O deputado-pastor disse que a
laicidade não é cláusula pétrea
|
Isto porque — argumentou — a liberdade de culto e de consciência de crença é regida por cláusulas pétreas (não podem ser modificadas), o que não ocorre com o artigo da Constituição, o 19, que veta o envolvimento de qualquer instância de governo com atividades de igrejas ou seitas.
Cézar, que também é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, menosprezou a importância constitucional da laicidade em uma nota onde defende a permanência do totem “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”.
Prefeitura vai remover o totem ‘Sorocaba é do Senhor Jesus’
outubro de 2012
O totem evangélico foi instalado pela Prefeitura Municipal em um local de grande fluxo de veículos em 2006 a pedido de Cézar, que então era vereador de Sorocaba (SP). A cidade tem cerca de 600 mil habitantes e fica a 95 km de capital.
Os estudantes de direito Henrique Pinheiro e Ricardo dos Santos Elias acionaram o MPE (Ministério Público Estadual) para verificar a constitucionalidade do totem. Para eles, trata-se de proselitismo religioso incompatível com o artigo 19.
O promotor Jorge Alberto de Oliveira considerou legitima a iniciativa dos estudantes e pediu esclarecimento à Prefeitura. Segundo ele, se o totem estiver em terreno público, cabe o argumento de que se trata de um desrespeito ao Estado laico.
Cézar, em sua nota, argumentou que o seu totem não “inibe qualquer liberdade de pensamentos diferentes, cada qual vivendo sob a própria crença”.
Ele deixou subentendido que os evangélicos têm de conviver com datas católicas e pagãs ao ressaltar que “respeitamos os mais diversos feriados [....], que por vezes cultuam santos, Carnaval e outras festas.
“Ainda cito as diversas imagens religiosas, como o próprio crucifixo, que temos nas mais diversas repartições públicas”, disse. “Teríamos, portanto, que retirar tudo? E nomes de ruas, bairros, cidades, Estados, entre outros denominados com nomes de santos?”
Totem do pastor Carlos Cézar
discrimina os não cristãos
|
Esse argumento de Cézar pode ser usado contra ele próprio. Porque, se na época em que foi vereador ele estivesse preocupado com os problemas aos quais agora se refere, não teria perdido tempo em erigir um totem ao sectarismo religioso.
Com informação do blog do Toni Silva.
Cronologia do caso Religião no Estado laico.
Estudantes questionam o totem 'Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo'.
agosto de 2012
Comentários
Robson Kvalo
Doentes mentais, nus, amontoados feito animais, comendo suas próprias fezes e praticando homossexualismo, morrendo engasgados (segundo testemunhas) e no laudo constando ataque cardíaco.
Isso tudo acontece nessa grande cidade e esse deputado de merda vem com esse blábláblá, sendo custeado a peso de ouro com nosso dinheiro, defendendo esses crentes de merda, essa bosta de religião.
Eu não vi na reportagem, nenhum pastor evangélico, ou padre dando assistência a esses condenados.
Por que será?
Eu vos digo: Louco não paga dízimo.
Crentes malditos!
Rick
A liberdade de culto e de consciência de crença é regida por cláusulas pétreas (não podem ser modificadas), o que não ocorre com o artigo 19 da Constituição [que trata da não oficialização de religião no país]
Pode agradar ou não, mas o argumento do deputado Carlos Cézar faz sentido e tem respaldo nos princípios do Direito.
Não sou crente porém passo e observo o totem diariamente, não vejo problema algum, afinal JESUS CRISTO, não quer dizer crente, ao críticos de plantão ao menos deveriam pesquisar teologia!
O Totem é muito bonito e deveria serafunda maior! m
A LIBERDADE RELIGIOSA (que os cristãos em geral defendem, mas que grande parte dos ateístas odeiam e tentam destruir) garante o direito do ateu ser ateu e de desfilar com sua camiseta "100% ateu".
Att.,
Espancador de Pastores
Não diga! Então porque esse canalha não faz um projeto que vise a melhoria dessas questões?
As pessoas que, por alguma idiossincrasia, não suportam ver uma referência religiosa, podem muito bem evitar olhar o monumento que os apavora e seguir seu caminho tranquilo, rumo ao escritório da ONG ateísta ou boate gay de sua preferência.
Um abraço por trás, na paz.
Ficar levantando a saia e subindo nas tamancas é mais o estilo de vocês, como vocês fazem questão de demonstrar.
Trechos:
Evangélicos convivem com datas católicas e pagãs, “respeitamos os mais diversos feriados [...], que por vezes cultuam santos, Carnaval e outras festas.
O monumento não “inibe qualquer liberdade de pensamentos diferentes, cada qual vivendo sob a própria crença”.
Felizmente, o deputado Carlos Cezar mostra que sabe muito bem o que é liberdade religiosa, e até dá uma pequena aula grátis para quem precisa aprender, como é o caso da maior parte dos comentaristas ateus que vociferam nesta página.
Trechos:
Evangélicos convivem com datas católicas e pagãs, "respeitamos os mais diversos feriados [...], que por vezes cultuam santos, Carnaval e outras festas."
O monumento não "inibe qualquer liberdade de pensamentos diferentes, cada qual vivendo sob a própria crença".
Sou Ateu e a placa não me incomoda, o que me incomoda é o fato que ela foi construída com dinheiro do povo enquanto ferindo a constituição enquanto temos outros problemas como o próprio deputado citou tais como a violência e a saúde.
Pode haver qualquer placa com dizeres teistas ou ateistas,resta saber se a placa foi comprada com dinheiro público e " SE ESTÁ INSTALADA NUM TERRENO PÚBLICO".
" A religião não foi criada para explicar, a religião foi criada para dominar e depois manipular " (AHA)
é como eles dizem, fazei-me de mim instrumento ... poderia ser da paz, mas não é.
ótimo, vão começar a justificar crimes usando crimes como exemplos: "ah já está tudo errado mesmo, que mal faz mais um errinho?"
Postar um comentário