Pular para o conteúdo principal

Harris critica a covardia moral diante da fúria de muçulmanos

Sam Harris
No artigo "Sobre a liberdade de ofender um deus imaginários",
Harris lamentou que se esteja abrindo mão de direitos básicos 
O neurocientista e militante ateu Sam Harris (foto), 45, escreveu um artigo com o título “Sobre a liberdade de ofender um deus imaginário” dizendo que ninguém se esqueça de que “somos livres para queimar o Corão ou qualquer outro livro e para criticar Maomé ou qualquer outra pessoa”, embora, observou, não seja isso que esteja ocorrendo ultimamente. 

Ele lamentou a onda de histeria muçulmana e de violência que varreu mais de 20 países por causa de um vídeo, o Innocence of Muslims ("A Inocência dos Muçulmanos"). Por conta disso, “as paredes de nossas embaixadas e consulados foram violadas por multidões triunfantes e muitas pessoas foram assassinadas.”

Escreveu que essa erupção de “raiva piedosa é tão previsível quanto o amanhecer”. “Essa já é uma história antiga e chata sobre velhas ideias mortais.”

Ele criticou o governo americano e a imprensa por defenderem a necessidade de haver um equilíbrio entre a liberdade de expressão e a liberdade de religião, como se esta pudesse ser violada por vídeo tosco do Youtube.

Para ele, o que tem havido diante dos baderneiros muçulmanos é uma “covardia moral”, como mostrou o governo americano ao tentar impedir que um pastor maluco, o Terry Jones, queimasse o Corão e, agora, ao pedir ao Google que retire de seus servidores o Innocence of Muslims.

Harris disse que essa covardia acabou contaminando até jornalistas liberais, que passaram a questionar as liberdades mais básicas da sociedade americana, cedendo à “fúria sadomasoquista chamada pelos muçulmanos de ‘sensibilidade religiosa’”.

O que está ocorrendo na verdade, segundo ele, não é uma questão religiosa, mas o uso da religião por parte de países de cultura islâmica contra a política externa dos Estados Unidos.

“A verdadeira fonte do problema pode ser encontrada na história da agressão ocidental a esses países”, disse. “É nossas políticas, mais do que a nossas liberdades, é que eles odeiam” e “a religião só funciona como pretexto para a violência política”

Portanto, para ele, não é verdade que “crimes imaginários”, como a blasfêmia e a apostasia, sejam, de fato, a causa dos tumultos e das mortes destes últimos dias.

“A liberdade de pensar em voz alta sobre determinados temas, sem medo de ser perseguido ou de ser morto, já foi perdida”, escreveu Harris. “E as únicas forças que podem recuperá-la são governos seculares fortes que possam enfrentar as acusações de blasfêmia com desprezo.”





Íntegra em inglês do artigo de Sam Harris.

Sam Harris é o ateu mais temido por religiosos dos EUA, diz site
junho de 2012

Aviltar ícone religioso faz parte da democracia, diz cientista
setembro de 2012

Fanatismo islâmico.


Comentários

ET DO PLANETA BRAULIO disse…
Primeiramente terraqueos a minha descrição. Eu sou grande tenho a cabeça vermelha e um único olho na testa meu poder sensitivo é enorme somos uma raça robusta forte e viril .

O que esta se passando é falta de evolução , A religião cauterizou suas mente e os deixaram estagnados, vocês religiosos morre de medo de suas divindades porque elas foram criadas sobre o terror psicologico e psiquico de seres primitivos , qual de vocês se vissem seu deus iria correndo lhe dar um abraço. A esperança da evolução terraqueo pode e vai acontecer o que dia que religião for apenas conto de fadas ,neste tempo vocês evoluirão e chegarão ao nosso patamar evolutivo e científico.. Vocês se matam em troco de nada..

Anônimo disse…
quero que alá e Maomé sejam sodomizados por zeus, minha blasfêmia fica aqui contra o islã e seus fundamentalistas.
Anônimo disse…
Preciso de ajustes no meu tradutor automático..

Até mais terráqueos.
Diabo disse…
Olá, Sam!

