Pular para o conteúdo principal

Grupo de evangélicos critica na internet o ‘voto de cajado’


Evangélicos de várias denominações que compõem o grupo “Rede Fale” estão fazendo campanha na internet e atos públicos em algumas cidades contra o “voto de cajado”, que é como eles apelidaram o voto de cabresto que tem sido promovido por pastores.

O blog do “Rede Fale” informa que a origem do grupo são universitários cristãos que, em abril de 1999, durante um encontro da União Nacional de Estudantes, decidiram se articular sob o lema “Levante sua voz contra a injustiça”.

No blog, há um vídeo que explica o que é voto de cabresto. Faz referência aos antigos coronéis que interferiam no resultado das eleições e aos atuais chefes de milícias do Rio de Janeiro que determinam aos moradores dos morros em quem devem votar.

O vídeo pede que os evangélicos procurem ter informação sobre os candidatos, sem se deixarem influenciar pelos pastores. 

A fiel da Igreja Batista e psicóloga Morgana Foostel, 25, é a secretária executiva da "Rede Fale". Ela chama o que está ocorrendo nestas eleições municipais de “o novo coronelismo de grandes pastores evangélicos”.

Morgana disse que a campanha tem obtido milhares de adesões nas redes sociais.

Evangélica combate o coronelismo religioso

O que é voto de cabresto


Com informações e imagens do blog da Rede Fale.

Em SP, igreja impõe a pastores meta de votos para Russomanno.
setembro de 20120

Religião na política.

Comentários

Anônimo disse…
Enfim, uma atitude sã vinda desse meio. Há tempos que vemos o mau caratismo dos pastores/políticos que se valem da facilidade de ter o público evangélico ao seu alcance sem precisarem fazer esforço na busca ao eleitorado. enquanto os demais candidatos saem à busca, essa cambada de político de púlpito simplesmente se aproveita para fazer campanha em pleno culto. E o TSE/TRE parecem fazer vistas grossas a esse fato (campanha ilegal).
Anônimo disse…
Isso foi realmente uma surpresa, aqui na cidade onde moro tem muito isso, principalmente na Iurd.
Eurimar disse…
Gostei muito da atitude.
Parabéns pra eles!
Eduardo Viveiros disse…
"O blog do “Rede Fale” informa que a origem do grupo são universitários cristãos que, em abril de 1999, durante um encontro da União Nacional de Estudantes, decidiram se articular sob o lema “Levante sua voz contra a injustiça”. Isto prova mais uma vez que a fé só prospera, e só pode prosperar, onde não há livre-pensamento nem conhecimento científico verdadeiro.


Diogo Mariano disse…
Volta e meia você se depara na rua com candidatos "de Cristo", "do Senhor" e em alguns casos, posando com pastores famosos (Valdemiro por exemplo).
Não me importo que um candidato seja líder religioso, ou mesmo que use seu nome da igreja (Pastor Fulano para vereador), mas perde meu voto quando usa de sua "autoridade religiosa" para ganhar votos.
É uma bela e inesperada atitude dos evangélicos criadores dessa campanha, eles têm meu apoio.
Como já foi dito, é a primeira vez que eu como ateu vou apoiar uma causa evangélica. Muito acertado essa campanha.
Diabo disse…
Não se trata de uma "causa evangélica" e sim de uma causa pela Justiça. Pelo menos é isto que eles dizem.
Felipe... disse…
Esses são os evangélicos humildes, que pregam aquilo que o evangélico deve ser...

e não as estrelas do choro.
Carol disse…
São pessoas assim que me fazem ter esperança em uma época que as pessoas votam por afinidade religiosa.
Anônimo disse…
A maioria dos evangélicos parece serde cabeça igual, mas esses da reportagem são pessoas mais estudadas e q sabem separar o certo do errado na conciliação entre religião e vida politica. Demonstraram a necessária consciência política em um momento delicado em q aparecem seres cheios de ganância e mau caratismo q usam a religião como trampolim para o poder. Abs, Salete
Caruê disse…
Magnifico.
Unknown disse…
É bom que se diga que o "voto de cajado" não é exclusividade evangélica. Tem na Igreja Católica tbm. A Justiça Eleitoral precisa ser mais atenta contra essa violência contra o eleitor religioso que são os comícios disfarçados de cultos e missas.
Anônimo disse…
O silas malabodevelho peruca implantada por médicos ateus faz do pupito um palanque eleitoral..
Anônimo disse…
¯\_(ツ)_/¯
Anônimo disse…
É verdade. Lembremo-nos do terror que a ICAR fez nas eleições 2010 contra a Dilma e a favor do Serra.
Unknown disse…
... Um país ou um estado dominado politicamente por evangélicos, é sinônimo de caos, guerra e atentados.
Anônimo disse…
Finalmente evangélicos fazendo uma coisa certa!
Parabéns!
Vamos usar de inteligência; pastor algum pode 'obrigar' alguém a votar em qualquer candidato. O VOTO É SECRETO.
Anônimo disse…
Vocês acham mesmo que existe ATEUS, são GAYs travestidos e inconformados, e só repara nas criticas deles, não fazem nada para ajuda, tem uma raiva mortal contra os evangélicos, não tem a capacidade de ser organiza e fazer 1/500 de ação social para ajuda a camada pobre do Brasil ou se posiciona contra leis que privilegia a destruição da base família, Prostituição, promiscuidade, nudez, sexo explicito, violência, mortes... Enfim são um monte de intelectual de borá botas, pessoal veja a grande ajuda desses GAYs travestidos e inconformados para a sociedade eles querem que o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad o criador do “Kit gay” para crianças e adolescentes nas escolas ... em favor da corrupção das crianças, da destruição da família e da dessacralização da vida.
Enio disse…
Alimentam a hidra e agora só vêem uma das cabeças mordendo a todos...
Walter Cruz disse…
Hummm... então você acha que a IURD não consegue angariar milhares de votos durantes seus cultos? Muitos fiéis são facilmente manipuláveis, pouco instruídos e confiam muito no que seu pastor fala. E se o pastor dele garante que o candidato X é melhor que o Y, as chances desse fiel seguir a indicação do pastor são altíssimas.

Realmente, o voto é secreto, mas uma igreja forte como a IURD ou a Mundial conseguem sim fazer a diferença nas eleições. É o chamado "voto de cajado". O pastor falou, tá falado.
Walter Cruz disse…
Ei, silêncio ... vcs escutaram? Parece que tem um crente troll tentando falar algo aqui. Não entendi o que ele quis dizer, mas senti o cheiro da merda que ele defecou pela boca.
Spike disse…
Esse anônimo sofre de diarréia mental.
Caruê disse…
Tem gente que nasceu para ser ovelha. Aff meia duzia de ateus já fizeram mais pelo ser humano do que todas as Igrejas juntas.
Anônimo disse…
Essas críticas são do PT , essa história foi inventada pela rede de difamação do PT para derrubar Russomano. Agora ´q eu eu voto em Russo.
Anônimo disse…
concordo plenamente. Além disso, o PT criou a cartilha para crianças de 6 anos se masturbarem escondidos dos pais. Esta história de cajado é mentira inventada pela rede de difamçao do pt.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Caos, querra e atentados? Que exagero...

Acho que vc tá achando que evangélico é sinonimo de mulçulmano.
"O vídeo pede que os evangélicos procurem ter informação sobre os candidatos, sem se deixarem influenciar pelos pastores".
_A matéria dá conta de que o blog teria sido criado a partir de um grupo de universitários cristãos. _A pergunta é: _Que espécie de cristãos é essa, que espalha quando deveria ajuntar?
_Que se encontra dentro das igrejas para o "venha a nós o Vosso Reino" e nega o "seja feita a Vossa Vontade"?
_Que considera os de mesma fé que a sua, como seres não-pensantes e marionetes?
_É..., de falsos cristãos, as igrejas estão cheias!

Henoc disse…
Como diz a Bíblia; ...entre os seus estão os seus maiores inimigos.
Tempos atrás quando foram cassados todos os pastores evangélicos tanto na Câmara como no Senado no episódio do mensalão, todos os evangélicos têem repassado nas suas igrejas conceitos de desconfiança nos pastores, como não sendo garantias de forma alguma de representação; como dizem: antes votar em ateu honesto que num evangélico fariseu de nossas igrejas; estamos cansados de sermos enganados por gente de casa; prometem defender-nos lá e quando vêem os cofres abertos jogam a Bíblia janela abaixo.
Já relataram inclusive que existem mais pastores casados pedófilos que padres; é fato: há blogs evangélicos que o confirmam.
Morrigan disse…
concordo com o caruê, tem gente que realmente nasceu pra ser ovelhinha de picareta.
Hesha Roberto disse…
Vindo de evangélicos, é de surpreender mesmo.
Parabéns a iniciativa desse pessoal.
Anônimo disse…
Evangélicos e muçulmanos são religiosos do mesmo jeito, a diferença é que os muçulmanos tem o Estado a seu favor, teocrático.
E todos nós sabemos que quem é contra o Estado e não tem poder para combatê-lo sempre vai se dar mal. O Estado teocrático evangélico não seria muito melhor que o muçulmano
Anônimo disse…
kkkkkkk
Ou é troll, ou é muito desinformado (pra não dizer burro).
Anônimo disse…
Salamandra, na boa, não fode!
Anônimo disse…
Se evangélicos começarem a comer cocô e pularem de precipicios, então TODOS os evangélicos tem que apoiar isso e fazer igual, se não são falsos cristãos?

Na boa não fode... vai com essa tua filosofia de botequim pra lá, pensar com a própria cabeça ao inves das do grupo faz muito bem...
Anônimo disse…
Bem observado.
me engana que eu gosto disse…
Grupo de petistas "cristãos" (formado em encontro da UNE, haha), em campanha para tentar derrubar a candidatura de Celso Russomano.
me engana que eu gosto disse…
Grupo de petistas "cristãos" (formado em encontro da UNE, haha), em campanha para tentar derrubar a candidatura de Celso Russomano... e tentar salvar o submergente Haddad-Kit-Gay.
Jean Calvin disse…
Crentóide bixa enrustida detected
Anônimo disse…
Esse tipo de evangélico é muito raro!
Morrigan disse…
mas existem.
Luiz Paulo disse…
Concordo.
Fernando disse…
1° - Se eu tiver alguém como líder religioso é porque confio.

2° - Se meu líder religioso tem dado bom testemunho de vida durante anos e é de bom caráter, porque duvidar da sua indicação?

3° - Crentes infantis que não sabem o que dizem como em todo grupo existem.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias