Pular para o conteúdo principal

Cristãos criticam convite ao ateu Dawkins para falar sobre fé

Richard Dawkins
Para Richard Dawkins, a
  fé é 'saída pela tangente'
Líderes cristãos estão criticando a organização do Festival de Livro Faclan Hébridas, na Escócia, por ter convidado o ateu britânico Richard Dawkins (foto) para falar sobre fé. O festival ocorrerá em novembro na cidade de Stornoway, na ilha de Lewis, e o seu tema será os diversos tipos de fé.

O pastor Donnie Stewart, de uma igreja da cidade, disse estar decepcionado com o convite, tendo em vista a religiosidade das pessoas do local. “Mas vamos continuar orando para que Dawkins receba a revelação do Espírito Santo.”

O site Christian Post noticiou que algumas igrejas estão dispostas a promover um boicote ao festival por causa da presença do autor do best-seller “Deus – um delírio”

John Roberts, da Sociedade do Dia do Senhor, não chegou a defender abertamente o boicote, mas disse que cada pessoa deveria refletir se deve prestigiar o evento, considerando que Stornoway é “um reduto presbiteriano”.

Roddy Murray, responsável pelo festival, publicou no site do evento que se sente honrado com o fato de o Dawkins ter aceito o convite, porque se trata de um grande cientista e pensador da atualidade. Ele lembrou que o festival é um fórum sobre as diversas visões de mundo, como a da razão, ciência, artes, filosofia e teologia.

Sobre a fé dos religiosos, Dawkins tem afirmado que se trata de uma “saída pela tangente”. Para ele, a hipótese da existência de Deus não oferece nenhuma explicação para o que quer que seja. Já a ciência, segundo ele, propõe explicação sobre como a aparente complexidade do universo surgiu a partir de eventos simples.

Com informação do Christian Post e do site do festival.

Dawkins escreverá livro sobre sua evolução para o ateísmo
junho de 2012

Mais sobre Dawkins   Ateísmo

Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
O espírito santo, não é nada mais, que...Fafá, fifí, fofó e fufú!!! Como essa lenda vai fazer algo que leve Dawkins a mudar de opinião?
Unknown disse…
Não vejo nenhum problema na participação do Dawkins nesse evento. Esse temor dos religiosos em tê-lo em seu evento parece ser infantil. Parece que eles estão com medo que o Dawkins desconverta alguns fieis com o seu discurso. Que falta de fé!
Taci Gielow disse…
Livro muito interessante, estou lendo e gostando, pena que a massa ignorante (religiosos) se fecham quando o assunto é capacidade propria de raciocinar, e querem arrastar o maximo de pessoas possiveis com eles.
Taci Gielow disse…
kkkkkkk...é verdade..tão com medinhooo! rsrsrs
Anônimo disse…
Vai lá dawkins e mostre o teu poder pra esses direitistas sóciopatas fascistas que querem dizer como as pessoas devem viver.
Felipe... disse…
Eles querem debate ganho, assim até eu.
taelesym disse…
Para começar que moral tem qualquer cristão que seja para dar palpite em feira de livros?
Como cristões que proclamavam a queima de livros para que a biblia fosse a "unica verdade" escrita existente que criavam listas com livros proibidos de serem publicados pois simplesmente não sitavam o tal do deus em suas paginas , tem a coragem de abrir a boca para falar qualquer coisa sobre feira de livros ?
Leandro disse…
Isso é claramente falta de fé. Se a "Verdade" fosse tão absoluta como dizem, não seria um simples pensador a mudar a mente de ninguém.
Anônimo disse…
Estão se cagando de medo.

Típico.

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
Se acreditam mesmo nesse suposto deus porque sera que tem tanto medo de Dawkins.
Talvez eles pensem que Dawkins vai abrir a mente do povo
Anônimo disse…
Antes de uma negativa a particiapação do livre pensador, é na verdade uma confissão de culpa .
"Até eu" era pra ser um trocadilho? XP
Raphael Dias disse…
Bobagem, a censura (impedir a participação de uma determinada pessoa em uma feira por causa de seus ideais é uma forma de censura) só aumenta a curiosidade. Os fundamentalistas vão se sentir vitoriosos, mas os mais céticos vão buscar saber o porquê do impedimento, qual o perigo da tal ideia, então não vai adiantar nada.
Anônimo disse…
Convidar um ateu para falar sobre a fé equivale a chamar um hétero para falar sobre homossexualismo.
Unknown disse…
Anônimo8 de agosto de 2012 15:15

Primeiramente, homossexualismo não existe mais. Essa palavra era usada para expressar uma doença; uma doença que não existe mais a uns 20 anos. O termo certo, agora, é homossexualidade.

Em segundo lugar a sua comparação não procede. Heterossexuais podem falar sobre a homossexualidade. Se assim não fosse, seria necessário que todos os profissionais que lidam com questões sexuais, para poderem falar sobre a homossexualidade, fossem, obrigatoriamente, homossexuais.

Ademais, fé é um conceito que extrapola o mundo religioso. A definição geral de fé é “Convicção e crença firme e incondicional, alheia a argumentos da razão” . Nesse sentido, todos nós temos fé.
Wickedman disse…
@Anônimo8 de agosto de 2012 15:15

Mas que pensamento coerente! Maravilho-me com sua intelijumência. Você pensou isso sozinho ou teve a ajuda do espírito santo?
Anônimo disse…
Evanjegue!
Anônimo disse…
Nao esqueça que muitos dde nos ja foram religiosos, portanto podemos muito bem falar dd fé
Anônimo disse…
O que ele saberia sobre Dawkins? E sobre homossexualidade? Acho que nem sobre heterossexualidade sabe algo. Ele só sabe do Vardo abençoando o beato Serra.
Anônimo disse…
Que cara idiota.Quer dizer que um cara hétero não pode falar de homossexualidade?Eu sou branco e sou contra o racismo.
Anônimo disse…
Coisas da crentalhada.
Anônimo disse…
Coisas da crentalhada.
_Isso é algo absolutamente, fora de propósito!
_Como falar acerca de um tema que não se domina?
_Como falar acerca de algo que não crê?
_Para quê? A resposta a esta última questão é nítida: a intenção cada vez mais clarificada, está no desejo de atrair mais iguais ao palestrante!
_Fé é certeza! _Pode-se ter certeza de que a ciência sempre irá corresponder aos nossos anseios? _Todas as enfermidades do mundo tem alcançado a cura/eliminação através da ciência? _Então porque as pessoas morrem e algumas em estado deplorável? _Ele tem fé no quê? _Na ciência? _Então há algo errado aí!
_Fé em Deus, afirma não ter pois, trabalha baseado naquilo que escreveu em seu best-seller! _Qual a trama desta estória? _Volto a questionar o que antes respondi e o faço, a título de reflexão.
_Ao falar somente da ciência, seria perfeitamente cabível a sua participação mas, ao passo que mescla as falas de seu universo e passa a focar um universo que lhe é absolutamente, estranho, constitui-se em provocação/afronta e polêmica.
Michelle disse…
Salamandra

O msm posso falar de vc, oras.

Pq falar sobre algo - no caso, sobre ateísmo - sendo que vc claramente não domina o assunto?

Pq postar comentários em um blog ateu sendo que vc não é atéia e sim uma cristã/evangélica?
Michelle disse…
Salamandra,

>> "Fé é certeza!"

Fé é uma crença naquilo que não se pode provar. Fé seria mais uma falsa certeza.

>> "Pode-se ter certeza de que a ciência sempre irá corresponder aos nossos anseios?"

A ciência não tem como objetivo responder anseios. Ela existe para explicar os fenômenos da natureza e melhorar nossa vida no processo através de descobertas científicas. Apenas isso.

Eu acredito na ciência, mas não no sentido de ter fé. Como eu já disse antes, ter fé é dogmático, é crer em algo sem evidências e que não permite questionamentos. A ciência permite e encoraja questionamentos, ela é feita de erros e acertos e - o que é melhor - ela é baseada em evidências, não em mitologias ou achismos. Como disse Stephen Hawking: xcience will win because it works (a ciência irá ganhar pq funciona)

>> "Todas as enfermidades do mundo tem alcançado a cura/eliminação através da ciência?"

Não, mas ela pelo menos tenta e qdo consegue, consegue.

>> "Então porque as pessoas morrem e algumas em estado deplorável? _Ele tem fé no quê? _Na ciência? _Então há algo errado aí!"

Pq infelizmente, a ciência não tem cura para todas as doenças do mundo (infelizmente)> E - nas doenças nas quais se tem cura ou pelo menos um método para controlar essas doenças - os benefícios não chegam às pessoas doentes que precisam do tratamento, por razões várias: incompetência do governo; governo corrupto (como acontece em alguns países africanos onde pessoas doentes não recebem medicamentos pq o governante passa a mão em td antes); pq elas não tem dinheiro pra bancar o tratamento que algumas vezes é caríssimo e não está disponível gratuitamente, etc.

Se vc não crê na ciência, não procure um médico e nem sequer compre remédios da próxima vez que vc ou algum parente - um filho seu, se vc tiver - cair doente. Fique o dia inteiro na sua igreja, ajoelhadinha no chão como toda boa ovelha rezando por uma cura pra vc ver aonde isso vai dar.
Michelle disse…
Salamandra,

Religião - independentemente de qual seja - não cura doença nenhuma. Pode até fazer com que a pessoa tenha forças pra enfrentar a doença, mas a ajuda pára por aí. Se essa pessoa tiver diabetes e abrir mão das injeções de insulina e das sessões de hemodiálise, esperando por uma cura dos céus, sinto mto...mas essa pessoa vai bater as botas em 1 ano ou menos. Minha avó tinha diabetes era espírita e rezava todos os dias, mas ela não abria mão das injeções de insulina, dos remédios, das sessões de hemodiálise, etc, pq ela sabia que sem isso ela já estaria morta há mto tempo.

O meu avô era a mesma coisa. Tinha Doença de Chagas (que é incurável; uma vez que se é picado pelo barbeiro não tem volta) desde que ele era criança. Ele era católico fervoroso, ia na missa toda semana junto com minha avó (apesar de ela ser espírita, ela ia nas missas toda semana tb) e msm assim ele não ficou só na base da oração, torcendo por uma cura milagrosa. Ele tomava seus remédios, ia nas consultas, fazia os exames, tudo nos conformes. Senão fosse por isso, ele teria morrido provavelmente na juventude.

Se a tal religião cura td, então ela pode curar a Síndrome de Rett que a minha irmã tem? Ela não sabe falar, não sabe comer, tomar banho e ir no banheiro sozinha. É uma síndrome incurável. Devemos parar de levar minha irmã no médico, parar de dar os remédios pra ela e td, esperando que um dia ela simplesmente acorde sabendo falar e não dependendo mais de fraldas descartáveis?

Minha mãe tb - que é evangélica, diga-se de passagem - tem uma doença incurável. Ela simplesmente deve abrir mão dos tratamentos, exames e medicamentos, rezando, indo na igreja e torcer por uma cura milagrosa msm correndo o risco de morrer em até 2 anos?

>> "Ao falar somente da ciência, seria perfeitamente cabível a sua participação mas, ao passo que mescla as falas de seu universo e passa a focar um universo que lhe é absolutamente, estranho, constitui-se em provocação/afronta e polêmica."

Claro! Pq a ciência existe unicamente para afrontar/provocar o seu deus e sua religião! #sarcasmo
Michelle disse…
corrigindo: Science will win because it works
Cognite Tute disse…
Vamos lá, estamos com tempo, e ahco que pode ser interessante respodner as maluquices da Salamandra de Fogo.:-) Ainda que ela não entenda nada, e repita sem para as mesmas maluquices, outros podem se interessar em ler sobre o assunto.

Começando pelo tradicional "tiro no pé", um dos esportes preferidos do Anuro Caudado:

Salamandra de Fogo: "Isso é algo absolutamente, fora de propósito!
_Como falar acerca de um tema que não se domina?
_Como falar acerca de algo que não crê?"


Um estudo nos USA, pais muito religioso, demonstrou que ateus em geral tem mais conhecimento sobre religião do que religiosos diversos:

http://www.pewforum.org/U-S-Religious-Knowledge-Survey.aspx - "Atheists and agnostics, Jews and Mormons are among the highest-scoring groups on a new survey of religious knowledge, outperforming evangelical Protestants, mainline Protestants and Catholics on questions about the core teachings, history and leading figures of major world religions."

Então, Salamandra, quem aparentemente não sabe do que fala, nem sobre ciência e nem sobre religião, é você.:-) Dawkins provavelmente sabe muito, mas muito mais sobre o assunto que a maioria dos religiosos, e certamente mais que você. E sabe, claro, muito mais sobre ciência.:-)

Salamandra de Fogo: "_Para quê? A resposta a esta última questão é nítida: a intenção cada vez mais clarificada, está no desejo de atrair mais iguais ao palestrante!"

E?!?! E dai, o que isso tem de ruim, ou bom? Atrair mais pessoas, e esclarece-las sobre assuntos diversos, é a função de palestras e palestrantes. Está com medo, que as pessoas ao serem esclarecidas, entendam finalmente? Sei, entendo seu medo.:-)

Salamandra de Fogo: "_Fé é certeza! _Pode-se ter certeza de que a ciência sempre irá corresponder aos nossos anseios? _Todas as enfermidades do mundo tem alcançado a cura/eliminação através da ciência? _Então porque as pessoas morrem e algumas em estado deplorável? _Ele tem fé no quê? _Na ciência? _Então há algo errado aí!"

Gosto quando fala asnerias dessa magnitude, torna a resposta mais divertida.:-) E torna sua ignorância crassa muito mais evidente.:-)

(continua...)

Cognite Tute
Cognite Tute disse…
Como já explicou a Michele, a ciência não pretende responder a "anseios". Pretende, e prova isso todos os dias, produzir conhecimento confiavel, seguro, eficaz. Ela tem eliminado muitas doenças, doenças que assolaram nossos antepassados (que rezavam e rezavam), mas que você nunca ouviu falar, porque foram eliminadas ou controladas. A varíola é a mais famosa, mas são dezenas, centenas de doenças que não existem, ou estão em regiões em que a ciência não chega. Quantas pessoas com bócio você conehce? E Tifo? E...:-)

Existem pessoas em estado deplorável (e nem vou mencionar o fato de TODOS morrem algum dia), porque é uma questão estatística, não pessoal. Em média, morrem menos pessoas devido a uma doença, com o uso de conhecimento médico baseado em ciência, do que sem isso. Avançamos muito, em relação ao nosso passado, nestes 200 anos, e vamos avançar mais (se malucos como você não atrapalharem). Sua expectativa de vida, mesmo maluca como é, é de mais de 80 anos, sendo que seus antepassados tinham expectativa de vida de menos de 30 anos. A mortalidade infantil de seus filhos, de nossos filhos, é irrisória, 8/10 em mil, sendo que no tempo de nossos avós era de 48/50%. Sim, metade dos filhos de todo mundo morria antes de se tornar adulto, em média.

Elas nem precisam ter "fé" na ciência, pois esta funciona mesmo que não "acredite" nela, funcioa até para você. Infelizmente, pois permite que use computadores e a Internet, e satélites geo-estacionários, e tudo o mais, para enviar mensagens malucas para este blog.:-) Mesmo que "não acredite" na "teoria" do eletromagnetismo, por exemplo.:-)

Salamandra de Fogo: "_Fé em Deus, afirma não ter pois, trabalha baseado naquilo que escreveu em seu best-seller! _Qual a trama desta estória? _Volto a questionar o que antes respondi e o faço, a título de reflexão."

Não há reflexão possivel frente a tanta bobagem, no máximo, gargalhadas.:-) Claro que ele não tem fé em deus, ou em qualquer dos muitos deuses, o que não o impede de entender as alegações das religiões, pensar e argumenar sobre elas, e demonstrar os erros, falhas e absurdos destas.

Salamandra de Fogo: "_Ao falar somente da ciência, seria perfeitamente cabível a sua participação mas, ao passo que mescla as falas de seu universo e passa a focar um universo que lhe é absolutamente, estranho, constitui-se em provocação/afronta e polêmica."

Eu sei mais sobre religião que você, muito mais. Li mais da biblia que voc~e, e li também parte do Alcorão, da Torá, trechso bem legais do Mahabarata, toda a Teogonia de Esíodo, a cosmogonia de povos nórdicos e sua rica mitologia, parte da mitologia Asteca e de povos amerindios, etc, etc, etc.

E Dawkins conhece muito mais que eu de tudo isso, das questões teológicas, ele estudou profundamente boa parte dessas questões para escrever seus livros.

Sua arrogância e pretensão, Salamandra, são assutadoras. E um tanto hilárias, considerando as mensagens que envia para o blog.:-)

Cognite Tute
Anônimo disse…
"_Como falar acerca de algo que não crê?
_Para quê?"

Só pra dar o menorzinho dos exemplos: Ter uma perspectiva diferente sobre o assunto.

"_Ao falar somente da ciência, seria perfeitamente cabível a sua participação mas, ao passo que mescla as falas de seu universo e passa a focar um universo que lhe é absolutamente, estranho, constitui-se em provocação/afronta e polêmica."

Quem é hetero não devia falar sobre homossexualismo então? Quem ´é branco não pode falar de racismo? Quem é brasileiro não deve falar de americanos?
É tanta asneira nesse comentário que chega doer os olhos, você esta se superando nas suas tentativas de perturbar os outros.
Anônimo disse…
A lógica da Salamandra se sobrepõe a própria lógica na cabecinha dela.
Anônimo disse…
Onde residem a provocação, a afronta e a polêmica?
Anônimo disse…
...querem arrastar o máximo de pessoas "possível" com eles.

Sábia ateia!
refresco disse…
Não há nenhum problema em Richard Dawkins falar sobre fé e religião.
Assim como não há problema em Silas Malafaia ou Jair Bolsonaro falarem sobre homossexualismo, ou José Luiz Datena falar sobre ateísmo (embora gays e ateus tenham muito medo e raiva disso).
Michelle disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Michelle disse…
Refresco,

Eu - sendo bissexual e atéia - não tenho medinho ou raiva alguma de pessoas desonestas intelectuais e preconceituosos idiotas como Malafaia, Bolsonaro e Datena.

Todos esses três indivíduos falam essas bobagens e declararam uma guerrinha pessoal contra ateus e homossexuais por ibope puro e simples, pra ganhar popularidade. No fundo, eles não passam de seres medíocres que fazem de td pra aumentar audiência (no caso do Datena); pra conseguir mais fiéis e aumentar a arrecadação de dízimos (no caso do Malafaia) e pra conseguir adeptos e votos caso deseje se eleger para algum cargo (no caso do Bolsonaro).

Hj em dia, quer coisa que mais dê popularidade à alguém do que pregar intolerância contra as minorias. Para pessoas como Datena, Malafaia e Bolsonaro is cool to hate and spread the hate.
Anônimo disse…
Do outro lado, temos o medíocre e oportunista Richard Dawkins, que ganha seu dinheiro e seus minutos de fama falando mal de religião e arrebanhando um bando de desonestos raivosos como ele.
! disse…
"Convidar um ateu para falar sobre a fé equivale a..."

... chamar um gay para dar palestras sobre a heterossexualidade e a atração entre sexos opostos.
Jesus é gay disse…
“Mas vamos continuar orando para que Dawkins receba a revelação do Espírito Santo.”

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vão morrer orando
Anônimo disse…
“Mas vamos continuar orando para que Dawkins receba a revelação do Espírito Santo.”

Ou seja, vamos orar para que pessoas como Dawkins virem vegetais estúpidos, isto facilita muito o trabalho das igrejas...
Anônimo disse…
com certeza dawkins recebe pelas palestras q ele faz, + pelo menos ele naum pede 10% de ninguem
Gerson B disse…
1) Dawkins não "arrebanha" ninguem. Rebanho é coisa de religiosos.

2) Desonesto? Ele mostra a cara ao contrário de gente que xinga os outros anonimamente na internet? Raivoso? Quem parece ter raiva aqui é você, Anônimo 21:13.

3) Certo, Anônimo 17:02, e alem disso Dawkins paga impostos sobre o que ganha tambem, diferente de igrejas.
Anônimo disse…
Bem observado...
Elias disse…
Até parece que só este 1/3 da população da terra chamado cristão se salvará (conforme crenças)! Mas precisam pegar esta parcela e separar entre católicos, protestantes, evangélicos (alguns não se consideram muito protestantes), testemunhas de Jeová, Amish, Mórmons, Congregação Cristã, Anglicanos, Ortodoxos Gregos e saber que cada um só se salvará se estiver em sua respectiva igreja! Pronto! Viu como a Bíblia é clara e não deixa dúvida alguma! Lógico que estas pessoinhas ainda se acham no direito de julgar as demais (só 2/3 da população da terra). Simples assim!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Seleção de vôlei sequestrou palco olímpico para expor crença cristã

Título original: Oração da vitória por Daniel Sottomaior (foto) para Folha de S.Paulo Um hipotético sujeito poderoso o suficiente para fraudar uma competição olímpica merece ser enaltecido publicamente? A se julgar pela ostensiva prece de agradecimento da seleção brasileira de vôlei pela medalha de ouro nas Olimpíadas, a resposta é um entusiástico sim! Sagrado é o direito de se crer em qualquer mitologia e dá-la como verdadeira. Professar uma religião em público também não é crime nenhum, embora costume ser desagradável para quem está em volta. Os problemas começam quando a prática religiosa se torna coercitiva, como é a tradição das religiões abraâmicas. Os membros da seleção de vôlei poderiam ter realizado seus rituais em local mais apropriado. É de se imaginar que uma entidade infinita e onibenevolente não se importaria em esperar 15 minutos até que o time saísse da quadra. Mas uma crescente parcela dos cristãos brasileiros não se contenta com a prática privada: para

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Malafaia diz que Feliciano é vítima do PT, gays e ateus

Para pastor Malafaia,  há um  complô  contra seu colega Silas Malafaia (foto) afirmou que são os petistas, gays e ateus que estão movendo uma campanha de descrédito contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em uma nota de alerta aos pastores para que não assinem uma carta pedindo o afastamento de Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, Malafaia disse estar em jogo, nesse caso, o interesse dos petistas que querem desviar a atenção da opinião pública para a posse de dois de seus integrantes condenados pelo crime do mensalão em uma das mais importantes comissões da Câmara. Trata-se dos deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, que agora fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. “Eles [os petistas] precisavam desviar da sociedade o foco deste fato”, afirmou Malafaia. Outro motivo, segundo ele, é que Feliciano é “um ferrenho opositor dos privilégios” defendidos pelos ativistas gays, além de combater, por exemplo, a legaliza

Xuxa pede mobilização contra o 'monstro' Marco Feliciano

Pela primeira vez a apresentadora se envolve em uma polêmica A apresentadora da Rede Globo Xuxa (foto) afirmou em sua página no Facebook que o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, não é “um religioso, é um monstro”. Sem citar o nome de Feliciano, ela ficou indignada ao ler que “esse deputado disse que negros, aidéticos e homossexuais não têm alma”. “Vamos fazer alguma coisa! Em nome de Deus, ele não pode ter poder.” É a primeira vez que Xuxa pede mobilização de seus fãs em uma questão polêmica. Amiga do padre Marcelo Rossi, ela é católica praticante. No Facebook, em seu desabafo, escreveu sete vezes a palavra "Deus" e argumentou que todos sabem que ela respeita todas as religiões. A apresentadora também se mostrou abalada ao saber que Feliciano, durante uma pregação, pediu a senha do cartão bancário de um fiel. “O que é isso, meu povo?” “Essa pessoa não pode ser presidente da C