Pular para o conteúdo principal

Restauração transforma Jesus em gorila e vira piada na internet



Restauradora achou que
seu trabalho ficou bom

A devota Cecília Gimenez (foto abaixo), 80, estava preocupada com a deterioração pela umidade de um afresco da Igreja de Misericórdia da cidade de Borja, perto de Zaragoza (Espanha), e tomou a iniciativa de restaurá-lo. Dias depois, ela transformou o Jesus pintado no século 19 em uma figura parecida com um macaco.

Cecília Gimenez
Cecília teve
permissão
Na avaliação de um correspondente da BBC, o Jesus da obra de arte de Elias Garcia Martinez se tornou em um “macaco muito peludo em uma túnica mal ajustada”. O nome do afresco se tornou irônico: Ecce Homo (Eis o homem)

O estrago de dona Cecília (foto) deixou perplexos historiadores de arte, fiéis e autoridades clericais e virou motivo de piada na internet, com a reprodução de outras conhecidas figuras de Cristo com a cara de símio pintada pela devota, incluindo o Cristo Redentor do Rio.

O padre responsável pela igreja disse não ter dado autorização a Cecília para que fizesse a restauração, o que ela negou. “O padre sabia! Como eu poderia ter feito algo [na igreja] sem permissão? Ele sabia!”

 Cristo Redentor
com novas feições
Agora, a Igreja discute como restaurar a pintura da “restauração” de dona Cecília, o que não será fácil. Há na internet uma petição que até ontem tinha mais de 11 mil assinaturas para que a obra fique do que jeito está, porque se trata de um “ousado trabalho espontânea artístico que representa um ato de amor cativante e uma reflexão inteligente da situação política e social do nosso tempo”.

Houve quem comparasse a restauradora com nomes da pintura expressionista, como Goya, Munch e Modigliani. Para Daniel Saavedra Valero, um dos subscritores da petição e que se apresenta como historiador de arte, o Jesus da Cecília é "totalmente moderno" porque reflete um "misticismo ingênuo e popular".

Obras "restauradas"
(clique nas fotos para ver o original)

"Última Ceia", de Leonardo da Vinci
Christ Carrying the Cross, de Tiziano Vecellio


Mocking of  Christ, de Annibale Carracci
La Deposizione di Cristo,  de Caravaggio

Com informação da BBC, entre outras fontes.





Espanhola que desfigurou pintura de Jesus quer direitos autorais.



Comentários

Anônimo disse…
Jesus Cristo evolucionista. Taí, Gostei!
Unknown disse…
É por isso que eu digo: se não sabe fazer, fique quieto.
Anônimo disse…
Jesus by Darwin. Irado!
Anônimo disse…
eu já tinha visto isto na tv eu ri muito e ainda dou muitas risadas até agora ficou muito engraçado.
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
kkkkkkk na boa, ri muito.
Beatriz Castro disse…
Talvez a restauradora teve uma visão onde Deus disse pra ela que a evolução existe.. AYAIUEUHAIUEHUIAGEUGAUEGAE
Anônimo disse…
o homem evoluiu dos primatas e agora fizeram essa figura folclorica judaica(jesus cristo), regredir ao mesmo, é engraçado pensar que as religioes em sua burrice nao aceitam o evolucionismo!
Anônimo disse…
ficou igualzinho kakakaka
Ryoko disse…
maneiro cara, to rindo até agora...
Ryoko disse…
vou ficar doida de tanto rir desta foto
deimos disse…
Caríssimo, o homem continua sendo um primata e não se trata de uma mera piada. Trata-se de uma Ordem que inclui humanos e simios. Talvez você tenha pensado em usar o termo símio, mas também estaria incorreto, pois originamos de um ancestral comum e não diretamente dos símios.
Anônimo disse…
não consigo deixar de rir toda vez que vejo essas fotos.. kkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Como é bom ser vida loca.
LEGIÃO disse…
Agora, a Devota e o Padre se degladiam sobre se houve ou não autorização deste último para a restauração. Qual dos dois cristãos estará comentendo o pecado da Mentira?

Particularmente, voto no Padre como o grande mentiroso desta estória. Afinal, ele tem mais prática e mentir!
Unknown disse…
E o mais triste é que a velhota estragou uma obra de arte do século 19. Independente de crença, a arte deve ser bem cuidada e preservada.
Carlos Andino disse…
Uma pintura que sobreviveu ao tempo, a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Espanhola, a Segunda Guerra Mundial, ao abandono e ao descaso, mas uma simples velhinha de 80 anos conseguiu destrui-la e desfigura-la meramente "para ajudar", aí sim pode-se dizer que essa velhinha é poderosa! hahahahha!
Anônimo disse…
A véia defecou tudo.
Anônimo disse…
Parabéns à dona Cecília. Ficou a cara da religião.
Anônimo disse…
"Agora, a Devota e o Padre se degladiam sobre se houve ou não autorização deste último para a restauração. Qual dos dois cristãos estará comentendo o pecado da Mentira?

Particularmente, voto no Padre como o grande mentiroso desta estória. Afinal, ele tem mais prática e mentir!"

Eu coloco a culpa nos dois!

A atitude dessa senhora e do padreco modernista é a cara do Vaticano II: Os sacerdotes se igualaram ao povão, o povão acha que entende de todos os assuntos (até mesmo de restauração de uma obra de arte), depois que as besteiras modernistas trazem os seus frutos podres, ninguém quer ser responsabilizar.


Anônimo disse…
Idosa tenta restaurar pintura do século 19 por conta própria e danifica imagem.

http://fratresinunum.com/2012/08/23/idosa-tenta-restaurar-pintura-do-seculo-19-por-conta-propria-e-danifica-imagem/#comments

Leiam os comentários desse endereço.
Anônimo disse…
Essa estória nesse site católico, cuja matéria é tirada da Folha de S.Paulo, diz que a vovó fez a restauração por conta própria.
Conspiratus disse…
ORDENO AO JORNALISTA DESTE BLOG QUE TRANSFORME ESTE COMENTÁRIO EM MANCHETE DE CAPA.

E por falar em imagem retocada:

Morreu hoje, dia 25 de Agosto de 2012, o Astronauta e Engenheiro Aeronáutico, Neil Armstrong. Ele participou, como tipulante dos programas Gemini e apollo, sendo considerado o primeiro homem a pisar na Lua.

É de Neil Armstrong a frase: "Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a Humanidade." Ele disse isto quando desceu da Nave Apollo 11 e caminhou pelo Satélite Terreste, em 20 de julho de 1969.

Teorias Conspiratórias sobre a chegada do homem à Lua falam sobre farsa e divulgam imagens, principalmente no www.youtube.com, de lâmpadas de cenário que caem sobre os astronautas, o balanço de uma bandeira num corpo celeste sem atmosfera e pegadas num piso sem umidade. A Nasa, por sua vez, rebate essas observações, dizendo que a bandeira tem arames em sua estrutura e balança por causa da Gravidade, que o episódio da lâmpada de cenário é uma farsa e que não é necessário umidade para um piso arenoso, finamente granulado, reter pegadas.

Por que cerca de 6% dos norte-americanos não acreditam na ida do homem à Lua?

Por que Armstrong negou-se a jurar, sob a Bíblia, que pisou na Lua? Veja em: http://www.youtube.com/watch?v=E5ZT6wf8IBI.

Por que, após a Apollo 11, Neil Armstrong se tornou, praticamente, um recluso? Ele processava Companhias por uso de sua imagem e chegou a processar seu próprio barbeiro, por vender mechas de seu cabela a US$ 3.000,00.

Qual o interesse dos conspiracionistas em retorcar, de forma não autorizada, a imagem da primeira caminhada do homem sobre a Lua?

