Há mais ateus
do que budistas ou umbandistas |
Não há dados referenciais para estabelecer o percentual de crescimento ou de decréscimo desses números nos últimos anos.
De modo geral, os ateus não gostam de ser comparados com os religiosos, mas tal confronto é inevitável quando se analisa os dados do Censo.
Nesse sentido, na cidade de São Paulo os ateus se destacam em relação aos fiéis de religiões minoritárias. Eles são mais representativos do que os budistas, que são 66,5 mil, umbandistas (51 mil), judeus (43 mil) e islâmicos (8 mil).
Em todo o país, os ateus são 615,1 mil e os agnósticos, 124,4 mil.
O grupo dos sem religião apresenta o total de 15,3 milhões de brasileiros, ou 8% da população. Pode parecer pouco, mas há 50 anos esse percentual era de apenas 0,6%.
Tweet
15,3 milhões de brasileiros declaram que não têm religião
junho de 2012
Comentários
Basta repetir, em coro com a galerinha: "Deus não existe!", "o Estado é laico!", "padres pedófilos!, "religiosos querem acender fogueiras!", "religiosos são culpados pela morte de homossexuais!", "bancada evangélica está implantando uma teocracia!" e outras frases de efeito fácil, disponíveis em qualquer blog ateísta ou gay.
E pronto. Você já é um ateu, antenado com a modernidade, e orgulhoso de sua inteligência e racionalidade.
A educação é a chave para acabar com a religião, ou pelo menos, diminui-la. O ensino de qualidade forma cidadãos menos conformistas e mais pensantes. Cidadãos menos conformistas não ficam engessados no sistema, e não aceitam o conceito da mídia ou da religião sem questionar. Por que eles tiveram ensino, e uma educação que deu para eles conhecimento suficiente para pensar por si mesmos.
Se a Ciência fosse bem explicada nas salas de aula, não haveria pessoas achando que Evolução é mito; Estou no 1º ano, e sei como grandes descobertas como o Big Bang e Evolução são tratadas em sala de aula. Os professores colocam Evolução no mesmo nível do Criacionismo, e diz que quem tem ''fé acreditar no que quer''. Desde quando Ciência tem haver com fé? Através do método cientifico e de longas pesquisas, a ciência pode chegar as conclusões que se tem hoje; A ciência não acredita que a Evolução ocorreu, ela tem certeza que ocorreu e ocorre, por que ela tem evidencias que comprove isto.
Então, como esperar que a população aceite o Big Bang, Evolução e agora, o Boson de Higgs, se nossas escolas não contribui para a divulgação do pensamento cientifico e crítico? Como esperar que a maioria da população largue as algemas da religião, se nossos professores são mal qualificados, e não sabem separar suas crenças pessoais do ensino?
A população brasileira é um reflexo da má educação; Se nós temos um povo ignorante, religioso e que só sabe pular Carnaval, a culpa é do Governo que não investe na Educação.
Países com baixo índice de Educação são campos perfeitos para a Religião; Se os colégios não dão conhecimento e abre a mente fechada dos seus alunos, o que resta para eles? A religião, com suas ideias prontas e conceitos formados que não exigem questionamento algum.
O governo é claro, usufruir disso, por que população conformista é mas fácil de dominar e de se manipular.
Os países com maiores índices de Educação, são os países mais secularizados do mundo. Vide Noruega, Holanda, e Dinamarca. A Austrália que tem o maior índice atual de Educação, e apesar de 60% da população se identificar como cristã, a religião não tem um papel importante na vida das pessoas e nem interfere na política como o Brasil. E de 2001 pra cá, o número dos ''sem religião'' na Austrália cresceu relativamente, já representando 19% da população.
Amigos ateus, eu sugiro que nós paremos de discutir com os cristãos e cia, por que a sua mente já esta moldada para a religião desde da Alfabetização. Lembro que quando eu tinha 5 anos, a professora falava para nós orarmos o Pai Nosso sempre antes das aulas, e em alto e bom som. Até recentemente, na minha 8º série, a professora entrava na sala, falava para mim e meus colegas abaixar a cabeça e orar em silencio.
Se queremos um país menos religioso, com uma população mais pensante, temos que parar de discutir com os cristãos e passar a exigir dos políticos melhorias na Educação. Só a Educação para mudar a mente do povo brasileiro.
Situação bem diferente à do crente, já que este, para sê-lo, só necessita saber dizer "amém" pra qualquer sandice.
Voce quer dizer, para ser religioso né? Que comentário infantil e que carece de argumentos.
E nem estou considerando a participação sempre "mui honesta" de religiosos atuando como funcionários do IBGE...
nós paremos de discutir com
os cristãos e cia, por que a sua
mente já esta moldada para a
religião desde da Alfabetização.
Lembro que quando eu tinha 5
anos, a professora falava para
nós orarmos o Pai Nosso
sempre antes d
Mas dá para aumentar.
E vai aumentar.
Não dá pra se animar, nem de leve...
Com certeza tem menos religioso que pensa do que ateu...
*facepalm* Que pérola!
Bom, você tem dados ou só tirou isso da sua cabeça desmiolada?
De um lado, morte aos infieis, do outro lado deus me protegera. Alguem arrisca um palpite ?
E ainda falam que deus é um só.
prostitui crianças economicamente vulneráveis, que explora sexualmente adolescentes, que transforma todos em gigolôs à espera só de um convite pra se corromper? A Religião dos que não ficam engessados pelo sistema e não aceitam o conceito da mídia? Que religião é essa? Está falando da SUA religião? Da SUA experiência irreligiosa do que é vivido pelos outros como experiência religiosa? Para se rejeitar o "conceito da mídia" devemos abraçar a religião midiática, ou a mídia religiosa? E qual o conceito de educação não religiosa, a educação reduzida à escolaridade? Educação NÃO É TODO O CONJUNTO de ensino que perpassa a cultura, a família, a tradição, a vivência comunitária da existência, a própria experiência religiosa?
Sim, eu sei que Educação é todo um conjunto, só que eu espero que você seja inteligente o suficiente para entender que eu estava falando do ensino das escolas. Não de cultura, tradição, família e etc, que para você é ''religião''.
ISTO É RELIGIÃO MEU CARO. O resto é filosofia, cultura e ideologia.
A homossexualidade é normal e verificável na biologia e psicologia, e existe tanto entre ateus quanto entre religiosos, nao sabe o tanto de crentezinho gay enrustido por aí, talvez vc seja um deles.
Ser ateu é uma anomalia.
acho válido, mas só o que eu acho besta é associar o ateismo com o pensamento crítico, com a racionalidade, etc. Isso sem falar que os clichês do ateísmo já estão saturados, mas continuam servindo como pretexto para a condenação do fenomeno religioso geral. Chegar à conclusão de que não existe um deus (ou é pouco provável) pela pesquisa, estudo e empenho é uma coisa (que também pode ser questionada, já que é uma disposição pessoal), mas usar os enlatados prontos do ateísmo como bandeira para a desmoralização e condenação da religião é outra bem diferente. (e também pra pagar de intelectual.... hahaha)
impossível levar muitos deles a sério.
já estão condenados antes de morre bando de inutil.
Postar um comentário