Pular para o conteúdo principal

Assembleia de MT tem foto de papa. Que Estado laico é este?

Nem em igreja há foto tão 
ostensiva de João Paulo 2 
A Assembleia Legislativa do Mato Grosso não tem nenhum apreço pela laicidade do Estado brasileiro porque exibe uma enorme foto do papa João Paulo 2.

Como se a foto não bastasse, há sempre uma Bíblia aberta no plenário, onde obviamente deveria haver o exemplar da Constituição brasileira, cujo artigo 19 veta qualquer envolvimento das autoridades com crenças religiosas.

A separação entre o Estado brasileiro e a Igreja Católica foi determinada pela Constituição de 1891. O que dá uma ideia do atraso político de Mato Grosso.





Foto enviada por Helena MacMulder

Comentários

Isso é no mínimo... mórbido.
Anônimo disse…
que foto feia !!!!
Barata Cichetto disse…
A idéia de que o Estado é laico é mais uma das mentiras pregadas por essa democracia fajuta que domina a maior parte dos paises do mundo. Perdoe o trocadilho infame, mas no Estado não é laico nem aqui, nem na China...
Anônimo disse…
exijo agora que a constituição de meu País seja respeitada!
Anônimo disse…
é facil... ouvidoria@al.mt.gov.br
Anônimo disse…
[ironia] Tudo bem, afinal a maioria do povo brasileiro é católico. [/ironia]
Anônimo disse…
Mato Grosso é uma espécie de Texas brasileiro em relação a religião e ao conservadorismo. Infelizmente esse estado se dobra a padres e pastores..
Anônimo disse…
Obrigada Paulo por ter colocado a minha foto

Ass: Helena MacMulder.
Anônimo disse…
Tá explicado porque os deputados matogrossenses fazem tanta m*.
Anônimo disse…
É mais fácil eles mudarem a Constituição...
Anônimo disse…
Crucifixo na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo:

A foto é do banco de dados do próprio site da ALES:
http://www.al.es.gov.br/appdata/anexos_internet/banco_de_imagens/Extraordinaria_21052012_plenario_alta_T.jpg
Anônimo disse…
Mas o Texas não é pior que Idaho, Maryland ou Utah em matéria de carolice, não.
Anônimo disse…
E veja, estamos a falar de assembleias legislativas estaduais, não de câmaras de vereadores. Ou seja, a coisa ainda é muito mais grave.
Anônimo disse…
Lamento ter de chover nesse desfile, mas o artigo 19 da CF não "veta qualquer envolvimento das autoridades com crenças religiosas".

Fosse assim, não precisaríamos nos preocupar com a bancada evangélica pisoteando direitos civis. Bastava impichá-los.

Ele veda ao Estado estabelecer cultos religiosos, igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança . A mera disposição da fotografia não caracteriza nenhum dos casos. É só uma demonstração de mau gosto estético e ignorância histórica. Mas ou menos como pendurar uma bandeira do Flamengo. Ou do Stálin.

Vamos parar com fascismo do bem, will ya?
romulo disse…
Pois eu duvido que uma bandeira do flamengo DE 2 METROS ou uma foto do Stalin DE 2 METROS seriam toleradas no mesmo local.
Unknown disse…
Por isso, embora pareça ingenuidade, e talvez seja...acho que devemos escolher bem nossos representantes nas câmaras e assembléias, muito mais do que escolhermos prefeitos , governadores e presidente.
Izaque Bastos disse…
o estado é laico, mas o país é religioso, e quem compoe o estado laico, sao pessoas religiosas na sua maioria, entao nao sei porque essas esperneaçao, o que tem de mal em uma foto? uma biblia, ela faz mal hà alguem? talvez faça mal os politicos que aumentam seus salario sem consultar o povo, por isso voces ateus nao protestam né mesmo?
Anônimo disse…
"o estado é laico, mas o país é religioso, e quem compoe o estado laico, sao pessoas religiosas"

