto de vista jornalístico: informação/notícia para todos.

Se tem outra concepção acerca de imparcialidade..., sinto muito!

Para o princípio da imparcialidade, os artigos devem representar as diferentes visões sobre um assunto, incluindo-as e definindo claramente onde há conflitos e quais são os lados da disputa. Isto significa que os fatos devem ser apresentados como tais.

Nenhum artigo pode conter referências a opiniões sem que primeiro sejam apresentados argumentos incontestáveis.

Nos temas controversos, sempre que possível, devem ser apresentados os pontos de vista de todos os campos em disputa.

do Italo para Salamandra

"Nenhum artigo pode conter referências a opiniões sem que primeiro sejam apresentados argumentos incontestáveis"

Contestar a opinião seria um traço de parcialidade. O que ele fez foi apresentar a opinião do padre, e comentou, em quatro linhas, em cima.

Ele não falou mentira: o que o padre disse foi apenas "encheção de linguiça" porque ele acabou não explicando nada. Falou que é um fenômeno demoníaco, não explicou porque e ainda afirmou que é de tratamento difícil, sem explicitar qual seria. O que o padre fez foi apelar pra um vocabulário científico pra explicar essencialmente nada.

Agora, se existe mais alguma coisa nessa história, por favor, nos informe. Talvez seu comentário seja promovido a post.

PS: No final das contas, isso é um blog, não um jornal, ele pode ser parcial se quiser. Vai de contra uma postura jornalísitca, sim, mas esse espaço é um blog antes de tudo.

'O que se pode plantar no meio de tanto veneno deste blog?'
de um leitor em agosto de 2011

Sobre este blog.   Posts de leitor.

Comentários

Anônimo disse…
Ela precisa se esvaziar devido o sofrimento que o cristianismo tem causado na vida dela e faz daqui uma terapia tentando de alguma forma ser útil ao deus dela,portanto nada de novo e nem nada surpreendente.
Salamandra Gouvêa, a lagartixa troll, se superou dessa vez. Que chororô mais maçante e patético.

Como jornalista, Paulopes publica fatos. Fatos esses que incomodam muita gente como a lagartixa que acha que devemos ficar de quatro para as besteiras que gente igual a ela faz.

Quer dizer que Paulopes é intolerante e imparcial, mas Julio Severo, que faz a mesmíssima coisa na porcaria do blog dele, mas não com o intuito de informar e sim de difamar, não é?
romulo disse…
Ah, nem... a pessoa chama Salamandra. Entra lá no blog do bispo e pede pra ele contemplar a concepção de verdade dos ateus, vai. Mas sem parcialidade!
Anônimo disse…
Salamandra você se julga tão capaz demonstro isto e crie um blog pra você postar suas verdades , o blog aqui com certeza era uma vontade do autor que virou realidade por empenho e capacidade do mesmo. Agora faça o mesmo mostre tua capacidade e empenho e crie um blog ,exponha suas ideias faça uma revolução , nao fique nervosa aqui cresça evolua ,mostre o que você julga ter , e mostre serve para alguma coisa ,além do muito falar qud lhe são peculiar.
Anônimo disse…
..demonstre isto..
Anônimo disse…
Vou dar uma chinelada nessa largaticha.
Marcos disse…
Não tenho nada contra a parcialidade. Sou absolutamente parcial a respeito de cinema, livros, música, sexo, política, futebol e mãe. Principalmente mãe.
Cláudia disse…
A bíblia é totalmente parcial, tá reclamando do que?
Chico Rulez! disse…
Os fóruns de discussão, espaços para comentários e etc. na internet trouxeram um novo significado para a palavra "parcial": "em desacordo com os meus interesses e crenças".
Anônimo disse…
Não existe imparcialidade no jornalismo. É a primeira coisa que aprendemos no curso universitário. Essa gente burra que adora falar sobre o que não sabe. No meu perfil no Facebook é a mesma coisa. Só quando posto sobre religião, claro
Everton Maciel disse…
parcialidade, o dia que eu a encontrar, vou enrolá-la e enviar no meu próprio rabo.
Felipe.. disse…
Querem criar novo terror em amytville?

Aham senta lá.

O mais justo pra essa troll seria se estivesse escrito: o jovem ateu que jogava muito video game se revolto e mato um monte, isso é o certo? claro que não porque desde massacres a canibalismo sempre tem 1 religioso que usa drogas no meio.
nando.. disse…
"Nenhum artigo pode conter referências a opiniões sem que primeiro sejam apresentados argumentos incontestáveis."

quer uma verdade incontestável? deus não existe
agora vá lá, conteste... seja parcial ¬¬
satanás disse…
deixem essa salamandra de fogo espernear, ter chilique, o caralho a quatro!!! é perda de tempo dar vez e voz a um fanática cristã.
O que esperar de alguém que está a procura de uma direção, mas segue um sentido único... ?
Unknown disse…
Senhores, a internet nos proporciona a possibilidade de interagirmos com pessoas que, provavelmente, não conheceremos pessoalmente. Sem problema. O importante é a troca de idéias e informações que contribuem para a formação de cultura e conhecimento.

O presente blog, a meu ver, destina-se à divulgação de acontecimentos que, de alguma maneira, se relacionem, basicamente, aos seguintes temas: religião, ateísmo, estado laico e ciência. É um trabalho importante, principalmente em relação às notícias relacionadas ao ateísmo que, de maneira sistemática, não são incluídas na grande mídia.

Como eu já disse, blog é algo de cunho pessoal. Contudo, nesse caso, o autor possibilita a publicação de comentários sem que sejam moderados de uma maneira tendenciosa. Obviamente, por bom senso, comentários de extremo mau gosto, preconceituosos, racistas etc. são excluídos. Normal.

Nesse pouco tempo que freqüento esse blog, observei debates muito interessantes. Transitam por esse blog debatedores cujas opiniões e idéias, independentemente de me agradarem ou não, são formuladas com bastante coerência.

Não acho interessante e nem saudável que permaneçam nesse blog apenas os ateus e agnósticos. Os teístas são importantes porque sem eles não haveria discussão. Vimos a esse espaço para discutir, debater, conversar. E é o contraste que gera discussões interessantes.

É importante notar que discutimos idéias e, não, crenças. Crenças devem ser respeitadas. Entretanto, o que não deve ser respeitado são atos que visam instituir crenças religiosas como leis. Leis que possuem o poder de regular a vida dos que, inclusive, não compartilham dessas crenças. E é a legitimidade desses atos ou a tentativa deles, ou ainda, a simples conjectura deles que colocamos em discussão.

Defendemos os nossos pontos de vista de maneira apaixonada ou não. E devemos, antes de entrarmos num debate, considerarmos a possibilidade de estarmos errados e, também, a possibilidade de mudarmos de idéia. É essa sugestão que eu deixo para todos os meus colegas de blog, em especial para a Salamandra Gouveia.
Anônimo disse…
coitada da Salamandra, vcs falam mal dela, mas ela é super parcial. PARCIALMENTE RETARDADA!!!
Anônimo disse…
A derrotada Salamandra não saber perder com elegância.
Anônimo disse…
Ela psicologicamente encara tudo como uma luta contra o mau devido a mente religiosa dela.
Anônimo disse…
Se não concorda com o que é postado e a maneira como os assuntos são postados e discutidos nesse Blog, porque o frequenta?

Até onde se sabe ninguém te obriga a ler/comentar aqui.

Att.,

Espancador de Pastores
Diabo disse…
Veja, Paulo Lopes, o WillPapp se esforçou pra fazer um texto grande!
Dá uma recompensa pra ele, promove o comentário dele a post.
Ele é um bom menino!
Diabo disse…
Não existe lugar neste blog pra nós dois. SAIA DAQUI.
Diabo disse…
Xupa saco!
Anônimo disse…
Pensei que esse Julio Severo fosse só mais um Luciano Ayan mas, porra, o cara e doente!!!
Anônimo disse…
Em homenagem ao Diablo (vulof Cristão Fernando):

MimImImIMiMimImIMimImiMiMImImImIMIMimImImiMimiMiMiMi
Anônimo disse…
por Salamandra Gouvêa
---

LÁ VEM BOMBA!
Unknown disse…
http://www.paulopes.com.br/2011/04/posts-de-leitor.html
Anônimo disse…
O site de Julio Severo pode danificar seu computador.
Felipe... disse…
Willpapp o importante é ter crentes aqui sim, mas NÃO TROLLS.
satanás disse…
ei, camarada!!! tem espaço de sobra aqui, não só para nós, como para a imensa legião de nossos fiéis seguidores. abraços fumegantes.
Sergio disse…
Se a moça quiser eu conheço um bom pisquiatra
Anônimo disse…
Ja recomendei vários
Anônimo disse…
Salamandra é um exemplo de uma pessoa profundamente afetada pela religiofrenia. Contradição, arrogância, autoritarismo, hipocrisia berrante são marcas dos seus discursos.
Praticamente tudo que ela critica, parece uma crítica à um espelho. As vezes chega a ser assustador. Fico imaginando o que uma criatura dessas faria ocupando uma posição de poder...
Vale atentar que uma breve pesquisa no google mostra que ela visita blogs exotéricos/espiritas/misticos fazendo propaganda da IURD, embora neste blog ela evite se associar à mesma.
Anônimo disse…
Ele gosta de escrever. Felizmente, escreve coisas boas na maioria das vezes.
Anônimo disse…
Parcial? O dano cerebral ali é extenso.
Sergio disse…
Sera que nao e falta de um homem grande
Diabo disse…
Tudo bem, seu escorregadio!
Mas vamos combinar. Eu falo mal de nosso pai e você espeta nosso irmão, Jesus.
Felipe... disse…
Sabe qual é o melhor remedio pra crentelhos trolls paulopes?

usa 666 filho do demônio e um pentagrama, ai com medo eles não vem mais aqui torrar a paciência.


ashuashuhuashuashashuashhu
Unknown disse…
Sem dúvida.
satanás disse…
combinado, oh, fustigador de almas pecadoras!!!!
Brisa-a nova filha de Jah disse…
A tal de Salamandra parece ser uma criatura profundamente perturbada mesmo.Felizmente,diferentemente do citado caso do padre e o "endemoniado"o caso dela é de patologia de fácil diagnóstico.Infelizmente,não posso dizer o mesmo sobre a possibilidade de tratamento.
Visitei o facebook dela,e fiquei preocupada,pois ela se diz psicopedagoga.
Fico imaginando o proselitismo que deve fazer com crianças,lentamente estuprando a mente dos inocentes com suas fantasias e devaneios esquizofrênicos.
Dói imaginar o estrago que uma pessoa assim pode fazer em mentes ainda sem senso critico,vulneráveis, e ávidos por acreditar em mais uma fantasia.

Legalize JAH!!.
Anônimo disse…
Essa aí vai morrer uma marionete de "Deus" [Pronuncia-se: Pastores safados e charlatões que aproveitam da inocência, bondade ou estupidez alheia].
Anônimo 31 de julho de 2012 13:46

_Não me peça para fazer aquilo que deu errado pra você: crescer e evoluir!
_Acontece que em nenhum momento citei a Bíblia!
_Você enxergou isso? _Me mostra!
"Essa gente burra que adora falar sobre o que não sabe".
_Tenho a mesma concepção a teu respeito!
Anônimo disse…
Também fiquei preocupado com as possiveis crianças que poderiam se submeter as sandices dessa criatura.
Anônimo disse…
Deve ser. Pesquisando no google descobri que é uma quarentona solteirona. Deve ser falta de giromba.
satanás 31 de julho de 2012 15:02

_Chega a ser engraçado!
_O que escrevi, naquele post, nada tem a ver com fé/Deus/Bíblia..., nada disso foi citado!
_Por que insistir na cegueira?
_Tomara que o ódio não os corroa!
_Ok! Sugestão rejeitada!
_E o que dizer daqueles que nem cérebro tem?
_E você? _Concorda comigo? _Então, por que escreve pra mim fazendo tal pergunta? _A situação é a mesma!
Sergio 31 de julho de 2012 18:30

_Não adiantou pra você!
Anônimo 31 de julho de 2012 18:45


_Não devia xeretar a vida das pessoas, que feio!
_Eu te devo algo?
_Não me aborreça com suas tolices!
Anônimo disse…
Rapaz, assustador isso! Um fanático tendo crianças inocentes à mão...
Anônimo disse…
É previsível entender o sofrimento dela perante este blog, vira a noite clamando por respostas que não vem, por isso ela toma uma postura rústica centrada em seu próprio egocentrismo. Sinal de uma pessoa frustrada que perdeu tudo na vida se revoltou e tenta achar em deus um refrigerio ao seu sofrimento psicológico causado por uma vida frustrada e desprezo. Estes ataques São inerentes os conflitos familiares a rejeição que ela sofreu e sofre por não estar dentro dos padrões sociais que a torne uma mulher de verdade. Tudo isto mostra o caráter reprimido e deontio que ela alimenta.
Anônimo disse…
É uma patologia, e tempos atrás foi dado as mulheres o direito de abortarem caso se identifique a ausência do cérebro.
_Sabes o que significa a palavra: escória?
_Penso que seja a palavra que mais se adeque a ti!
_Não tenta emitir teus dementes conceitos: não tens esta capacidade!
_Recolhe-te a tua insignificância que já é um grande esforço para alguém de tua estirpe!
Anônimo disse…
Salamandra eu toco justamente neste ponto, você precisa externar teu sofrimento paralelo a suas debilidades de raciocínio . Eu compreendo , toda esta reação são bloqueios psicológicos que você tem devido a grandes frustrações que você experimenta e experimentou perante toda a sua vida. E esses bloqueios você os carrega e os levara pra vida inteira. Portanto não há nada de novo no seu comportamento.
Michelle disse…
Salamandra,

Querida:

Se vc não gosta do que é postado aqui, uma sugestão: não frequente mais o blog. Vc frequenta este blog pq quer; não é como se o Paulo Lopes tivesse com uma .45 carregada e apontada pra sua cabeça te obrigando a frequentar e comentar no blog.

Vc pode ser intolerante, metida a sabe-tudo, grossa e chiliquenta, mas não é burra. Não é como se tivesse caído nesse blog de pára-quedas sem ter a mínima noção do que esse blog se trata. Vc sabe mto bem os tipos de assuntos tratados aqui. Tá mais do que na cara que vc não gosta dos assuntos postados neste blog, direito seu e vc não é obrigada a gostar e concordar com os temas tratados neste blog.

O que me leva à pergunta: se vc não está sendo obrigada a frequentar este blog e vc discorda tanto dos assuntos que são tratados aqui ao ponto de ter crises nervosas, pq - ó raios - vc frequenta esse blog? Vc não acha que é perda de tempo e energia frequentar um blog que não posta os assuntos que vc quer e ter chiliques com pessoas que discordam de vc e de seus argumentos?

Vai procurar algo que vc goste pra ocupar o seu tempo em vez de viver frequentando e comentando num blog que vc não gosta. Dá a impressão que vc gosta de sofrer ao fazer isso.

Frequente blogs que tratam de assuntos que vc concorda e cujo público-alvo são formados em sua maioria por pessoas que compartilham de sua crença e visão de mundo. Poxa, não é difícil achar alguns. Pesquisa no Google e vc vai achar centenas de blogs, chats, fóruns, grupos de discussão, etc, feitos por cristãos para cristãos. Ou então, crie vc mesmo um blog. É fácil e não demora 10 minutos.

PS: pronto, o Paulo Lopes postou alguns de seus comentários mostrando a "sua verdade". Agora sossega o facho, mulher!
Manoel Machado disse…
Oi Salamandra!

Você ainda insiste! se este for um deus real, pode ir receber algo nesta hora ainda!

Beijos, te amo!
Anônimo disse…
Ah gente, é só carência...ela gosta de ser pisada, é estranho e doentio isso, mas é uma forma de receber atenção.Ou então enfiar-se em uma igreja ouvir ladainhas de um pastorzinho, sessões de descarrego, exorcismos e etc...depois ficar repetindo essas mesmas coisas querendo crer em tudo isso.
Manoel Machado disse…
Mas vai ser difícil, já que vc não acredita em evolução né... hehehe
Eu sei, ele é terrível!
Aí fica difícil, lagartixa. Porque não é possível um ser humano viver sem cérebro, porque sua consciência está no cérebro.
Anônimo disse…
E o que seria crescer para você, Salamandra?
Anônimo disse…
Salamandra, de fato não existe imparcialidade em jornalismo e muito menos na Internet. Você quer algo pior que os sites e blogs de igrejas no tocante a isso? Como você pode julgar o outro leitor se você não o conhece?
Anônimo disse…
O site do Severo é sem comentários. Aquilo lá é o lixo da net.
Sergio disse…
Acabei de ver este site "imparcial ele nao"
Psicóloga Rastafari disse…
Acho que a nossa lagartixa particular-Salamandra-sofre de personalidade histrionica-paranoica-e esquizoide com profunda dependencia psicologica a religiao.vejam :
retirado do CID-10
F60.4 - PERSONALIDADE HISTRIÔNICA

Transtorno da personalidade caracterizado por uma afetividade superficial e lábil, dramatização, teatralidade, expressão exagerada das emoções, sugestibilidade, egocentrismo, autocomplacência
F60.1- PERSONALIDADE ESQUIZÓIDE -

Transtorno da personalidade caracterizado por um retraimento dos contatos sociais, afetivos ou outros, preferência pela fantasia, atividades solitárias e a reserva introspectiva, e uma incapacidade de expressar seus sentimentos e a experimentar prazer., falta de consideração para com o outro, desejo permanente de ser apreciado e de constituir-se no objeto de atenção e tendência a se sentir facilmente ferido.
F60.0 - PERSONALIDADE PARANÓICA

Transtorno da personalidade caracterizado por uma sensibilidade excessiva face às contrariedades, recusa de perdoar os insultos, caráter desconfiado, tendência a distorcer os fatos interpretando as ações imparciais ou amigáveis dos outros como hostis ou de desprezo; suspeitas recidivantes, injustificadas, a respeito da fidelidade sexual do esposo ou do parceiro sexual; e um sentimento combativo e obstinado de seus próprios direitos.
Pode existir uma superavaliação de sua auto-importância, havendo freqüentemente auto-referência excessiva.

Nossa lagartixa se enquadra na maioria dessas descrições...

LEGALIZE JAH!
Anônimo disse…
Ora, não se exclua.

Este blog serve de terapia pra um monte de gente inútil - ateus em geral - se sentir útil na vida.
Yuri disse…
Não, majoritariamente serve pra ver as merdas que os religiosos fazem. E pra dar umas boas gargalhadas com a Osga e com trolls-fail como o Anônimo acima.
Diabo disse…
_Eu sinto ódio e cinismo nas tuas palavras.
_Você sabe que tais sentimentos são pecaminosos. O que vai fazer pra se livrar deles?
Diabo disse…
_Ninguém te perguntou nada.
_Recolha-se ao seu covil encantado.
Anônimo disse…
A comentarista Salamandra talvez não tenha se dado conta de que este é um blog de militância ateísta, de ataque ao Cristianismo, principalmente.

O autor do blog tem suas preferências pessoais e exerce o direito de se posicionar, praticar sua militância e pregar suas crenças ateístas, sendo, obviamente, parcial.

Portanto, talvez seja meio infrutífero esperar do blog uma cobertura mais extensa e menos parcial dos fatos, muito menos um compromisso com a verdade, num sentido amplo.
Anônimo disse…
Bom comentário do WillPapp.

A variedade de posicionamentos e o debate propiciado pelo blog poderiam ser mais valorizados.

Mas grande parte dos comentaristas (ateus inclusive) não se interessa por isso. Já está contente com suas verdades prontas, e se satisfaz em apenas ficar esculhambando os oponentes, simplesmente por serem do "time adversário".
Anônimo disse…
Aproveite o que você copiou do manual pra encher o saco dos outros, e tente agora fazer seu auto-diagnóstico (se seus neurônios enfumaçados e carbonizados permitirem).
Roberto disse…
Estranho você dizer isso. Não faço a mínima ideia de quem seja Paulo Lopes como pessoa ou como jornalista, mas a "militância ateísta" que você atribui a ele não faz o menor sentido.

Talvez você esteja confundindo conosco - os comentaristas. Se bem que nem eu mesmo sou "militante ateísta", apenas questiono bobagens religiosas porque elas são exatamente isso: babaquices religiosas. Já eram quando eu era criança há mais de 60 anos e hoje, pelo poder da informação, são mais ainda.

Paulo, ao meu ver, é extremamente tolerante com esses crentes doentes que vêm aqui pregar o evangelho. Já começa que ele permite comentários anônimos, o que sempre redunda em confusões quando um dos interlocutores vê sua opinião contestada. Isso invariavelmente rebaixa o nível dos debates e permite covardias patrocinadas pelo anonimato.

Se o autor do blog fosse um "militante ateísta" jamais publicaria artigos do dublê de filósofo Luiz Felipe Pondé, por exemplo, que tem especial inclinação para escrever delírios travestidos de análise filosófica.

Pondé é apenas um Clodovil Hernandes das Letras, que eu só não chamo de bicha louca porque tenho profundo respeito por homossexuais.

Paulo Lopes seguidamente transcreve as bobagens do Pondé. Nenhum "militante ateísta" faria isso.

O que eu percebo aqui é que o que mais incomoda não é exatamente o que Paulo publica (que na verdade ele apenas compila), afinal outros sites e blogs também fazem isso. A questão aqui é o número de comentários, que aparentemente têm crescido de forma gradual e contínua.

O blog faz uma coisa relativamente simples, e ao mesmo tempo trabalhosa (porque envolve pesquisa, tradução, edição): reune notícias que envolvem religião. Só isso.

Daí alguém pode eventualmente questionar: "Mas por que Paulo Lopes não transcreve também a versão das igrejas e dos religiosos para os fatos?"... Ora, a resposta é por demais óbvia: porque as igrejas já têm as suas ferramentas de publicidade, de promoção da "verdade".

As igrejas têm os seus pregadores, os seus livros, os seus jornais paroquiais, espaço na grande imprensa (que se caga de medo de perder leitores/telespectadores cristãos) e até sites dirigidos à pregação virtual. Ou seja: a "máquina religiosa" é infinitamente mais potente do que um mero blog, por mais que este blog tenha centenas ou milhares de leitores.

Mesmo assim o www.paulopes.com.br talvez esteja incomodando um pessoal aí.
Anônimo disse…
Salamandra,
teu chilique sem rebater a tese proposta segundo argumentos saudáveis provou-a.
Procure terapia.
Anônimo disse…
A resposta do Roberto, se puder ser um pouco mais elaborada, merece promoção a artigo.
Anônimo disse…
Ter um blog sobre as cretinices religiosas agora é ser militante? A neurose das olavetes é impressionante.
Anônimo disse…
A salamandra parece ter uma carencia enorme por atençao.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Anônimo1 de agosto de 2012 04:36

Mas, mesmo que assim fossse, caro Anônimo, o blog permite que se postem comentários e se inicie uma discussão.

Havendo discordância em relação a alguma matéria é possível escrever comentários com o intuito de contestá-la.

Esse blog quase não modera os comentários. A liberdade de expressão é bem ampla aqui. Para você ter uma ideia, no blog do Guiraldelli os comentários são moderados com extrema frequência e o autor daquele blog impede que muitos frequentadores expressem as suas opiniões. Por exemplo, os meus comentários não são mais postados.
Anônimo disse…
Salamdra em homenagem a voce, um trecho de uma materia interessante

29 de Julho de 2012 às 12:02
Eder Fonseca

Na última semana, o cabeça da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) Edir Macedo Bezerra, publicou um artigo no mínimo ao meu ver infeliz. O mesmo intitulado:'Homem de Deus Quanto à Idade e Raça', é um texto que chega a ser ofensivo, bobo e porque não dizer petulante. Vamos por partes. Já no primeiro parágrafo o mandatário da terceira maior rede de televisão do Brasil (Record) diz: "O rapaz que deseja fazer a obra de Deus não deve se casar com uma moça que tenha idade superior à dele, salvo algumas exceções, como por exemplo aquele que é suficientemente maduro e experiente na vida para não se deixar influenciar por ela. Mesmo assim, a diferença não deve ultrapassar dois anos". Macedo primeiro enxerga a mulher como um ser menor do que o homem, não sendo em nada diferente como por exemplo, de alguns líderes de religiões fundamentalistas, que ele mesmo critica em seus cultos, e que acham que o sexo feminino, é simplesmente um pano de chão, ou um mero "serzinho" reprodutor. E outra quem é o senhor Macedo para mandar no coração de alguém? Nós nos apaixonamos por quem o coração bate mais forte e ponto final, humanos são assim. Tirando casos extremos como de um senhor de 80 anos, que se acha um gatão com uma menina de 20 (nesse "amor" sinceramente eu não acredito), é o coração quem manda, e não um pregador que usa as pessoas como um mero boneco de fantoche, achando que elas não sabem pensar e discernir no seu agir.

Ele também afirma que a mulher envelhece primeiro que o homem e assim dá motivos para infidelidades conjugais. Outra falácia e um absurdo. A pessoa trai porque quer trair, e não por culpa exclusiva da mulher. E outra, os dados não mostram isso. E se você não quer ter o trabalho de ir pesquisar, é só ver o casal Edir Macedo e Ester Bezerra, o líder da IURD está um caco perto da sua senhora.

Outra bobagem dita pelo sabichão neopentecostal, e que mais causou revolta em pessoas evangélicas e não evangélicas é essa: " Não haveria nenhum problema para o homem de Deus se casar com uma mulher de raça diferente da dele, não fossem os problemas da discriminação que seus filhos poderão enfrentar nas sociedades racistas deste mundo louco. É preciso que ambos estejam conscientes quanto aos riscos de traumas ou complexos que as crianças poderão absorver durante os períodos escolares, e, a partir daí, carregarem-nos por toda a vida". Pelo que eu entendi, a ordem na IURD atualmente é uma só, ou seja, se você é branco se case com uma branca; e se você é negro se case com uma negra. Isso também não seria uma forma de segregação racial como o famoso Apartheid sul-africano?
Anônimo disse…
Ainda bem que esse blog permite postagens de "anônimos", do contrário eu e muitos outros comentaristas bem melhores do que eu não poderíamos dar nossa opinião.
Além do mais, apesar das limitações de meu "tijolar", procuro me identificar sempre.

Winston Smith
_É difícil mas, não é impossível! _Veja o seu caso! kkkkkkkkkkkkkk!
_Lamento demais por tua baixa inteligência!
_Somente alguém muito sem percepção para conseguir desvirtuar os assuntos!
_O que eu escrevo, é problema meu; quer dizer: aquilo que outras pessoas escrevem..., são elas e não eu! Conseguiu entender ou ainda está difícil?
_Você é assim mesmo ou se faz de tolo?
Anônimo disse…
Nossa,dou muita risada ao ver como a lagartixa da IURD desvia os assuntos quando a ela convém!
Dou mais risada ainda quando vejo crentes perdendo seu precioso e único tempo de vida em igrejas,trabalhando para dar dizimo e ainda enchendo os saco dos outros e "tentando levar a palavra".
bornato disse…
Perda de tempo dar espaço pra pessoas como essas. Ela pode facilmente criar um blog e escrever as 'verdades' dela. oras bolas.

Sugiro SEMPRE ignorar trolls como ela.
Anônimo disse…
Uma quarentona que rebate os outros como uma adolescente. Patético
Anônimo disse…
E um ego do tamanho do cristo redentor
_Por tuas palavras, deve ter, no mínimo, cem!
Acho injusto,da parte de uma comentadora que se professa seguidora, de uma mensagem de pacifismo e tolerância, como o Evangelho; condenar quem quer que seja, precipitadamente, o que se constitui pecado, salvo engano da memória - pois já fui cristã-, de juízo temerário. Já professei o Evangelho, e por mais que critiquemos o cristianismo institucional, seus desvios; não podemos negar que aquilo que foi consagrado, como "a essência" dos quatro primeiros livros do Novo Testamento cristão, é a concórdia, a paz, a fraternidade, não a guerra, o ódio, a contenda.
Também fui preconceituosa, ensinada que fui, pelos missionários norte-americanos protestantes, voltando-me contra minhas próprias raízes africanas. Chamava os orixás de deuses falsos, e até demônios, como ensinava o livrinho do então ainda quase desconhecido cacique da IURD; mas surpreendi-me, quando constatei, na referida empresa que então se expandia (através de cultos televisivos recheados de mistificações e dramas encenados como exorcismos de demônios)...Algumas manifestações reais, de transe e incorporação, semelhantes às que eu observara em minha infância, nos arrabaldes de Salvador; as quais, do ponto de vista mediúnico, ou de uma psicologia transpessoal, constituiam-se em posses verdadeiras, de algum conteúdo inconsciente. Estas pessoas não falavam - obviamente não aqueles diálogos forjados, em que "o demonio aconselha que se dê dinheiro à Igreja", um óbvio embuste -; não davam comunicação, porque não se lhes doutrinava, antes, lhes torturavam...! Passei a pesquisar, estudar e a buscar estas minhas raízes perdidas,; depois estudei, bacharelei-me primeiro em psicologia, logo após, graduei-me na primeira turma de Teologia da Umbanda; em ambas sou mestra, e terminei agora em outra o doutorado, sem abandonar minhas atividades como zeladora de santo, e yalorixá de terreiro. Fui uma das primeiras a contribuir para o ensino de Africanidades e Raizes Africanas no currículo universitário nacional. Entendo que esta moça, como tantas outras, possui embates íntimos, e conflitos inenarráveis; na verdade o que ela busca aqui, como ser humano, é ajuda. Numa superficialíssima análise, até impossível sem anamnese, eu diria que, pede afeto e investimento positivo para sua energia libidinal, não conveniente canalizada...Não sei se me faço entender. E como espírito, pede perdão pelos pecados da intolerância, do ódio, que a seita à qual pertence, por constituir-se em perseguidora da matriz da nossa própria etnia e consciência coletiva, que é africana; pede perdão, porque persegue criminosamente e comete terrível genocídio simbólico, contra nossas origens negras; pede perdão porque prega um Evangelho falso, disseminador de racismo, preconceito e intolerância, além do puro ódio. Como ela não pertence à uma vertente religiosa real, que seria uma agrégora onde se expressa e vive, o perdão e o amor incondicional; e sim uma empresa fria e materialista onde se progaga a inveja dos concorrentes do mercado religioso e o ódio; não é de se estranhar, que esteja assim tão doente, humanamente desfigurada, padecente de carinho, de ternura e afeto. E nem sabe como, nem a quem pedir. Oremos por ela, para que a paz de Oxalá a envolva. E salve os caboclos de Umbanda! Laroiê, Exu! Laroiê! Exu ê, Mojubá!
Janayna Yaô de Umbanda e Nagô.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Concluindo o raciocínio: essa moça é digna de pena e precisa de ajuda.
Anônimo disse…
Prezado Senhor Eder,

O senhor é um legítimo cidadão, do ponto de vista constitucional, que só pode ufanar-se também de ser um bom brasileiro. Parabéns também ao senhor Paulo Lopes, por manter este veículo informativo e também comunicativo , de forma tão imparcial; que até seria ofensa ao pundonor próprio, para não dizer à vergonha ou ao bom senso, julgá-lo do contrário, o que os fatos por si só desmentem. Quanto a estes deploráveis fatos, de que esta empresa arrecadadora de propinas e distribuidora de franquias eclesiásticas, seja ainda tolerada por nossas autoridades do Ministério Público; informo-lhe que já tomamos todas as providências cabíveis para que sejam "no devido tempo" citados...Infelizmente, o Executivo deles depende, e o parlamento, para composição dos quadros do próprio Governo; o que é uma grotesca e bizarra contradição, se levarmos em conta que é COMPROMISSO tácito deste Governo rechaçar qualquer e toda ofensa ao povo negro, em detrimento de uma falsa minoria econômica que nem se pode dizer étnica. Uma vez que no Brasil o racismo é infelizmente étnico, no caso de que é visível a negritude da população; mas por outro lado a fundamentação para a discriminação é econômica, pois os negros não foram ainda empoderados nem capitalizados. Todos sabemos que não há aversão natural pela diferença da cor da pele no Brasil, uma população notória de cunho miscigenado e de liberdade sexual não discriminatória nem exigente. O problema é que habituaram-se os exploradores econômicos a explorarem o negro também sexualmente; e essas religiões falsas, na verdade empresas de lavagem de dinheiro, semeiam a corrupção sistemática desses anti-valores, como o racismo, para beneficiarem-se e locupletarem-se da exploração generalizada. Infelizmente, graças à segregação e aos malefícios quase irreparáveis, muitos negros e mestiços frequentam essas empresas, convencidos que prestam serviço a Deus e combatem o "diabo"...O diabo que segundo eles são as religiões africanas. Mas veja que contradição e que triunfa a verdade! O DIABO SÃO ELES PRÓPRIOS, pois financiam o ódio, a divisão, a mentira, e toda iniquidade que faria corar de vergonha o próprio satanás! Entretanto, à medida que cidadãos como o senhor, como o jornalista Paulo Lopes, engrossam as fileiras dos não-alienados e fazem-nas aumentar; diminui o império da ignorância e da escravidão da consciência, pois é grande o poder do sal, e do fermento, sobre toda uma massa! Assim diz o Evangelho, pois é somente com o conhecimento da verdade que o homem pode efetivamente se libertar. E a gloriosa tradição da religião dos nossos antepassados negros o atesta; que somente através de Xangô, a justiça, prepara-se o reino da paz, de Oxalá. Obatalá! Oxaguiã nos possa conduzir sempre mais no reino da sua paz pela justiça. Salve Oxalá!
Salve Zambi! Salve Olorum, Salve Nosso Pai Maior!
Salve os caboclos de Umbanda, Salve todos os orixás!
_É inegável que quando as pessoas não sabem ler o que um texto contém, reportam-se para outras ramificações, fazendo questão de fazer com que os outros possam penalizar-se por suas experiências fracassadas.
_São pessoas que pulam de galho em galho, sem poder encontrar a verdadeira razão para suas vidas. A razão da existência humana é a fé no Senhor Jesus e, esta fé, não pode ser mesclada com as filosofias seculares; não basta acreditar em Deus, tem que obedecer!
_As pessoas tendem a escolher o caminho que lhes seja mais conveniente e, isso por conta de uma série de razões.
_Quando não há comunicação é impossível o entendimento; da mesma maneira, quando não há humildade, não há encontro com Deus!
_Nas situações da vida, na fala de quem sente prazer em negar o que sabe ser real, porém, não admite, imaginam que a Palavra de Deus tem o firme propósito de tornar-nos(cristãos, extremamente passivos para não dizer alienados e incultos. Pensam que um nivelamento nos diálogos, é incompatível com a fé que professamos.
_Este é somente mais um, entre tantos equívocos que cometem aqueles que pensam estar de pé; o que estes não sabem, é que já caíram há muito tempo ou que sempre estiveram caídos.
..."de forma tão imparcial"...????????? _Como é? _O que vão escrever agora, bando de hipócritas!
_Em meu post, me referi justamente ao fato de que Paulo Lopes não é imparcial; alguém escreveu que os meios de comunicação não são imparciais e nunca foram; se deram ao trabalho de escrever acerca de assuntos que nem ao menos foram mencionados no post! Agora vem alguém que, com toda certeza, irá conquistar a simpatia do administrador do blog, dizer que parabeniza o dito cujo por sua imparcialidade???? Francamente!
_Sei muito bem o que estou escrevendo e, as grosserias juntamente com a falta de cultura aliada ao preconceito, não irão me intimidar.
Anônimo disse…
"Numa superficialíssima análise, até impossível sem anamnese, eu diria que, pede afeto e investimento positivo para sua energia libidinal, não convenientemente canalizada...Não sei se me faço entender."

Suspeitamos desde o princípio.
firefox disse…
salamandra
a melhor coisa que voce pode fazer ao universo é dar um tiro na cabeça, ja temos boçais demais no mundo !
firefox disse…
são pessoas como voce que destroem qualquer tentativa da humanidade se desenvolver e melhorar, voce como outros é que bloqueiam qualquer avanço em todas as areas que os homens podem melhorar, e como disse o colega se voce é tão superior porque não criou seu proprio blog?

talvez seja porque seu cerebro é bom só para destruir e não criar novos meios de melhorar o mundo
Michelle disse…
Salamandra

Vc se faz de boba pra viver ou é assim por maioria de votos?

O que vc não entende - ou não quer entender, talvez - é que esse negócio de "A razão da existência humana é a fé no Senhor Jesus e, esta fé, não pode ser mesclada com as filosofias seculares; não basta acreditar em Deus, tem que obedecer!" é a sua verdade, não a nossa. É a verdade que vc acha mais conveniente pra vc e sua vida. Até aí td bem. Cada um tem sua própria verdade.

O problema reside em vc querer que os outros adotem a sua verdade à todo e qualquer custo e que considerem a sua verdade como verdade única e absoluta. A prova disso é que vc acha que o Paulo tem que postar aquilo que vc considera ser a verdade.

E qdo isso não acontece, vc dá faniquito e faz mil conjecturas e achismos sobre pessoas que vc nem sequer conhece só pq elas discordam de vc e/ou não cedem aos seus caprichos religiosos.

A internet é ilimitada, Salamandra. Se quiser que as pessoas tenham acesso ao que vc considera ser a verdade - a crença e obediência incondicionais ao seu deus - crie seu próprio blog. Ali vc vai poder despejar tudo o que vc quiser: sua verdade, sua crença, sua visão de mundo, seus chiliques, sua raivinha, sua frustração com sabe-se lá o que, etc. Pq vc perde seu tempo ao despejá-las aqui.

E detalhe: esse blog não é latrina pra ser entupido com as merdas que vc fala.
Anônimo disse…
Ainda bem que a Salamandra é uma mulher. Se fosse homem, seria perigoso. Provavelmente mais um Wellington Menezes de Oliveira. Mulheres têm crises nervosas, choram e fazem escândalo, mas felizmente não costumam pegar em armas. Não por religião, pelo menos.
Plim! disse…
Além disso, a bunda dela deve ser brilhante.
Anônimo disse…
Essa salamandra parece uma pessoa bem amargurada,solitaria e carente de atençao. Tomara que largue esse fanatismo doentio e seja feliz um dia
Anônimo disse…
Pessoas reprimidas sexualmente dão "ótimos" religiosos.
_Você está apenas, engrossando o caldo; é apenas mais um no meio de todo o resto!
_Cale-se, inculto!
Anônimo disse…
Salamandra vc está precisando de sexo, vai numa sauna gay e tu encontras Maurão uma Verdade de 20 CM que te deixara mais louca doque vc È.
Chega de crentisse
_Talvez tenha razão quando se refere ao órgão do corpo humano responsável pelas elaborações mentais. Se é esta a visão que tem, tudo bem! _Mas cá entre nós: como deve ser triste e vazia, a vida daquele que pensa que a cabeça é só para separar as orelhas! _Que tal se escrevesse acerca da tua experiência de não ter neurônios, sei lá... talvez te ajude!
Michelle disse…
Caraca, essa Salamandra precisa achar uma ocupação. Essa pessoa tá mto à toa nessa vida...
Anônimo disse…
Rs, essa Salamandra é uma fanfarrona...
Já fiz muito isso, entrava em blogs/chats evangelicos e tocava o terror.
Mas claro eu tinha 14 anos na época.
Anônimo,Anônimo!

_O que faço não tem nada a ver com suas atitudes de há um ou dois anos atrás!
_Depois de tantos comentários, uns mais outros menos descartáveis(mas todos de igual designação), me vejo inclinada a fazer uma explanação.
_Ao ter o desprazer de ler quase todos, devo dizer que: partiram do nada para chegar a lugar nenhum!
_Tento imaginar a cara que fazem quando estão lendo, é muito engraçado! Quando não se tem a mínima ideia do que o outro está falando, as feições modificam mesmo e, não é de admirar!
_Todas as vezes que peço para me mostrarem algo que escrevi, comprovando aquilo que entenderam..., a resposta não vem: interessante!
_Me divirto com a ignorância espiritual da grande maioria que não entende e não quer entender!
_Façam o que quiserem com suas vidas; isso pra mim, não muda nada! _A única coisa que gostaria que entendessem, é que vou escrever sempre que eu quiser, é só!
_O fato de ser um espaço totalmente parcial, não me fará afastar! É muito débil, o pensamento que perpassa muitas das mentes por aqui!
_Contudo devo escrever que quanto mais falam suas grosserias, numa clara demonstração de falta de compreensão, tanto mais me sinto forte para continuar!
_Boa noite a todos!
Anônimo disse…
Está gostando de ser o centro das atenções, né, Lagartixa? No fim, você é isto: uma carente solitária.

Não lhe recomendo que arrume um namorado porque não desejo mal para ninguém: conviver com você não deve ser fácil.

O que posso dizer é que você precisa se esforçar para mudar, porque, caso contrário, se afogará em seu próprio poço de ressentimento.
_Do que está falando? kkkkkkk
_Você só vem reforçar o que já ficou claro há muito tempo!
_Procure juntar os dois neurônios que deve ter..., eu acho, para elaborar uma frase inteligente!
_Ouça: ressentimento não faz parte da minha vida; não nutro este sentimento por ninguém, nem mesmo por anônimos!kkkkk
_Boa noite!
Mauro disse…
Anônimo acima disse tudo. Essa mulher é digna de pena.
Mauro disse…
Salamandra, do poço de neurose e egomania que vc é, só vc ainda não percebeu que regurgitando suas asneiras aqui só serve pra uma coisa: Reforçar as críticas à fanáticos que o paulopes se dispõe a colocar nesse blog e gerar mais discussão, e consequentemente, mais acessos ao blog.
Como se sente sendo um peão pro paulopes ganhar mais dinheiro?
Acho que gosta de fazer papel de palhaça.
Anônimo disse…
A julgar pelo nível de "argumentação" dela, imagino que tenha por volta dessa idade mental mesmo.
Pedro Lobo disse…
Este blog é opinativo, tanto que leva o nome do autor. Se você tivesse um mínimo de discernimento entenderia que o que vai aqui reflete a opinião do... autor -- até uma criança entenderia isso. E opinião, cada um tem a sua. Portanto, moça, não seja ridícula. Ou melhor, seja, para nosso divertimento.
_Ridículo e sem discernimento são adjetivos que cabem, perfeitamente, para você! Até mesmo, o mais primata dentre todos os símios, é capaz de entender que faço menção ao texto que dá origem à matéria e não à opinião das pessoas. Se tivesse interesse em ler para não escrever tolices, teria percebido que escrevi acerca disso lá no início!
_O divertimento está sendo todo meu e, acerca disso, eu também já escrevi!
_Portanto, tente ser mais criativo ao invés de mero ator, no teatro de sombras.
Anônimo disse…
Gostei da Salamandra. Ela bate firme o pé. Acredita mesmo em tudo que diz.

Mas eu queria perguntar umas coisas:

Ligar o "foda-se" (claro que você não fez isso com essas palavras) para as pessoas que a cercam não é o contrário de "pregai o evangelho a toda criatura"? Afinal, sabemos que Jesus não veio para os que estão salvos... ou seja, ele não veio por você.

Ofender o próximo não é o contrário a dar a outra face?

Frequentemente você acusa os outros de ter apenas 2 neurônios, inculto ou qualquer outro adjetivo que tem por objetivo diminuir a capacidade cognitiva da outra pessoa. Já parou para pensar que a resposta "foi Deus" ou a afirmação "é Deus mamãe!" é fruto da preguiça/incapacidade/dificuldade de raciocinar?

Hoje temos os meios e a capacidade de chegar em respostas que a religião dizia "ser Deus". Vale à pena parar para pesquisar sobre a verdadeira ciência e o que ela pode responder COM PROVAS.

Deus é amor, correto? Então ele vai permitir que você pesquise e descubra.

