Pular para o conteúdo principal

Assembleia de MT tem foto de papa. Que Estado laico é este?

Nem em igreja há foto tão 
ostensiva de João Paulo 2 
A Assembleia Legislativa do Mato Grosso não tem nenhum apreço pela laicidade do Estado brasileiro porque exibe uma enorme foto do papa João Paulo 2.

Como se a foto não bastasse, há sempre uma Bíblia aberta no plenário, onde obviamente deveria haver o exemplar da Constituição brasileira, cujo artigo 19 veta qualquer envolvimento das autoridades com crenças religiosas.

A separação entre o Estado brasileiro e a Igreja Católica foi determinada pela Constituição de 1891. O que dá uma ideia do atraso político de Mato Grosso.





Foto enviada por Helena MacMulder

Comentários

Isso é no mínimo... mórbido.
Anônimo disse…
que foto feia !!!!
Barata Cichetto disse…
A idéia de que o Estado é laico é mais uma das mentiras pregadas por essa democracia fajuta que domina a maior parte dos paises do mundo. Perdoe o trocadilho infame, mas no Estado não é laico nem aqui, nem na China...
Anônimo disse…
exijo agora que a constituição de meu País seja respeitada!
Anônimo disse…
é facil... ouvidoria@al.mt.gov.br
Anônimo disse…
[ironia] Tudo bem, afinal a maioria do povo brasileiro é católico. [/ironia]
Anônimo disse…
Mato Grosso é uma espécie de Texas brasileiro em relação a religião e ao conservadorismo. Infelizmente esse estado se dobra a padres e pastores..
Anônimo disse…
Obrigada Paulo por ter colocado a minha foto

Ass: Helena MacMulder.
Anônimo disse…
Tá explicado porque os deputados matogrossenses fazem tanta m*.
Anônimo disse…
É mais fácil eles mudarem a Constituição...
Anônimo disse…
Crucifixo na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo:

A foto é do banco de dados do próprio site da ALES:
http://www.al.es.gov.br/appdata/anexos_internet/banco_de_imagens/Extraordinaria_21052012_plenario_alta_T.jpg
Anônimo disse…
Mas o Texas não é pior que Idaho, Maryland ou Utah em matéria de carolice, não.
Anônimo disse…
E veja, estamos a falar de assembleias legislativas estaduais, não de câmaras de vereadores. Ou seja, a coisa ainda é muito mais grave.
Anônimo disse…
Lamento ter de chover nesse desfile, mas o artigo 19 da CF não "veta qualquer envolvimento das autoridades com crenças religiosas".

Fosse assim, não precisaríamos nos preocupar com a bancada evangélica pisoteando direitos civis. Bastava impichá-los.

Ele veda ao Estado estabelecer cultos religiosos, igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança . A mera disposição da fotografia não caracteriza nenhum dos casos. É só uma demonstração de mau gosto estético e ignorância histórica. Mas ou menos como pendurar uma bandeira do Flamengo. Ou do Stálin.

Vamos parar com fascismo do bem, will ya?
romulo disse…
Pois eu duvido que uma bandeira do flamengo DE 2 METROS ou uma foto do Stalin DE 2 METROS seriam toleradas no mesmo local.
Unknown disse…
Por isso, embora pareça ingenuidade, e talvez seja...acho que devemos escolher bem nossos representantes nas câmaras e assembléias, muito mais do que escolhermos prefeitos , governadores e presidente.
Izaque Bastos disse…
o estado é laico, mas o país é religioso, e quem compoe o estado laico, sao pessoas religiosas na sua maioria, entao nao sei porque essas esperneaçao, o que tem de mal em uma foto? uma biblia, ela faz mal hà alguem? talvez faça mal os politicos que aumentam seus salario sem consultar o povo, por isso voces ateus nao protestam né mesmo?
Anônimo disse…
"o estado é laico, mas o país é religioso, e quem compoe o estado laico, sao pessoas religiosas"

E por acaso, o que você entende por "estado laico" senão as ações dos agentes públicos - pessoas de carne e osso - no exercício de suas funções???
romulo disse…
"uma biblia, ela faz mal hà alguem?" ...a evidência anedótica até o momento demonstra que faz mal pro cérebro
Anônimo disse…
Não Izaque a biblia não faz mal principalmente se tratando de policos catolicos e evangelicos que roubam dinheiro publico e depois se escondem atraz da biblia, ela não faz mal não é, então me explica o machismo, homofobia e racismo presente nela já que a biblia não faz mal então ela esta repleta de esclareciemnto e aceitação.
Anônimo disse…
Se no futuro a maioria brasileira for religioso não fanatico e ateu moderno esse tipo de coisa não acomtecera mais, não vejo mal em um Brasil Humanista e viva a futura neutralidade.
Anônimo disse…
Acho relevante pontuar duas questões:
primeiro que o sentido do art 19 da CF é que não deve haver subordinação de cultos religiosos ao Estado, de forma que o Estado não pode fixar que tipo de culto será exercido pelo seu povo. Por outro lado este mesmo Estado não deve se subordinar ao culto religioso.
A outra questão é que o Estado é soberano em razão do povo que o compõe, de forma que o Estado representa a cultura de seu povo e ser cristão é uma identidade cultural brasileira. Se fosse uma obra de arte francesa não teria gerado polêmica...
Anônimo disse…
Olha, não sei que bíblia você chegou a ler. O antigo testamento pode até versar sobre algumas questões machistas etc. Mas o novo testamento vem como um amadurecimento dessas questões, o sentimento de alteridade foi desenvolvido por Jesus Cristo a partir do sacrifício pelo outro, do servir, doar-se. Quanto à homofobia, não é pregada pela bíblia, o intuito não é que os homossexuais sejam odiados. Jamais! A questão é a prática do homossexualismo que é considerada imprópria para o ser humano e digo isso não como uma questão moralista, mas você pode pesquisar toda a questão psicológica da atração sexual pelo mesmo sexo e perceberá que os estudos comprovam que a maioria esmagadora dos casos incide sobre frustações e não pura atraçao. Seria como se um filho seu quisesse só comer chocolate e coca cola, porque para ele há satisfação e você permitisse independente das sequelas disso. Trocando em miúdos, a prática homossexual pode trazer mais prejuízos a psique que já está confusa, embora pareça, para alguns, um bom estilo de vida, por isso, por não ser algo que faça bem ao ser humano (como também não faz bem só se alimentar de coca cola e chocolate), a bíblia não prega a aceitação do ato, pois se um Pai permite que um filho pratique atos que o façam mal, ele deve ter outro nome e não PAI. O evangelho prega que as pessoas que mais erram devem ser as mais amadas e não que devemos odiá-las, ou escluí-las, se na prática os fiéis não fazem isso: BEM VINDO AO MUNDO! A culpa não é da bíblia se não praticamos toda a proposta de bondade que ela prega. Não sei se deu para explicar bem, mas só para instruir-se sobre o assunto dê uma estuda dos evangelhos, eles são riquíssimos e pregam um amor sem fim pelo ser humano "não quero sacrifícios, quero a misericórdia" foram palavras de Jesus. A paz!
Anônimo disse…
Ser homossexual é prejudicial ao ser humano? Por que seria inaceitável? Quais seriam as sequelas de ter desejos, atração ou sexualidade homossexual? Isso equivale a frustração? Quais os prejuízos trazidos pela atividade homossexual? Psique? Já existiam psicólogos clínicos na época do AT? A bíblia fala sobre psique? A prática homossexual é inadequada, 'indigna', 'impura', 'imprópria' ou nociva ao ser humano? Faz mal ao ser humano? O prejudica? O aniquila? Em que e por que? É somente isso o que diz a bíblia? E os apedrejamentos? É questão de compreender 'contextos' de uma determinada época, né? Por que os gays e lésbicas ou bissexuais estariam em erro? O que quis dizer 'em mais erro'?
Anônimo disse…
Não querem os símbolos religiosos, mas desfrutam dos feriados religiosos.
Os estados unidos não mesmo, mas Suécia, Noruega,...
Gilberto disse…
O lado bom: deve ter poucos evangélicos lá.
O OUTRO lado ruim: membros tão alienados que o Papa já mudou 2 vezes e eles nem se deram conta.
Concordo com a resposta acima e acho que tem uma questão de interpretação aí. Pra mim, a foto demonstra claramente uma 'relação' de 'aliança' com uma 'igreja'.
Alan Daniel disse…
A laicidade está na constituição, simples assim, se ela não é seguida, é vergonha para o povo

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias