Pular para o conteúdo principal

Grupo de evangélicos critica na internet o ‘voto de cajado’


Evangélicos de várias denominações que compõem o grupo “Rede Fale” estão fazendo campanha na internet e atos públicos em algumas cidades contra o “voto de cajado”, que é como eles apelidaram o voto de cabresto que tem sido promovido por pastores.

O blog do “Rede Fale” informa que a origem do grupo são universitários cristãos que, em abril de 1999, durante um encontro da União Nacional de Estudantes, decidiram se articular sob o lema “Levante sua voz contra a injustiça”.

No blog, há um vídeo que explica o que é voto de cabresto. Faz referência aos antigos coronéis que interferiam no resultado das eleições e aos atuais chefes de milícias do Rio de Janeiro que determinam aos moradores dos morros em quem devem votar.

O vídeo pede que os evangélicos procurem ter informação sobre os candidatos, sem se deixarem influenciar pelos pastores. 

A fiel da Igreja Batista e psicóloga Morgana Foostel, 25, é a secretária executiva da "Rede Fale". Ela chama o que está ocorrendo nestas eleições municipais de “o novo coronelismo de grandes pastores evangélicos”.

Morgana disse que a campanha tem obtido milhares de adesões nas redes sociais.

Evangélica combate o coronelismo religioso

O que é voto de cabresto


Com informações e imagens do blog da Rede Fale.

Em SP, igreja impõe a pastores meta de votos para Russomanno.
setembro de 20120

Religião na política.

Comentários

Anônimo disse…
Enfim, uma atitude sã vinda desse meio. Há tempos que vemos o mau caratismo dos pastores/políticos que se valem da facilidade de ter o público evangélico ao seu alcance sem precisarem fazer esforço na busca ao eleitorado. enquanto os demais candidatos saem à busca, essa cambada de político de púlpito simplesmente se aproveita para fazer campanha em pleno culto. E o TSE/TRE parecem fazer vistas grossas a esse fato (campanha ilegal).
Anônimo disse…
Isso foi realmente uma surpresa, aqui na cidade onde moro tem muito isso, principalmente na Iurd.
Eurimar disse…
Gostei muito da atitude.
Parabéns pra eles!
Eduardo Viveiros disse…
"O blog do “Rede Fale” informa que a origem do grupo são universitários cristãos que, em abril de 1999, durante um encontro da União Nacional de Estudantes, decidiram se articular sob o lema “Levante sua voz contra a injustiça”. Isto prova mais uma vez que a fé só prospera, e só pode prosperar, onde não há livre-pensamento nem conhecimento científico verdadeiro.


Diogo Mariano disse…
Volta e meia você se depara na rua com candidatos "de Cristo", "do Senhor" e em alguns casos, posando com pastores famosos (Valdemiro por exemplo).
Não me importo que um candidato seja líder religioso, ou mesmo que use seu nome da igreja (Pastor Fulano para vereador), mas perde meu voto quando usa de sua "autoridade religiosa" para ganhar votos.
É uma bela e inesperada atitude dos evangélicos criadores dessa campanha, eles têm meu apoio.
Como já foi dito, é a primeira vez que eu como ateu vou apoiar uma causa evangélica. Muito acertado essa campanha.
Diabo disse…
Não se trata de uma "causa evangélica" e sim de uma causa pela Justiça. Pelo menos é isto que eles dizem.
Felipe... disse…
Esses são os evangélicos humildes, que pregam aquilo que o evangélico deve ser...

e não as estrelas do choro.
Carol disse…
São pessoas assim que me fazem ter esperança em uma época que as pessoas votam por afinidade religiosa.
Anônimo disse…
A maioria dos evangélicos parece serde cabeça igual, mas esses da reportagem são pessoas mais estudadas e q sabem separar o certo do errado na conciliação entre religião e vida politica. Demonstraram a necessária consciência política em um momento delicado em q aparecem seres cheios de ganância e mau caratismo q usam a religião como trampolim para o poder. Abs, Salete
Caruê disse…
Magnifico.
Unknown disse…
É bom que se diga que o "voto de cajado" não é exclusividade evangélica. Tem na Igreja Católica tbm. A Justiça Eleitoral precisa ser mais atenta contra essa violência contra o eleitor religioso que são os comícios disfarçados de cultos e missas.
Anônimo disse…
O silas malabodevelho peruca implantada por médicos ateus faz do pupito um palanque eleitoral..
Anônimo disse…
¯\_(ツ)_/¯
Anônimo disse…
É verdade. Lembremo-nos do terror que a ICAR fez nas eleições 2010 contra a Dilma e a favor do Serra.
Unknown disse…
... Um país ou um estado dominado politicamente por evangélicos, é sinônimo de caos, guerra e atentados.
Anônimo disse…
Finalmente evangélicos fazendo uma coisa certa!
Parabéns!
Vamos usar de inteligência; pastor algum pode 'obrigar' alguém a votar em qualquer candidato. O VOTO É SECRETO.
Anônimo disse…
Vocês acham mesmo que existe ATEUS, são GAYs travestidos e inconformados, e só repara nas criticas deles, não fazem nada para ajuda, tem uma raiva mortal contra os evangélicos, não tem a capacidade de ser organiza e fazer 1/500 de ação social para ajuda a camada pobre do Brasil ou se posiciona contra leis que privilegia a destruição da base família, Prostituição, promiscuidade, nudez, sexo explicito, violência, mortes... Enfim são um monte de intelectual de borá botas, pessoal veja a grande ajuda desses GAYs travestidos e inconformados para a sociedade eles querem que o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad o criador do “Kit gay” para crianças e adolescentes nas escolas ... em favor da corrupção das crianças, da destruição da família e da dessacralização da vida.
Enio disse…
Alimentam a hidra e agora só vêem uma das cabeças mordendo a todos...
Walter Cruz disse…
Hummm... então você acha que a IURD não consegue angariar milhares de votos durantes seus cultos? Muitos fiéis são facilmente manipuláveis, pouco instruídos e confiam muito no que seu pastor fala. E se o pastor dele garante que o candidato X é melhor que o Y, as chances desse fiel seguir a indicação do pastor são altíssimas.

Realmente, o voto é secreto, mas uma igreja forte como a IURD ou a Mundial conseguem sim fazer a diferença nas eleições. É o chamado "voto de cajado". O pastor falou, tá falado.
Walter Cruz disse…
Ei, silêncio ... vcs escutaram? Parece que tem um crente troll tentando falar algo aqui. Não entendi o que ele quis dizer, mas senti o cheiro da merda que ele defecou pela boca.
Spike disse…
Esse anônimo sofre de diarréia mental.
Caruê disse…
Tem gente que nasceu para ser ovelha. Aff meia duzia de ateus já fizeram mais pelo ser humano do que todas as Igrejas juntas.
Anônimo disse…
Essas críticas são do PT , essa história foi inventada pela rede de difamação do PT para derrubar Russomano. Agora ´q eu eu voto em Russo.
Anônimo disse…
concordo plenamente. Além disso, o PT criou a cartilha para crianças de 6 anos se masturbarem escondidos dos pais. Esta história de cajado é mentira inventada pela rede de difamçao do pt.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Caos, querra e atentados? Que exagero...

Acho que vc tá achando que evangélico é sinonimo de mulçulmano.
"O vídeo pede que os evangélicos procurem ter informação sobre os candidatos, sem se deixarem influenciar pelos pastores".
_A matéria dá conta de que o blog teria sido criado a partir de um grupo de universitários cristãos. _A pergunta é: _Que espécie de cristãos é essa, que espalha quando deveria ajuntar?
_Que se encontra dentro das igrejas para o "venha a nós o Vosso Reino" e nega o "seja feita a Vossa Vontade"?
_Que considera os de mesma fé que a sua, como seres não-pensantes e marionetes?
_É..., de falsos cristãos, as igrejas estão cheias!

Henoc disse…
Como diz a Bíblia; ...entre os seus estão os seus maiores inimigos.
Tempos atrás quando foram cassados todos os pastores evangélicos tanto na Câmara como no Senado no episódio do mensalão, todos os evangélicos têem repassado nas suas igrejas conceitos de desconfiança nos pastores, como não sendo garantias de forma alguma de representação; como dizem: antes votar em ateu honesto que num evangélico fariseu de nossas igrejas; estamos cansados de sermos enganados por gente de casa; prometem defender-nos lá e quando vêem os cofres abertos jogam a Bíblia janela abaixo.
Já relataram inclusive que existem mais pastores casados pedófilos que padres; é fato: há blogs evangélicos que o confirmam.
Morrigan disse…
concordo com o caruê, tem gente que realmente nasceu pra ser ovelhinha de picareta.
Hesha Roberto disse…
Vindo de evangélicos, é de surpreender mesmo.
Parabéns a iniciativa desse pessoal.
Anônimo disse…
Evangélicos e muçulmanos são religiosos do mesmo jeito, a diferença é que os muçulmanos tem o Estado a seu favor, teocrático.
E todos nós sabemos que quem é contra o Estado e não tem poder para combatê-lo sempre vai se dar mal. O Estado teocrático evangélico não seria muito melhor que o muçulmano
Anônimo disse…
kkkkkkk
Ou é troll, ou é muito desinformado (pra não dizer burro).
Anônimo disse…
Salamandra, na boa, não fode!
Anônimo disse…
Se evangélicos começarem a comer cocô e pularem de precipicios, então TODOS os evangélicos tem que apoiar isso e fazer igual, se não são falsos cristãos?

Na boa não fode... vai com essa tua filosofia de botequim pra lá, pensar com a própria cabeça ao inves das do grupo faz muito bem...
Anônimo disse…
Bem observado.
me engana que eu gosto disse…
Grupo de petistas "cristãos" (formado em encontro da UNE, haha), em campanha para tentar derrubar a candidatura de Celso Russomano.
me engana que eu gosto disse…
Grupo de petistas "cristãos" (formado em encontro da UNE, haha), em campanha para tentar derrubar a candidatura de Celso Russomano... e tentar salvar o submergente Haddad-Kit-Gay.
Jean Calvin disse…
Crentóide bixa enrustida detected
Anônimo disse…
Esse tipo de evangélico é muito raro!
Morrigan disse…
mas existem.
Luiz Paulo disse…
Concordo.
Fernando disse…
1° - Se eu tiver alguém como líder religioso é porque confio.

2° - Se meu líder religioso tem dado bom testemunho de vida durante anos e é de bom caráter, porque duvidar da sua indicação?

3° - Crentes infantis que não sabem o que dizem como em todo grupo existem.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

MPF recorre no Rio à Justiça para permitir a ‘cura’ de homossexuais

O MPF (Ministério Público Federal) no Rio deu entrada na Justiça a uma ação civil pública para anular a resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) que proíbe os profissionais de prometer “cura” da homossexualidade porque se trata de uma orientação sexual, e não de um transtorno. A iniciativa do MPF coincide com o esforço que lideranças evangélicas, incluindo seus representantes na Câmara dos Deputados, estão fazendo para derrubar essa resolução do conselho. Fábio Aragão, um dos três procuradores que assinam a ação, é evangélico. Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), isso demonstra que o Ministério Público está sendo instrumentalizado pela crença pessoal de um de seus integrantes. “Isso é um erro grave, porque a Justiça deve ser laica”, disse o deputado. “Retomar a discussão sobre a homossexualidade ser ou não uma doença é um absurdo do mesmo tipo que seria retomar a discussão sobre se o sol gira em torno da terra.” Carlos Tufvesson, estilista engajado no movimento de

Malafaia acusa biólogo de usar a ciência em causa própria

Silas Malafaia disse que Eli Vieira   cometeu "erros que chegam a doer" Em um vídeo de 7 minutos (ver abaixo), Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, acusou o biólogo Eli Vieira (foto), que é ateu e homossexual, de usar a ciência em causa própria. A manifestação do pastor foi em resposta a um vídeo de 15 minutos de Vieira onde ele contesta a afirmação feita em entrevista por Malafaia de que “ninguém nasce gay, homossexualismo é um comportamento”. Para o biólogo, que faz doutorado em genética em Cambridge (Reino Unido), existe uma “farta literatura” sobre a contribuição do gene no comportamento sexual durante o desenvolvimento de uma pessoa. Malafaia, em seu vídeo, disse que o biólogo cometeu “erros que chegam a doer”. Afirmou que existe diferença entre descoberta científica (que pode ser comprovada em qualquer laboratório cientifico) e teoria científica (como a do big bang, sobre a origem do universo), que se inscreve no campo das conject