Saudações.
_Acima de ser amor, Deus é justiça! Ele odeia o pecado mas ama o pecador!
_As frases que escrevo em meus textos, são frutos de uma revolta que todo verdadeiro cristão deve ter: revolta não de forma particular mas, com relação a Deus!
_Por vezes(na maioria delas), escrevem coisas absurdas demais.
_Ouça: se as pessoas não querem ouvir, você as deixa, certo? _Errado! É por esta razão que continuo, entende?
_Acerca das palavras mais duras que escrevo..., bem, entendo que o diálogo deva pautar-se no nivelamento: se recebe insultos, deboches, ironias..., é o que devolve; não que seja uma forma incisiva de dizer: dane-se! Ao contrário: despertar é o objetivo e, só pode acordar, quem é capaz de se livrar do orgulho e preconceito, provenientes de uma excessiva confiança em seus conhecimentos.
_Ouça: já escrevi acerca da frase que você menciona, no entanto, vou fazê-lo novamente.
_Leia: ao longo da História, vemos os cristãos oprimidos e tratados como criminosos; na grande maioria das vezes, sem reação: o Coliseu de Roma é um exemplo claro. Nos países árabes, por exemplo, tal prática não é muito diferente! Os cristãos são queimados vivos mas, não negam a fé em Jesus; recentemente, a Nigéria foi palco de massacre.
_Ao ser crucificado, os seguidores do Senhor Jesus se calaram e permitiram que a maioria dos acusadores, os sobrepujasse. Se tivessem lutado por aquilo em que acreditavam, talvez as coisas tivessem tido outro desfecho..., não sei!
_Dar a outra face, é sim, um mandamento! No entanto, existem aspectos a serem considerados e ocasiões a serem observadas.
Michelle disse…
Salamandra,

>> "Acima de ser amor, Deus é justiça! Ele odeia o pecado mas ama o pecador!"

O seu deus ama tanto o pecador que é capaz de mandá-lo para o inferno sem escalas. A sua bíblia que não me deixa mentir.

>> "Por vezes(na maioria delas), escrevem coisas absurdas demais."

Como se vc não escrevesse absurdos...se localiza, Salamandra

>> "Ouça: se as pessoas não querem ouvir, você as deixa, certo? _Errado! É por esta razão que continuo, entende?"

Sim, Salamandra. As pessoas não são obrigadas a ouvir suas sandices se elas não estão interessadas, filhinha. Se vc continua, é pq vc não tem vergonha na cara e usa óleo de peroba como creme hidratante antes de ir dormir. Só isso.
Mas dá pra entender o pq vc faz isso. Alguns evangélicos chatos da porra tentam converter os outros a todo e qualquer custo, na base do cansaço. Ou seja, não te deixam em paz enqto vc não disser "Ok! Ok! Eu vou na droga da sua igreja!"

Vc é igualzinho aos evangélicos e testemunhas de Jeová que vão de casa em casa em pleno domingo de manhã cedo incomodar as pessoas que trabalham em seu único dia de descanso pra fazer proselitismo religioso. Isso qdo não tem a cara de pau de aparecer no local de trabalho pra fazer pregação religiosa inútil, achando que temos a obrigação que largar todos os nossos afazeres que somos pagos pra fazer pra ouvir a palavra de deus. E qdo falo - educadamente - que aquilo não é hora e nem lugar pra isso pois estou ocupada e estou no meu horário de trabalho, a pessoa tem mais cara de pau ainda de falar que é cliente (sendo que ela não veio ali para alugar filmes) e que tenho que ouvi-la. Faça-me o favor.

>> "Leia: ao longo da História, vemos os cristãos oprimidos e tratados como criminosos; na grande maioria das vezes, sem reação: o Coliseu de Roma é um exemplo claro. Nos países árabes, por exemplo, tal prática não é muito diferente! Os cristãos são queimados vivos mas, não negam a fé em Jesus; recentemente, a Nigéria foi palco de massacre."

Claro! Pq cristãos nunca na história mundial perseguiram e oprimiram as pessoas! #sarcasmo

Larga a bíblia um pouco e vá numa biblioteca pública na seção de História e faça uma pesquisa básica sobre Inquisição, Cruzadas, Noite de São Bartolomeu, perseguição contra os judeus, etc.

O cristianismo nem sempre foi uma vítima inocente. Qualquer pessoa com o mínimo de discernimento e bem informada sabe disso.

>> "Ao ser crucificado, os seguidores do Senhor Jesus se calaram e permitiram que a maioria dos acusadores, os sobrepujasse. Se tivessem lutado por aquilo em que acreditavam, talvez as coisas tivessem tido outro desfecho..., não sei!"

Mas isso é com certeza! Se os seguidores de Jesus tivessem se rebelado contra os seus algozes, o cristianismo hj não seria uma ode ao pobre coitadismo; não pregaria que todos somos pecadores incapazes de nos virarmos sozinhos e que dependemos de deus, Jesus e o escambau pra nossa vida ter sentido e pra termos forças. O cristianismo pregaria que somos donos de nossos proprios narizes e que somos capazes de vencer todo e qualquer obstáculo se assim quisermos.

Mas como os seguidores de Jesus foram uns covardes, deu no que deu. Afff...
_Está bem, Michelle! Sem maiores problemas!
_Durma bem!
Unknown disse…
Alem do que a Michele postou ali, devo me posicionar mais uma vez. A propósito, sou o mesmo que fez as perguntas.

Uma pessoa, um Deus ou qualquer coisa que você consiga citar, não pode ser misericordioso e justo ao mesmo tempo. Isso é uma contradição.

Se você tiver misericórdia de uma pessoa que cometeu um crime, a justiça não será feita. Se eu mato alguém, me arrependo e mesmo assim vou "pro céu", a justiça não foi feita. Pense nisso.

E, se você perguntar ao seu superior religioso, e ele não souber responder, dirá "Deus é Deus". Porque foi assim que responderam a ele quando ele teve dúvidas. E assim que a pessoa que respondeu ao superior dele, respondeu. E assim temos uma longa história de pessoas que só receberam e passaram pra frente. Nem sequer pensaram a respeito.

Ao invés de fazer como muitos cristãos que só interpretam a bíblia conforme lhes convém, passe a entender todas as palavras e seus significados antes de absorver. Qualquer texto passível de interpretação, é passível de pontos-de-vista diferentes.

Mais uma vez, pense nisso.

E obrigado por responder educadamente. =)

Saudações.
Diego Heinrik 5 de agosto de 2012 23:28

_Não há contradição alguma! Misericórdia é uma coisa, pena é outra!
_A misericórdia dá margem à compaixão(olhar para frente e observar o comportamento da pessoa: do ato infracional para adiante).
_Pena é um sentimento que dá margem à permissividade(fingir que não aconteceu nada e ficar por isso mesmo)! Deus não é assim!
_Aquele que comete um delito, deve responder por seus atos diante dos homens; Ele não é a favor da impunidade!
_A Palavra de Deus ensina que se deve respeitar as autoridades.
_Diante de Deus, caso haja sincero arrependimento, a pessoa tem chance para recomeçar e mudar o curso de sua vida. É diferente de remorso, onde se tiver oportunidade, faz o que é errado novamente; ao passo que ao se arrepender, resiste!
_O Senhor Jesus disse: "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós"!
_Boa noite!
Michelle disse…
Sobre as pregações da nossa "querida" Salamandra:

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Como não é a favor da impunidade se basta se ajoelhar diante dele (se arrepender) para não sofrer pelos pecados cometidos quando "a hora" chegar?

Eu acho que você erra na definição de remorso. Presumiu coisas que independem deste fator.

Você acha que basta o arrependimento em Deus para salvar uma pessoa de "pagar" (punição divina) por cometer uma barbárie?

Ele "não se lembra" do que fez no velho testamento?

Falando no diabo, procure saber mais sobre ele. E quando digo isso, falo sobre a história dele na própria bíblia. Vai ver que muitas coisas são erroneamente traduzidas. Ou, traduzidas de forma a manipular o significado.

Saudações.
_Me refiro às coisas espirituais e você, tem muito mais em mente, as materiais!
_É uma pena mas..., não conseguimos nos entender!
_A definição de remorso, é esta mesma: não há erro algum!
_Olha, se tiver interesse, leia novamente meu comentário.
Michelle disse…
Salamandra

>> "Pena é um sentimento que dá margem à permissividade(fingir que não aconteceu nada e ficar por isso mesmo)! Deus não é assim!"

Pena é um sentimento que indica empatia. O deus que vc acredita não tem empatia. Ele condena pessoas ao tormento eterno por qualquer coisinha. Isso não é sinal que ele ama o pecador. Isso é sinal de que seu deus é um pai abusivo.

Toma como exemplo Suzane von Ritchofen. A guria planejou o assassinato dos próprios pais e não passa de uma sociopata. Ela se arrependeu de seus pecados e se converteu ao evangelho. De acordo com sua crença, deus a perdoou e ela já tem um lugarzinho garantido no céu.

Agora eu - que nunca planejei e nunca cometi um crime na minha vida inteira e nem cogito em fazer tal coisa - vou para o inferno por não crer em um deus que não se mostra pra ninguém pra provar ao mundo que ele existe de fato e - de acordo com sua crença - por sentir afeição por pessoas de ambos os gêneros sexuais.

>> "A Palavra de Deus ensina que se deve respeitar as autoridades."

A tal palavra de deus ensina que se deve respeitar e obedecer somente à ele, pois ele é a autoridade máxima...poxa, é o primeiro mandamento: amar a deus acima de todas as coisas. E quem não fizer isso, já sabe.
_Garota, você está errada!!!
_Pena é um sentimento que ninguém gosta de receber! Uma das piores coisas da vida , é quando alguém te fala com todas as letras que tem pena de você; esta é uma maneira de dizer nas entrelinhas, que te considera uma pessoa incapaz de se reerguer.
_Empatia denota a capacidade de se colocar no lugar do outro, isso de maneira nenhuma significa, ter pena ou assumir, junto com o outro, a atitude de auto-comiseração.
_É a própria pessoa que se condena, Michelle e isso, por conta de suas atitudes!
_Quem te falou que a tal moça que menciona, tem um lugar no céu? _Isso não é verdade! Ela terá de viver uma vida reta diante de Deus, terá de se livrar de todas as suas culpas, terá de suportar os olhares de condenação das pessoas, terá de ser privada de sua liberdade e aguentar firme diante de tudo isso! _Acha pouco?
_Ouça: as coisas não são assim, tão simples! _Percebe o que está fazendo? _Está se condenando, por suas próprias palavras: não faça isso, garota!
_Deus é Maravilhoso! _Busque-O e você O encontrará!
_Que confusão! _Olha: ao falar das autoridades, falo do ser humano(isto está na Bíblia, basta ler). Quando você escreve que se deve amar a Deus acima de todas as coisas, saímos do campo material para o campo espiritual: são coisas diferentes!
_Deus quer ser amado acima de outros deuses, Ele quer se o primeiro em nossas vidas! _Ele quer que tenhamos as coisas e as pessoas que amamos conosco mas, não devemos ter essas coisas e pessoas, como mais importantes que Deus, entende? Isso não significa que não se deve respeito a ninguém!
Michelle disse…
>> "Pena é um sentimento que ninguém gosta de receber! Uma das piores coisas da vida , é quando alguém te fala com todas as letras que tem pena de você; esta é uma maneira de dizer nas entrelinhas, que te considera uma pessoa incapaz de se reerguer."

Isso é relativo. Tem gente que não gosta que os outros sintam pena, tem gente que gosta. Tem gente que se faz de vítima pra que outras pessoas sintam peninha e passam a mão na cabeça, falando: "Coitadinho de fulano de tal".

>> "É a própria pessoa que se condena, Michelle e isso, por conta de suas atitudes!"

É o seu deus que condena as pessoas. Isso explica o pq ele destruiu Sodoma e Gomorra e sabe-se lá pq poupou o não tão correto assim Ló; afogou o planeta inteiro no dilúvio (o que os fetos e o restante dos animais que morreram afogados fizeram de errado pra merecer a ira vingativa do seu deus?); mandou os israelitas dizimarem todos os cananeus, sem exceção incluindo crianças (elas eram culpadas por associação ou o quê?); mandou estriparem mulheres grávidas, matando os fetos (de novo, o que esses fetos fizeram de errado?); e Jesus que puniu uma árvore só pq ela não foi contrária à sua natureza dando frutos fora de época, etc?

>> "Quem te falou que a tal moça que menciona, tem um lugar no céu?"

A sua religião. De acordo com ela, basta a pessoa se arrepender de seus pecados e mudar de vida, viver de acordo com os ensinamentos de deus e Jesus que seu lugar no paraíso está garantido, não importa se a pessoa foi um assassino pior que Jack, o Estripador.


_"Isso não é verdade! Ela terá de viver uma vida reta diante de Deus, terá de se livrar de todas as suas culpas, terá de suportar os olhares de condenação das pessoas, terá de ser privada de sua liberdade e aguentar firme diante de tudo isso! Acha pouco?"

Tirando essa coisa toda de deus por razões mais do que óbvias, acho pouco sim. Pessoas como a Suzanne merecem prisão perpétua sem direito à condicional numa prisão de segurança máxima e com direito a banho de sol apenas 1h por dia. Mas como não temos prisão perpétua aqui, o máximo que ela ficará é 30 anos presa, isso se ela não for solta antes em condicional.

>> "Ouça: as coisas não são assim, tão simples! _Percebe o que está fazendo? _Está se condenando, por suas próprias palavras: não faça isso, garota!"

Me condenando em que sentido?

>> "Deus é Maravilhoso! _Busque-O e você O encontrará!"

Em primeiro lugar, o deus que vc acredita está mto longe de ser maravilhoso. Pra mim, ele não é assim tão diferente de um psicopata sádico. E tanto de gente como de deuses assim, prefiro manter a distância.


>> "Deus quer ser amado acima de outros deuses, Ele quer se o primeiro em nossas vidas!"

E como o deus que vc acredita é ciumento, invejoso, mimado, vingativo, sádico, etc, ele é capaz de mandar td mundo pra o inferninho se não acreditarmos nele e não o adorarmos 24 horas por dia e 7 dias por semana pelo resto de nossas vidas.


>> "Ele quer que tenhamos as coisas e as pessoas que amamos conosco mas, não devemos ter essas coisas e pessoas, como mais importantes que Deus, entende?"

As pessoas que amo são mais importantes do que qualquer deus e elas são merecedoras de amor e respeito. O mesmo não posso dizer sobre o seu deus, já que ele não passa de um mito e mesmo se existisse, não seria um deus merecedor de meu amor e respeito.
_Sabe, você ilustra muito bem a estoria do "cara" que quis fazer uma boa ação e ajudar uma senhora idosa a atravessar a rua. Depois de muito tempo tentando, o rapaz descobriu que a tal senhora não queria atravessar, percebo que é o que ocorre com você! _Tem ideias formadas; não consegue e não quer, abrir espaço para mais nada!
_O rapaz da estoria fez a sua parte e eu, estou fazendo a minha!
_Que fique bem claro que respondo ao perceber que a pessoa escreve, diretamente pra mim; também não é sempre pois, algumas vezes não te respondi, não por motivos particulares mas, por entender que você é capaz de fazer até força para não entender!
_Só quero que saiba que não sou tua inimiga; nem tampouco gosto de tripudiar sobre as pessoas! _Apenas gostaria de me fazer entender.
Michelle disse…
Salamandra,

>>"Sabe, você ilustra muito bem a estoria do "cara" que quis fazer uma boa ação e ajudar uma senhora idosa a atravessar a rua. Depois de muito tempo tentando, o rapaz descobriu que a tal senhora não queria atravessar, percebo que é o que ocorre com você! _Tem ideias formadas; não consegue e não quer, abrir espaço para mais nada!"

Bom, acontece que eu não sou obrigada à escutar pregações religiosas contra minha vontade. Aqui não é uma aula de religião na escola e eu não sou mais uma criança de 11 anos sendo obrigada pelo professor de religião à escutar aquelas ladainhas inúteis durante às aulas sob ameaças tb inúteis. Se vc tivesse pelo menos um pingo de bom senso e respeitasse a vontade dos outros quanto à isso. Se eu tivesse realmente interessada em ouvir a tal palavra de deus, eu mesma iria na igreja - qualquer uma dentre as 3.000 vertentes do cristianismo - por livre e expontânea vontade. Como não estou interessada, dispenso. Não é como se a minha vida inteira dependesse disso. Será que é tão difícil pra vc respeitar isso?

Eu não sou uma pessoa de mente fechada. Posso mto bem mudar de opinião à respeito de qualquer coisa, contanto que argumentos convincentes sejam apresentados.

Quer que eu acredite que seu deus existe? Ok...é mto simples: mostre - de maneira convincente, com provas concretas e verificáveis - de que ele existe de fato. Se essas provas forem convincentes e à prova de erros, eu acredito no seu deus pois saberei que ele existe. Não significa que irei seguí-lo como uma ovelhinha, só pra deixar bem claro.

Mas vc pode ter certeza que vc não conseguir convencer nem a mim nem nenhum ateu com proselitismo barato e cheio de apelos ao emocional, citações de passagens da bíblia, ameaças sobre queimar no inferno, de que seu deus vai castigar, faniquitos, etc, etc, etc.

Salamandra, querida: se vc estiver frequentando este blog com o único intuito de converter ateus e agnósticos, já vou te avisando: vc está perdendo seu tempo.
Michelle disse…
Salamandra,

>> "O rapaz da estoria fez a sua parte e eu, estou fazendo a minha!"

Seria mais interessante se vc fizesse essa sua parte com quem estivesse interessado em ouvir pregações religiosas.

>> "Só quero que saiba que não sou tua inimiga; nem tampouco gosto de tripudiar sobre as pessoas! _Apenas gostaria de me fazer entender."

Vc não gosta de tripudiar as pessoas, mas é o que vc mais faz aqui. E eu te entendo, por incrível que pareça. Vc não é a primeira e nem será o último fanático religioso com uma necessidade quase que patológica de querer converter todo mundo. Eu já cruzei o meu caminho com um monte de pessoas como vc. Vira e mexe eles vêm bater na porta da minha casa pra falar sobre deus, Jesus, bíblia, etc.

Alguns são gente boa e respeitam a minha escolha de não estar interessada em ouvir a palavra de deus. Eles têm o bom senso de agradecer, me desejar um bom dia e ir embora. Agora tem alguns que são o cão chupando manga azeda.
Eles acham que td mundo quer - ou pelo menos deveria - escutar a palavra de deus e qdo acontece de alguém falar que não está interessado, nossa...sem comentários.

Esses religiosos não conseguem - ou não querem - entender que as pessoas tem coisas melhores pra fazer do que ficar plantado no portão durante minutos à fio escutando-os lendo passagens da bíblia. Eles não entendem que as pessoas não são obrigadas à escutá-los.

Poxa, Salamandra...posso não concordar com sua religião, mas respeito o seu direito à liberdade de credo religioso. Só que a liberdade de credo religioso tb inclui a liberdade de não ter nenhuma religião e de não crer em divindades. Portanto essa sua liberdade termina onde a minha começa. A sua liberdade de credo religioso e o seu direito à manifestação de sua fé não significa empurrá-la pela garganta das pessoas contra a vontade delas. Ao tentar obrigar a mim à escutar suas pregações religiosas, vc está invadindo o meu espaço. Ao fazer isso vc pode estar fazendo o que sua bíblia e religião mandam, mas vc está prestando um desserviço ao direito de liberdade de credo religioso e ideologia.
_Está bem, se é assim que prefere: vou deixar prá lá, por hora!
Michelle disse…
Salamandra

Por hora,não...é pra sempre. Para mim, seu proselitismo religioso é dispensável e não quero ele nunca mais.
_É interessante então, que não mais dirija sua "digníssima" palavra para mim! _Você comenta acerca do que escrevo, sendo que nem é para você e ainda escreve meu nome! _Algumas vezes, não te respondi, não te dei a mínima e você escreveu respondendo para a Salamandra, algo que não era para você.
_Só falta dizer que isso não é verdade!
Michelle disse…
Salamandra

Ô inteligência, neste determinado post e até o presente momento, eu sou a única pessoa que está respondendo seus comentários. Não é o Diego Heinrik.

Então, não é mto difícil fazer as contas. Eu comento algo sobre algo que vc disse e vc responde...como eu sou a única a lhe dirigir a palavra no momento, então é a mim que vc está respondendo. A não ser que vc goste tanto de ver suas palavras nas internet que esteja batendo um papo consigo mesma, hehe.

Então afirmo: que vc falando que não estava dirigindo a sua palavra à mim é uma mentira de sua parte.

Eu posso dirigir os meus comentários a vc qdo eu quiser, afinal o debate aqui é livre e qualquer pessoa pode opinar na conversa dos outros se assim desejar. Vc pode dirigir a sua palavra à mim à vontade, se assim vc quiser. Se for qualquer outro assunto - que não seja proselitismo religioso barato e inútil, pq esse eu dispenso (como é de direito meu) - o resto vc pode falar o que quiser, incluindo seus chiliques (esses até que são engraçados).
Anônimo disse…
"_Apenas gostaria de me fazer entender."

Acho que a maioria aqui entender perfeitamente o que vc quer dizer, e por isso mesmo a criticam. Pare e pense, cogite pelo menos, sobre a idéia de que as suas idéias, sua religião, são apenas mais uma e não são verdade absoluta. É tão dificil assim?
Anônimo disse…
O Paulo Lopes (ateu) aceita comentários que criticam o blog. Isso faz com que tenha credibilidade, diferente do blog do fanático Julio Severo (religioso), que aceita somente comentários que lhe agradam...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

MPF recorre no Rio à Justiça para permitir a ‘cura’ de homossexuais

O MPF (Ministério Público Federal) no Rio deu entrada na Justiça a uma ação civil pública para anular a resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) que proíbe os profissionais de prometer “cura” da homossexualidade porque se trata de uma orientação sexual, e não de um transtorno. A iniciativa do MPF coincide com o esforço que lideranças evangélicas, incluindo seus representantes na Câmara dos Deputados, estão fazendo para derrubar essa resolução do conselho. Fábio Aragão, um dos três procuradores que assinam a ação, é evangélico. Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), isso demonstra que o Ministério Público está sendo instrumentalizado pela crença pessoal de um de seus integrantes. “Isso é um erro grave, porque a Justiça deve ser laica”, disse o deputado. “Retomar a discussão sobre a homossexualidade ser ou não uma doença é um absurdo do mesmo tipo que seria retomar a discussão sobre se o sol gira em torno da terra.” Carlos Tufvesson, estilista engajado no movimento de

Malafaia acusa biólogo de usar a ciência em causa própria

Silas Malafaia disse que Eli Vieira   cometeu "erros que chegam a doer" Em um vídeo de 7 minutos (ver abaixo), Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, acusou o biólogo Eli Vieira (foto), que é ateu e homossexual, de usar a ciência em causa própria. A manifestação do pastor foi em resposta a um vídeo de 15 minutos de Vieira onde ele contesta a afirmação feita em entrevista por Malafaia de que “ninguém nasce gay, homossexualismo é um comportamento”. Para o biólogo, que faz doutorado em genética em Cambridge (Reino Unido), existe uma “farta literatura” sobre a contribuição do gene no comportamento sexual durante o desenvolvimento de uma pessoa. Malafaia, em seu vídeo, disse que o biólogo cometeu “erros que chegam a doer”. Afirmou que existe diferença entre descoberta científica (que pode ser comprovada em qualquer laboratório cientifico) e teoria científica (como a do big bang, sobre a origem do universo), que se inscreve no campo das conject

'Respeito na escola não pode ser amparado em divindade'

Título original: Escola laica, liberdade e igualdade por Roseli Fischmann  (foto) para Folha Roseli é professora na Universidade Metodista O lugar do ensino religioso não é na escola pública, mas na família e nas comunidades religiosas, para quem assim o quiser. Por ser ligado ao direito à liberdade de consciência, de crença e de culto, o ensino religioso depende de ser buscado, não de ser oferecido sob a égide do Estado, por ser matéria íntima, de escolha, segundo a consciência de cada pessoa. Daí o caráter facultativo para o aluno que a Constituição estabelece para o ensino religioso nas escolas públicas, buscando preservar tanto o direito à liberdade de crença quanto a laicidade inerente à escola pública. Razões de ordem ética, jurídica, histórica e pedagógica amparam essa posição. Crianças pequenas, de seis anos, iniciando o ensino fundamental, têm suas consciências tenras plasmadas pela escola. Quais as repercussões de conteúdos religiosos conflitantes ao que recebe no

Malafaia acusa Fantástico antes mesmo de o programa ir ao ar

Para site do pastor, denunciar a homofobia  é o mesmo que defender a "causa gay" O site Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia, está acusando o Fantástico de tentar “convencer que o Brasil é um pais homofóbico” antes mesmo de o programa ser apresentado, amanhã (5) à noite. Durante a semana, a TV Globo divulgou um número de telefone para colher depoimentos de vítimas de homofobia que vão compor um quadro deste domingo do programa. Para o site do pastor, isso já foi suficiente para acusar que a emissora pretender, “por meio da comoção social, instalar a homossexualidade como algo inerente à natureza humana”. A mesma acusação Malafaia fez ao “Na Moral”, de Pedro Bial, que mostrou o preconceito contra casais de gays e lésbicas. Só que, nesse caso, a crítica foi feita depois de o programa ser apresentado. Desta vez, o pastor resolveu atirar primeiro para ver depois o que atingiu. Com informação do Verdade Gospel . Site do Malafaia omite que marcha teve só 3

Pondé escreve que o comunismo matou mais gente que o nazismo

Título original: A mulher, o bebê e o intelectual por Luiz Felipe Pondé para Folha Os comunistas mataram muito mais gente no século 20 do que o nazismo, o que é óbvio para qualquer pessoa minimamente alfabetizada em história contemporânea. Disse isso recentemente num programa de televisão. Alguns telespectadores indignados (hoje em dia ficar indignado facilmente é quase índice de mau-caratismo) se revoltaram contra o que eu disse. Claro, a maior parte dos intelectuais de esquerda mente sobre isso para continuar sua pregação evangélica (no mau sentido) e fazer a cabeça dos coitados dos alunos. Junto com eles, também estão os partidos políticos como os que se aproveitam, por exemplo, do caso Pinheirinho para "armar" a população. O desespero da esquerda no Brasil se dá pelo fato de que, depois da melhoria econômica do país, fica ainda mais claro que as pessoas não gostam de vagabundos, ladrões e drogados travestidos de revolucionários. Bandido bom é bandido preso.

OAB-PR diz que psicóloga cristã sofre perseguição religiosa

Marisa diz que ficou juridicamente comprovado que é vítima do CRP A Comissão de Direitos de Liberdade Religiosa da seção do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu parecer segundo o qual Marisa Lobo (foto) — que se apresenta na internet como “psicóloga cristã” — está sofrendo perseguição por parte do CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná. No começo do ano, o CRP-PR intimou Lobo a retirar da internet a associação da psicologia com religião, porque o código de ética da profissão impede esse tipo de deturpação. Marisa desafiou o conselho ao responder que, como profissional de psicologia, não renunciará a sua fé cristã. Ela é evangélica. Relatado por Francielli Morêz e aprovado por unanimidade, o parecer da OAB-PR afirma que a exigência do CRP é inconstitucional, porque se trata de um cerceamento do “direito inabalável” de a Marisa Lobo assumir publicamente a sua fé. A CRP não se manifestou sobre a decisão da OAB, e a psicóloga afirmou que agora está

Por que eu sou um 'não cristão cultural', diferentemente de Dawkins