Pular para o conteúdo principal

Luiziana tem portal que parece altar. Que Estado laico é esse?

portal de Luiziana, no Paraná
E quem não é católico, é bem-vindo na cidade?
Brasão desconhece
 separação entre
Estado e Igreja
Luiziania, no Paraná, tem um portal que parece um altar. Há ali uma imagem de Jesus ao lado da inscrição de “bem-vindo”. E quem não for cristão ou não tiver religião, é bem-vindo? Provavelmente sim, mas quem for defensor do Estado laico com certeza não.

A cidade tem um pouco mais de 7 mil habitantes e fica na região de Campo Mourão, a aproximadamente 477 km de Curitiba. O prefeito é José Claudio Pol (PMDB).

No brasão de Luiziania, há uma Nossa Senhora da Aparecida, a padroeira da cidade.

Nas pequenas cidades, como em Luiziania, é comum a exposição em espaço público e em símbolos oficiais de imagens católicas. Como tem aumentado o percentual de evangélicos na população, essas imagens cada vez mais se tornarão um incomodo.





Por que Estado laico interessa mais aos cristãos do que aos ateus
por Hélio Schwartsman em março de 2012

Religião no Estado laico.


Comentários

Franzoi disse…
Acho até que vocês viajam pouco por cidades do interior, quase todas tem algo ligado a religião na entrada ou no centro da cidade.
No próprio Paraná, tem uma cidade chamada California, que todo mundo de Maringa ou Londrina (2 maiores cidades do estado depois da capital) tem que passar para ir para Curitiba e no portal da cidade tem uma imagem de um santo, nem sei qual santo é, pois são todos iguais.
No interior a religiosidade manda muito ainda, talvez até mais do que vocês imaginam.
Unknown disse…
Gentemmmmmm o Rio de Janeiro tem o Cristo Redentor e daí???? Só visita o local cristãos????? Quanta intolerância!
Anônimo disse…
Eu podia jurar que estava olhando para algum templo evangélico ,ops quis dizer sinagoga de satanas porque é isto que são estas igrejas de hoje , todas elas.
_O portal, assim como o Cristo Redentor, NÃO são altares para o Deus Vivo e sim, abominação aos Seus Olhos.
_Sou a favor de se colocar um monumento, sim mas...., sem as imagens!
_Não escrevo por causa da religião A,B ou C, não! Religião nada tem a ver com Deus!
Anônimo disse…
Já tá ficando chato, eu não posso ir na China é reclamar que tem muito Chines lá pô
Anônimo disse…
"Nas pequenas cidades, como em Luiziania, é comum a exposição em espaço público e em símbolos oficiais de imagens católicas."

Exatamente, pois as cidades são construídas por católicos. Sendo assim, são podemos de ser que estas cidades são "filhas da ICAR", portanto por direito "materno" deve pertencer a Igreja.

Que não gosta, que vá procurar sua turma, sua tribo, sua cidade!

Viva a Igreja Católica Apostólica Romana: Jesus Cristo Reina, para sempre, amém!

\o/
Anônimo disse…
hehehe

É verdade.

kakakak
Anônimo disse…
Digitei com pressa e pensando em outro post. Leia assim uma parte:

Sendo assim, podemos dizer que estas cidades são "filhas da ICAR", portanto, por direito "materno", deve pertencer a Igreja.
Asafe disse…
Templo evangélico? Desde quando temos imagens dentro de nossos templos?
Anônimo disse…
Quanto dinheiro público foi jogado aí para fazer propaganda para a igreja católica. O Estado é laico e a prefeitura não é um órgão autônomo do Estado, ela deve prestar esclarecimento aos órgãos de fiscalização.

Cadê o ministério público de Campo Mourão que sedia a comarca dessa região?

Dinheiro público sendo jogado fora ao invés ser ivestido na saúde, educação, estradas...

O prefeito deve devolver o dinheiro aos cofres públicos do município.

Celso Santos
kako disse…
E se fosse uma estátua de maomé ou de algum deus Hindu bem colorido, construída com o dinheiro dos seus, o que você acharia?
Ateu Ateístico disse…
Só que o Cristo Redentor não é obra do estado, "gentemmmm"...
Ateu Ateístico disse…
Mas eu posso reclamar que seu "é" não poderia ter "acento"?
Anônimo disse…
Aqui na minha cidade o prefeito esta construindo uma estátua enorme de Shiva com bronze e prata tudo isto financiado com dinheiro público.. Mais claro ninguém vai reclamar porque na verdade a imagem é de jesus..

Ficticio...
Anônimo disse…
Agora é verdade aqui na minha cidade estão caindo de pau em cima em prefeito e estão quase crucificando ele, porque ele não quer reformar quadros de obra de arte da igreja com dinheiro público. Veja bem as obra de arte pertence à igreja , elas não pertence ao estado e nem ao município e sim pertence a igreja , coitado do prefeito que é um excelentissimo prefeito que ja esta na prefeitura a 8 anos e se pudesse ficaria mais 4 porque seria reeleito novamente e com folga se existisse lei que permitisse um terceiro mandato consecutivo , ele é catolico se não me engano.. A cidade é batatais interior de são paulo, ele ja esta na prefeitura a 12 anos pois ja teve um mandato antes desses 8 anos que ele esta acabando de completar agora.
Anônimo disse…
Corrigindo **caindo de pau em cima do prefeito**
Anônimo disse…
Ele é laicista em primeiro lugar ,
Anônimo disse…
Eu fico pensando se fosse um templo hindu se estariam caindo de pau em cima do prefeito pra ele gastar dinheiro público que deve ser destinado a educação, saúde, infra-estrutura moradia , segurança pra reformar templos hindus, se a obra de arte pertence à igreja e ela tem desejo na reforma o dinheiro deve vir dela , ou ela repassa as obra para o estado as colocar num museu público , pois enquanto as obras de arte é património na igreja o estado não pode gastar dinheiro público na reforma das mesmas ,mesmo porque somos um país laico..
Anônimo disse…
Quem disse que o nosso Estado é laico? Aa constituição? Ela mente, se não mente, omite.
Anônimo disse…
Também na região de campo Mourão no Paraná há outra cidadezinha de nome Farol com símbolo religioso em sua entrada, veja:

http://www.sppert.com.br/miniaturas/Brasil/Paran%C3%A1/Farol/Cidade_de_Farol/4_1281282494.2326.jpg
Anônimo disse…
"e" que eu ia escrever outra coisa e mudei no meio do caminho.
Anônimo disse…
Vamos acabar com todas as manifestações contra a laicidade. Se os religiosos querem se manifestar religiosamente, que vão para suas igrejas ou propriedades particulares.
Anônimo disse…
O espaço público não é quintal da igreja dele. Essa turma acha que podem desrespeitar a lei e ficar impune. Só dói saber que o ministério público, que deveria estar fiscalizando, deixa a impressão de que está fazendo vista grossa.
Anônimo disse…
Ministério Público nessa corja de violadores da lei.
Esse cristão aí em cima só reforça a imagem de desonestos que os mesmos vivem nos passando;pregam o amor, tolerancia, oferecer a outra face, mas quando se trata de defender a idéia podre deles, mastram a verdadeira face!
Anônimo disse…
Deus não tem a ver com nada. Minto, tem a ver com dinheiro , muiiito dinheiro!
Unknown disse…
O cristo redentor é sim obra do estado, brasileiro e francês. em terreno público e mantido com dinheiro público.
Mesmo o STF dando ganho de causa aos padres. O governo francês, a família do artista que modelou o cristo e tem registro disto no equivalente de patentes da frança e a família do responsável por e levar adiante as obras e cuidar de tudo, empreiteiro. Estão agora indo na corte internacional Pra deixar claro que o mito de que a diocese arrecadou dinheiro e que não é público. é falso.
Angelo disse…
O estado é laico o povo não, aliás um povo que tem por identidade a fé cristã.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...