Pular para o conteúdo principal

MP avisa Câmara de Apucarana que lei do pai-nosso é inconstitucional

O promotor André Luis Bortolini, do Ministério Público do Paraná, expediu nesta sexta-feira (6) uma orientação aos vereadores de Apucarana para que o projeto de lei 102/2012, que institui o pai-nosso nas escolas públicas e privadas antes da primeira aula, não seja aprovado porque fere a Constituição.

Apucarana fica a 369 km de Curitiba e tem cerca de 120 mil habitantes, entre os quais 58 mil estudantes.

De autoria do vereador evangélico José Airton Araújo (PR), o Deco do Cachorro Quente, o projeto de lei já foi aprovado em primeira discussão pelos 11 vereadores da Câmara.

Diante da pressão de moradores e da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), a Câmara adiou a votação em segunda discussão para uma nova análise do projeto de lei. A votação está marcada para a próxima semana.

Bortolini, em seu comunicado aos vereadores, lembrou que a laicidade do Estado brasileiro garante a liberdade de crença e culto e é por isso mesmo que o poder público tem de se manter independente em relação às religiões.

Ressaltou que, além disso, a escola é um espaço de manifestação da pluralidade de pensamento, não cabendo, portanto, a imposição de um credo religioso.

O promotor alertou que, se os vereadores insistirem em aprovar o projeto de lei, o Ministério Público providenciará o ajuizamento de uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade).

Com informação do MP-PR.

Professora de Apucarana afirma que lei do pai-nosso é bullying.
julho de 2012 

Religião no Estado laico.

Comentários

Eduardo disse…
Tomaaaa
Os religiosos sempre tentando entrar pela porta dos fundos.
Tsc tsc tsc
Desespero
Anônimo disse…
É inconstitucional para ambos os lados, além de ferir o estado laico , também feri a própia lei bíblica

Mateus - Capítulo 6 - Versículo 1 e 5

E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
crismedeiros disse…
desculpe anônimo, mas a lei bíblica só vale para os religiosos. O estado não segue leis bíblicas. Sinto muito!!!
_Sempre a mesma desculpa esfarrapada: não pode nada, porque fere a Constituição! Deveras lamentável!
_A união de um grupo que se coloca contra, é o bastante para que se borrem de medo e retrocedam! Triplamente,lamentável!
_Manter-se longe do tão temido, proselitismo religioso, é apenas uma fuga pessoal! Lamentável, elevado a quarta potência!
_É uma grande tolice falar em termos de imposição; o que se pretende não é isso; não há motivo para alarme por parte de grupos "racionais".
_Se insistirem em suas ideias, serão punidos: novamente, são vencidos pelo medo e pela covardia! Lamentável, elevado a vigésima segunda potência.
Jorge Dib disse…
Eu fico indignado, esse vereador deve ser cassado e caçadopois o mesmo JA FERIU A CONSTITUIÇÃO SO DE PROPOR TAL ASNEIRA ou ele nao conheçe nossa Constituição federal em seu Art. 19 ?? nao me espanta pois qualquer estupido atualmente pode deter um mandato legislativo ou executivo so depende de o quanto ele for "safado". Eu estou sem palavras so espero que uma cobra falante ou morcego ave de uma mordida nesse sequelado vereadorzinho..

jorgge meres dib = jorgge dawkins
Agislânia disse…
Só não entendo porque pra se trabalhar com lei nesse país as pessoas precisam estudar, fazer prova de OAB; pra ser juíz tem que estudar mais ainda e os políticos podem sair fazendo essas leis sem muitas vezes ter o ensino médio completo. Muitos deles nem conhecem a constituição! (não vou nem entrar no mérito dos analfabetos).
Anônimo disse…
Cris vc viajou! Leia com atenção o que eu escrevi, a minha resposta favorece ao estado laico sem agredir o própio texto bíblico.
Jorge Dib disse…
Entao o Pai Nosso deveria ser recitado ao inicio das aulas?? legal, entao tera que RECITAR tambem:

MANTRAS BUDISTAS hôô nôô men guê kiôô...

REZA DA CHUVA TOWNAY une dune tene katene semimi pecipeci..

PONTO DE IEMANJA salvee rainha dos maresss salve espiritos..

REZA AL FATHYA MUÇULMANA bis me lahy ao mustaquim slalahi ignasserat alláh muslin..

... Intervalo para que as CRIANÇAS possa beber agua ungida
... Intervalo para que crianças muçulmanas possam fazer "ablução"...
... Intervalo para que crianças budistas possam acendr seus incenssos ás 4 cantos...
....
....
AGORA VAMOS ESPERAR AS CRIANÇAS Ateias voltarem a sí pois estao quase em coma de tanto rir dessas merdas..