Engenheiros Nerds e Conspiracionistas à parte, o certo é que ninguém voltou dessas missões dizendo que viu o PAI NOSSO QUE ESTÁ NO CÉU!
Conspiratus disse…
*cabelo
**retocar


FONTES:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/morre-neil-armstrong-primeiro-homem-pisar-na-lua-dizem-agencias.html

www.infopedia.pt/$neil-armstrong

http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI6102886-EI1118,00-Neil+Armstrong+o+a+pisar+na+lua+morre+aos+anosmidia+EUA.html

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=74928
Anônimo disse…
Peraí, o Berlusconi também fez uma cag...restauração numa obra sacra, fora as folhas de parreira que a ICAR mandou pintar em diversas imagens do renascimento.
Anônimo disse…
Aqui está a petição. Por favor, leiam os comentários, EU IMPLORO!!!

http://www.change.org/es/peticiones/ayuntamiento-de-borja-zaragoza-mantenimiento-de-la-nueva-versi%C3%B3n-del-ecce-homo-de-borja#
Anônimo disse…
tradução de um comentário da petição:

"Sem brincadeira, o que é um Cristo anacrônico de um pintor medíocre do sé. XIX imitando o estilo de Guido Reni comparado com a força expressionista do Cristo da anciã Cecilia, que grita seu desespero pela vida que lhe tocou viver melhor que o próprio Munch?
Mas não só o resultado expressa seus amplos conhecimentos pictóricos do primitivismo, expressionismo alemão, Die Brücke, as máscaras de Ensor ou a art brut, mas que seu gesto vanguardista é uma homenagem explícita ao “Desenho apagado de De Kooning” de Robert Rauscneberg, que em 1953 comprou um quadro de De Kooning e o apagou. Esse ato de apagar, ou a suposta restauração de Dona Cecilia (que não é senão uma intervenção) se conhece na arte como “subtração aditiva”, um discurso novo de destruição/construção plástica que cria uma nova superfície pictórica viva e vibrante, um palimpsesto do horror.
Preferimos um quadro medíocre de um pintor do séc. XIX que não está nem sequer catalogado ou a obra mestra de Dona Cecilia, seu grito desesperado como metáfora deste séc. XXI impiedoso e sua repercussão midiática, que para si queriam Duchamp, Warhol ou o cenútrio de Hirst?
QUE FIQUE COMO ESTÁ!"
Anônimo disse…
sarcasmo da mais pura ironia refinada... ou então todos enlouqueceram!
Anônimo disse…
Assinado: Pensadô Racional
Anônimo disse…
A pintura do século XIX parece uma fotografia, já a releitura sobreposta da dona Cecília está muito mais com cara de obra de arte!
Anônimo disse…
Que seja, prefiro com era antes e restaurada com um mínimo de seriedade.
Felipe... disse…
Não falaram que foi obra do demônio ainda?
Felipe... disse…
Meu amigo, esqueça ninguém vai dar bola pra isso aqui, se tu acha que o homem não foi a lua, e marte não existe, paciência... ceticos e ateus não ligam pra conspirações.

O problema é comprovar essas conspiração.
Diabo disse…
Pô, não me coloca nessa história. Estou trabalhando na candidatura do Serra e não tenho tempo para essas bobagens.
Anônimo disse…
Convenhamos que, considerando a época, a região e os traços étnicos, é bem provável que dona Cecília tenha retratado um Jesus mais crível do que aquele loiro, de pele branquinha e olhos azuis que ornamenta as paredes do Cristianismo.
Lia de Souza disse…
Essa foi top ten, mesmo! Vai ganhar o prêmio da micagem do ano. Periga o Fábio Assunção aderir ao novo visual, logo ele que andaram dizendo ser 'a cara' de gisuiz.

ri muito...
Lia de Souza disse…
Ela andou faltando às aulas de pintura em paninho de prato lá do grupo da melhor idade do Sesc?

Ficou o cão chupando manga, mas gostei porque ficou mais 'evolutivo'.
Anônimo disse…
Paulo Lopes, falta um "i" em "Carryng". O título seria "Christ Carrying the Cross".

Engraçado fazerem uma releitura da obra "Mocking [zombando] of Christ" quando foi exatamente o que essa senhora fez, com ou sem intenção.

Unknown disse…
uma senhora conseguiu destruir um mito sozinha ,valeu!
Anônimo disse…
Ficou ótima. Nesse Jesus eu vou acreditar. Parabéns à restauradora.
Anônimo disse…
Pode parecer piada, mas Deus mandou isso pra despertar a verdade!
Anônimo disse…
Não paro de rir! Ficou tosqueira demais! O MENINO LINDO!
Paulo Lopes disse…
Agradeço a correção. Abs.
Vitor disse…
Por que tantas pessoas não conseguem entender o evolucionismo?

Nem é algo difícil assim.
Anônimo disse…
“ousado trabalho espontânea artístico que representa um ato de amor cativante e uma reflexão inteligente da situação política e social do nosso tempo”

Em outras palavras:
Quero dar uma de entendedor de arte e com isso vou fingir achar interessante uma deformação sem sentido e ainda dizer que o sujeito que fez isso é um bom artista!
Unknown disse…
Fiquei com peninha da titia, não precisava passar por isso, mas que ficou hilário, ficou.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
A pintura ficou mais lega assim.

De mais a mais, o jóquei de jegue nunca existiu. Logo, as versões do artista original e da dona Cecília são apenas interpretações artísticas - isso na melhor das hipóteses.

De mais a mais, mesmo que se tivesse existido de fato um jóquei-de-jegue histórico, com certeza ele teria traços palestinos e não europeus.

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
Paulopes, essa foi a melhor do ano!!! O movimento online, principalmente aquele para deixar a pintura como ficou, diz para nós que são novos tempos mesmo!!
E parabéns pelo site! Curto demais!!!
Por favor, deixem essa mulher longe da Capela Sistina. Por favor!

Ela tem coragem de chamar isso de "restauração"? Deve está caquetica mesmo.
Unknown disse…
Cecília foi além de uma mera restauração.
Ela captou a essência do Cristo: um descabelado tão doido que achava que era deus.
Perfeito.
Merece aplausos.
Conspiratus disse…
Paulo Lopes, não ignore minhas ordens.
Se você insistir nisso, enviarei doze pragas sobre seu blog e sobre os comentaristas dele.
Isso será conhecido ao longo das Eras como:

AS DOZE PRAGAS DE CONSPIRATUS.
Anônimo disse…
Graças a Deus muitas, graças com Deus poucas,eu peço perdão a Deus por todos aqueles que acham piada, e riem que Deus vos perdoe meus amigos e tenha compaixão de vós no dia da vossa justiça final que a todos nos espera um dia,quer nós acreditemos quer não.
Anônimo disse…
Que coisa mais horrorosa... E a devota ainda diz que ficou bom. Vai ser excomungada pelo padre!
Anônimo disse…
Um palestino com traços europeus? Esse é o Jesus dos católicos e da crentaiada by Lutero e afins. E esse pessoal nem desconfia da fraude. Palestino com cara de sueco?
Anônimo disse…
Se foda...eu acho graça mesmo...a ironia de jesus aparentar ser um macaco é engraçada hehehe
E larga de ser coroinha cú-de-aperta-linguiça e vai pentear a bíblia.
Anônimo disse…
Larga você de ser aperta-rosca, pra ganhar posto de aprendiz de mecânico automotivo!
Anônimo disse…
É verdade. E nem é tão difícil estudar, passar em concurso, ter vida folgada; em vez de posar de intemeleca na internet.
Unknown disse…
Péssima desenhista vovó, teria sido melhor contratar alguém profissional.
Unknown disse…
"Um palestino com traços europeus?"
Pois é Anônimo, bem lembrado.
Unknown disse…
É verdade, trata-se de um patrimônio histórico.
Anônimo disse…
brincar com a imagem de cristo po não ligo pra arte ou patrimonio historico a imagem de cristo fica guardada no intimo do coração de quem crer.
IGOR MUNIZ disse…
É tinta guache?
Mello disse…
A "restauradora"era atéia.
Anônimo disse…
Piada? Imagine! Isso é seríssimo. É o início da mudança de postura da Igreja frente ao evolucionismo! Macacos me mordam! Ficou sensacional.
Anônimo disse…
Essa D. Cecília praticou a trollagem do ano.
Anônimo disse…
Quem viu aquele filme do Mr. Bean, em que ele destrói um quadro e depois tenta consertar? Essa velhinha deve ser a mãe dele.
Anônimo disse…
Já pensou que o cara pode ter vida folgada e por isso está na internet?
Você deve estar entre os maiores burrões que existe.
Anônimo disse…
O problema é quando as pessoas "sentem" que foram abençoadas por uma entidade invisível, que teria dado a elas o conhecimento é técnica que só se consegue de verdade com anos de estudos e práticas.
Anônimo disse…
Anônimo26 de agosto de 2012 18:51

Já que você é tão intimo do seu deus, porque ao invés de você pedir a ele perdão para nós em algum plano transcendental que ninguém pode comprovar, porque você não pede para ele restaurar a pintura ao estado original antes da intervenção da devota Cecília, sem dúvida seria uma ótima maneira dele fazer com que nós nos questionassemos sobre sua possível existência.
Anônimo disse…
Vitor26 de agosto de 2012 08:53

Primeiro me permita fazer uma pequena correção:

Evolucionismo não existe, essa palavra foi inventada pelos criacionistas para tentar descer para o nível deles os príncipios do estudo da Evolução, tentando transformar a ciência da Evolução em uma fé, não no resultado de estudos e evidências.

O estudo sério da Evolução, com métodos, meios e equipamentos cada vez mais modernos e precisos para se chegar a verdade do que aconteceu e COMO aconteceu, isso nunca será um "ismo", OK.


Quanto ao por que pessoas não conseguem enterder a "Evolução", eu particularmente acho que algumas pessoas na verdade não querem entender a Evolução, conhecendo seus conceitos, métodos e estudos para se chegar o mais próximo possível de uma resposta correta (muitos métodos já tem 99,99% de resultado confiável), essas pessoas preferem acreditar que o estudo da Evolução é apenas um "conceito" que saiu da imaginação de alguém e que outras pessoas apenas tem "fé" nele, assim elas podem se sentir mais confortáveis em "pregar" seus próprios conceitos, mesmo que eles não façam nenhum sentido diante da maneira óbvia como a natureza se comporta.

Anônimo disse…
E depois dizem que os ateus que querem destruir tudo que é das religiões, eu fiquei é chocado.
Anônimo disse…
Dorgas Cosnpiratus, comecei a me coçar depois de ler seu texto, acho que é a praga das pulgas.
Anônimo disse…
Se nem estuprador é excomungado (a estuprada é se fizer aborto), porque ela seria.
Anônimo disse…
Deve ser Latex suvinil, ahushaushaushasuha
Anônimo disse…
Paulo Lopes, veja se você pode fazer/encaminhar uma reportagem denúncia (se é que já não fez) sobre a missa na Igreja de Aparecida que é transmitida pela TV Cultura (estatal) todos os domingos pela manhã, só não sei informar se é transmitido a nível nacional ou apenas em São Paulo.

A ICAR já tem um canal aberto próprio (TV Aparecida) onde faz essa transmissão simultânea com a TV Cultura, fica claro o uso do aparato e recursos do Estado Laico com objetivo de privilegiar uma religião em detrimento das outras.
empate disse…
Então também não existe "criacionismo". Existe Criação.
homenagem ao mestre disse…
Artista ateu transforma Richard Dawkins em galinha.
Unknown disse…
kkkkkkk Isso é a prova de que o homem assim como foi inspirado por deus na bíblia ele pode ser também inspirado nas artes. kkkkkk
Anônimo disse…
No lugar da boca... Um borrão!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Câncer colorretal aumenta no Brasil em três décadas, com prevalência entre os homens

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

Charge de jornal satírico francês mostra Maomé pelado de bunda para cima

Livro islâmico diz que ninguém pode  ver Maomé pelado Ayesha, uma das esposas de Maomé, a preferida, teria dito que ninguém, nem ela, jamais viu o profeta nu, porque quem presenciasse tal cena ficaria cego na hora. O relato dela está no reverenciado (pelos muçulmanos) livro Ash-Shifa.

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo