Pular para o conteúdo principal

Eleição do prefeito de SP se transformou em disputa religiosa

Título original: São Paulo vale por mil rezas

por Carlos Brickmann

Alguém precisa dizer aos candidatos
que estamos no século 21
Há mais de 400 anos, o líder protestante francês Henrique de Navarra estava num impasse: havia derrotado seus inimigos internos, mas o papa o excomungara por não ser católico, e países católicos vizinhos, como a poderosa Espanha, tinham força militar suficiente para impedi-lo de chegar ao poder. Henrique de Navarra decidiu converter-se ao catolicismo, com uma frase célebre: "Paris bem vale uma missa". E conseguiu ocupar o trono francês sem maiores problemas.

História velha? Nem tanto: em São Paulo, a disputa pela maior Prefeitura do país se transforma num embate mais religioso que político. O chefe da campanha de Celso Russomanno, líder nas pesquisas, é Marcos Pereira, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus — a mesma que, há anos, virou manchete quando seu bispo Sérgio van Helde chutou a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Pois descobriu-se um texto delirante em que Marcos Pereira ataca a Igreja Católica pelo kit gay — um material que não chegou a ser distribuído, mas produzido pelo Ministério da Educação do ministro Fernando Haddad (hoje candidato do PT à Prefeitura), para combater a discriminação aos homossexuais, mas que, segundo seus adversários, incentivava o homossexualismo.

Onde está o texto? Na página da internet do bispo Edir Macedo, líder da Universal e suporte básico de Russomanno. A Igreja Católica se manifestou contra Pereira.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, do PT, católica não praticante, acaba de dizer que Lula é Deus.

Alguém poderia contar aos candidatos que estamos no século 21?

Este texto foi publicado originalmente no site da Brickmann & Associados Comunicação.

Comentários

Anônimo disse…
Um absurdo é vivermos em um país em que está escrito na constituição que não se deve misturar política e religião e ainda haver partidos que pretendem ganhar votos usando 'Deus' pra isso. O que as pessoas precisam entender é que vai se votar em um político, uma pessoa real, não em um Deus, um ser invisível, cuja existência é duvidosa.
Anônimo disse…
concordo com o anonimo ai de cima, Brasil se deixar lear por religiões por isso que ta um merda.
Anônimo disse…
A que ponto chegamos ... Absurdo !
Unknown disse…
O obscurantismo quase NUNCA nos abandonou! Achamos normal crucifixos em tribunais, professores e educadores que NÃO SE IMPORTAM em "REZAR" na escola, temos citação religiosa em nossa moeda e os religiosos querem interferir em assuntos seculares o tempo todo (células tronco, fertilização, aborto, etc). Deveríamos assumir PUBLICAMENTE que SOMOS UM ESTADO LAICO "altamente envergonhado" de ser LAICO! E o pior é que os FUNDAMENTALISTAS estão brotando em todos os seguimentos - só está faltando surgir HOMENS BOMBA prontos a se imolarem por SUAS CAUSAS ABSOLUTAS! Perdoem o DESABAFO, mas esta interferência RELIGIOSA O TEMPO TODO já está cansando. Abs
Schivei disse…
Cadê o estado LAICO? Será que a constituição de 88 não serviu para nada? Ao menos é o que parece.
Guilherme disse…
Toda vez que a religião se infiltrou na política, o povo se fodeu, seja hoje, seja na Suméria de 5 mil anos atrás (Enlil seja louvado!)
Anônimo disse…
Calma, eles só estão dando mais um tempinho antes de convocar uma nova Constituinte que oficialize o estado teocrático cristão Brasileiro, afinal, o terreno já está preparado com interferências religiosas em todas as áreas, justamente para posteriormente embasarem a teocracia sob o argumento de que a cultura nacional já absorveu amplamente a "conduta cristã" em todos os seguimentos sociais!

Calma, eles sabem muito bem aonde pretendem chegar!
Anônimo disse…
"Alguém precisa dizer aos candidatos que estamos no século 21"

Não sem antes convencer o povo brasileiro de que não estamos mais na Idade Média.
Alguém se habilita a tentar tal proeza em detrimento da lavagem cerebral coletiva perpetrada pela religião? Boa sorte...
Anônimo disse…
É isso que dá quando os secularistas vivem indiferentes aos pequenos abusos e avanço dos religiosos sobre a laicidade do estado. Excesso de tolerância a pequenos gestos (crucifixos, orações em órgãos públicos estatais, incluindo escolas e tv aberta) resulta nesta situação. Toda essa permissividade ao longo do tempo faz os religiosos se sentirem os donos do pedaço, daí quando aparece um secularista reclamando de algum abuso, logo é taxado de "radical" e "intolerante", não só por religiosos, como até mesmo por ateus e céticos que já absorveram essa "cultura" de completa libertinagem dos religiosos sobre a vida coletiva. É o mesmo caso dos LGBT, que agora ao reivindicar a mera igualdade de direitos civis que lhes foram usurpados, tem que ouvir até mesmo de LGBT que isso é querer "privilégios", quando não, que seria "afronta" e "desrespeito" à família convencional (modelo religioso).

Parabéns aos ateus que, diante dos pequenos gestos de abuso religioso sobre o estado (vide atletas olímpicos representando o estado fazendo ritual cristão em cerimônia oficial), aparecem aqui para dizer que "isso não tem nada demais"! Parabéns, pois enquanto houver ateus de visão estreita, há líderes religiosos enxergando e galgando um horizonte muito além da imaginação majoritária!
Anônimo disse…
O problema é que todos os delitos envolvendo religião não são punidos. A justiça não tem força para colocar um chefe de igreja na cadeia. Eles se sentem a vontade para enganar o povo usando religião.
O Estdo Laico está aqui:
Facebook/estadoLaicoBr

participem desta pagina que milita em favor do fim do voto religioso.
VOZ DO BRASIL disse…
Em breve, uma nova constituinte será convocada para teocratizar explicitamente o Estado. Praticantes de outros credos, Ateus, Secularistas e demais defensores do Estado laico NUNCA fizeram absolutamente nada pra fazer valer a constituição.

Na verdade, nosso povo é besta demais para se defender... só quando a água está pelas narinas que o povo resolve abrir o ralo. Agora, é tarde demais.... ou a gente provoca um levante bastante pesado e contundente para alertar as esferas do poder, ou estaremos fadados a sermos presos por não sermos cristãos.

São Paulo já foi uma cidade de paulistas, mas faça um perfil de quem está elegendo esses religiosos...
Anônimo disse…
Os marginais, quadrilheiros, larápios, espertalhões, tinham na política um escudo contra a lei, agora o tem tambem na religião. Casadas, tornaram-se a maior ameaça ao Brasil.
Que deus, zeus, maomé,buda, mãe dina, valdemiro santiago de ogum: "tenham piedade de nós!
Anônimo disse…
Adlas Ferreira, o Adão de Vigário Geral, chegou a manter mais de 20 pessoas sequestradas simultaneamente, conforme ele próprio declarou em reportagem deste domingo na Record.
Roubava e matava sem piedade, assaltava pelo menos um banco por dia.
Hoje aparece na tv se dizendo recuperado com a "mardita bíblia" debaixo do braço, rodeado de ex-marginais, agora convertidos e promovidos a pastores.
É a laia da universal que vai comandar a locomotiva desse país.
Já imaginaram, ao termos que procurar um serviço público municipal, como vai ser o atendimento.
"A paz irmão"..."Tá amarrado em nome de Jesuis"...
"10% não é propina é de deus"...
Eu não vou aguentar...vou me mudar para qualquer cidade que ainda não tenha um totem tipo "Sorocaba...Carapicuiba...è do Sr Jesus.
Anônimo disse…
Vocês acham mesmo que existe ATEUS, são GAYs travestidos e inconformados, e só repara nas criticas deles, não fazem nada para ajuda, tem uma raiva mortal contra os evangélicos, não tem a capacidade de ser organiza e fazer 1/500 de ação social para ajuda a camada pobre do Brasil ou se posiciona contra leis que privilegia a destruição da base família, Prostituição, promiscuidade, nudez, sexo explicito, violência, mortes... Enfim são um monte de intelectual de borá botas, pessoal veja a grande ajuda desses GAYs travestidos e inconformados para a sociedade eles querem que o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad o criador do “Kit gay” para crianças e adolescentes nas escolas ... em favor da corrupção das crianças, da destruição da família e da dessacralização da vida.
William Robson disse…
“Alguém poderia contar aos candidatos que estamos no século 21?” [Blog Paulo Lopes]
==============================
De que adiantaria?
Ainda mais com o voto obrigatório o eleitorado é muito infantil.
Se o candidato quiser se eleger, pelo menos da boca para fora terá que estar sintonizado com o pensamento do eleitor.
O Google+ e o Face estão repletos de mensagens religiosas vazias ali dá para ter uma idéia de como pensa nosso povo. Isso pode ser considerado um método de analise cientifica nos sugerindo que a “massa” esta presa a conceitos do primeiro século e até anterior a isso.
Eu sou meio um Blogueiro Maldito por levantar certas questões.
Mas o caminho é esse, debater, debater e debater.
Os candidatos serão melhores quando o povo for mais adulto, esta batalha é mais nossa que escrevemos do que dos candidatos.
Portanto companheiros, os candidatos fazem o tem que fazer e nós fazemos o que nos sentimos na obrigação de fazer.
Através do debate desenvolver uma população mais ADULTA!
É uma batalha dura, mas quanto a eu, não tenho nada melhor para fazer mesmo...

http://terapiadalogica.blogspot.com.br/

Anônimo disse…
Temos um membro do tribunal da santa inquisição aqui.
Anônimo disse…
Só esqueceram de explicar para o anônimo revoltado que ateu e qualquer pessoa que não tem crença em divindades, você por exemplo é ateu a todas as outras divindades, ou você se importa com ala e o profeta maome? e outra ateismo não é um clube nem igreja nem nada disso.
Anônimo disse…
Vem aí o apocalipse cristão se você não tiver a marca dos besta uma bíblia fedorenta debaixo do braço você será marginalizado e queimado vivo no estilo santa inquisição.. Escondam seus filhos do governo teocratico nazi-cristão-fascista..para que eles não sofram um estupro mental dos nazi cristãos zumbi apocalipticos, se você é minoria fuja dos nazi cristãos e de suas marginalizações e segregações e desrespeito a dignidade humana e toda pluralidade de vida.
Anônimo disse…
Mais o problema é a própria esfera do poder composta por vagabundos que não fazem valer a lei pois se fizessem as pessoas saberia que o brasil tem uma constituição que esta acima de tudo e de todos e que a justiça é cega e que esta constituição declara que somos um estado laico portanto religião deve estar fora de todo âmbito público governamental . Poderiam deixar de ser vagabundos e começar tirando símbolos religiosos de repartições públicas e parar de se preocupar com o mimimi da igreja e mostrar que temos uma lei e uma constituição que deve ser exercida em toda a sua legalidade ou muda se a constituinte e declara que somos uma nação teocratica cristão. Este país é uma piada . Mais deixe de pagar seus impostos pra ver o que te acontece .
Walter Cruz disse…
Anônimo16 de setembro de 2012 23:44,
Concordo com você em tudo. A passividade diante de pequenos abusos acaba dando mais confiança a esses exploradores da fé alheia.
Spike disse…
Esse anônimo fez cocô aqui também? Não bastou ter feito a merda na outra postagem, ele quer espalhar a porcaria dele.
Karkarof disse…
Cada comentário pior que outro. Vocês não sabem o que é estado laico coisa alguma, idiotas .
Anônimo disse…
Devemos acrescenta quanto e lamentavel que igrejas ainda continue fazendo lavagem cerebral em seus fieis. A Trapaça desses pastores é o fato de serem treinados para isso, tornando os fieis submissos a suas vontades, aproveitando com toda má fé. A pobreza é sua arma, para se aproveitarem da ignorância e da baixa escolaridade do povo, sim é verdade, verdade que é levado a acredita em falsas verdades e ensina as crianças teorias mentirosas sem sentido.

Gostaria de falar mais, mas acho importante este espaço para se discutir.

Bem Paulo Lopes, seu blog e tão famoso que até grupos mais radicais cristãs utilizam como fonte e referência. Parabéns
Anônimo disse…
Devemos acrescenta quanto e lamentavel que igrejas ainda continue fazendo lavagem cerebral em seus fieis. A Trapaça desses pastores é o fato de serem treinados para isso, tornando os fieis submissos a suas vontades, aproveitando com toda má fé. A pobreza é sua arma, para se aproveitarem da ignorância e da baixa escolaridade do povo, sim é verdade, verdade que é levado a acredita em falsas verdades e ensina as crianças teorias mentirosas sem sentido.

Gostaria de falar mais, mas acho importante este espaço para se discutir.

Bem Paulo Lopes, seu blog e tão famoso que até grupos mais radicais cristãs utilizam como fonte e referência. Parabéns
Voz de quem? disse…
"Voz do Brasil" (sic), pelo que você demonstra neste e em seus vários comentários espalhados neste blog, você é um sujeito que, além de ter idéias muito idiotas, repletas de vitimismo fantasioso e alarmismo imbecil, é do tipo que tenta provocar incêndio e ver se consegue criar a confusão que almeja.

Além do mais, você demonstra ter grande aversão às pessoas deste país, à população em geral, como faz questão de deixar ainda mais claro na última linha do seu comentário, xenófobo e escroto.

E pra completar, você é tão desonesto que ainda se auto-intitula "Voz do Brasil", como se você representasse o povo (que você odeia).

Diante do exposto, fica um conselho:

Vá à merda.
Anônimo disse…
E se esse cara ganhar, por acaso os paulistanos irão pagar dízimos ou impostos???

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias