Evangélicos não gostaram desta belíssima fantasia de Iemanjá, uma divindade da umbanda, porque a maioria da população é cristã |
Sites evangélicos — entre os quais o Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia — estão criticando a inclusão de uma representação de Iemanjá na apresentação brasileira de oito minutos no show de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, no domingo (12).
Para esses sites, tratou-se de uma demonstração de religiosidade inadequada porque a maioria dos brasileiros é cristã. Lembraram que a parcela da população que segue a umbanda, da qual Iemanjá é uma divindade, corresponde a apenas 0,3%, de acordo com o censo de 2010.
O show brasileiro foi concebido pelos premiados cineastas Cao Hamburger e Daniela Thomas. Eles mostraram flashes da mistura de etnias que compõe a cultura brasileira, como a música de Heitor Villas-Lobos, do Seu Jorge, do rap BNegão, mulatas, a modelo Alessandra Ambrósio, Pelé, dança indígena e capoeira.
O que incomodou os evangélicos foi a Marisa Monte fantasiada de Rainha do Mar (Iemanjá), trajando um belíssimo vestido em tons de azul. Um site afirmou que isso foi um “tapa na cara dos cristãos”.
Pela lógica desses sites, o show brasileiro deveria, entre outras coisas, ter uma referência a Cristo, mostrar as mulatas com saia até os joelhos, apresentar música gospel e distribuir boletos de cobrança de dízimo.
Com informação do Verdade Gospel.
julho de 2012
‘Deus nos livre de um Brasil evangélico’, escreve pastor
fevereiro de 2011
Casos de fanatismo religioso.
Comentários
É falta de vergonha na cara desses crentes !!!!!!
Não há nada mais brasileiro do que as tradições dos índios, dos negros, dos caboclos e dos mulatos, inclusive em sua fé... e olha que eu sou ateu, mas sei respeitar a religiosidade dos outros, inclusive das minorias, estas tão discriminadas pelo aculturamento norte-americano das igrejas evangélicas.
Não possuem inteligência nem autoridade para cobrar o que quer que seja.
A Umbanda é a única religião genuinamente brasileira, daí ter sido usada a representação de Yemajá na apresentação (que ficou muito bonita, por sinal).
E aos evangélicos fazendo mimimi: vão lá na igreja dar dinheiro para o pastor que isso passa.
Att.,
Espancador de Pastores
Hipocrisia, egoísmo, imposição, ditadura...
Vejam como é ter dinheiro de religião: dá pra ficar cuidando da vida dos outros as 24 hs do dia.
E Iemanjá, querendo ou não, é um ícone cultural das tradições afrobrasileiras. Não se trata apenas de religiosidade. Quem já não viu no reveillon milhares de pessoas de diferentes nacionalidades e religiões nas praias de Copacabana fazendo oferendas pra Iemanjá? (Claro q isso poluí as praias, mas esse não é o foco da questão e sim o aspecto cultural).
Sempre a Grécia participa dos jogos, é a primeira a entrar na abertura, o Hino grego é tocado obrigatoriamente...
Mas claro que isso ele não leva em consideração né.
Dia 8 de Dezembro, que é feriado aqui em SSA, também tem um ritual dedicado a Iemanjá no Monte Serrat. Em João Pessoa, na mesma data, tb homenageiam Iemanjá.
E mais, o Brasil sempre foi marcado pelo sincretismo religioso, especialmente pq os escravos desejavam preservar sua cultura e davam nomes de santos católicos para seus orixás.
Parece que os evangélicos querem fazer uma eugenia cultural e religiosa no país.
Nope. Somos um país multireligioso, direito assegurado pela constituição: não existe uma religião oficial.
“(...) mas o povo é cristão.”
Releia acima.
“Mostrar uma figura folclórica como Iemanjá não representa em nada a nossa cultura.”
Primeiro: folclore por folclore, o seu Javézinho querido também é. E um dos mais toscos, diga-se de passagem.
Segundo: a única religião genuinamente brasileira é a Umbanda. Portanto, a única adequada para ser exibida ao mundo como parte de nossa cultura.
“Respeitamos o direito das pessoas acreditarem no que quiser (...)”
Tô vendo.... ¬¬
“(...) mas elas são minorias, não representam o povo brasileiro.”
Errado. Evangélicos, cheios de preconceito e ódio, é que não são dignos de representar o povo brasileiro. A bem da verdade vocês crentes são uma vergonha para qualquer país.
Att.,
Espancador de Pastores
Não adianta espernear. Agora o mundo todo sabe como o país leva vboc~es a sério omitindo qualquer refer~encia ao cristianismo nessa apresentação internacional.
Chorem. Mordam os beiços de raiva até sangrar. Esperneiem. Resmusguem. Tenham cólicas. Que ardam suas hemorroidas. É só isso que lhes resta.
Como sempre digo aqui nesse fórum: a casa de vocês está caindo.
E o fim vai vir muito mais cedo do que voc~es cogitam.
Att.,
Espancador de Pastores
Perguntei então, se caso um funcionário pedisse para usar o mesmo espaço para celebrar uma cerimônia de umbanda, já que o espaço era público. Ela me respondeu de forma bem ríspida: "Não pode porque a maioria aqui é de cristãos". Me deu as costas, e entrou pro culto.
Felizmente, essa afronta ao laicismo do Estado durou pouco, e os responsáveis pela administração do órgão aboliram a prática dessas cerimônias nas dependências do prédio, mas não antes de criarem um monumento ecumênico nos jardins da instituição.
Os cristãos confundem "maioria" com "totalidade". Acham que só por estarem em maior número, as outras religiões devem ser ignoradas, principalmente as de origem africana.
Simples assim.
Att.,
Espancador de Pastores
Vocês, assim como os evangélicos, não passam de um bando de preconceituosos, prontos para atacarem seus contrários.
Eu não vi a apresentação dela, mas como detalhista tenho que comentar que essa representação fico boa.
Gostei dessa última frase..hehe
Chora, crente.
Quem representou o Brasil foi Yemanjá e não o Jóquei de Jegue.
E vocês não podem fazer nada. Legal né?
Att.,
Espancador de Pastores
Ah crente.
Vai fazer uma vigília que isso passa.
Mas não se esquça:
Brasil para o mundo = Yemanjá, não Jóquei de Jegue.
Chora.
Att.,
Espancador de Pastores
E você acredita mesmo em feitiçaria? Que pena..
Também não consigo ter esta fé, mas como respeito os crentes em religião AFRO!!! Os Kardecistas também, cada um entende seu quadrado e fica ali.
Cristãos? Afffffff............
Incontinenti" :)
Att.,
Espancador de Pastores
Toda vez que um outro grupo religioso, como os umbandistas ou os espíritas se expressam, os evangélicos caem matando.
Chorem.
Att.,
Espancador de Pastores
Não é mesmo, pretensa unanimidade gospel? Ou nesse caso vocês prefeririam que a religião fosse convenientemente deixada de lado?
(Cá entre nós, é assombrosa a capacidade do evangélico gozar por meio do pênis de católico: pastor enche a boca de cuspe para citar a "maioria cristã" dissimulando o fato dela ser majoritariamente CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.)
É como o "Padim" Padre Cícero: Não está no cânon católico, mas está no cânon popular dos católicos.
A Record pagou R$60 mi p/ mostrar Iemanjá no domingão!
Vou te falar...não basta ser louco, todo mundo tem que enlouquecer como eles. Vai bem a Terra Brasilis...
Boa.
Não tinha lembrado disso.
Crentes, chupem mais essa manga!
Att.,
Espancador de Pastores
aonde que , querendo vc ou não , e para o seu santo cristão desespero , o br é multicultural e multireligioso , então independente do povo se o elemento do estado ,esse povo não é somente constituído por cristãos , o estado laico é quem manda e não , a cristandade religiosa das pessoas , todas as pessoas cristãs ou não , devem obedecer a lei do estado laico , a vc só resta sentar e chorar .
ops, o nego esqueceu da idade média.
O mesmo respeito a sua crença deve valer as outras demais religiões, independentemente se acredita nela você ou não. A Umbanda está presente em nossa nação, e deve ser respeitada como fé não importa o que as pessoas de fés diferentes digam. Lembrem-se: o Brasil é um Estado laico, porém respeitador de todas as doutrinas que o compõe.
