Pular para o conteúdo principal

Coligação laica argentina pede o fim dos privilégios da Igreja

deputada Cecília Merchán
A deputada Cecília Merchán disse que
os benefícios são inconstitucionais 
A CAEL (Coligação Argentina por um Estado Laico) pediu ao governo de Cristina Kircher que aproveite a sua proposta de reforma do Código Civil e Comercial para acabar com os privilégios da Igreja Católica.

A coligação sugeriu que, para tanto, o governo acabe com artigo do Código Civil que confere à Igreja o status de pessoa jurídica de caráter público.

Tal status garante à Igreja benefícios comparáveis aos concedidos às empresas estatais, como isenção de impostos.

Além disso, a Igreja conta com subsídios para suas escolas e os bispos recebem do governo salário equivalente a R$ 4.400. Somente a religião católica desfruta desses privilégios.

Cecília Merchán (foto), deputada e representante da Coligação por um Estado laico, foi quem apresentou formalmente ao governo o pedido de extinção do artigo 33.

Para ela, os privilégios da Igreja Católica ferem os princípios constitucionais da igualdade e da liberdade de culto, além de representarem gastos que deveriam ser cortados, principalmente neste momento de crise econômica.


O governo ainda não se manifestou sobre a proposta, que, provavelmente, será recusada, tendo em conta a forte influência da Igreja Católica entre os políticos da situação e da oposição.

Ainda assim o fato de os benefícios da Igreja serem colocados em debate público já significa um avanço, com prováveis resultados no futuro.





Com informação do site Kaos en la Red, entre outras fontes.

MP quer que Brasília deixe de financiar eventos religiosos
julho de 2012

Religião no Estado laico.

Comentários

Mahatma PJL disse…
Essa mamata deles tem que acabar.

Onde já se viu. Uma religião como qualquer outra, ter tanta moral em um Estado Laico?

É dinheiro entrando por tudo quanto é canto desse povo católico e eles ainda querem mais.

A igreja evangélica também tem que pagar impostos.
Já tava na hora de alguém se posicionar contra essa PALHAÇADA!
Anônimo disse…
Concordo, deve-se, simplesmente, colocar a ICAR em seu devido lugar, junto com as demais pessoas jurídicas comuns, pois é isso o que a Igreja católica é, uma empresa com fins lucrativos. E como qualquer outra pessoa jurídica, a Igreja está passiva à arrecadação de impostos.
Robson disse…
É um começo...

Robson Kvalo
Anônimo disse…
Precisávamos é de uma CBEL - Coligação Brasileira por um Estado Laico.
Anônimo disse…
Caracas! Vou começar a rever meu conceito em relação aos Argentinos.Alias acho que na próxima copa vou até torcer pelos argentinos. Esse pessoal tem raça. Merece meu respeito!
Unknown disse…
Daí o líder da igreja argentina começa a berrar aos quatro ventos "é perseguição com os cristãos!"
romulo disse…
Argentina não é estado laico nem "no papel", a constituição deles coloca o catolicismo como religião oficial. Pobrecitos.
romulo disse…
Artigo 33, eu ri.
Anônimo disse…
Pq?
Anônimo disse…
Melhor nota do IDEB Escola de Educação Básica São Bento, antigo Colégio São Bento

MISSÃO
Através do processo educativo desenvolver o potencial crítico e criativo dos educandos na perspectiva de transformação social. Tem como fundamentos à orientação da Proposta Curricular de Santa Catarina, os quatro pilares da educação em “Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver, Aprender a Ser”, e a orientação Marista, “de formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”.
Anônimo disse…
Idade do personagem Jesus,
Mais alto grau da loja maçônica...
LEGIÃO disse…
CAEL!!!
Parece nome de Anjo! Exemplo: CAMAEL, HANIEL, RAPHAEL, MIKAEL, GABRIEL, TZADKIEL...
O nome da Entidade é provocativo e eles atacaram o cerne de uma questão delicada.
Será que a Cúpula da Grande Prostituta vai mover suas hostes em defesa do salário pago pelo Governo, quero dizer, Povo?
Lia de Souza disse…
A Argentina tentando tirar o atraso e a França dando espaço para bispos católicos convocarem um movimento de oração contra o casamento gay...Depois as igrejas são vendidas e viram lanchonete de frango frito e não sabem por quê...
Anônimo disse…
USP CONFIRMA EFICÁCIA DO
PASSE MAGNÉTICO
Um estudo desenvolvido recentemente
pela USP (Universidade de São Paulo), em
conjunto com a Unifesp (Universidade
Federal de São Paulo), comprova que a
energia liberada pelas mãos tem o poder
de curar, o desenvolvimento.

