Pular para o conteúdo principal

Grupo de evangélicos critica na internet o ‘voto de cajado’


Evangélicos de várias denominações que compõem o grupo “Rede Fale” estão fazendo campanha na internet e atos públicos em algumas cidades contra o “voto de cajado”, que é como eles apelidaram o voto de cabresto que tem sido promovido por pastores.

O blog do “Rede Fale” informa que a origem do grupo são universitários cristãos que, em abril de 1999, durante um encontro da União Nacional de Estudantes, decidiram se articular sob o lema “Levante sua voz contra a injustiça”.

No blog, há um vídeo que explica o que é voto de cabresto. Faz referência aos antigos coronéis que interferiam no resultado das eleições e aos atuais chefes de milícias do Rio de Janeiro que determinam aos moradores dos morros em quem devem votar.

O vídeo pede que os evangélicos procurem ter informação sobre os candidatos, sem se deixarem influenciar pelos pastores. 

A fiel da Igreja Batista e psicóloga Morgana Foostel, 25, é a secretária executiva da "Rede Fale". Ela chama o que está ocorrendo nestas eleições municipais de “o novo coronelismo de grandes pastores evangélicos”.

Morgana disse que a campanha tem obtido milhares de adesões nas redes sociais.

Evangélica combate o coronelismo religioso

O que é voto de cabresto


Com informações e imagens do blog da Rede Fale.

Em SP, igreja impõe a pastores meta de votos para Russomanno.
setembro de 20120

Religião na política.

Comentários

Anônimo disse…
Enfim, uma atitude sã vinda desse meio. Há tempos que vemos o mau caratismo dos pastores/políticos que se valem da facilidade de ter o público evangélico ao seu alcance sem precisarem fazer esforço na busca ao eleitorado. enquanto os demais candidatos saem à busca, essa cambada de político de púlpito simplesmente se aproveita para fazer campanha em pleno culto. E o TSE/TRE parecem fazer vistas grossas a esse fato (campanha ilegal).
Anônimo disse…
Isso foi realmente uma surpresa, aqui na cidade onde moro tem muito isso, principalmente na Iurd.
Eurimar disse…
Gostei muito da atitude.
Parabéns pra eles!
Eduardo Viveiros disse…
"O blog do “Rede Fale” informa que a origem do grupo são universitários cristãos que, em abril de 1999, durante um encontro da União Nacional de Estudantes, decidiram se articular sob o lema “Levante sua voz contra a injustiça”. Isto prova mais uma vez que a fé só prospera, e só pode prosperar, onde não há livre-pensamento nem conhecimento científico verdadeiro.


Diogo Mariano disse…
Volta e meia você se depara na rua com candidatos "de Cristo", "do Senhor" e em alguns casos, posando com pastores famosos (Valdemiro por exemplo).
Não me importo que um candidato seja líder religioso, ou mesmo que use seu nome da igreja (Pastor Fulano para vereador), mas perde meu voto quando usa de sua "autoridade religiosa" para ganhar votos.
É uma bela e inesperada atitude dos evangélicos criadores dessa campanha, eles têm meu apoio.
Como já foi dito, é a primeira vez que eu como ateu vou apoiar uma causa evangélica. Muito acertado essa campanha.
Diabo disse…
Não se trata de uma "causa evangélica" e sim de uma causa pela Justiça. Pelo menos é isto que eles dizem.
Felipe... disse…
Esses são os evangélicos humildes, que pregam aquilo que o evangélico deve ser...

e não as estrelas do choro.
Carol disse…
São pessoas assim que me fazem ter esperança em uma época que as pessoas votam por afinidade religiosa.
Anônimo disse…
A maioria dos evangélicos parece serde cabeça igual, mas esses da reportagem são pessoas mais estudadas e q sabem separar o certo do errado na conciliação entre religião e vida politica. Demonstraram a necessária consciência política em um momento delicado em q aparecem seres cheios de ganância e mau caratismo q usam a religião como trampolim para o poder. Abs, Salete
Caruê disse…
Magnifico.
Unknown disse…
É bom que se diga que o "voto de cajado" não é exclusividade evangélica. Tem na Igreja Católica tbm. A Justiça Eleitoral precisa ser mais atenta contra essa violência contra o eleitor religioso que são os comícios disfarçados de cultos e missas.
Anônimo disse…
O silas malabodevelho peruca implantada por médicos ateus faz do pupito um palanque eleitoral..
Anônimo disse…
¯\_(ツ)_/¯
Anônimo disse…
É verdade. Lembremo-nos do terror que a ICAR fez nas eleições 2010 contra a Dilma e a favor do Serra.
Unknown disse…
... Um país ou um estado dominado politicamente por evangélicos, é sinônimo de caos, guerra e atentados.
Anônimo disse…
Finalmente evangélicos fazendo uma coisa certa!
Parabéns!
Vamos usar de inteligência; pastor algum pode 'obrigar' alguém a votar em qualquer candidato. O VOTO É SECRETO.
Anônimo disse…
Vocês acham mesmo que existe ATEUS, são GAYs travestidos e inconformados, e só repara nas criticas deles, não fazem nada para ajuda, tem uma raiva mortal contra os evangélicos, não tem a capacidade de ser organiza e fazer 1/500 de ação social para ajuda a camada pobre do Brasil ou se posiciona contra leis que privilegia a destruição da base família, Prostituição, promiscuidade, nudez, sexo explicito, violência, mortes... Enfim são um monte de intelectual de borá botas, pessoal veja a grande ajuda desses GAYs travestidos e inconformados para a sociedade eles querem que o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad o criador do “Kit gay” para crianças e adolescentes nas escolas ... em favor da corrupção das crianças, da destruição da família e da dessacralização da vida.
Enio disse…
Alimentam a hidra e agora só vêem uma das cabeças mordendo a todos...
Walter Cruz disse…
Hummm... então você acha que a IURD não consegue angariar milhares de votos durantes seus cultos? Muitos fiéis são facilmente manipuláveis, pouco instruídos e confiam muito no que seu pastor fala. E se o pastor dele garante que o candidato X é melhor que o Y, as chances desse fiel seguir a indicação do pastor são altíssimas.

Realmente, o voto é secreto, mas uma igreja forte como a IURD ou a Mundial conseguem sim fazer a diferença nas eleições. É o chamado "voto de cajado". O pastor falou, tá falado.
Walter Cruz disse…
Ei, silêncio ... vcs escutaram? Parece que tem um crente troll tentando falar algo aqui. Não entendi o que ele quis dizer, mas senti o cheiro da merda que ele defecou pela boca.
Spike disse…
Esse anônimo sofre de diarréia mental.
Caruê disse…
Tem gente que nasceu para ser ovelha. Aff meia duzia de ateus já fizeram mais pelo ser humano do que todas as Igrejas juntas.
Anônimo disse…
Essas críticas são do PT , essa história foi inventada pela rede de difamação do PT para derrubar Russomano. Agora ´q eu eu voto em Russo.
Anônimo disse…
concordo plenamente. Além disso, o PT criou a cartilha para crianças de 6 anos se masturbarem escondidos dos pais. Esta história de cajado é mentira inventada pela rede de difamçao do pt.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Caos, querra e atentados? Que exagero...

Acho que vc tá achando que evangélico é sinonimo de mulçulmano.
"O vídeo pede que os evangélicos procurem ter informação sobre os candidatos, sem se deixarem influenciar pelos pastores".
_A matéria dá conta de que o blog teria sido criado a partir de um grupo de universitários cristãos. _A pergunta é: _Que espécie de cristãos é essa, que espalha quando deveria ajuntar?
_Que se encontra dentro das igrejas para o "venha a nós o Vosso Reino" e nega o "seja feita a Vossa Vontade"?
_Que considera os de mesma fé que a sua, como seres não-pensantes e marionetes?
_É..., de falsos cristãos, as igrejas estão cheias!

Henoc disse…
Como diz a Bíblia; ...entre os seus estão os seus maiores inimigos.
Tempos atrás quando foram cassados todos os pastores evangélicos tanto na Câmara como no Senado no episódio do mensalão, todos os evangélicos têem repassado nas suas igrejas conceitos de desconfiança nos pastores, como não sendo garantias de forma alguma de representação; como dizem: antes votar em ateu honesto que num evangélico fariseu de nossas igrejas; estamos cansados de sermos enganados por gente de casa; prometem defender-nos lá e quando vêem os cofres abertos jogam a Bíblia janela abaixo.
Já relataram inclusive que existem mais pastores casados pedófilos que padres; é fato: há blogs evangélicos que o confirmam.
Morrigan disse…
concordo com o caruê, tem gente que realmente nasceu pra ser ovelhinha de picareta.
Hesha Roberto disse…
Vindo de evangélicos, é de surpreender mesmo.
Parabéns a iniciativa desse pessoal.
Anônimo disse…
Evangélicos e muçulmanos são religiosos do mesmo jeito, a diferença é que os muçulmanos tem o Estado a seu favor, teocrático.
E todos nós sabemos que quem é contra o Estado e não tem poder para combatê-lo sempre vai se dar mal. O Estado teocrático evangélico não seria muito melhor que o muçulmano
Anônimo disse…
kkkkkkk
Ou é troll, ou é muito desinformado (pra não dizer burro).
Anônimo disse…
Salamandra, na boa, não fode!
Anônimo disse…
Se evangélicos começarem a comer cocô e pularem de precipicios, então TODOS os evangélicos tem que apoiar isso e fazer igual, se não são falsos cristãos?

Na boa não fode... vai com essa tua filosofia de botequim pra lá, pensar com a própria cabeça ao inves das do grupo faz muito bem...
Anônimo disse…
Bem observado.
me engana que eu gosto disse…
Grupo de petistas "cristãos" (formado em encontro da UNE, haha), em campanha para tentar derrubar a candidatura de Celso Russomano.
me engana que eu gosto disse…
Grupo de petistas "cristãos" (formado em encontro da UNE, haha), em campanha para tentar derrubar a candidatura de Celso Russomano... e tentar salvar o submergente Haddad-Kit-Gay.
Jean Calvin disse…
Crentóide bixa enrustida detected
Anônimo disse…
Esse tipo de evangélico é muito raro!
Morrigan disse…
mas existem.
Luiz Paulo disse…
Concordo.
Fernando disse…
1° - Se eu tiver alguém como líder religioso é porque confio.

2° - Se meu líder religioso tem dado bom testemunho de vida durante anos e é de bom caráter, porque duvidar da sua indicação?

3° - Crentes infantis que não sabem o que dizem como em todo grupo existem.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

Jornalista que critica Estado laico desconhece história

de um leitor a propósito de Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora As aulas de história passaram  bem longe de Rachel Sheherazade Que a apresentadora Rachel Sheherazade metida a Boris Casoy é péssima, isso já é sabido. Os comentários dela são, em sua gigantesca maioria, infelizes, sem nenhum conteúdo ou profundidade. E agora está se mostrando uma Malafaia de saia! Primeiro, é mentira que “laicistas” (como se fosse um grupo formado) perseguem o cristianismo. Não há uma única evidência disso. Ela alega isso para se fazer falsamente de vítima. Pura tática fundada na falácia ad terrorem . Segundo, as aulas de história passaram longe dela. Mas bem longe mesmo! O cristianismo não deu base nenhuma de respeito, liberdade, honestidade e justiça. Durante a idade média, era justamente o contrário que acontecia na maioria das vezes. A separação entre Estado e religião quem deu base para a maioria das liberdades, inclusive de jornalismo e profis...