Agora é a sua vez de se destacar como ícone destacado do Ateísmo. Não é?

Christopher mantinha você na sombra com todo aquele apelo pessoal de homossexual ocasional, fumante inveterado, alcoólatra 24 horas, mãe morta por suicídio... Mas o danado tinha estilo. E com isto, ele não deixava você brilhar com toda a força.

Agora, você está aí, unhas bem aparadas (deve até usar uma base), terno bem feito, cabelo bem cortado...

O Problema é que você não se expressa tão bem quanto o Cavaleiro Morto! Onde fica aquele negócio de SEU DIREITO TERMINA ONDE COMEÇA O DO OUTRO? Ou será que aí nos states isso não se aplica?

E a questão é justamente esta: "Pode a Liberdade de Expressão ferir a Liberdade Religiosa e vice-versa?"

Um vídeo insultando um ícone religioso fere a Liberdade Religiosa? Talvez sim, na medida em que esta Obra anuncia a todo o Mundo que grande parte das pessoas seguem as palavras de um indivíduo imoral. E se assim é, tais palavras são uma fraude. E, se várias gerações basearam suas vidas e todos os seus valores numa fraude, então todas estas pessoas e nações são idiotas, imbecis, absolutamente menos inteligentes que os outros povos.

Ou seja, o filme ofende, indiretamente, toda a Nação Islâmica, atacando valores que, para os revoltosos, são mais preciosos que a vida!

Os Ocidentais tentam impor sua escala de valores aos outros domínios do Mundo. Faz parte de sua saga colonizadora. Os Muçulmanos estão mostrando que isto tem um preço.
Anônimo disse…
Sam Harris e Paulo Lopes subiram em meu conceito ao não se dobrarem perante a fúria islâmica, temos todo direito de ofender qualquer símbolo religioso.
Mello disse…
Escrevi uma coluninha sobre a covardia de alguns em aceitarem chantagem desses homens de Neandertal: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=363248943752169&set=a.214358381974560.51423.214343268642738&type=1&theater
Francisco Neto disse…
Sei sei, liberdade pela metade... Você pode ir e vir desde que ninguém se incomode... Pura BABAQUICE. Se for regular nossas ações para não ofender ninguém então não faremos nada. Detalhe: crer em outro deus já é uma ofensa a alguém de alguma religião...

A questão é, já fizeram filmes criticando o cristianismo, ridicularizando o politeismo e porque maomé ? Porque se não eles vão se matar ? Que morram, ser fundamentalista e ter um conceito de moral baseada em uma religião preconceituosa tem seus lados negativos, neste caso, receber criticas de todos os lados.
Anônimo disse…
Você podia cortar o começo que não faria falta nenhuma.

Enquanto eu entendo que liberdade de expressão entre em conflito com a liberdade religiosa não sei porque só devemos limitar a primeira.

Se uma religião prega que seus fiéis devem matar pessoas inocentes porque alguém fez um desenho de uma determinada pessoa, me desculpe, não consigo ver como isso é um problema de excesso de liberdade de expressão.
Matheus disse…
Se a coisa continuar feia por aqui, vou me mandar pro planeta Bráulio. Tem vaga pra terráqueo lá? :D
Unknown disse…
Que pena que esse ET não aprendeu a se expressar no idioma português corretamente.
Raphael Dias disse…
O filme, ou as "blasfemias" que o seguiram, não ofendem a liberdade religiosa. Ninguém está impedindo que o islâmico siga sua religião, vá a seu templo, ou reze em seus horários. Eles impedem a liberdade de expressão por explodirem aqueles que se recusam a segui-los.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Se insultar as crenças alheias fosse crime, os ateus macaquentos já estariam na cadeia faz tempo.

É uma pena que não o ateísmo não seja considerado crime pela constituição.

Att espancador de ateus
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Quem acredita nessas porcarias de homens das cavernas e dinossauros são os ateu burraldos que acham que as galinhas vieram dos dinossauros e o homem veio dos peixes.

Acordem, seus cretinos!
Major.Ed disse…
Nossa que menina malvada esse espancador de ateus...ui..ui..ui.
Major.Ed disse…
Nossa que menina malvada, e ainda por cima tem boca suja e fala palavrões, mas Jesuis te ama.

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Major.Ed disse…
Ual, que gatinha revoltada!

Vai lá dar seus 10%, vai lá dar seu suado dinheiro para o Silas andar de mercedes e se exibir com suas unhas feitas e cabelos com aplique.

E alias, por favor, não tome remédio quando ficar doente, porque pode ser que a formula seja de um ateu.

Outro recado já que você tem fé, pois a fé remove montanhas, se jogue do prédio mais alto que você encontrar quem sabe você não prova que sua fé existe.

Some daqui TROLL!
Osame Kinouchi disse…
Concordo com o Diabo acima (Anonimos, saiam do armário!). Se você chama alguém de FDP, no transito, por exemplo, pode levar bala de volta. Você tem todo o "direito de expressão" de chamar a mãe de alguém de p.u.t.a mas depois você tem que ser macho para aguentar as consequencias. Foi isso o que aconteceu.

Não é que Maomé seja intocável, mas simplesmente que o filme sugere que (TODOS) os mamoetanos (e não apenas Maomé) são bissexuais-violentos-pedófilos- terroristas. É claro que a revolta popular está sendo incentivada por grupos politicamente radicais (os salafistas, que são uma minoria entre os Muçulmanos) e Sam Harris discerne isso com clareza: o problema não é religioso, mas político-religioso, pois o Ocidente está em querra e com bases de ocupação em vários países muçulmanos. Um filme do mesmo teor sobre Buda ou Krishna não geraria a mesma revolta, pois a China e a India não estão sendo invadidos pelo Ocidente no presente momento.

Quanto a se sentir ultrajado, isso é normal (o que não é normal é invadir embaixadas e matar pessoas). Se o Datena fizesse um filme tosco retratando Darwin (ou Dawkins) como zoofilico pedofilo e violento, eu me sentiria ultrajado e faria protestos, pois o filme não seria uma simples afronta a um individuo mas sim sugeriria que todos os ateus, enquanto população, teriam essas caracteristicas.

Mas aqui se revela uma fraqueza do movimento secularista: somos bons de fazer protesto na internet, mas ir nas ruas para protestar, quem sabe desfilar com charges em frente das embaixadas de paises muçulmanos, isso ainda não somos capazes... Por que será? E será que um dia ateus pegarão em armas para fazer uma "Cruzada" contra o Islã, a fim de defender seus direitos de liberdade de expressão? Alguém aqui pegaria em armas para isso? Não sei não, acho que o brasileiro é meio medroso para essas coisas (armas, revoluções, etc).
Bruno de Moura disse…
PAULO LOPES!!! VOCÊ DISTORCEU AS PALAVRAS DE SAM HARRIS!

"O que está ocorrendo na verdade, segundo ele, não é uma questão religiosa, mas o uso da religião por parte de países de cultura islâmica contra a política externa dos Estados Unidos."

Esse NÃO é o posicionamento de Harris. Ele nesta parte está caracterizando o pensamento dos liberais americano, na qual ele condena!!!

" At moments like this, we inevitably hear—from people who don’t know what it’s like to believe in paradise—that religion is just a way of channeling popular unrest. The true source of the problem can be found in the history of western aggression in the region. It is our policies, rather than our freedoms, that they hate. I believe that the future of liberalism—and much else—depends on our overcoming this ruinous self-deception. Religion only works as a pretext for political violence because many millions of people actually believe what they say they believe: that imaginary crimes like blasphemy and apostasy are killing offenses.

Anônimo disse…
esse espacador é gentalha
Anônimo disse…
esse espancado é gentalha.
Morrigan disse…
eu acho que é só um troll irônico.
Will disse…
"Militante" ateu? Essa é nova. Pelo que eu saiba Sam Harris é neurocientista e filósofo...
Engraçado como o termo "militante" é atribuído a alguém que apenas critica religião.

Geralmente quando algum religioso é caracterizado como militante, essa pessoa ou é um homem-bomba ou assassino de médicos que fazem aborto.

Me faz lembrar daquele ditado: Muçulmanos militantes podem explodir carros e cometer atos de terrorismo. Cristãos Militantes podem explodir clínicas de aborto e matar médicos. Ateus militantes podem machucar os seus sentimentos.
Osame Kinouchi disse…
Bom, se essa é a opinião do Harris, então eu acho que fico com os liberais esquerdistas americanos (Sam Harris seria da centro-direita americana?). Harris aqui não se distingue dos Hegelianos de Esquerda do seculo XIX, que achavam que religiao pesava mais nas motivações de uma guerra do que questoes economicas (terras, petroleo, hegemonia politica etc). É uma visao invertida do mundo, espiritualista-idealista em vez de materialista (ou seja, as ideias são mais fortes de as forças economico-sociais). Eu acho que o materialismo historico explica bem mais do que esse idealismo-espiritualismo do Sam Harris... Leiam "A Ideologia Alemã" de Marx e Engels, please! Fico também me perguntando em porque os quatro cavaleiros são de origem WASP de centro-direita.
Izaque Bastos disse…
nao quero defender o islã, mas esse cara so fala merda, quer é pegar carona na polemica, entao quer dizer que seu chamar ele de desonesto é uma acusaçao imaginaria?
chingamentos e toda sorte de palavroes sao acusaçoes imaginarias?
enfim o que nao é imaginario?ateus façam-me rir, idiotas, olha isso é imaginario em? idiotas.
Izaque Bastos disse…
toda manifestaçao aos ateus que se referem a religiao sao imaginarias?
Osame Kinouchi disse…
Francisco Neto20 de setembro de 2012 14:50
"Sei sei, liberdade pela metade... Você pode ir e vir desde que ninguém se incomode... Pura BABAQUICE. Se for regular nossas ações para não ofender ninguém então não faremos nada."

Francisco, a Asa, vice presidente da LiSH, diz que devemos sim respeitar uns aos outros, pois isso é a base da convivência humana. Se você não está disposto a respeitar, então não deve esperar ser respeitado. Se "demonizamos" os religiosos (ou seja, cometemos a falacia da hipergeneralização, colocando Malafaia e Martin Luther King no mesmo saco), então não podemos reclamar de sermos "demonizados" e discriminados.

Em vez de ofender os religiosos, que tal usar de sedução argumentativa, de empatia, de simpatia humana? Não vejo como se pode fazer uma pessoa mudar de opinião na base de ofensas, chamando-as de burras, tapadas ou criminosas.

Não adianta os ateus apenas sairem do armario. Isso não significa crescimento do secularismo. O que se precisa é uma estratégia de ganhar novos adeptos entre os religiosos. Como se faz isso? Com respeito e empatia, mostrando por exemplo, como a visão cientifica do mundo é bela e intrigante. Isso pode ganhar corações e mentes (pois estamos em uma guerra cultural). Me mostre uma pessoa religiosa que você fez mudar de opinião usando chacotas e desprezo... Mas, se você não consegue conquistar ninguém, se apenas conseguimos fazer ateus sairem do armario (ou seja, eles já eram ateus, nada mudou), qual será o futuro do secularismo, nesta competição ferrenha onde os religiosos sabem muito bem como ganhar as pessoas (usando empatia, musica, bom humor, vida comunitaria, ajuda mutua, experiencias misticas, etc)? Acho que o futuro do secularismo depende urgentemente da adoção do Ateismo 2.0 de Alain de Botton. "Pregar" para os já "convertidos" ao ateismo não tem efeito nenhum na demografia religiosa do planeta.

Anônimo disse…
Cristão fundamentalista e qualquer outro religioso fundamentalista é bicho nojento. Religião é nojeira. Porcos.
Morrigan disse…
a quanto vc não dá as caras mestre isaque.
betoquintas disse…
gente, cada um colhe o que planta. não é novidade alguma que há fundamentalismo nas religiões abraãmicas, então pra que provocar? o que se ganha com isso? eu fico imaginando como seria a reação dos ateus e congeneres se fizessem um filme debochando de Carl sagan ou algum figurão da ciência/ateísmo.
Gustavo disse…
Alguns ateus poderiam até ficar incomodados, é claro, mas matar pessoas e realizar atentados? Isso são outros quinhentos.
Anônimo disse…
Sam Harris é o mais bobalhão da turma ateísta.
Yuri disse…
Ótimo texto. Eu poria mãos em armas pra lutar caso alguém quisesse me forçar a algo que não mereço.
Yuri disse…
Esse Isaque só fala merdaa, quer é pegar carona na polemica.
Anônimo disse…
Ateus são covardes. Mas é até compreensível, pois a fé no "nada" que eles tem é muito pequena.

Religiosos são capazes de morrer por aquilo que acreditam, mas ateus não fazem assim por aquilo que acreditam.

Ou seja: os ateus, na verdade, não acreditam em suas descrenças, pois se acreditassem morreriam por elas.

Mais um ponto a favor dos religiosos e da religião.
Bruno de Moura disse…
Eu conheço a opinião de Harris, e é exatamente essa. Ignorar o papel das crenças religiosas no processo é completamente equivocado, e eu concordo com ele. Eles estão fazendo por razões religiosas antes de tudo e não políticas. Se fosse politica o discurso seria antes de tudo político e não religioso. Eles realmente estão dispostos a matar pela ofensa a religião antes de qualquer coisa.

Harris é de esquerda na maioria das questões. É a favor de casamento gay, contra a pena de morte, a favor da liberalização da maconha, que se aumente impostos para os mais ricos... Ele apenas não concorda com a posição da esquerda "politicamente correta" em relação a religião. E tão pouco poderíamos dizer que ele é de "direita" neste aspecto... pois a direita americana é cristã.

Eu concordo com ele... e acho que você está ignorando o papel da religião como fonte de inspiração para a guerra.
Wallys disse…
Eu acho que essas críticas a Maomé, se não são benvindas, pelo menos já surgiram propostas entre a Liga Árabe de convocar uma possível reunião mundial para se condenarem todos os desrespeitadores de qualquer religião e nisso são campeões mundiais de intolerância.
Aqui por exemplo, podem conquistar pessoas e não há inplicância alguma; vá lá fazer isso? Morte em nome desse cara, o Maomé, um ser humano como nós mesmos e que tem sepultura como a qualquer um dos mortais.
Essa pressão nesse sentido dará certo para esfriarem verem que a coisa para ser boa e justa tem de ser para os dois, não para apenas um.
Quico disse…
crentalha, crentalha buzz
Bruno de Moura disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno de Moura disse…
Olá, PAULO LOPES!

Peço que você CORRIJA o Post sobre o artigo de Sam Harris.

A seguinte parte está equivocada:

"O que está ocorrendo na verdade, segundo ele, não é uma questão religiosa, mas o uso da religião por parte de países de cultura islâmica contra a política externa dos Estados Unidos.

“A verdadeira fonte do problema pode ser encontrada na história da agressão ocidental a esses países”, disse. “É nossas políticas, mais do que a nossas liberdades, é que eles odeiam” e “a religião só funciona como pretexto para a violência política”

Portanto, para ele, não é verdade que “crimes imaginários”, como a blasfêmia e a apostasia, sejam, de fato, a causa dos tumultos e das mortes destes últimos dias."

...

Essa posição é completamente equivocada e não exprime a posição do autor no artigo.

A parte na qual você citou o autor, ele na verdade estava exemplificando a posição comum de se ouvir (sobretudo entre os liberais), mas que pessoalmente CONDENA e considera um "auto-engano".

Releia o paragrafo na integra.(coloquei em caps as partes que apontam que ele está condenando esta posição e não a endorsando.)

"At moments like this, we inevitably hear—from people "WHO DON'T KNOW WHAT IT'S LIKE TO BELIEVE IN PARADISE" — that religion is just a way of channeling popular unrest. The true source of the problem can be found in the history of western aggression in the region. It is our policies, rather than our freedoms, that they hate. I believe that the future of liberalism — and much else — depends on "OUR OVERCOMING THIS RUINOUS SELF-DECEPTION". Religion only works as a pretext for political violence "BECAUSE MANY MILLIONS OF PEOPLE ACTUALLY BELIEVE WHAT THEY SAY THEY BELIEVE: THAT IMAGINARY CRIMES LIKE BLASPHEMY AND APOSTASY ARE KILLING OFENSES".

Como pode ver, ele de forma nenhuma tira o papel da religião nos últimos acontecimentos. Pare ele, pessoas moderadas que não sabem o que é realmente acreditar que há um vida após a morte, tendem a não reconhecer as verdadeiras motivações das pessoas que acreditam. Vale lembrar que a posição de Harris sempre foi essa (Quem leu "A morte da fé" sabe disto)de que crenças oferecem a substância necessária para todo o tipo de barbárie e é exatamente por isso que elas precisam ser criticadas.

Seria uma correção extremamente importante de se fazer.

Abraços.
Bruno de Moura disse…
Osame Kinouchi, Dizer que os Four Housemans são de origem WASP, só pode ser sacanagem. Chritopher Hitchens e Dawkins são ingleses, e até onde eu sei, Wasp é um termo mais aplicado ao contexto americano de brancos protestantes conservadores. Chritopher Hitchens nasceu marxista, título que até antes de morrer não renunciou. Apesar de ser a favor da guerra do Iraque, pode ser chamado de tudo, menos de conservador cristão.
Anônimo disse…
Duvido que alguém iria invadir embaixadas e matar civis como está acontecendo.
Anônimo disse…
Vc fala como se eles estivessem no direito de matar geral só pq ofendeu o profetinha de merda. NÂO, não estão. Se eles nao aprenderam ainda q numa sociedade democrática nós podemos ter nossas ideias insultadas então VÃO ter q APRENDER. Isso não é desculpa pra fazer atrocidade, se eles são ignorantes vao ter q mudar isso na marra. O ocidente nao pode aceitar esse primitivismo irracional.
Anônimo disse…
Anônimo20 de setembro de 2012 15:44

Concordo com você, acho que todos somos descendentes dos tijolos, é muito mais racional.
Anônimo disse…
Vejo muita "fé pequena" quando religiosos estão com dor e correm pro hospital tomar todos os remédios que um médico lhe receita(mesmo que o médico seja ateu), ao invés de correr pra igreja orar por uma cura milagrosa.

Será que gente religiosa só acredita em suas crenças enquanto não precisar dela pra resolver problemas reais?
betoquintas disse…
hei anonimo, o sr ouviu falar em liberdade de religião por acaso? então respeitar os preceitos da religião dos muçulmanos é o minimo que alguem civilizado faria. eu ouvi essa balela de "vão ter que aceitar na marra", mas de outros autores, geralmente de bufões vestidos de caudilhos ou ditadores. se há a "liberdade de expressão" há "liberdade de ação".
betoquintas disse…
um exemplo de como o ocidente é "culto", civilizado", "tolerante" e respeita a liberdade de expressão:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ultimas_noticias/2012/09/120924_closer_ameaca_pai_rn.shtml
ahezir disse…
Dizem que desenhar Maomé ou queimar o Corão é uma ofensa aos dogmas islãmicos. pode até ser.

Mas a proibição desses atos é uma ofensa anterior à minha liberdade de fazê-los. A violência é, antes, a proibição, e o desenho e a queima, uma resposta.

É isso o que algumas religiões fazem: agridem aqueles que não fazem parte dela e, quando recebem a volta, reclamam de não serem respeitadas e/ou de serem perseguidas.
Anônimo disse…
como se o foco aki fosse português! pq os seres humanos insistem em fazer comentários degradantes e, sempre q podem, desviam-se do assunto principal? o ET tá coberto de razão.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Charge de jornal satírico francês mostra Maomé pelado de bunda para cima

Livro islâmico diz que ninguém pode  ver Maomé pelado Ayesha, uma das esposas de Maomé, a preferida, teria dito que ninguém, nem ela, jamais viu o profeta nu, porque quem presenciasse tal cena ficaria cego na hora. O relato dela está no reverenciado (pelos muçulmanos) livro Ash-Shifa.