Pular para o conteúdo principal

Campina Grande tem monumento à Bíblia. Que Estado laico é este?

Prefeito faz monumento para cristãos com dinheiro
dos contribuintes de todas as religiões e dos descrentes
Campina Grande é uma cidade da Paraíba. Tem mais de 387 mil habitantes e fica a 112 km de João Pessoa. Construído com dinheiro público, o monumento foi inaugurado em dezembro de 2011 pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB). A foto foi enviada pelo leitor V.

Participe do Concurso de Fotos Que Estado laico é este? e concorra
ao livro "Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas"

Religião no Estado laico.

Comentários

Anônimo disse…
Crentes malditos, impondo sua fé ainda que transgrida a lei dos homens.
Selise disse…
Aqui em Sorocaba-SP tem um Totem de concreto na entrada da cidade com os dizeres "Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo" ¬¬
Soubesse a vontade de ter uma Scania e atropelar aquilo.
Anônimo disse…
Pode ter o monumento desde que feito por cristãos eles compram o terreno o material pagam a mão de obra e etc. Mais não pode ser financiado com dinheiro público , se foi assim esta obra é ilegal e deveria ser demolida mais é claro que jamais fariam isto , mais como se pode observar dentro dos parâmetros legais a obra é ilegal.
Anônimo disse…
Eu tô afim de fazer um muro novo aqui na frente de casa e escrever uma frase ateísta educada e inteligente. Acho que todo ateu deveria fazer isso, semelhante aquela campanha que queriam veicular nos ônibus. No mínimo já seria um aviso aos que batem a sua porta pra pregar. Se tivesse dinheiro compraria um muro ao lado do totem e colocaria uma frase mostrando que o outro lado existe.
Anônimo disse…
Tipo de monumento que merece ser pichado.
Anônimo disse…
Kakaka , antes fosse do povo trabalhador que ajudou a construir esta cidade , o tal jesus não levantou uma parede se quer nesta cidade como que ela pode ser dele?? E outra este personagem é uma incognita para historia, e já os primeiros cristãos como já esta comprovado por achados arqueológicos que eles não acreditavam em ressureição corporea , estas lendas de nasceu de virgem ,ressuscitou corporalmente só tomou força quando o império romano abdicou pra eles o cristianismo.
Tarcisio disse…
Por que ele nao deu esse verba que tinha para melhorar a educaçao publica.. Por que pelo que eu sei o ensino publico lá e precario tem dias que chega a nem ter aula por causa de problemas como falta de recurso
Éverton Shy disse…
Muito bonito o monumento gostei, boa ideia do ''prefeitão moral''
Anônimo disse…
Um Estado é laico não é um Estado Ateu. Da mesma forma que o governo participou da construção de um monumento Cristão, ele poderia participar de um monumento de qualquer outra religião. Não se pode coibir uma manifestação religiosa.
Além disso, deve respeitar o fato de existirem pessoas que não acreditem em Deus. Alguns comentários confundem os dois conceitos.
A URSS era um estado ateu, portanto lá a história era diferente desse caso aqui.
Éverton Shy disse…
Campina Grande é o maior polo tecnológico de América latina, duas universidades uma estadual e outra federal além do instituto federal....dizer que o ensino publico aqui é precário é uma piada.
Tarcisio disse…
Ai que burro.. Que eu saiba a universidade federal e de responsabilidade do governo federal e nao do municipio. E nada tem haver com a verba do municipio..
Anônimo disse…
Queria ver se fosse monumnto ao alcorão, os crentes iam fazer aquele escândalo..... Esses governantes estao dirigindo com interpretam a biblia, do jeito que melhor convém!
Anônimo disse…
Depois do comentário que tu fez ( 15:49 ). Só posso lhe dizer que o que tu acha bonito é problema seu. Ninguém aqui quer saber de seu gosto duvidoso. O que estamos defendendo é a constituição do brasil filhota, mas sou capaz de apostar que tu nem sabe o que é isso.
Anônimo disse…
Como se denuncia isso no Ministério Público? Ou ao menos como se faz pressão nesse orgão para que ele não se deixe intimidar? Alguém saberia informar?
Anônimo disse…
Exatamente. Se fosse ateu derrubaria todos os monumentos. Mas o Estado é laico, por isso não pode usar $$$$$$$$ público em obras religiosas.
Anônimo disse…
Sobre políticos que legislam em prol do proselitismo religioso, Só uma coisa a dizer:
http://www.youtube.com/watch?v=aIrwfnf0oRI&feature=youtu.be
Anônimo disse…
Os ateus chineses estão arrebentando nas olimpíadas.
É só consultarmos o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas municipais de Campina Grande. Bem, em 2009, o município teve um índice de 2,9 para os alunos das séries finais do Ensino Fundamental, enquanto a média nacional foi de 4,0. Ou seja, a educação de Campina Grande não está precária; está precaríssima. Melhor seria investir em educação, como nosso amigo Tarcísio disse lá em cima. Mas tudo é justificativa para financiar as loucuras desses evangélicos.

Para quem quiser saber sobre o IDEB nacional (clique aqui e, depois, em pesquisar) e o IDEB de Campina Grande-PB (clique aqui).
Anônimo disse…
Car@s,

Haja paciência...

Será que essa gente nunca vai aprender a viver numa democracia?

Mas vamos lá...

Desde quando um representante, do legislativo ou executivo, está impedido de prestar homenagens a qualquer segmento da sociedade? Caso alguém nesse blog me responda de forma assertiva, ou seja, que está, o mesmo, deve apresentar as bases legais que amparam sua argumentação.

Vejam bem, quando for do entendimento de vereadores, deputados, prefeitos, governadores etc. que os evangélicos, assim como as instituições às quais pertencem, prestaram relevantes serviços à sociedade, podem sim, render-lhes honrarias.

Vez por outra, ao adentrar este blog eu fico estupefato, com o grau de desinformação e ignorância, tanto da parte de quem escreve os posts quanto de muitos leitores/comentaristas. Pois ainda não quero crer que seja má fé. O que configuraria uma perseguição implacável aos religiosos.

Eu poderia elencar, aqui, um sem número de monumentos erguidos nas praças, ou em qualquer outro espaço público, louvando personalidades e grupos sociais que estão muito aquém de serem uma unanimidade.

Mas vou me dar por satisfeito de apresentar apenas um deles. MUITO MAL COMPARANDO dou como exemplo o monumento aos Bandeirantes, na cidade de São Paulo - Aliás, aqueles obcecados em destruir tudo que for referente à religiosidade CRISTÃ, vão propor, dentro em breve, a mudança do seu nome, pois homenageia um dos Apóstolos do CRISTO JESUS, para muitos estudiosos o maior responsável pela disseminação do cristianismo pelo mundo – quem eram os bandeirantes? Eu tenho uma opinião formada. E posso garantir que não é uma boa opinião.

Então, caso eu fosse morador de São Paulo, poderia argumentar sobre o porquê de tal “homenagem”? Tendo em vista que sou um cidadão e pago meus impostos e não os considero dignos de homenagens de quem quer que seja. Ora, mais outros consideram que sim e também são pagadores de impostos do mesmo modo que eu.

Os de bom senso conseguem perceber o absurdo que essa situação poderia acarretar? E ainda tem mais: a qual “juiz” caberia determinar, quem e o que poderia ser homenageado?

O dia em que vivenciarmos uma realidade desse tipo estará instalado em nosso país um governo totalitário, ideal de muitos, que, paradoxalmente, acusam, de forma generalizada, religiosos de serem autoritários. Essa escória precisa ficar restrita a seus guetos.

Eu tenho fé em Deus e esperança de que os brasileiros não vão permitir jamais que haja qualquer retrocesso em nossa democracia, isto é, que a democracia seja para todos nós um caminho sem volta.

Sem mais, abraços!!
Quem tiver dificuldade para consultar o IDEB da cidade de Campina Grande-PB nos links acima, é só acessar http://ideb.inep.gov.br/resultado/ e clicar em município e fazer a pesquisa. É um ótimo recurso para acompanharmos como vai a educação nas escolas em que nossos filhos estudam, na rede de educação e tudo mais. Grato.
Anônimo disse…
As bases legais é a constituição federal da república.
Anônimo disse…
Tenho percebido que essa frase "Estado laico não é Estado ateu" virou uma espécie de lema na boca de pessoas teístas últimamente. Interpreto isso como sendo a defesa ingenua de quem acabou de ouvir falar pela primeira vez em laico ou laicidade.
As pessoas que soltam essa pérola estão passando recibo de baixo grau de instrução. Ora, Estado laico é aquele que está perfeitamente equidistante de todas as religiões e também do ateísmo, que para este efeito é equiparado a uma religião.
Assim, tal frase APENAS faria algum sentido *SE* os governos municipais, estaduais e federal estivessem construindo monumentos e memoriais ao ateísmo e se em nosso dinheiro existisse a inscrição "Deus não existe". Isso não está acontecendo.
"Estado laico não é Estado ateu" é um exemplo de frase correta e indiscutivelmente verdadeira, mas que não tem a menor aplicabilidade na realidade brasileira contemporânea. Por isso, se você ouvir ou ler alguém usando e abusando desse chavão, pode ter certeza: trata-se de um semi-analfabeto.
Anônimo disse…
Wellington Gaeto Escola, a base legal é a Constituiçao, que determina a laicidade do Estado. Laicidade significa o Estado nao favorecer nenhuma religião (ou o ateísmo) em detrimento de outra. Se o prefeito deseja ampliar sua popularidade e consolidar sua base eleitoral valendo-se do sentimento religioso de uma maioria, está ele obrigado a fazer o mesmo para todas as outras religiões que existem. Como sao muitas, isso é impossível na prática. A solução, entao, é o Estado cuidar mais da saúde, infra-estrutura, transporte e educação e menos de religião, evitando relações promíscuas com óbvios interesses eleitoreiros. Isso ja acontece em países civilizados como Canadá, Noruega, Alemanha e Japão, mas não acontece em países como Afeganistão, Uganda, Irã e Nigéria.

um abraço
Anônimo disse…
Esse Welington Gaetho Escola, ou é muito desinformado ou muito desonesto. Teocracia ferindo a constituição agora é democracia????? Filhinha, vai dar uma lidinha na constituição do seu País, vai. Que vergonha pra esses seguidores do mito!
Anônimo disse…
mimimimimimimimi
Anônimo disse…
Wellington Gaeto Escola, a base legal é a Constituiçao, que determina a laicidade do Estado. Laicidade significa o Estado nao favorecer nenhuma religião (ou o ateísmo) em detrimento de outra. Se o prefeito deseja ampliar sua popularidade e consolidar sua base eleitoral valendo-se do sentimento religioso de uma maioria, está ele obrigado a fazer o mesmo para todas as outras religiões que existem. Como sao muitas, isso é impossível na prática. A solução, entao, é o Estado cuidar mais da saúde, infra-estrutura, transporte e educação e menos de religião, evitando relações promíscuas com óbvios interesses eleitoreiros. Isso ja acontece em países civilizados como Canadá, Noruega, Alemanha e Japão, mas não acontece em países como Afeganistão, Uganda, Irã e Nigéria.

um abraço
Anônimo disse…
mimimi-mimimi(2) Ateus malvados!
Anônimo disse…
O Prefeito não é evangélico e vice dele.
Anônimo disse…
"Não se pode coibir uma manifestação religiosa."

Concordo, mas vá se manifestar na igreja que é lugar pra isso.
Unknown disse…
que porra de estado laico é esse?
Anônimo disse…
O Estado é Laico no papel. Tá na hora de cada um se preocupar com os próprios problemas.
Reges disse…
Se a homenagem tem custo, deveria ser paga por iniciativa privada SEMPRE.

Quem quer homenagear e julgou o "alvo" digno de homenagem que faça as honras e custeie a bagaça, ora bolas...
Anônimo disse…
Aí que ta! Defender a constituição é problema de cidadãos de bem.
_Boa! Ótimo! Excelente!
Plim! disse…
É o Laico Burro, pois quem não é favor de nenhuma religião é contra todas, mas o Laico não admite isso, o Laico não é contra e também não é a favor.
Anônimo disse…
Caros anônimos , 4 de agosto de 2012 18:46, 4 de agosto de 2012 19:08 e 4 de agosto de 2012 19:20

A assertiva de vocês não procede. Não há nenhuma inconstitucionalidade em prestação de homenagens, por parte do poder público, à religião e/ou religiosos. Desde que sigam os tramites legais. Caso sejam propostas pelo executivo devem passar pelo crivo das casas legislativas. E muitos legisladores costumam propor homenagens, medalhas de honra ao mérito, por exemplo, à pessoas e instituições que também são avaliadas pelos seus pares.