E por acaso, o que você entende por "estado laico" senão as ações dos agentes públicos - pessoas de carne e osso - no exercício de suas funções???
romulo disse…
"uma biblia, ela faz mal hà alguem?" ...a evidência anedótica até o momento demonstra que faz mal pro cérebro
Anônimo disse…
Não Izaque a biblia não faz mal principalmente se tratando de policos catolicos e evangelicos que roubam dinheiro publico e depois se escondem atraz da biblia, ela não faz mal não é, então me explica o machismo, homofobia e racismo presente nela já que a biblia não faz mal então ela esta repleta de esclareciemnto e aceitação.
Anônimo disse…
Se no futuro a maioria brasileira for religioso não fanatico e ateu moderno esse tipo de coisa não acomtecera mais, não vejo mal em um Brasil Humanista e viva a futura neutralidade.
Anônimo disse…
Acho relevante pontuar duas questões:
primeiro que o sentido do art 19 da CF é que não deve haver subordinação de cultos religiosos ao Estado, de forma que o Estado não pode fixar que tipo de culto será exercido pelo seu povo. Por outro lado este mesmo Estado não deve se subordinar ao culto religioso.
A outra questão é que o Estado é soberano em razão do povo que o compõe, de forma que o Estado representa a cultura de seu povo e ser cristão é uma identidade cultural brasileira. Se fosse uma obra de arte francesa não teria gerado polêmica...
Anônimo disse…
Olha, não sei que bíblia você chegou a ler. O antigo testamento pode até versar sobre algumas questões machistas etc. Mas o novo testamento vem como um amadurecimento dessas questões, o sentimento de alteridade foi desenvolvido por Jesus Cristo a partir do sacrifício pelo outro, do servir, doar-se. Quanto à homofobia, não é pregada pela bíblia, o intuito não é que os homossexuais sejam odiados. Jamais! A questão é a prática do homossexualismo que é considerada imprópria para o ser humano e digo isso não como uma questão moralista, mas você pode pesquisar toda a questão psicológica da atração sexual pelo mesmo sexo e perceberá que os estudos comprovam que a maioria esmagadora dos casos incide sobre frustações e não pura atraçao. Seria como se um filho seu quisesse só comer chocolate e coca cola, porque para ele há satisfação e você permitisse independente das sequelas disso. Trocando em miúdos, a prática homossexual pode trazer mais prejuízos a psique que já está confusa, embora pareça, para alguns, um bom estilo de vida, por isso, por não ser algo que faça bem ao ser humano (como também não faz bem só se alimentar de coca cola e chocolate), a bíblia não prega a aceitação do ato, pois se um Pai permite que um filho pratique atos que o façam mal, ele deve ter outro nome e não PAI. O evangelho prega que as pessoas que mais erram devem ser as mais amadas e não que devemos odiá-las, ou escluí-las, se na prática os fiéis não fazem isso: BEM VINDO AO MUNDO! A culpa não é da bíblia se não praticamos toda a proposta de bondade que ela prega. Não sei se deu para explicar bem, mas só para instruir-se sobre o assunto dê uma estuda dos evangelhos, eles são riquíssimos e pregam um amor sem fim pelo ser humano "não quero sacrifícios, quero a misericórdia" foram palavras de Jesus. A paz!
Anônimo disse…
Ser homossexual é prejudicial ao ser humano? Por que seria inaceitável? Quais seriam as sequelas de ter desejos, atração ou sexualidade homossexual? Isso equivale a frustração? Quais os prejuízos trazidos pela atividade homossexual? Psique? Já existiam psicólogos clínicos na época do AT? A bíblia fala sobre psique? A prática homossexual é inadequada, 'indigna', 'impura', 'imprópria' ou nociva ao ser humano? Faz mal ao ser humano? O prejudica? O aniquila? Em que e por que? É somente isso o que diz a bíblia? E os apedrejamentos? É questão de compreender 'contextos' de uma determinada época, né? Por que os gays e lésbicas ou bissexuais estariam em erro? O que quis dizer 'em mais erro'?
Anônimo disse…
Não querem os símbolos religiosos, mas desfrutam dos feriados religiosos.
Os estados unidos não mesmo, mas Suécia, Noruega,...
Gilberto disse…
O lado bom: deve ter poucos evangélicos lá.
O OUTRO lado ruim: membros tão alienados que o Papa já mudou 2 vezes e eles nem se deram conta.
Concordo com a resposta acima e acho que tem uma questão de interpretação aí. Pra mim, a foto demonstra claramente uma 'relação' de 'aliança' com uma 'igreja'.
Alan Daniel disse…
A laicidade está na constituição, simples assim, se ela não é seguida, é vergonha para o povo

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Onde Deus estava quando houve o massacre nos EUA?

Deixe a sua opinião aí embaixo, no espaço de comentários.

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

Pastor mirim canta que gay vai para o inferno; fiéis aplaudem

Garoto tem 4 anos Caiu na internet dos Estados Unidos um vídeo onde, durante um culto, um menino de quatro anos canta aos fiéis mais ou menos assim: “Eu sei bem a Bíblia,/Há algo de errado em alguém,/Nenhum gay vai para o céu”. Até mais surpreendente do que a pregação homofóbica do garotinho foi a reação dos fiéis, que aplaudiram de pé, em delírio. Em uma versão mais longa do vídeo, o pai, orgulhoso, disse algo como: “Esse é o meu garoto”. A igreja é a Apostólica do Tabernáculo, do pastor Jeff Sangl, de Greensburg, Indiana. Fanático religioso de amanhã Íntegra do vídeo. Com informação da CBS . Pais não deveriam impor uma religião aos filhos, afirma Dawkins. julho de 2009 Intolerância religiosa no Brasil

Cristãos xingam aluna que obteve decisão contra oração

Jessica sofre hostilidades desde meados de 2011 Uma jovem mandou pelo Twitter uma mensagem para Jessica Ahlquist (foto): “Qual é a sensação de ser a pessoa mais odiada do Estado? Você é uma desgraça para a raça humana.”  Outra pessoa escreveu: “Espero que haja muitos banners [de oração] no inferno quando você lá estiver apodrecendo, ateia filha da puta!” Jessica, 16, uma americana de Cranston, cidade de 80 mil habitantes de maioria católica do Estado de Rhode Island, tem recebido esse tipo de mensagem desde meados de 2011, quando recorreu à Justiça para que a escola pública onde estuda retirasse uma oração de um mural bem visível, por onde passam os alunos. Ela é uma ateia determinada e leva a sério a Constituição americana, que estabelece a separação entre o Estado e a religião. Os ataques e ameaças a Jessica aumentaram de tom quando um juiz lhe deu ganho de causa e determinou a retirada da oração. Nos momentos mais tensos, ela teve de ir à escola sob a proteção da

Anglicano apoia união gay e diz que Davi gostava de Jônatas

Dom Lima citou   trechos da Bíblia Dom Ricardo Loriete de Lima (foto), arcebispo da Igreja Anglicana do Brasil, disse que apoia a união entre casais do mesmo sexo e lembrou que textos bíblicos citam que o rei Davi dizia preferir o amor do filho do rei Saul ao amor das mulheres. A data de nascimento de Davi teria sido 1.040 a.C. Ele foi o escolhido por Deus para ser o segundo monarca de Israel, de acordo com os livros sagrados hebraicos. Apaixonado por Jônatas, ele é tido como o único personagem homossexual da Bíblia. Um dos trechos os quais dom Lima se referiu é I Samuel 18:1: “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como a sua própria alma”. Outro trecho, em Samuel 20:41: “E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais”. Em II Samuel 1:26, fica claro p

Adventista obtém direito de faltar às aulas na sexta e sábado

Quielze já estava faltando e poderia ser reprovada Quielze Apolinario Miranda (foto), 19, obteve do juiz Marcelo Zandavali, da 3ª Vara Federal de Bauru (SP), o direito de faltar às aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados. Ela é fiel da Igreja Adventista do Sétimo Dia, religião que prega o recolhimento nesses períodos. A estudante faz o 1º ano do curso de relações internacionais da USC (Universidade Sagrado Coração), que é uma instituição fundada por freiras na década de 50. Quielze corria o risco de ser reprovada porque já não vinha comparecendo às aulas naqueles dias. Ela se prontificou com a direção da universidade em apresentar trabalhos escolares para compensar a sua ausência. A USC, contudo, não aceitou com a alegação de que não existe base legal para isso. Pela decisão do juiz, a base legal está expressa nos artigos 5º e 9º da Constituição Federal e na lei paulista nº 12.142/2005, que asseguram aos cidadãos a liberdade de religião. Zandavali determinou

Na última entrevista, Hitchens falou da relação Igreja-nazismo

Hitchens (direita) concedeu  a última entrevista de  sua vida a Dawkins da  New Statesman Em sua edição deste mês [dezembro de 2011], a revista britânica "New Statesman" traz a última entrevista do jornalista, escritor e crítico literário inglês Christopher Hitchens, morto no dia 15 [de dezembro de 2011] em decorrência de um câncer no esôfago.