Pular para o conteúdo principal

Religião separa até pessoas com afinidades entre si, diz cineasta



O cineasta Matthew Chapman (foto abaixo), disse que a religião mais separa do que une, o que ocorre até mesmo entre pessoas que têm entre si muitas coisas em comum, como judeus e árabes. “Eles comem a mesma comida, vivem na mesma terra, dividem em grande parte os mesmos mares, são mães e pais, têm filhos, e a única coisa a dividi-los é a religião e, em decorrência dela, a disputa por um território”.

Chapman é um britânico radicado há 20 anos nos Estados Unidos. Dirigiu cinco filmes. O mais recente deles, “A Tentação”, que acaba de ser lançado no Brasil, é um thriller filosófico que conta a história de um embate entre um ateu e um cristão fundamentalista.

 Matthew Chapman
Chapman é tataraneto
de Charles Darwin
Casado com a atriz brasileira Denise Dumont, Chapman aparece com frequência ao Rio de Janeiro, onde tem uma casa. Ele afirmou que a tentativa da Rosinha Matheus, quando foi governadora, de implantar o ensino do criacionismo nas escolas públicas serve de um aviso aos brasileiros para que estejam atentos de modo a impedir o avanço do fanatismo religioso no país.

Chapman é tataraneto de Charles Darwin (1809-1882), biólogo que formulou a teoria da evolução.

Ele falou que, no seu tempo de colégio, não se interessa muito pelo seu descendente ilustre porque na Europa a teoria da evolução é aceita praticamente por todos, algo normal.

O cineasta contou que teve de falar de Darwin quando se mudou para os Estados Unidos, onde há “pessoas dizendo ter a Terra 10 mil anos de idade, que Deus criou Adão e Eva e os animais e que houve uma arca de Noé”. “Isso é inacreditável num país sofisticado.”

Chapman disse que dedica parte do seu tempo ao estudo das crenças religiosas e à divulgação da ciência.

No momento, o seu empenho é para que Barack Obama introduza assuntos sobre ciência em seu discurso da campanha de reeleição.



Com informação do G1.

Cineasta faz advertência sobre fanatismo evangélico no Brasil

Comentários

Anônimo disse…
Religião mais de 5 mil anos disseminando ódios e preconceitos, é cristãos que mataram mulçumanos é mulçumanos que matam cristão, ateus tem que se esconder que são ateus pra não ser discriminado na sociedade, gays que podem ser atacado a qualquer momento por religiosos raivosos.. Graças a racionalidade ainda somos um país neo-laico ,caso contrario a minoria estaria lascada, nas maõs desses crentes . E eles iriam criar as leis mais absurdas e o livro de leis Seria o Levitico, deus me livre dos evangélicos católicos protestantes etc.
Anônimo disse…
Paz entre religiosos de diferentes crenças não existe os dogmas não permite.,eles não estão se decladiando porque aqui ainda existe um pouco de ordem...mais deixa virar uma teocracia que esses religiosos faz o Brasil um Lugar horrível pra se viver.
O cara tá certo. Fora o exemplo que deu, o cristianismo é o maior exemplo de religião completamente fragmentada e desunida. Possui inúmeras congregações (católicos, protestantes, pentecostais e etc.), uma se achando melhor do que a outra. Parece que se esqueceram que adoram o mesmo deus e o mesmo profeta, originados do mesmo livro "sagrado" que adoram, que possui as mesmas doutrinas que seguem.

É simplesmente risível.
romulo disse…
"Ele falou que, no seu tempo de colégio, não se interessa muito pelo seu descendente ilustre porque na Europa a teoria da evolução é aceita praticamente por todos, algo normal."

Não seria "interessaVA" e "ascendente"?
Abraço por trás disse…
Gostei desse cara.
Ono disse…
Esse Chapman é aquele demente que matou o John Lennon à queima-roupa!
Anônimo disse…
http://networkedblogs.com/BcprB
romulo disse…
Mark Chapman!
Anônimo disse…
Este cara tem razão temos de impedir a implantação de leis que implemente qualquer tema religioso nas escolas. Nós brasileiros não somos obrigados a ter de conhecer seja qual religião for. Se quisermos saber de religião então que se estude teologia nas faculdades mas nos ensinos fundamentais e médios seria intolerável este tipo de coisas. Pois se as pessoas fecharem os olhos, logo logo o Brasil se tornará um país fanático e mais ignorante. Pois claro que os políticos apoiam a religião pois ela torna as pessoas mais cegas e ignorantes a ponto de votar neste tipo de gente.
Por favor, pessoas inteligentes que defendam a liberdade e a ciência temos de defender o nosso laicismo. Pois se continuarmos parados, estes religiosos tomarão conta do poder e regrediremos. Nem a 500 anos atrás o Brasil era tão atrasado religiosamente o quanto é hoje.
Maycon disse…
E pensar que não pude namorar com uma menina cuja eu era super apaixonado, quando eu tinha 21 anos caro Luan pq nós não éramos da mesma igreja. Ela gostava muito de mim e eu dela. Mas quando chegou nos pais da moça. Achavam q eu não servia. Pq o pai dela era líder de uma igreja q nem templo tinha e dizia ele que eram a verdadeira igreja de cristo. Blá blá blá...resolvi deixar a paixão pra lá...ela sofreu muito pq tb gostava muito de mim. Hj com 28 ano, ateu e ela com 24 anos ainda religiosa. Q tristeza. Este é só mais um pequeno caso para as pessoas sobre o mal que a religião faz. Mas para mim marcou. Abraço!
Guilherme disse…
Sim, também poderia ter usado o termo "ancestral"
Anônimo disse…
Título da postagem: "Religião separa até pessoas que têm muita coisa em comum."

E a política também...

E ai, vamos montar um blog visando a destruição da política assim como esse blog visa a destruição da religião?
Mãos à obra disse…
Não posso falar pelo Paulopes, mas creio que este blog não visa à destruição da religião. Até porque a própria religião é que caminha - célere - para a autodestruição.

Aqui aparentemente é apenas um camarote VIP, de onde podemos assistir a este espetáculo de uma posição privilegiada, comendo canapés e bebendo vinho.

A propósito, em vez de tentar pautar o Paulopes, por que você mesmo não monta um blog para "destruir a política" (ou, quem sabe, para "destruir o ateísmo")?

Vou te sugerir algumas ferramentas disponíveis na web:

wordpress.org
posterous.com
joomla.org
livejournal.com
tumblr.com
blogger.com
sites.google.com

Enjoy it!
Apologia numa hora dessas? disse…
^^^^ "Apologética Cristã Reformada"... Eu ri!

Nem percam tempo lendo essa besteira. Esse Ruy Marinho é doente de dar até medo.
Unknown disse…
Oh no!
Anônimo disse…
Cara, assim:
Eu não tenho nada contra existir "aulas sobre religiões" na grade escolar. Mas, sempre levando pro lado Histórico e Cultural da Coisa, não pelo lado evangelizador.

Prefiro muito mais ouvir e conhecer os pontos de vista(cristão, mulçumano, indigenas de várias etinias, budistas, xintoistas, hindus, nordicos, egípcios e, porque não, ateus), conhecer seus preceitos, suas semelhanças e diferenças em um comparativo, sua cronologia...
Até mesmo fazer trabalhos sobre isso...

Do que ser obrigado a arrancar o boné e rezar o pai nosso ou qualquer shit do tipo com toda a turma.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Americanos sem religião param de crescer, mas eles tendem a ter maior influência política

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...