Eu tenho exemplos infindáveis sobre essa questão, além dos que já apresentei. Todavia, vou destacar mais dois deles, Duque de Caxias, patrono do exército, para muitos pode ser merecedor de homenagens e para outros tantos não. No entanto, o que não faltam são ruas praças e tudo mais com seu nome. O Congresso Nacional, salvo engano, recentemente, prestou homenagens a uma denominação religiosa protestante.

Esse monumento à Bíblia não passa de uma homenagem aos evangélicos e nada mais. Meus caros, se alguém não suporta a mais singela referência ou homenagem aos religiosos, podem ter certeza, a semente da INTOLERÂNCIA está latente nessa pessoa.

Caro anônimo 4 de agosto de 2012 21:26,

Eu não considero que ateus, agnósticos e/ou céticos sejam “malvados”, muito pelo contrário, vou citar dois de saudosa lembrança. Darcy Ribeiro, político e antropólogo, era um ateu declarado. Entretanto, segundo conta Leonardo Boff, um religioso, no fim da sua vida, tiveram excelentes conversas. Com muitas “estórias” hilárias. Eu tive um professor, na faculdade, que fazia questão de dizer que era ateu. Esse mesmo professor dizia que nós precisávamos ouvir os Cantos Gregorianos que, segundo ele, eram de muito bom gosto.

O que eu abomino são antirreligiosos e antiteístas que querem extirpar a religião da sociedade. Essas pessoas são uma ameaça ao Estado Democrático de Direito.

Caro Reges,

Não concordo com você pelos motivos expostos acima. Além do mais, homenagens fazem parte do bom convívio em sociedade. Creio que sejam saudáveis.

Finalmente, eu quero repetir uma frase, que para mim já se tornou uma máxima, da maior relevância: “Estado laico não é Estado ateu.” Para entender essa afirmativa eu deixo o seguinte link:

http://www.conjur.com.br/2012-mar-21/estado-laico-nao-sinonimo-estado-antirreligioso-ou-laicista

É um texto conciso, objetivo e direito. Ideal para aqueles que pretendem formar uma opinião imparcial sobre o tema.

Abraços!!
Anônimo disse…
Esse é daqueles que fazem birra mas não querem realmente saber o que é laicidade.E ainda cita Duque de Caxias! Ou é desonestidade demais!
Anônimo disse…
Caro Welington Gaetho Escola,Ninguém é contra a homenagem aos evangélicos, desde que seja em terreno deles e com dinheiro deles. Se o Estado fizesse uma homenagem aos ateus, eu também seria contra.Não cabe ao Estado homenagear credo ou ausencia dele, ainda que passe pelos ditos tramites. Pra isso existe o Ministério Público: para fiscalizar.
Anônimo disse…
HAHAHAHAHA, estado laico é onde o governante não impõe uma religião, portanto, qualquer cidadão tem o direito de seguir o que ele quiser ... não tem nada a ver com construir monumentos religioso xD. Vá ler o significado da palavra, antes de falar merda.
Wendell disse…
Prezado Anônimo: 5 de agosto de 2012 22:03,

Cabe ao Estado homenagear quem os seus representantes quiserem. É claro que nenhuma homenagem terá a unanimidade da sociedade.

Monumentos podem homenagear pessoas, instituições, ideais, etc.

Welington Gaetho Escola se pronunciou de forma muito educada, elegante e convincente, ao contrário de alguns anti-religiosos que tiveram seus chiliques.

Como é difícil para alguns discordar ou concordar de forma inteligente e educada...
Igor disse…
Que o Estado construir e manter monumento religioso é violação da laicidade, isso não há dúvida: além da subvenção da atividade religiosa (pois o símbolo serve como forma de transmissão de mensagem religiosa, e em especial cristã) que vedado pela Constituição Federal, opera-se a confissão – que é o oposto da laicidade do Estado.

Isso é basilar: basta um pouco de estudo em doutrinas sobre o princípio da laicidade para observar que, com raras exceções pontualíssimas (e totalmente teratológicas), o Estado não pode construir adornos religiosos.

O Estado, ao contrário dos indivíduos, deve agir estritamente ligado ao princípio da legalidade, ou seja, agir ou deixar de agir calçado nas previsões legais, e não de acordo com vontades pessoais. O Estado não possui mera liberdade de agir de acordo com interesses privados de seus agentes políticos, nem mesmo quando há discricionariedade: a Lei sempre vai pautar suas ações. Até porque os agentes políticos não podem usar o Estado como maquina para agir de acordo com o interesse privado: há outro princípio, o da impessoalidade, que impede que o Estado não venha agir (ou deixar de agir) se não for para o interesse público, e não ao interesse de determinadas pessoas (interesse privado). Há vedação constitucional para que o Estado faça às vezes da atividade religiosa em geral, e dentro delas a construção e exposição de simbologia estritamente religiosa. Qualquer democracia democrata que se preze sabe que o Estado não tem liberdade de fazer ou deixar de fazer senão em virtude de Lei.

Portanto, se a Constituição veda a construção e manutenção de símbolos religiosos, baseado no princípio republicano (e democrático) da laicidade, tal monumento é pura demonstração da inconstitucionalidade da Administração Pública deste Município.
Igor disse…
Em tempo: as raras exceções citadas são nas doutrinas. Essas que são teratológicas...
Dúvida disse…
Quem obriga aquele que é obrigado?
Anônimo disse…
Igor, então o preambulo da constituição esta violando o estado laico que ela (constituição) afirma? Ou como pode o estado rogar a proteção divina se ao mesmo tempo tem que ignora-la?
Anônimo disse…
Vc Inteligente, ja se deu o trabalho de ler o preambulo da constituição que você cita??? Leia e me diga aonde um teocrata esta ferindo a constituição mané.
Anônimo disse…
Sabe de uma coisa! E QUE DEUS PARA SEMPRE SEJA LOUVADO...
Igor disse…
O preâmbulo constitucional não é norma constitucional, ou seja, não possui relevância jurídica e não faz parte do corpo constitucional¹. Trata-se de simbologia meramente política (e na expressão citada é religiosa), onde os legisladores originários – e não o Estado brasileiro, nem todos os brasileiros – resolveram manter a “tradição” das constituintes anteriores de evocar a crença da maioria dos parlamentares, que é o deus cristão (católico se considerar o motivo histórico dessa inscrição).

Foi uma enorme falha, para não se dizer mais, e sim, vai de encontro com o princípio da laicidade. Principalmente em um momento de reafirmação das liberdades e dos direitos individuais, da democracia e das instituições republicanas, onde deveria reconhecer que o sentimento religioso é da mais pura esfera íntima do indivíduo, e que simbologias expressam carga sentimental e valorativa. A inscrição não deveria ter sido adotada, simplesmente mantendo a não-expressão como forma de neutralidade, e assim o Estado não faz nenhum juízo de valor positivo ou negativo sobre as religiões – mesmo que não seja por norma, e o preâmbulo seja uma expressão do legislador originário.

O STF inclusive já decidiu na Ação Direta de Inconstitucionalidade 2.076-5 que a alocução não tem valor normativo nenhum. Assim sendo, a Constituição não está arrogando a proteção divina, valendo o artigo 19, inciso I e outros que trazem o princípio da laicidade à tona.

¹ Essa última parte encontra entendimento contrário na doutrina do direito constitucional, todavia, a justificativa é um tanto vazia, pois os alegados “princípios” que ali se encontram (liberdade, igualdade, etc.) seriam mera repetição do que já está na própria Constituição (bis in idem). E os princípios ali descritos não são nenhuma novidade nas democracias modernas. Então o que o preâmbulo representaria de enorme importância? A meu ver, o entendimento é muita forçada filosófica.
Anônimo disse…
Neoateísmo, a nova religião do pedaço. Tão fanática quanto as outras.
Anônimo disse…
Neoateístas, religiosos mais fanáticos que os crentes neopentecostais.
Anônimo disse…
Em Fortaleza-CE , a autodenominada "marxista esotérica" (combinação mais exdrúxula), Luizianne Lins, do PT, erigiu diversas estátuas de Maria em toda a cidade.
Anônimo disse…
...deus seja lavado...
Anônimo disse…
Deus não gosta de crentes fanáticos como vc, ele gosta de pessoas imparciais que respeitam as diferenças e vivem sem se entrometer na vida alheia ou atrapalhar alguma causa igualitaria, o deus que vc acredita é sadico, vc vai pro inf.....
Anônimo disse…
O EvanjeBURROS lambe piroca de PASTor ateismo não é RELIGIÃO, é acreditar na ciencia.
Anônimo disse…
O monumento ficou HORROROSO, RIDICULO muito FEIO
Anônimo disse…
Imagem evangélica pode ? Monumento a Bíblia pode ? Isto não é idolatria ? Acaso é a Bíblia maior do que seu criador ?
Anônimo disse…
Em tese cabe ao Poder Judiciário, principalmente o STF, que é guardião da CF
kako disse…
Deviam colocar um adicional logo depois dessa frase, ficando assim:

------------------------------------------

"Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo"

"assassinatos em 2011 = 27"

"furtos em 2011 = 2299"

"furtos de veículos em 2011 = 371"

"tráfico de drogas em 2011 = 283"

"porte ilegal de arma = 101"

Fonte : G1
------------------------------------------

Alguns crimes diminuiram, outros aumentaram, igual a qualquer outra cidade que "não é do senhor jesus"








kako disse…
Talvez o nome do prefeito seja jesus cristo.

Governantes adoram achar que são imperadores com mandatos.
Anônimo disse…
Vá fazer manifestação religiosa na sua igreja, com o dinheiro da sua igreja, ao contrário do que você pensa, eu vou defender SEMPRE o seu direito de fazer isso.

Agora não venha querer fazer manisfestação religiosa com o dinheiro dos meus impostos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

MPF recorre no Rio à Justiça para permitir a ‘cura’ de homossexuais

O MPF (Ministério Público Federal) no Rio deu entrada na Justiça a uma ação civil pública para anular a resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) que proíbe os profissionais de prometer “cura” da homossexualidade porque se trata de uma orientação sexual, e não de um transtorno. A iniciativa do MPF coincide com o esforço que lideranças evangélicas, incluindo seus representantes na Câmara dos Deputados, estão fazendo para derrubar essa resolução do conselho. Fábio Aragão, um dos três procuradores que assinam a ação, é evangélico. Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), isso demonstra que o Ministério Público está sendo instrumentalizado pela crença pessoal de um de seus integrantes. “Isso é um erro grave, porque a Justiça deve ser laica”, disse o deputado. “Retomar a discussão sobre a homossexualidade ser ou não uma doença é um absurdo do mesmo tipo que seria retomar a discussão sobre se o sol gira em torno da terra.” Carlos Tufvesson, estilista engajado no movimento de

'Respeito na escola não pode ser amparado em divindade'

Título original: Escola laica, liberdade e igualdade por Roseli Fischmann  (foto) para Folha Roseli é professora na Universidade Metodista O lugar do ensino religioso não é na escola pública, mas na família e nas comunidades religiosas, para quem assim o quiser. Por ser ligado ao direito à liberdade de consciência, de crença e de culto, o ensino religioso depende de ser buscado, não de ser oferecido sob a égide do Estado, por ser matéria íntima, de escolha, segundo a consciência de cada pessoa. Daí o caráter facultativo para o aluno que a Constituição estabelece para o ensino religioso nas escolas públicas, buscando preservar tanto o direito à liberdade de crença quanto a laicidade inerente à escola pública. Razões de ordem ética, jurídica, histórica e pedagógica amparam essa posição. Crianças pequenas, de seis anos, iniciando o ensino fundamental, têm suas consciências tenras plasmadas pela escola. Quais as repercussões de conteúdos religiosos conflitantes ao que recebe no

Malafaia acusa biólogo de usar a ciência em causa própria

Silas Malafaia disse que Eli Vieira   cometeu "erros que chegam a doer" Em um vídeo de 7 minutos (ver abaixo), Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, acusou o biólogo Eli Vieira (foto), que é ateu e homossexual, de usar a ciência em causa própria. A manifestação do pastor foi em resposta a um vídeo de 15 minutos de Vieira onde ele contesta a afirmação feita em entrevista por Malafaia de que “ninguém nasce gay, homossexualismo é um comportamento”. Para o biólogo, que faz doutorado em genética em Cambridge (Reino Unido), existe uma “farta literatura” sobre a contribuição do gene no comportamento sexual durante o desenvolvimento de uma pessoa. Malafaia, em seu vídeo, disse que o biólogo cometeu “erros que chegam a doer”. Afirmou que existe diferença entre descoberta científica (que pode ser comprovada em qualquer laboratório cientifico) e teoria científica (como a do big bang, sobre a origem do universo), que se inscreve no campo das conject

Malafaia acusa Fantástico antes mesmo de o programa ir ao ar

Para site do pastor, denunciar a homofobia  é o mesmo que defender a "causa gay" O site Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia, está acusando o Fantástico de tentar “convencer que o Brasil é um pais homofóbico” antes mesmo de o programa ser apresentado, amanhã (5) à noite. Durante a semana, a TV Globo divulgou um número de telefone para colher depoimentos de vítimas de homofobia que vão compor um quadro deste domingo do programa. Para o site do pastor, isso já foi suficiente para acusar que a emissora pretender, “por meio da comoção social, instalar a homossexualidade como algo inerente à natureza humana”. A mesma acusação Malafaia fez ao “Na Moral”, de Pedro Bial, que mostrou o preconceito contra casais de gays e lésbicas. Só que, nesse caso, a crítica foi feita depois de o programa ser apresentado. Desta vez, o pastor resolveu atirar primeiro para ver depois o que atingiu. Com informação do Verdade Gospel . Site do Malafaia omite que marcha teve só 3

Pondé escreve que o comunismo matou mais gente que o nazismo

Título original: A mulher, o bebê e o intelectual por Luiz Felipe Pondé para Folha Os comunistas mataram muito mais gente no século 20 do que o nazismo, o que é óbvio para qualquer pessoa minimamente alfabetizada em história contemporânea. Disse isso recentemente num programa de televisão. Alguns telespectadores indignados (hoje em dia ficar indignado facilmente é quase índice de mau-caratismo) se revoltaram contra o que eu disse. Claro, a maior parte dos intelectuais de esquerda mente sobre isso para continuar sua pregação evangélica (no mau sentido) e fazer a cabeça dos coitados dos alunos. Junto com eles, também estão os partidos políticos como os que se aproveitam, por exemplo, do caso Pinheirinho para "armar" a população. O desespero da esquerda no Brasil se dá pelo fato de que, depois da melhoria econômica do país, fica ainda mais claro que as pessoas não gostam de vagabundos, ladrões e drogados travestidos de revolucionários. Bandido bom é bandido preso.

OAB-PR diz que psicóloga cristã sofre perseguição religiosa

Marisa diz que ficou juridicamente comprovado que é vítima do CRP A Comissão de Direitos de Liberdade Religiosa da seção do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu parecer segundo o qual Marisa Lobo (foto) — que se apresenta na internet como “psicóloga cristã” — está sofrendo perseguição por parte do CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná. No começo do ano, o CRP-PR intimou Lobo a retirar da internet a associação da psicologia com religião, porque o código de ética da profissão impede esse tipo de deturpação. Marisa desafiou o conselho ao responder que, como profissional de psicologia, não renunciará a sua fé cristã. Ela é evangélica. Relatado por Francielli Morêz e aprovado por unanimidade, o parecer da OAB-PR afirma que a exigência do CRP é inconstitucional, porque se trata de um cerceamento do “direito inabalável” de a Marisa Lobo assumir publicamente a sua fé. A CRP não se manifestou sobre a decisão da OAB, e a psicóloga afirmou que agora está

Por que eu sou um 'não cristão cultural', diferentemente de Dawkins

No texto abaixo, o estudioso Botz-Bornstein refuta aqueles que, mesmo não tendo religião ou ateus, como Richard Dawkins, defendem uma suposta cultura cristã como guardiã dos valores ocidentais. "O que nos dá uma identidade como ocidentais é agir contra o obscurantismo e a religião", escreve Thorsten Botz-Bornstein professor de filosofia na Gulf University for Science and Technology no Kuwait. Ele nasceu na Alemanha, estudou filosofia em Paris e recebeu seu PhD pela Oxford University Freethinker boletim do Reino Unido fundado em 1881 em defesa da liberdade, razão e humanidade Elon Musk, em uma conversa com Jordan Peterson, sugeriu que ele era “provavelmente um cristão cultural”. Sem ser particularmente religioso, ele alegou ser um “grande crente nos princípios do cristianismo”, entre os quais ele nomeou o perdão. Ele também disse que a presunção cristã pró-natalista provavelmente “levaria a uma sociedade melhor”.  Richard Dawkins, famoso por ser notoriamente antirreligioso,