Pular para o conteúdo principal

Uniões humanistas na Escócia tendem a superar as religiosas

casamento humanista
Na cerimônia humanista 
de casamento, o 'sacerdote'
 é um amigo do casal
Na Escócia, os casamentos com cerimônia humanista vão superar os de caráter religioso em três anos, se mantiver a atual tendência revelada por um relatório anual do governo.  A previsão é de Steve Chinn, secretário-geral da Sociedade Humanista Escócia.

Em 2011, houve no país 2.486 casamentos humanistas, ou seja, celebrados por amigos dos noivos em locais como hotéis e castelos. Mais, portanto, do que as 1.729 cerimônias celebradas em igrejas católicas. Na Igreja da Escócia, houve 5.557 celebrações.

Casamentos humanistas (que não se confundem com os civis) têm ocorrido em países como Estados Unidos e Grã-Bretanha, mas eles se destacam na Escócia porque lá foram legalizados.

Chinn disse que não se surpreende com o aumento dessa forma de união porque, segundo ele, é consequência do declínio da religiosidade no país. “Os dados do Censo mostram que há cada vez menos pessoas religiosas.”

Os casamentos (civis, religiosos e humanistas) estão em alta na Escócia por conta, entre outros fatores, do aumento da imigração. No ano passado, houve a formalização de 29.135 uniões, 655 a mais em relação a 2010. A Escócia faz parte do Reino Unido e tem cerca de 5 milhões de habitantes.





Com informação do Scotsman.com

Crescem nos EUA casamentos celebrados por amigos dos noivos
outubro de 2011

Comentários

Bogus disse…
Muito boa essa iniciativa, existe algum processo para legalizar esse tipo de união por aqui?
Anônimo disse…
Não sabia que existia um casamento humanista. Interessante.

Winston Smith
Anônimo disse…
Não sabia que existia um casamento humanista. Interessante.

Winston Smith
Anônimo disse…
Isso é só uma celebração, assim como o casamento religioso. A união civil deve ser realizada em um cartório.
Anônimo disse…
legal! sou muito de acordo.
Anônimo disse…
Casamento humanista, casamento gay.. onde vamos parar? Com tanta gente idiota nesse mundo, em pouco tempo teremos casamentos de animais. Deus nos proteja!!
Felipe... disse…
Era o mesmo que eu ia falar...
Anônimo disse…
tomara que seu amigo imaginário lhe proteja mesmo.
Anônimo disse…
"...em pouco tempo teremos casamentos de animais. Deus nos proteja!!..."

Se você é casado, caro anônimo, isso já ocorreu, seu jegue!
Carminha disse…
Que vida é essa? Deus fez o ser humano errado.
liliam bravo disse…
muito simpática essa cerimônia. conheço tanta gente que fez aquelas breguices despendiosas clássicas só pra agradar os pais. deveriam priorizar a sinceridade...
Anônimo disse…
Só porque alguma coisa não condiz com as tuas crenças não significa que seja errada.
Carminha disse…
Que crença? A de que Deus fez errado?
alemao disse…
teu deus nem existe carminha, volta pra escola e pode ser que um dia tu te livre dessa fé estúpida ..
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Carminha disse…
Então a culpa é sua, pois você existe e Deus não.
Anônimo disse…
Eu é que não pago para parasita social (=pastor evangélico) ou pedófilo (=padres) celebrar casamento.

Eu heim?

Att.,

Espancador de Pastores
Nosferatuzod disse…
Já casaram animais, sim. Cães.
Anônimo disse…
Pq vc acha q tua religião serve p todos? Respeito é bom e todos gostam ;)
Ma disse…
Meu casamento aqui no Brasil foi realizado nesses moldes. E pedi a nossa amiga cerimonialista que não fizesse nenhuma referência a Deus. E assim foi feito. Todos os convidados adoraram.
Anônimo disse…
Vou chamar a Nina...
Anônimo disse…
Boa ideia. Mas, não caso nem com cerimônia naturalista, humanista, budista, maradonista, evangélica, católica ou qualquer outra seita. Sabe por quê? Ser solteiro é bom demais, como diria um humorista: xoxoteiro.
Anônimo disse…
Ja temos casamentos de animais a muito tempo. Um dia você vai encontrar a jumenta da sua vida.
Anônimo disse…
Eles que fiquem espertos. Existe um bispo escroto na escócia. Não demora ele fica com ciuminho.
Anônimo disse…
O cara acredita em um ser feito a partir de um livro ficção que é a bíblia e os outros que são idiotas. Deus imaginário, me dê paciência.
evolução sexual disse…
Casamento animalista é uma evolução natural do casamento humanista.

Depois, avançaremos para o casamento vegetalista.
Anônimo disse…
Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Mammalia.
Infraclasse: Placentalia.
Ordem: Primata.
Família: Hominidae.
Subfamília: Homininae.
Gênero: Homo.
Espécie: Homo sapiens sapiens.

Por definição, qualquer casamento humano é um casamento entre animais... fail, multi-facetado..fail
Anônimo disse…
Todo bispo e todo pastor é escroto.
Anônimo disse…
Tua batata está assando. A Nina vai acabar com tua marra e te desmascarar para todos.

Seu monstro!
Fernando Azevedo disse…
É estranho que a religiosidade esteja cada vez mais diminuindo, e ao que parece, aumentando o número de casamentos "humanistas"... O casamento como instituição civil, é que está falindo, justamente porque fundamentado no dogma do Estado Laico, emancipado da religião; e na suprassunção deste, como Novo Mediador Universal, substituto do anterior, estabelecido pela antiga Religião unida ao Estado. Ao emancipar-se da religião, o Estado assumiu as funções desta, confinando-a imediatamente ao caráter particular, de foro íntimo, pessoal; investindo-se como Religião Civil, religião pública, que tem no ápice do desenvolvimento e "emancipação", o chamado Estado Laico. A humanidade prosseguiu enganada, explorada economicamente e politicamente; intelectualmente manipulada e subjugada pelo pior fascismo que a humanidade já enfrentou, que é o midiático...; mas a crítica acadêmica, e a opinião da pseudo-"inteligentzia letrada", - dessa boa gente que "se acha", porque lê Veja, e Folha de São Paulo-;é que, "a culpa é das religiões, a culpa é da Igreja"! A ciência é "neutra", e no dogma, é SEMPRE boa, santa, veraz e infalível; na pior das hipóteses, erra por "desconhecimento", ignorância inculpável..."Não está tentando, buscando?" Os religiosos não, erram SEMPRE por culpa, malignidade e dolo! O Estado, esse sim, - direito da força? poder das armas? -, é sempre (qual o regime econômico), intocável!Ninquém questiona, ninguém pensa sequer noutra alternativa...Imunidade, impunidade, santidade, infalibilidade, inatacabilidade, - tudo que é atribuído e criticado na esfera religiosa -, é permitido e mesmo desejado, para os pastores parlamentares, executivos e judiciários do Estado! Depois, vão com chorumelas pedir "curas" aos pastores, "perdão" aos padres; isso após persistir na obstinação do erro, e contumácia dos mesmíssimos pecados...Orgulho dos ricos, ou inveja destes!Incúria, indigência e indolência dos pobres... Ora, vão queixar-se ao Bispo!
É porque sai mais barato! hehehehehe

O Tio Patinhas é escocês e pesa sobre eles a pecha de "pão-duros"!
Anônimo disse…
hahahahaha é cada merda de comentario q eu vejo por ai... Só rindo mesmo
Leonardo Tomé disse…
Casamento está falindo porque se fundamenta no dogma do estado laico? vai ti tratar.
Tu fez duras críticas ao estado e não vê que o casamento afundou justamente pelos valores sociais atuais. Os casamentosda da época das nossas avós eram prisões às mulheres com a benção da igreja de Roma (que curiosamente se aliou justamente ao Estado que matou Jesus - se o Império Romano fosse laico, Jesus teria vivido até a sua morte natural).
Não é necessário processo para legalizar este tipo de celebração. O casamento civil, no Brasil já contempla a união fora da celebração religiosa. Ainda, mesmo que não exista o casamento civil as leis brasileiras já asseguram a união. Então a celebração e absolutamente livre.
amei!!! se um dia eu casar vai ser assim humanista, sem falar de Deus, com um amigo comandando a cerimonia :)
Ma disse…
O meu casamento foi humanista. Foi celebrado por uma amiga nossa, e obviamente, no discurso não houve nada de cunho religioso, mas tão somente sobre amor e amizade. Acredito que tenha sido pioneiro em Salvador- BA.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no