'Respeito na escola não pode ser amparado em divindade'

Título original: Escola laica, liberdade e igualdade por Roseli Fischmann  (foto) para Folha Roseli é professora na Universidade Metodista O lugar do ensino religioso não é na escola pública, mas na família e nas comunidades religiosas, para quem assim o quiser. Por ser ligado ao direito à liberdade de consciência, de crença e de culto, o ensino religioso depende de ser buscado, não de ser oferecido sob a égide do Estado, por ser matéria íntima, de escolha, segundo a consciência de cada pessoa. Daí o caráter facultativo para o aluno que a Constituição estabelece para o ensino religioso nas escolas públicas, buscando preservar tanto o direito à liberdade de crença quanto a laicidade inerente à escola pública. Razões de ordem ética, jurídica, histórica e pedagógica amparam essa posição. Crianças pequenas, de seis anos, iniciando o ensino fundamental, têm suas consciências tenras plasmadas pela escola. Quais as repercussões de conteúdos religiosos conflitantes ao que recebe no

Malafaia acusa Fantástico antes mesmo de o programa ir ao ar

Para site do pastor, denunciar a homofobia  é o mesmo que defender a "causa gay" O site Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia, está acusando o Fantástico de tentar “convencer que o Brasil é um pais homofóbico” antes mesmo de o programa ser apresentado, amanhã (5) à noite. Durante a semana, a TV Globo divulgou um número de telefone para colher depoimentos de vítimas de homofobia que vão compor um quadro deste domingo do programa. Para o site do pastor, isso já foi suficiente para acusar que a emissora pretender, “por meio da comoção social, instalar a homossexualidade como algo inerente à natureza humana”. A mesma acusação Malafaia fez ao “Na Moral”, de Pedro Bial, que mostrou o preconceito contra casais de gays e lésbicas. Só que, nesse caso, a crítica foi feita depois de o programa ser apresentado. Desta vez, o pastor resolveu atirar primeiro para ver depois o que atingiu. Com informação do Verdade Gospel . Site do Malafaia omite que marcha teve só 3

Pondé escreve que o comunismo matou mais gente que o nazismo

Título original: A mulher, o bebê e o intelectual por Luiz Felipe Pondé para Folha Os comunistas mataram muito mais gente no século 20 do que o nazismo, o que é óbvio para qualquer pessoa minimamente alfabetizada em história contemporânea. Disse isso recentemente num programa de televisão. Alguns telespectadores indignados (hoje em dia ficar indignado facilmente é quase índice de mau-caratismo) se revoltaram contra o que eu disse. Claro, a maior parte dos intelectuais de esquerda mente sobre isso para continuar sua pregação evangélica (no mau sentido) e fazer a cabeça dos coitados dos alunos. Junto com eles, também estão os partidos políticos como os que se aproveitam, por exemplo, do caso Pinheirinho para "armar" a população. O desespero da esquerda no Brasil se dá pelo fato de que, depois da melhoria econômica do país, fica ainda mais claro que as pessoas não gostam de vagabundos, ladrões e drogados travestidos de revolucionários. Bandido bom é bandido preso.

OAB-PR diz que psicóloga cristã sofre perseguição religiosa

Marisa diz que ficou juridicamente comprovado que é vítima do CRP A Comissão de Direitos de Liberdade Religiosa da seção do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu parecer segundo o qual Marisa Lobo (foto) — que se apresenta na internet como “psicóloga cristã” — está sofrendo perseguição por parte do CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná. No começo do ano, o CRP-PR intimou Lobo a retirar da internet a associação da psicologia com religião, porque o código de ética da profissão impede esse tipo de deturpação. Marisa desafiou o conselho ao responder que, como profissional de psicologia, não renunciará a sua fé cristã. Ela é evangélica. Relatado por Francielli Morêz e aprovado por unanimidade, o parecer da OAB-PR afirma que a exigência do CRP é inconstitucional, porque se trata de um cerceamento do “direito inabalável” de a Marisa Lobo assumir publicamente a sua fé. A CRP não se manifestou sobre a decisão da OAB, e a psicóloga afirmou que agora está

Por que eu sou um 'não cristão cultural', diferentemente de Dawkins