A pesquisa nasceu em 2000, como
tema de mestrado do pesquisador
Ricardo Monezi, na Faculdade de
Medicina da USP

E lhe rogava com instância, dizendo: Minha filhinha está nas últimas; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva Marcos 5:23. E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava Lucas 4:40. e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista Atos 9:12. Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor Tiago 5:14.
Conspiratus disse…
No Brasil, a ICAR continua sendo beneficiada com o LAUDÊMIO, previsto no Art. 2038 do Novo Código Civil (Lei nº 10406/2002) "...o senhorio direto (...) terá direito de receber do alienante (vendedor) o laudêmio..."

Este "imposto", sobre transferência de propriedade permite que a cada venda de terreno a Igreja Católica embolse 2,5% do valor da transação, nos locais em que o "Domínio Útil" pertence à Instituição.

Em alguns lugares os terrenos que rendem LAUDÊMIO à Igreja são chamados de "Terrenos da Santa" e são resultado da benevolência caridosa de ricos latifundiários, que os doam ao Clero em troca de um lugar no Céu.

O LAUDÊMIO também é cobrado na transferência dos terrenos de domínio da Marinha e naqueles pertencentes à Família Real.

Quem é que manda aqui, hein?
Je crois que j'aime plus cette version. disse…
A ICAR manda e desmanda lá. A ICAR lá tem mais influência do que aqui, embora, aqui ela ainda seja muito influente, lastimosamente.
Anônimo disse…
Charlatanismo camarada..
Anônimo disse…
Vai nos hospitais que esta cheio de doentes nos hospitais mete sua mãozinha sobre eles e os cura -- puta merda viu é cada coisa que somos obrigado ler por aqui que eu nem acredito.
Unknown disse…
Já estamos nos organizando! Entre no nosso site e vai saber mais http://www.partidolaico.org/
Anônimo disse…
Interessante que la o casamento gay foi aprovado e aqui no brasil nao,quer dizer,a argentina mesmo nao sendo laica e mais secular que o brasil...
Unknown disse…
Quando esse estudo for publicado numa revista científica e tiver sido revisado por outros cientistas, aí conversaremos.
Unknown disse…
...e os bispos recebem do governo salário equivalente a R$ 4.400.

Não sabia que bispos católicos eram funcionários públicos, lá na Argentina.
Wickedman disse…
Emily Rosa, quando ainda era criança (9 anos), fez uma pesquisa que mostra que isso não passa de engodo, não funciona. E publicou um artigo científico sobre isso (era co-autora). Uma menina de 9 anos!

Mas tem muito adulto imbecil que acredita nesse tipo de prática e está disposto a pagar pra ser enganado.
Anônimo disse…
De todo modo, parabéns à Argentina. Difícil é encarar a força da ICAR lá!
Karollos disse…
Na Suécia, se não me engano, as igrejas, além de não serem isentas de nada, tem de pagar um imposto adicional todo ano para o governo.
Anônimo disse…
a biblia diz : nao acumular riquezas ,trabalhe em nome de Deus ele te dara tudo o q vc precisa .a igrja catolica nao ajuda ninguem 80% das arrecadoacoes do vaticano servem para o previlegio deles mesmos e seus familiares , so o 20% vai para os pobres . e cada vez mais aumenta os pobres e as injustiças .devem pagar taxas mais caras do q outras instituiçoes .finalmente alguem tem coragem de falar a verdade .
Francisco disse…
Os protestante nem se tocam que com isso colaboram com o ateísmo militante (basta procurar sobre a tal moça da foto), são tão hedonistas quanto eles.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias