Pular para o conteúdo principal

Campanha mostra o ataque da religião à liberdade de opinião


Censura religiosa
esta voltando com força  
O CFI (Centro de Investigação Internacional, na tradução literal), uma organização de livres pensadores e humanistas com sede nos Estados Unidos, está fazendo uma campanha pela liberdade de expressão, tendo em vista o número crescente de casos de pessoas reprimidas sob a acusação de blasfêmia.

Um vídeo [ver acima ] da entidade destaca alguns exemplos dessa repressão, que são os seguintes, conforme ordem de entrada nas imagens:

Primeiro exemplo: Alexander Aan, 31. O indonésio foi condenado a 2,5 anos de prisão por publicar no Facebook charges sobre Maomé e por ter escrito no Facebook que “Deus não existe”.

Segundo: Integrantes da banda punk Pussy Riot. As russas Yekaterina Samutsevich, Nadezhda Tolokonnikova e Maria Alyokhina foram condenadas a dois anos de prisão sob a acusação de difundir ódio à religião por terem feito um protesto contra o presidente Valdimir Putin dentro de uma igreja ortodoxa.

Terceiro: Rimsha Masih. Menina cristã de 11 anos do Paquistão ficou algumas semanas presa porque teria cometido o crime de ter queimado algumas páginas do Corão. Ela tem um retardo mental. Na semana passada, ela foi declarada inocente diante da suspeita de que um líder muçulmano teria montado uma farsa para incriminá-la. Mas, de início, ela correu o risco de ser condenada a uma longa pena de prisão e até à morte.

Quarto: Asia Noreen. A camponesa paquistanesa cristã Asia Bibi, como ela é conhecida, foi condenada em 2010 à forca por ter cometido blasfêmia. Em um bate-boca com outras mulheres, ela argumentou que Cristo tinha morrido para salvar a humanidade dos pecados, diferentemente de Maomé, que nada fez de bom para as mulheres. Um sacerdote muçulmano — e marido de uma das mulheres — denunciou Bibi a um tribunal religioso.

Quinto: Sanal Edamaruku, 56. O cético indiano foi denunciado à polícia e à Justiça pela Igreja Católica pelo crime de blasfêmia por mostrar na TV que o “milagre” do gotejamento de água benta de um crucifixo é, na verdade, uma infiltração de um encanamento. No momento, Edamaruku se encontra foragido para não ser preso.

Sexto: Alber Saber. O ateu egípcio foi preso por ter postado no Facebook o trailer do filme “A Inocência dos Muçulmanos”. Ele aguarda uma sentença da Justiça.

Sétimo: Hamza Kashgari, 23. O jornalista saudita foi preso sob a acusação de blasfêmia por causa de alguns de seus twittes considerados ofensivos Maomé. Religiosos fundamentalistas pedem a sua condenação à morte.

O Centro de Investigação afirma, em seu site, que essas prisões, entre outras punições impostas por governos ou pela justiça religiosa, demonstram, neste 2012, que os direitos humanos se encontram sob forte ataque do fanatismo religioso, o que até há pouco tempo era difícil de se imaginar.

Com informação do CFI (Center for Inquiry).





Estados e igrejas não têm poder para impedir a liberdade de opinião
por Carlos Eduardo Lins da Silva em setembro de 2012

Religião contra liberdade de expressão.


Comentários

Anônimo disse…
Eis a inquisição, senhoras e senhores.
Anônimo disse…
Acho que você precisa fazer uma matéria sobre as testemunhas de jeová.
Poucos tem conhecimento a respeito.
Anônimo disse…
O grupo femem fez um protesto com os dizeres "Estupra-me eu sou uma imoral" porque polícias estupraram uma mulher e alegaram que ela é uma imoral , acho que foi na Tunísia que isto aconteceu.
Anônimo disse…
Tudo isso é muito estranho, até parece que as religiões se "uniram' exatamente prá combater o avanço da laicidade estatal e das liberdades humanas. O Brasil não está imune a isso e se nós não abrirmos os olhos ...!
Sergio disse…
Juizes nao devem ser religiosos para evitar a nova inquisiçao
Anônimo disse…
Saibam os fatos antes de chamar as Pussy Riot de inocentes

http://www.nytimes.com/2012/08/21/opinion/the-wrong-reasons-to-back-pussy-riot.html?_r=0

Elas foram presas por, além da performance na igreja, fazer sexo grupal num museu (a líder estava inclusive grávida na orgia), atear fogo num carro da poícia e pichar uma ponte com figuras fálicas. Fazer somente uma dessas coisas te levaria à justiça em qualquer país com um mínimo de civilidade.
Anônimo disse…
Não sei sobre as Pussy Riot mas e quanto aos outros casos? Eles eram culpados também?

Eu acho que o mundo está retrocedendo nessa questão. A religião está a ponto de dominar o mundo outra vez; e não adianta argumentar que o número de ateus está cada vez mais crescendo, porque isso é só numa parte do mundo, ainda existe outra onde a religião ainda é dominante.
Anônimo disse…
Quanto a banda Pussy Riot eu acompanhei muito bem, a igreja Russa solicitou clemencia para as moças, embora tenha condenado o ato na igreja.

Quando ao cético indiano o processo esta sendo perpetrado por leigos católicos e n pela igreja católica como disse o post.

http://www.newscientist.com/article/mg21428714.000-miracle-buster-why-i-traced-holy-water-to-leaky-drain.html


Graças a Deus temos a internet!
Anônimo disse…
E depois falam que o apocalipse é contra eles kakaka até a onu, esta apoiando essas loucura religiosa. Pra onu esta tudo normal matar a pedradas uma mulher por adulterio, enforcar um homossexual por causa do cristianismo do islamismo e depois os idiota fala que vão ser perseguidos e blá blá blá, esses cristãos por exemplo sempre que tiveram poder eles que matavam e perseguiam.
Caruê disse…
Quando as bruxas eram queimadas a Igreja católica falava sobre clemencia das almas que seriam purificadas com a dor.
O pedido de clemencia é irrelevante a questão é que o crime de blasfêmia não deveria existir.
Anônimo disse…
Costumo dizer que se cristo hoje voltase se decepcionaria com as praticas religiosas e o pior de tudo e bem capaz de cristo, jamais seria aceito por igreja nehuma. Ai EU PERGUNTO, PORQUE AS IGREJAS IRONICAMENTE COMBATEM O ATEISMO E O CÉTICISMO ATRAVEZ DA VIOLENCIA E DA INTOLERANCIA ? PORQUE NÃO COMBATERIAM ATRAVEZ DA MISERICORDIA E DO AMOR? ENTÃO COMO ACREDITAR QUE A RELIGIÃO É O MELHOR CAMINHO PARA A PAZ ESPIRITUAL? MEIO LOUCO ISSO
andrenalina disse…
Mas ai são outros crimes, elas foram condenadas a 2 anos pelo clip na Catedral, ou eu estou errado?
Anônimo disse…
É bem capaz que Cristo fosse ateu (tem um artigo sobre isso aqui no Paulopes) após ver primeiramente as descobertas feitas pela ciência que derrubaram mitos existentes em sua época, e segundo as milhões de merdas que a Igreja e muitas pessoas fizeram em seu nome.
Anônimo disse…
Caruê4 de outubro de 2012 10:46

Putz, até quando vai ficar com este papo de a Igreja a anos queimou fulano, beltrano? a menos de 100 anos a URSS matou mais de 60 milhões de pessoas
Mello disse…
Sobre este ataque do obscurantismo no Brasil:
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=366400540103676&set=a.214358381974560.51423.214343268642738&type=1&theater
Unknown disse…
a velha falácia, eles mataram em nome de uma ideologia ew não da descrença em deuses.
Caruê disse…
Engraçado a incapacidade de comentar oque é relevante ou seja o crime da blasfêmia, eles falarem de clemencia enquanto operam por debaixo dos panos uma tentativa de censura.
Quando o comunismo era a grande esperança para os povos de muitos países inclusive o Brasil a defesa do comunismo vinha muitas vezes unida ao ateísmo, mas isso é passado essa relação não existe mais existem inúmeros ateus neo-liberais.
Também sou a favor da blasfêmia de políticos e ditadores, podem ser igrejas ou governos estes devem conviver com a critica, este é um ponto fundamental da democracia.
outra lista disse…
Ok.

Agora façam a lista de ataques de ateístas e gayzistas contra a liberdade de expressão:

Obras censuradas e pessoas ameaçadas e/ou punidas, no Brasil e no mundo, por falarem coisas que a militância gay/ateísta não gosta.

Reservem uns bons gigabytes pra lista.
Anônimo disse…
Bom eu não acompanhei muito o caso delas mas pelo que está escrito AQUI no post e outras postagens aqui do blog, ficou entendido que elas fizeram o protesto DENTRO da igreja, e talvez até sem permissão de responsáveis pelo local etc... uma coisa seria fazer isso na rua onde é um espaço neutro, outro é entrar em um local específico para fazer isso.
É como um grupo de integrantes de uma escola de samba querer fazer festa , ensaiar e ficar xingando no galpão de outra... não é nem pela blasfemia , acho que respeito precede a crença religiosa e no caso delas foi é pura falta de bom senso e respeito.

Isaac

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Mãe evangélica ora para Deus e diabo e degola filho de 5 anos

Elizete diz que  ouve vozes Com uma serenidade pontuada por timidez e com frases bem construídas, aparentemente com nexo, Elizete Feitosa de Sousa (foto), 26, se mostrou em uma entrevista estar em seu pleno controle mental, até quando disse que ouvia vozes mandando que matasse seus dois filhos. Na noite de domingo (21), no assentamento Califórnia, a 10 km de Açailândia (MA), Elizete degolou Jonas, 5, o caçula. O assentamento tem 13 anos e é administrado pelo MST. Açailândia tem cerca de 100 mil habitantes e fica a 600 km de São Luis. “Eu premeditei”, disse Elizete. Ela esperou o filho dormir, rezou de joelhos para Deus e o diabo e passou uma faca de cozinha no pescoço de Jonas. “Ele abriu os olhos e aí um pus mais força (na faca) para que não sofresse.” A polícia ficou sabendo da morte do menino pelo agente funerário ao qual a família de Elizete tinha encomendado um caixão. Elizete disse que na verdade teria de matar um vizinho que, entre outros, debochava dela quand

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as