Um dia os cristãos foram minoria perante outras religiões, por que os seguidores desta fé deveriam tratar as outras com menor igualdade? Que eu saiba o Brasil, além de laico, é livre.
Aprendam a respeitar a diversidade para serem respeitados, ou tudo virará uma guerra ensandecida de razões vazias e tudo estará perdido.
Antes de existir evangélicos,aqui viviam índios,portugueses e negros africanos.Nossas matrizes culturais!
O que imanja tem a ver com a cultura brasileira??
Pelomenos que seja um deus da cultura tupi!
Quem escolha essa "diversidade"??
Pq num bota rock, sertanojo, funk e axe pra mostrar o brasil de verdade??
sera sempre esse brasil de mentirinha pra agradar gringo??
A Umbanda sintetiza todas as outras religiões em uma só. Começando com o Candomblé, que foi trazido pelos negros na época da escravidão, até mesmo o catolicismo, quando eles fazem uma ligação com os santos católicos e as figuras religiosas do Candomblé.
E se tivesse Jesus (Deus da maioria, segundo eles), esperneariam que é desrespeito! Aff, ô cambada de chato pra carai!!!
Você não tem ideia de como me deixa feliz uma pessoa que se afirma evangélico, e ao mesmo tempo não segue os mandamentos xiitas ditados por alguns poucos e que são seguidos por muitos.
Por pessoas como você, que ainda mantenho uma pequena chama acesa de esperança na humanidade dentro de meu coração.
Eles não são a favor da "liberdade de expressão"? Então, vamos questionar estes reacionários excludentes em suas próprias páginas... exatamente como eles fazem na internet em qualquer notícia, impondo seus dogmas!
Cristãos vivem dizendo que respeitam as outras religiões e todo mundo sabe que isso é uma grande mentira !! Então devemos pegar no pé deles também .. E esse tapa na cara que eles tomaram , deveria se repetir com mais frequência . Adorei !!
BÁRBARO, huahuahauahauhaua.
Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/08/evangelicos-criticam-representacao-de-iemanja-em-jogos-olimpicos.html#ixzz23ef7k9In
Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem.
Mas o que fazer? O mundo jaz no maligno disse Jesus. O mundo está sob o seu governo e seus seguidores o defende. Mas isso nunca tirará o nosso direito de opinar contrariamente.
Qual fonte vc tirou que homossexuais proliferam aids e que aindam defiam em hospitais.
Betinho foi um grande icone de combate a miséria no Brasil nos anos 90 e era ateu, Darcy Ribeiro que contribuiu para educação junto com Anisyo Teixeira ambos ateu, Oscar Niemayer reconhecido iternacinalmente.
Silas Malafaia,RR Soares,Edir Macedo, Hernandes,Valdomiro fizeram o que mesmo pelo Brasil?
Adriano.
E vcs crentes não podem fazer nada.
Ô "dilícia"! :)
Saravá!
Att.,
Espancador de Pastores
>> "Outra coisa, ninguém gosta de Iyemanjá, só 0,3% acreditam em divindades africanas, porém 90% vai até o mar no final do ano entregar flores para ela...engraçado né?"
Mto bem colocado. Falou td!
http://votorama.mtv.uol.com.br/clipe-do-ano-vmb-2012
http://votorama.mtv.uol.com.br/clipe-do-ano-vmb-2012
Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/08/evangelicos-criticam-representacao-de-iemanja-em-jogos-olimpicos.html#ixzz23j3C6AmJ
Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem.
>> "Parece que ninguém aqui nesse blog crê em Deus!"
Filhimho, caso vc ainda não tenha notado este blog é feito por um ateu e é voltado para o público ateu e agnóstico, portanto a maior parte das pessoas que aqui comentam são ateus e agnósticos. Ou seja, a maior parte das pessoas que comentam neste blog não acreditam em divindades e/ou não têm certeza sobre a existência das mesmas. Entendeu agora, jênio?
>> "Na hora do sufoco ficam querendo dar uma de quem tem fé."
Para o seu governo, não mesmo. Sendo atéia agnóstica nunca recorri a divindades de espécie alguma nas horas de aperto. Apenas confiei em mim mesma e na minha capacidade/força de lidar com as dificuldades e deu tudo certo. Além de contar com a ajuda de pessoas que se importam comigo em algumas dessas dificuldades.
>> Quanto à apresentação da cerimônia de encerramento: a Iemanjá é uma entidade cultuada pelo candomblé (que é uma religião africana) e pela umbanda que - quem diria! - é uma religião afro-brasileira, originada na época pelos os escravos africanos. Naquelas épocas, os escravos eram obrigados a exercer a fé cristã/doutrina católica. O jeito que eles acharam de burlar isso foi misturando o candomblé com a doutrina católica. O tal de sincretismo religioso.
Quanto à cultura indígena, isso é mais do que óbvio. Os índios são os nativos dessa terra.
Portanto, a umbanda sendo uma religião afro-brasileira e a cultura indígena sendo 100% brasileira são as que realmente tem uma identidade 100% brasileira. Religiões presentes aqui no Brasil como judaísmo, islamismo e cristianismo vieram originalmente do Oriente Médio. Budismo veio da Ásia, assim como o hinduísmo. Essas religiões - apesar de fazer parte da nossa identidade cultural - não foram originadas aqui.
ah, belo texto Michelle
Obrigada ^^
Então, faça um favor e vá cuidar da sua vida. Achei ótimo que uma minoria brasileira fosse representada no espetáculo. Brasil pode ter maioria cristã, mas eu como atéia quero ter o direito de não ser oprimida por nenhum religioso e quero ver todos terem a oportunidade de igualdade. Mas sem encheção de saco, tá evangélicos?
VOCÊS MERECEM MURROS E PONTA PÉS SEUS PRECONEIITOSOS IGNORÂNTES.
A OPINIÃO DA IGNORÂNCIA NÃO VALE NENHUM POUCO.
MARISA MONTE MEUS PARABÉNS. FOI LINDA A HOMENANGEM A MÃE'D AGUA RAINDA DAS ONDAS SEREIAS DO MAR!!!!
ha vá tim bora seus carniças kkkkkkkkk vão tudo p/ inferno com a iemanjá vamos ver c ela vai apagar o fogo lá kkkkkkkkk bjus
vá tim bora seus carniçassssss acreditar em imagem e ñ vê não fala , vão tudinhu p/ inferno kkkkkkkkkkkkk CARNIÇAS
O dízimo é sim uma cobrança. Minha mãe é evangélica e a igreja da qual ela fazia parte cobrava se caso atrasasse o dia do pagamento do dízimo; isso quando a orientadora dela falava pra minha mãe não gastar dinheiro com algo que minha mãe precisava numa forma de garantir o dinheirinho do dízimo. E ainda tiveram a cara de pau de cobrar 10% do dinheiro que minha mãe ganhava das aulas particulares além dos 10% do salário.
Esse foi um dos motivos pelo qual minha mãe saiu dessa igreja e virou evangélica dissidente.
Ninguém falou aqui que vcs são criminosos, mas que vcs são enganados em nome de deus/Jesus, isso vcs são. Mas enfim, se vc quiser continuar sendo enganada e achar que não há nada de errado nisso por acreditar que o dízimo não é uma cobrança, fazer o quê...
Figura copiada do site MITOS DEL CIELO:
http://mitosdelcielo.iespana.es/catala/tetis2cat.htm
Que cooooooisa... Tétis parece alguém que numa cidade tem um nome, mas em outra, outro. Tétis parece ser Tétis na Grécia, mas Yemanjá na África e Mãe D'Água, vejam só, aqui no Brasil.
Viva Tétis! Deusa das águas para os povos que criaram os jogos Olímpicos. Viva Yemanjá! Viva a mãe D'Água! Que celebram hoje, século 21, a felicidade de poderem coexistir pacificamente num país que é, sim, resultado da mais intensa mistura de povos e ideias. Viva o Brasil! E por favor, evitemos querer que o outro queira o mesmo que nós. FOI DEUS QUEM DEU O LIVRE ARBÍTRIO! Quem é o homem para desejar tirá-lo de quem for?!
Seu deus é tão mitológico qto Tétis, Urano, Iemanjá, Poseidon, Áries, Hades, Prometeu, Hélio, etc.
Postar um comentário