Vereador José Airton de Araujo, deixa de ser ordinario moço se voce acredita em algum deus, guarde essa m.. de crença pra voce mesmo seu descarado estupido.

jorgge dawkins = jorgge meres dib
Anônimo disse…
_Ignorância elevado ao infinito. Sem respeitoa constituição nenhuma civilização progride!!! Não é questão de medo e sim do que é certo. Impor qualquer religião é tão errado quanto ofender uma religião.
Plim! disse…
Salamandra Gouvêa, a lamentadora.
carlosqevedo disse…
Bando de anta teísta, quero mais é que aprovem para que o MP derrube tudo pra mostrar pra esses tapados da idade média que o tempo das alucinações envolvendo o suposto deus invisivel judeu já passou.
Anônimo disse…
jesus não ganha uma, jesus não tem poder.

Em verdade em verdade vos digo tudo que pedirdes em meu nome eu vos farei.

Jesus eu te peço vai lamber sabão e escovar e escovar o anús do Teu Pai O Todo Poderoso Criador Dos céus e da terra.
Anônimo disse…
Anônimo e por um acaso crente entende alguma coisa de constituição desde quando .
Yuri disse…
Salamandra muito triste. Nem pode queimar ateus na fogueira em nome do deus dela :/
Maldita constituição, perseguindo implacavelmente os cristãos...
grupoppc disse…
SOU ATEU. GRAÇAS A DEUS!
Anônimo disse…
Lamentável mesmo são suas opiniões esdrúxulas.
se fosse pra instituir na escola uma oração louvando outro deus que não o cristão seu discursinho seria diferente. Estado laico é bom pra todos, inclusive religiosos, e só não interessa mesmo aos fanáticos.
Lucio Ferro disse…
Vou propor uma lei para que essa oração do anônimo acima passe a ser obrigatória nas escolas.
Anônimo disse…
Amém
crismedeiros disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Nada a ver começar as aula com um ritual da religião cristã, e ainda por cima sob lei. Uma pessoa não cristã vai ser constrangida gratuitamente só por não professar o que a seita dos cristãos fazem.
Anônimo disse…
É realmente uma falta de respeito com as outras religiões,a escola e´laica e assim deve permanecer,e não deveria nem rezar o pai nosso no inicío das aulas,pois assim forçam uma religião e religião não garante caráter de ninguém,os vereadores devem se preocupar mais em investir na educação isso sim e´válido
Anônimo disse…
Mantras satânicos também, afinal também é uma religião né?
Alguns fanáticos são engraçados, propõem que todos sejam obrigados a fazer uma oração louvando o deus deles, mas vai la propor que todos cantem um mantra pra Lúcifer, vai la.
Unknown disse…
Vai poder fazer macumba também nas escolas hahah Imagina a criança chegar com vinho, galinha, farofa...As crianças ateias que se divirtam hehe
Anônimo disse…
Salamandra, vamos entrar em contato com o vereador "Deco da salsicha mole" e dizer pra ele que em vez de obrigar as crianças a rezarem o pai nosso, obrige elas a fazerem a oração muçulmana para alah, que devem ser feitas 5 vezes ao dia, viradas para a cidade sagrada de Meca (Leste), e devem ajoelhar, levantar os braços, depois se prostar com a cabeça no chão e levantar novamente, essa forma de orar dos muçulmanos é muito melhor que o pai nosso em pelo menos 3 coisas, 1°ocupa a criança com algo tão inútil quanto o pai nosso, mas por 5 vezes mais tempo, 2°as crianças aprendem onde ficam os pontos cardeais, 3°agachando e levantando, as crianças também fazem exercícios. Então, você não acha que a oração muçulmana é muito mais eficiente que um simples pai nosso?
Anônimo disse…
A população deveria é fazer abaixo assinados pedindo que se aprovem leis municipais nessa cidade obrigando que junto com o pai nosso, as escolas públicas obriguem a fazer orações de todo tipo de religião e entupir a câmara com votações ínuteis até essa corja evanjegue desistir de sequer pensar em colocar em pauta essas asneiras, porque por enquanto eles ficam sossegados só dando trabalho pro Ministério Público, quando eles tiverem que fazer esse trabalho inútil o tempo todo, desistem bem rápido e nunca mais vão pensar nisso de novo.
Anônimo disse…
"Deco da salsicha mole" fica bem mais de acordo com as asneiras que ele propõe.
Anônimo disse…
Se fu... Deco salcicha,
Anônimo disse…
Os vereadores de Apucarana só conseguiram demonstrar que são perfeitos idiotas, tentando burlar a Constituição Federal, e reforçam o dito popular de que "Religião não define CARÁTER".
Crentes sempre tentarão de tudo, por mais ilegal e abominável que seja, para obrigar as pessoas a seguirem seus dogmas absurdos, e justificarão qualquer barbaridade dizendo para si mesmos que estão certos, mas agora eles tem adversários muito mais poderosos que os seus salvadores invisíveis, a "informação rápida" e o "bom senso comum".
Anônimo disse…
Depois dizem pra deixarem as pessoas com as suas crenças. Esses merdas são pagos com o nosso dinheiro e não fazem nada de útil nos cargos em que foram eleitos. Servem para perseguir as minorias e enriquecer, sobretudo nas camadas onde a pobreza e a ignorância são mais evidentes. Guerra contra as religiões, elas são o mal das populações! As únicas pessoas que esses deuses ajudam são os lideres religiosos. Até quando o povo vai continuar na ilusão de oração e pagamento de dízimo vai melhorar sua vida :!
Plim! disse…
O Estado Laico, orando ...
http://www.youtube.com/watch?v=haHDGW9GIAc
Michelle disse…
Anônimo acima,

Ótimo comentário ^^
Michelle disse…
Salamandra como sempre falando burrices.

Ela nem sequer sabe que em um país laico como o Brasil a Constituição é que tem valor normativo (além do Código Civil, do Código Penal, da ECA, etc,) e não o livrinho de mitos de moralidade duvidosa dela.

Se ela não gosta que o Brasil não cede à religião dela, simples: deixe-o e vá morar no Vaticano.

Sinceramente, não é questão de covardia já que ninguém perde noites de sono com medinho de políticos evangélicos que legislam em causa da religião deles. É questão de bom senso; é questão de que a laicidade do Estado prevista na Constituição é para ser obedecida e não ignorada ou lembrada qdo é conveniente (afinal, esses políticos e pastorecos evangélicos só lembram da liberdade de credo religioso propiciada pela laicidade do Brasil qdo é pra justificar o discurso de preconceito e discriminação que eles vomitam contra as minorias)
Anônimo disse…
Eu sempre analiso os comentários e sempre vejo cristão desejando mal para o próximo, no caso ateu. Por essa e muito outras que odeio religião, ela tapa os olhos das pessoas(lavagem celebral) tornando-as más, tudo isso por causa de um credo. UM AF PRA VCS RELIGIOSOS TAPADOS, estamos num pais laico, vão orar em suas igrejas ou suas casas.
Anônimo disse…
Se fosse lei da ave maria os evanja iria apelar. Não precisa anular a lei é só aumentar todas as orações possíveis e destinar 3 horas para poder realizar todas elas antes das aula e não esquecer de nenhuma religião pronto.
/Ironia Mode On/

Ah, tu jurás que isso é inconstitucional? Poxa, ninguém podia imaginar que isso iria contra o Estado Laico!

/Ironia Mode Off/

Lei idiota, o que esperar de um vereador que era o "tio do cachorro-quente"?
Plim! disse…
Tomar refrigerante na garrafa.
Wilton Silveira disse…
Não interessa o que está escrito na biblia.

O que interessa é o que a Constituição Federal manda.

O Estado é laico e não interessa a opinião desta ou daquela religião ou texto "sagrado".

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Seleção de vôlei sequestrou palco olímpico para expor crença cristã

Título original: Oração da vitória por Daniel Sottomaior (foto) para Folha de S.Paulo Um hipotético sujeito poderoso o suficiente para fraudar uma competição olímpica merece ser enaltecido publicamente? A se julgar pela ostensiva prece de agradecimento da seleção brasileira de vôlei pela medalha de ouro nas Olimpíadas, a resposta é um entusiástico sim! Sagrado é o direito de se crer em qualquer mitologia e dá-la como verdadeira. Professar uma religião em público também não é crime nenhum, embora costume ser desagradável para quem está em volta. Os problemas começam quando a prática religiosa se torna coercitiva, como é a tradição das religiões abraâmicas. Os membros da seleção de vôlei poderiam ter realizado seus rituais em local mais apropriado. É de se imaginar que uma entidade infinita e onibenevolente não se importaria em esperar 15 minutos até que o time saísse da quadra. Mas uma crescente parcela dos cristãos brasileiros não se contenta com a prática privada: para

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup