O diretor Soares parece mandar mais que o presidente da Câmara |
Na segunda-feira (29), em uma demonstração de intolerância religiosa, João Manuel dos Santos (PTB), presidente da Câmara, expulsou o servidor público Regis Montero, que se recusou a ficar de pé quando outro vereador lia a Bíblia, em um episódio que repercutiu em todo o país.
Santos disse que a leitura da Bíblia está no artigo 21 do regimento interno, mas não há nenhuma determinação sobre a postura em que as pessoas devem ouvi-la. A expulsão foi, portanto, uma arbitrariedade.
Além disso, o referido artigo é inconstitucional, segundo Max Fernando Pavanello, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba. “A Constituição Federal garante liberdade de religião e crença, sendo que ninguém pode ter direito cerceado (assistir à sessão camarária) por conta da fé que professa, bem como ninguém está obrigado a fazer ou deixar de fazer nada, senão em virtude de lei”, disse.
Pavanello argumentou que nem pastores ou padres obrigam os fiéis a ficarem de pé para a leitura da Bíblia e que ninguém é expulso do templo por ficar sentado.
O vereador Santos, depois de afirmar que estava seguindo o regimento interno, tem evitado a imprensa, mas Soares, seu subordinado, tem feito afirmações contundentes, como se fosse ele quem na verdade manda na Câmara.
Montero já assistiu a outras sessões da Câmara e se manteve sentado durante a leitura bíblica, o que, disse, não significa ato de repúdio. “Tenho absoluto respeito pela opção religiosa de cada um”, afirmou. “Só questionei porque estava sendo retirado [do plenário], já que não está no regimento que devo ficar em pé.”
Ele ainda não decidiu se vai recorrer à Justiça contra a intolerância religiosa do vereador Santos, a qual foi corroborada pelo diretor jurídico Soares em mais de uma ocasião.
Com informação do Jornal de Piracicaba e foto do site da Câmara.
Vereador expulsa servidor por desrespeito à leitura da Bíblia.
outubro de 2012
Religião no Estado laico. Intolerância religiosa no Brasil.
Comentários
Seu Pavanello, que mo desculpe: não há lei da Igreja obrigando os padres e eles aos fieis a ficarem em pé à proclamação da Palavra de Deus, deve-se sim, questão de respeito, porém isso deve ficar a cargo da consciencia de cada um.
Nem Jesus obrigou ninguém a fazer nada e querem esses pastores sectarios a impor leis e obrigações aos outros acima de Deus que respeita a liberdade de cada um; assim nem seríamos livres, mas sobre nós se aplicaria o dogma do fatalismo: fui criado para fazer isso ou aquilo, não possuo liberdade.
Essas seitas de modo geral e pastores, a maioria quase absoluta, pais de santo disfarçados pastores das pentecostais, uns impostores e iguais àqueles fariseus hipócritas de Jerusalém.
Estão iguaizinhos ao PT que quer impor aborto, pedofilia, uniões gays...São dos supostos evangélicos membros do Partido dos Trambiques?
http://www.brasilateu.com
Se não sabe nem isso, como saberá qualquer outra coisa sobre direito público!!!!
tem de ser afastado do cargo público.
Pablo Medeiros
Constituição Federal
Artigo 5º
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
Código Penal
Constrangimento ilegal
Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda:
Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.
(só a leitura da bíblia, para mim, já está errado. Quer ler bíblia, vai para a igreja! Ninguém sobe no altar da igreja para discutir leis e problemas da cidade! Estão usando um tempo de trabalho para uma prática que não condiz em absolutamente NADA com o que eles são pagos para fazer)
Tá na hora de alguém despertar esse cara pra realidade com um belo processo.
Winston Smith
Mandem seu recadinho para este canalha
Uma Pessoa Acredita = Lunático
Algumas Pessoas Acreditam = Seita/Culto
Muitas Pessoas Acreditam = Religião
Se a pessoa tem que ficar de pé por uma questão de respeito, então é uma regra velada e não uma explícita.
"PT que quer impor aborto, pedofilia, uniões gays"
Diarréia mental detected.
E quais sao as sua habilidades e o curriculum pra ser Diretor Juridico? Jà q nao conhece nem a Constituiçao!!!
...mas isso não irá durar, do jeito que a bancada evangélica está crescendo e dominando tudo
Não entendo o porquê de termos uma constituição se as forças governantes não tem o MENOR respeito por ela...
"ser uma verdade que, via de regra, toda religião irá legislar seu credo nas leis se tiver poder para tal" [adaptado]
A PESSOA pode rezar o quanto quiser, mas o POLITICO não pode ter uma leitura bíblica na abertura oficial de um evento público.
Não, elas só querem escravos psico-emocionais que pagam o dízimo
Pois é. Mas é pior no caso da Política. As Igrejas influenciam uma parte da sociedade. A Política influencia toda a sociedade. E essas influências podem ser boas ou más. No presente caso, má.
Sim. Ok.
Mas o presente caso, que é da expulsão do camarada por ele ter se recusado a ficar de pé, é um outro caso.
O objeto da questão foi a recusa dele ficar em pé ter provocado sua expulsão da Câmara. Em outras palavras, a Câmara quis obrigá-lo a fazer algo que ele não precisa fazer.
A leitura da bíblia na Câmara é um outro caso e uma outra análise.
Se você não acredita que isso seja uma distinção, não sei bem o que é.
Há um equívoco aí. O art. 19 diz outras coisas:
Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
II - recusar fé aos documentos públicos;
III - criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.
Sobre ler a bíblia na Câmara o art. 19 pode ser usado.
Sobre expulsar uma pessoa que se recusou a fazer algo que não precisava fazer o artigo 19 não cabe. O que cabe são os artigos que eu já indiquei na minha postagem anterior.
Existem 2 "crimes" que ocorreram ao mesmo tempo. Para cada crime há uma lei específica.
É isso o que eu quero dizer.
Você tem sérios problemas, wendell
um bando de pessoas que dizem ser a biblia mentira, e acreditam em livros de historias? poupe-me galera fui..
Antes de a gente "chingue "vc!
"TRAIDOR DA CONSTITUIÇÃO É TRAIDOR DA PÁTRIA". (Ulysses Guimarães, no discurso de promulgação da Constituição Federal de 1988)
Portanto, tempos que lutar - a exemplo dos religiosos - para derrubar esta "imposição" feita através da liberdade religiosa! Que se proíba a prática religiosa para acabar com esta "imposição" também!
Infratores WINS!
robson@soaresepires.com.br
Logo, as igrejas influenciam toda a sociedade, direta ou indiretamente.
Quando tentarem nos confrontar, apontaremos o quão grande é o número de irregularidades que cometemos em nome da religião sem que sejam punidas, logo, venceremos!
Se nem em igrejas as pessoas são obrigadas a levantar durante a leitura da biblia, cantoria idolatrando deus, Jesus e o escambau, pq deveria ser em uma instituição governamental que caso vc não tenha notado não é um templo religioso?
Das poucas vezes que fui em missas na igreja católica e em cultos em igrejas evangélicas, não levantei durante a leitura da bíblia (algumas vezes, eu fui a única pessoa que ficou sentada) e nem por isso fui expulsa do local.
As pessoas não são obrigadas a fazer algo que elas não têm vontade só pq a maioria o faz.
Este blog não é símbolo de intolerância religiosa. Isso cabe aos religiosos fundamentalistas e fanáticos de carteirinha. Este blog não tenta impor nada a ninguém e não prega que a nossa verdade está acima da dos outros. Vc está nos confundindo com a Dona Lagartixa...quer dizer, Salamandra.
Quer vc goste ou não, sua religião, sua bíblia e seu deus não são blindados contra críticas. Se vc não gosta de ver pessoas criticando-os, é mto simples: não entre mais em blogs e sites de conteúdo ateu. Ou vc será apenas mais uma pessoa religiosa entre tantas que comentam neste blog, que entra em sites cujo conteúdo vc não concorda por gostar de sofrer e passar raiva.
Td que está na bíblia não passa de mitos. É uma mentira atrás da outra contada e recontada de maneiras diferentes e em línguas diferentes há séculos. Seu deus é imaginário.
Ao dizer isso, estou te perseguindo e te forçando a não ser cristão, a não crer em deus e a não ler a bíblia? Claro que não. Por mim, vc pode acreditar em deus, ser religioso e ler a bíblia até ficar roxo e inchado igual à Violet Beuauregard. Isso se chama liberdade de credo e culto religioso e se trata de direito individual, não uma obrigação coletiva.
Agora, só por curiosidade: se vc estivesse em uma mesquita no horário de orações dos muçulmanos vc - mesmo sendo cristão - pegaria um tapete e ajoelharia em direção à Meca e começaria a orar para Alá só pq a maioria das pessoas na mesquita o fazem, mesmo sendo uma prática que não faz parte da religião de sua escolha?
Seguindo seu raciocínio.
A Política influencia toda a sociedade, que é, em sua maioria, religiosa. Logo, a Política influencia as religiões. Portanto, as religiões não influenciam a Política.
Que tal?
A) A política criou a religião.
B) A religião criou a política.
Seus sofismas só iludem os incautos, senhor Papp. Ademais, o autor do raciocínio acima é o senhor mesmo, senhor troll fanfarrão!
Nossa política foi criada, é sustentada e manobrada pela religião, e aqui estamos falando de lideranças religiosas, como o senhor bem sabe, e não de seguidores das religiões!
E não se faça de desentendido, estamos falando das coisas práticas, senhor legalista de botequim!
Os leitores deste blog que abram bem os olhos com pseudo ateus intelectualóides feitos o senhor, pois são víboras perniciosas ao melhor estilo de charlatães religiosos, ou seja, sempre prontos para cativar o pensamento de pessoas incautas e de menor instrução.
O senhor tem o mesmo DNA de Macedos, Malafaias e Hernandes... a diferença está apenas no caminho profissional que resolveram trilhar, e nada mais.
Ou seja, evangélico gosta da laicidade do Estado só quando lhe convém. Quando não, ele a chuta. Porque hipocrisia pouca é bobagem.
Pimenta nos olhos dos outros é refresco, não é mesmo?
E ele não tinha que levantar merda nenhuma porque aquela oração sequer devia estar ali. Então que foi desrespeitado duas vezes foi ele.
Ad hominem não é argumento.
com a tripa do último padre, enforcai o último rei ou político. não foi eu quem falou!!
"A função da religião não é o controle das massas. A função da religião é religar o homem a Deus."
Willian Papp
"A função da religião não é o controle das massas. A função da religião é religar o homem a Deus."
Willian Papp
Pamonhas fresquinhas
http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/
Em um Estado com a maioria religiosa a religião tende a influenciar a politica e não o contrario. Até porque o Estado deve manter-se o mais distante possível de questões de cunho genuinamente religiosa.
O quê?????
É extremamente necessário que esse caso não pare por aí!
Ele PRECISA fazer isso! Pelo bem do Brasil!
Ele pode simplesmente iniciar uma onda de laicismo por todo o país!
Postar um comentário