Pular para o conteúdo principal

Polícia de Manaus indicia pastores por estelionato e curandeirismo

A Polícia Civil de Manaus (AM) indiciou no sábado (4) os pastores Walter Pantoja, 49, e Izomar Oliveira da Silva, 32, por estelionato, charlatanismo e curandeirismo. Eles sofreram ameaça de linchamento.

De acordo com acusações, os dois pastores da Igreja Ministério da Restauração e Libertação – Resgatando Vidas  diziam ter poderes de cura milagrosa, mas para obtê-la os interessados teriam de pagar certa quantia, dependendo da gravidade da doença.

A delegada Fernanda Antonucci, do 19º Distrito Integrado da Polícia, disse que houve na semana passada várias queixas contra os pastores.

Ela afirmou que alguns fiéis pararam de tomar remédio por achar que estavam curados. “Alguns morreram.”

Em depoimento à polícia, Pantoja confirmou ter poderes divinos, mas negou que exigia dinheiro dos fiéis para curá-los. “Ninguém era obrigado a entregar envelopes de dinheiro”, disse. “Era apenas uma sugestão.”

Os dois pastores vão prestar contas à Justiça em liberdade.

Pastores milagreiros como Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, se livram da acusação de charlatanismo porque afirmam que quem cura é Jesus por intermédio deles.

Com informação do G1, entre outras fontes.

Macedo comete charlatanismo ao 'curar' gay e 'queimar' Aids.
janeiro de 2012

Milagrentos.

Comentários

romulo disse…
"Pastores milagreiros como Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, se livram da acusação de charlatanismo porque afirmam que quem cura é Jesus por intermédio deles."

Mas é claro, esses dois pastores se esqueceram da lição nº1 no livro dos vigaristas: -Faça, não porque eu estou mandando, mas porque Deus está. Doe, não para mim, mas para a Igreja. Quem te cura não sou eu, é Jesus.
Unknown disse…
Nesse caso, pelo menos, os fieis caíram em si e perceberam a trapaça. Talvez, não pela perspicácia deles mas, sim, pela incompetência dos pastores.
José Henrique disse…
"Ela afirmou que alguns fiéis pararam de tomar remédio por achar que estavam curados. “Alguns morreram.”

Evangélico, você não acredita na Evolução, mas a Evolução acredita em você.
Anônimo disse…
Quem cura e fulano nao sou eu. Isso me basta para enquadrar como estelionato.
Anônimo disse…
Se a lei fosse, de fato, cumprida, a maioria dos pastores seriam presos, incluindo os grandes charlatões da mídia. Mas como as nossas leis não são levedas a sério, muitos pastores nadam no dinheiro.
Cláudia disse…
Valdemiro Santiago não é pego também porque o povo e a JUSTIÇA não querem; depois de tantas denúncias de enriquecimento, a igreja dele continua lotada; mesma coisa Edir Macedo, que mesmo depois de preso continuou a arrecadar milhões; e o tal malafaia que do nada compra um jato particular? Aí ele diz que é por causa da editora dele, mas eu pergunto:

"Onde nesse país de gente QUE NÃO LÊ sequer 1 LIVRO AO ANO, ele consegue enriquecer assim, mandar filho estudar do colégio até doutorado nos EUA, apenas com dinheiro de editora? E numa época em que as mídias impressas estão em crise por causa do mundo virtual?

Nem precisa ser diplomado em investigação pra saber que aí tem, que em troca de curas e milagres em nome de deus, tantos enriquecem meteoricamente e ninguém aí com isso?

Precisa morrer pra alguém fazer algo?

Ai que vergonha!
Anônimo disse…
Ao ver casos como esse de pessoas que deixam de tomar remédios pela fé que vai curá-las de alguma doença e acabam morrendo, concluo que a fé é um sentimento muito perigoso e está longe de ser uma virtude, estando muito mais para uma deficiência humana, por ser incapaz de buscar provas para algo, preferindo uma ilusão reconfortante, que, quando muito, proporciona apenas um efeito placebo, o que não ocorreu com essas pessoas que morreram.

Winston Smith
Adriano disse…
Nada mais me assusta, principalmente no q diz respeito a ignorancia e estupidez humana!

Existem religioes mais radicais q proibem se quer a transfusao de sangue ou orgaos, alegando q se deus quiser q a pessoa venha a sobreviver sera pela vontade dele... ou seja, se o corpo da pessoa responder positivamente contra a doenca, sorte dela e quem leva os louros da gloria é o tal do "divino"

Ainda hj, no seculo q estamos, com a tecnlogia q atingimos, termos acesso a informacoes como estas so mostram uma coisa... o ser humano consegue ser realmente um imbecil... num contexto geral!
Nosferatuzod disse…
E é nessas horas que os religiosos se negam a comentar aqui...
Anônimo disse…
Verdade!Disse tudo!
Bruno de Moura disse…
Eu acho curioso isso tudo. Se uma pessoa pede para você parar de tomar remédios e acreditar na cura divina, ela é acusada de curanderismo. Mas se ela dá 10% ou mais do seu salário (que poderia está sendo usado de forma mais proveitosa), achando que deus vai intervir na realidade lhe dando uma casa própria, isso é perfeitamente condizente com os preceitos da Fé.

Vivemos em um mundo de retardados.
Anônimo disse…
Um fulano qualquer, geralmente sem estudo nenhum, declara que recebeu uma ordem vinda do céu. Nesta ordem que ele não pode recusar, tem que ser o mensageiro e o procurador perpetuo de um ser imaginario.
Eles conversaram e o fulano se convençeu que tinha uma missão.
Pronto e o devoto vai acreditar que ele esta realizando curas pela fé .Isso nem é burrice é retardo mental. Como dito pelo Bruno.
Anônimo disse…
por causa de um divisao de igreja izomar de oliveira junto com alguns fieis arquitetarao um plano contra o pastor walter pantoja , para escandalizar com a vida do pastor walter pantoja , se as curas que acontece for mentira entao é melhor arrancar algumas paginas da biblia, sabemos que quem faz milagres é JESUS , mais o propio JESUS , capacita aquele que se coloca diante DELE, mtas pessoas foram curadas SIM ,mais no nome de JESUS.
Anônimo disse…
Eu como uma serva de DEUS , eu posso ver nessa situaçao,a um confronto de grandes congregaçoes de igreja , sabado eu vivi essa situaçao , e vi uma grande cilada de satanas ,por que eu e mais um grupo de fieis fomos empedido de nos defender, eles eram um grupo violento , fomos agredidos pastor walter nao tevi direito de defesa, foi humilhado e parecia que estavam lidando com um traficante , uma cidadä , que se diz evangélica chamada Aldene , revoltada pelo a saida do pastor walter da congregaçao , se juntou com uma dama da noite cantora de cabaré, chamdada Barbara Bianca , e IZOMAR OLIVEIRA eles agiram com grande ira nao aceitando a saida do pastor WALTER PANTOJA do ministerio , mais DEUS é fiel para comprir todas as promessas. DEUS EU TE AMO.
Anônimo disse…
ass; nelma
Anônimo disse…
ass: Neia
Anônimo disse…
Neia e Nelma, devotas e fieis, acordem para a realidade. Teus lideres não curam ninguem.
Esses fenomenos de cura são placebos, ( sabem o que é ?, pesquisem).
Só em grandes multidões o fenomeo ocorre, pela catarze, ou transe coletivo. Parecem poderosos, mas sozinhos apenas ele e o doente, nada podem fazer porque é mais dificil induzir a pessoa sozinha.
Essa historia de serva é para escravatura, da do em acreditar que pessoas sãs, aceitam voluntariamente serem servas ainda por cima de um ser imaginario, mas que na verdade são escravas dos seus pastores.
Anônimo disse…
Se pelo menos seus pastores ensinassem vocês a escrever direito, já seria alguma coisa.
Estão parecendo seguidoras do "Primaz" Tio Aldo!
Anônimo disse…
Acorda pra vida,trouxa
Cacete, acho que já ouvi esses nomes uma vez! Acho que foram os mesmos caras que foram orar aqui na minha casa uma vez a pedido da minha mãe.

CANALHAS!
Leandro Santiago disse…
True Fact
Anônimo disse…
Putz! Que coincidência hein, Luan!

Winston Smith
Não tenho certeza, é só uma suspeita. Mas esses nomes não me são estranhos...
Anônimo disse…
A culpa, claramente, é dessa cantora de cabaré, dama da noite chamada Bárbara Bianca...Eu ri tanto, eu ri tanto, que chorei, eu cheguei a implorar a Deus, que desse o céu, à essa boa brasileira, chamada Néia, que me fez rir como há muito não ria...Recuperei aquele humor sadio, que parecia para sempre perdido. Talvez a fé(?) na humanidade, ao ver o comentário do Warner, um exercício de sã consciência social e política, a boa vontade em tirar da alienação suas verdadeiras (porque humanas, pertencentes à uma espécie universal, uma fraternidade) irmãs, uma aula de cidadania. E acredito no Luan...esses nomes não me são estranhos...mas a suspeita número um pra mim, é essa Bárbara Bianca - o nome além de tudo é pomposo e sonoro -, cantora de cabaré, e dama da noite. Lógico...!E com esse nome...
Anônimo disse…
Tem uma filha de um cantor gospel morrendo doente no hospital se não me engano com leucemia. Eu pergunto o que esta acontecendo, deus estara deixando ela sofrer ? Aquele mesmo deus que ama o mundo e enviou seu filho para que todos tenham vida nele e blá blá blá, o que esta acontecendo é o diabo que esta matando a menina, mais cade o poder da igreja , cade a verdade do pede e recebereis? Então o que esta acontecendo e porque deus ainda não curou a criança? Deus estará deixando ela sofrer ? Mais deus não é o salvador o amante da humanidade que mata seu filho por ela? Como pode ele deixar alguém sofrer? Então eu pergunto de novo o que esta acontecendo o diabo esta vencendo. Mais não esta escrito que o diabo sai afugentado em nome de jesus ? O que falhou o que esta dando errado? E se a menina morrer o diabo venceu? E aquela história de fé e que tudo que pedir em seu nome seria feito, falhou ? E se a menina morrer vão dizer o que, que era a vontade do deus dela , mais o deus dela não é o deus judaico-cristão aquele que não mente(sic) e que ouve tudo até pensamento. E se ele ouve tudo e com suas promessas não seria uma obrigação de sua devida vontade curar a criança. Então eu pergunto o que esta acontecendo?

Acordem crentes paspalhos deus não existe é vocês que torna tudo ocasional.
Anônimo disse…
Uéé...mas a culpa não era da cantora de cabaré, dama da noite, chamada Bárbara Bianca?
Yuri disse…
É tudo culpa da Bárbara Bianca xD
Anônimo disse…
Edir macedo Malafaia e Valdomiro fazem isso toda hora e poque não foram indiciados

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço