O cineasta Matthew Chapman (foto abaixo), disse que a religião mais separa do que une, o que ocorre até mesmo entre pessoas que têm entre si muitas coisas em comum, como judeus e árabes. “Eles comem a mesma comida, vivem na mesma terra, dividem em grande parte os mesmos mares, são mães e pais, têm filhos, e a única coisa a dividi-los é a religião e, em decorrência dela, a disputa por um território”.
Chapman é um britânico radicado há 20 anos nos Estados Unidos. Dirigiu cinco filmes. O mais recente deles, “A Tentação”, que acaba de ser lançado no Brasil, é um thriller filosófico que conta a história de um embate entre um ateu e um cristão fundamentalista.
Chapman é tataraneto
de Charles Darwin
|
Chapman é tataraneto de Charles Darwin (1809-1882), biólogo que formulou a teoria da evolução.
Ele falou que, no seu tempo de colégio, não se interessa muito pelo seu descendente ilustre porque na Europa a teoria da evolução é aceita praticamente por todos, algo normal.
O cineasta contou que teve de falar de Darwin quando se mudou para os Estados Unidos, onde há “pessoas dizendo ter a Terra 10 mil anos de idade, que Deus criou Adão e Eva e os animais e que houve uma arca de Noé”. “Isso é inacreditável num país sofisticado.”
Chapman disse que dedica parte do seu tempo ao estudo das crenças religiosas e à divulgação da ciência.
No momento, o seu empenho é para que Barack Obama introduza assuntos sobre ciência em seu discurso da campanha de reeleição.
Com informação do G1.
Cineasta faz advertência sobre fanatismo evangélico no Brasil
Comentários
É simplesmente risível.
Não seria "interessaVA" e "ascendente"?
Por favor, pessoas inteligentes que defendam a liberdade e a ciência temos de defender o nosso laicismo. Pois se continuarmos parados, estes religiosos tomarão conta do poder e regrediremos. Nem a 500 anos atrás o Brasil era tão atrasado religiosamente o quanto é hoje.
E a política também...
E ai, vamos montar um blog visando a destruição da política assim como esse blog visa a destruição da religião?
Aqui aparentemente é apenas um camarote VIP, de onde podemos assistir a este espetáculo de uma posição privilegiada, comendo canapés e bebendo vinho.
A propósito, em vez de tentar pautar o Paulopes, por que você mesmo não monta um blog para "destruir a política" (ou, quem sabe, para "destruir o ateísmo")?
Vou te sugerir algumas ferramentas disponíveis na web:
wordpress.org
posterous.com
joomla.org
livejournal.com
tumblr.com
blogger.com
sites.google.com
Enjoy it!
Nem percam tempo lendo essa besteira. Esse Ruy Marinho é doente de dar até medo.
Eu não tenho nada contra existir "aulas sobre religiões" na grade escolar. Mas, sempre levando pro lado Histórico e Cultural da Coisa, não pelo lado evangelizador.
Prefiro muito mais ouvir e conhecer os pontos de vista(cristão, mulçumano, indigenas de várias etinias, budistas, xintoistas, hindus, nordicos, egípcios e, porque não, ateus), conhecer seus preceitos, suas semelhanças e diferenças em um comparativo, sua cronologia...
Até mesmo fazer trabalhos sobre isso...
Do que ser obrigado a arrancar o boné e rezar o pai nosso ou qualquer shit do tipo com toda a turma.
Postar um comentário