O cientista gravou o documentário em um subúrbio de Londres |
Dawkins é tido como um ateu radical porque, conforme diz com frequência, gostaria que a humanidade ficasse livre das crenças religiosas. Para ele, isso talvez seja possível em um futuro não muito distante, pelo menos em relação às grandes religiões organizadas.
Ele apresenta o documentário tendo como cenário o subúrbio de Londres e uma cidade do sul dos Estados Unidos, onde pega exemplos de como “os códigos morais da religião absolutista apenas alimentam as mentiras e a culpa”.
O autor do best-seller “Deus — um delírio” aborda questões como: “A ciência é capaz de nos trazer consolo diante da morte, ela nos ajudar a distinguir entre certo e o errado, ou revelar o sentido da vida?” A resposta é sim, segundo ele.
Dawkins abre o documento dizendo que tem aumentado o número de pessoas que tomam consciência de que não existe um deus e que, mesmo assim, a religião continua exercendo grande poder sobre todos. “Idéias como a de que somos santos ou pecadores e a da existência do céu e inferno ainda moldam o nosso pensamento”, disse. “Eu gostaria de oferecer uma alternativa científica.”
Ele informou que o documentário não aborda se Deus existe ou não, mas algo mais complicado, um desafio: “O que vai nos guiar e inspirar em mundo sem deuses?”
Seguem os três episódios do documentário.
Primeira parte do documentário
Habilite da tradução da legenda para o português
Segunda parte
Terceira parte
Tweet
Fonte: Channel 4.
Dawkins fala à Playboy sobre seu combate ao dogmatismo religioso
agosto de 2012
Dawkins. Ateísmo
Comentários
Um pacifista 'radical' seria aquele q acha q o mundo seria melhor sem guerras?
Winston Smith
"Fanáticos são pitorescos, e a humanidade prefere observar poses a ouvir razões…" Nietzsche
Agora posso acreditar que as pessoas de menor nível de escolaridade sejam mais propensas a acreditar nas barbaridades que esses ditos "mensageiros" de Deus dizem/fazem.
http://www.opensubtitles.org/en/subtitles/4690497/sex-death-and-the-meaning-of-life-en
ele não sabir a riqueza que conhecer Deus.
Olhe bem para um ateu (in loco, não aqui na web) e veja se aparenta haver algum "vazio" na vida dele.
Tente ir em uma palestra, entrevista ou o evento que for do Dr. Drauzio Varella, por exemplo, e veja se ali está um homem infeliz, que leva uma "vida sem sentido" - como os cristãos gostam de falar.
Pergunte a quem conviveu com Paulo Autran se a vida dele era um "vazio". E a quem convive com Oscar Niemeyer - que por sinal tem 104 anos de histórias para contar.
Pergunte à Alinne Moraes se ela é uma moça triste, angustiada, desamparada, solitária, infeliz e incompleta só porque não acredita em um Deus.
É só na cabeça ingênua dos cristãos que a ausência de um Deus pressupõe algum vazio.
É só na cabeça condicionada dos cristãos que a trajetória de um indivíduo no planeta depende da crença no fantástico.
Nós ateus encontramos sentido na própria vida, no existir em si, na necessidade de fazer o bem como um fim em si (e não como um meio para atingir algo ou para obter algum tipo de benefício na Terra ou no suposto "Céu"), na dependência que nossos filhos têm de nós mesmos, na dependência que nós temos de nossos amigos.
Não existe vazio no viver se você tem metas e tem caráter para atingir essas metas sem pisar nas pessoas ao seu redor.
Não existe vazio onde existe Arte. Não existe vazio onde existe Ciência.
O "vazio", acredite, está na sua cabeça. Em todos os sentidos.
Isso só mostra o quanto a religião está fortemente "justificada" ao estar enraizada como se encontra. As pessoas querem respostas e a religião as fornece.
Não sei ao certo o que o Dawkins pretende com isso, mas é uma boa iniciativa. O mundo precisa de mais esclarecimentos. Chega de trevas.
Richard Dawkins:
“Idéias como a de que somos santos ou pecadores e a da existência do céu e inferno ainda moldam o nosso pensamento”, disse. “Eu gostaria de oferecer uma alternativa científica.”
Tão pouco pretencioso esse rapaz. Não acham?!
Deus o abençôe.
Haverá aumento considerável no número de suicídios. A Crminalidade, de uma maneira geral, alcançará níveis nunca dantes vistos. A Economia das grandes cidades sofrerá quebras; haverá algo próximo de 80% a 90% de desemprego; governos serão dissolvidos; o Vaticano será invadido e pilhado; instituições bancárias serão reduzidas agências de jogos de azar; a fome, a peste, a ignorância e a impiedade farão de muitas cidades verdadeiras selvas; o Império da Lei será substituído pelo Império da Lei do Mais Forte, enquanto forte for!
Todo esse caos ocorrerá durante um processo de adaptação das pessoas à NOVA ORDEM MUNDIAL. O Desespero e as Mortes serão por conta daqueles que se sentirem privados do suporte religioso. Mas eles morrerão e a população será reduzida a 10% do total que era antes da crise.
Então, os que sobrarem carregarão corpos, por vários anos e os enterrarão em valas comuns do tamanho do Grand Canyon.
Depois disso, cultos serão estabelecidos, Messias surgirão e tudo se repetirá, até que o Sol Morra!
http://www.youtube.com/watch?v=JAm8rj52Lyc
http://gplus.to/duardbr
Fogo contra fogo é uma técnica muito utilizada por bombeiros em todo o mundo. Trata-se de eliminar o combustível do caminho do incêndio principal.
Os índices de criminalidade em países como Dinamarca e Holanda estão sendo deturpados por técnicas inadequadas de tratamento de risco. Bordéis e Crackolândias têm se espalhado por todo lado, fazendo com que imóveis sejam desvalorizados e permitindo que crianças se tornem viciadas em várias drogas. Ou seja, o crime e a contravenção foram igualmente distribuídos em todo o território nacional, fazendo com que as ocorrências por Quilômetro Quadrado se tornassem, temporariamente, baixas. Mas esses que você chama de baixos índices, estão aumentando ano a ano.
Por final, seu analfabetismo funcional não lhe permitiu ler meu comentário até o final ou, se o fez, não entendeu. Não estou atribuindo o caos aos ateus ou ateísmo.
Claro, claro.
Caramba, agora estou me sentindo como quando descobri que Papai Noel não existia - só que ao contrário, saca?
Agora fiquei curioso: o que mais Deus criou, além da minha (e provavelmente da sua) pessoa? Só falta você me dizer que Deus também criou o vinho tinto, as escandinavas, o chocolate meio amargo, a lounge music, as praias de Florianópolis e o Grêmio FBPA, daí vou abrir um fã clube para esse cara!
Que Einstein lhe abençoe.
Simples, Dawkins quer dar um passo desonesto além da nausea diante da vida, descrito por Niestche(esse pelo menos era coerente diante de suas crenças)
"A ciência é capaz de nos trazer consolo diante da morte, ela nos ajudar a distinguir entre certo e o errado, ou revelar o sentido da vida?"quaquaqaua que certo? que errado? vc é ateu(eu acho) sr Dawkins, não há certo ou errado, apenas conveniencias sociais, o sr além de palhaço é um sem vergonha e desonesto intelectual....
Ass; Eric Voegelin
Você vai ter que me emprestar esse óculos 3D (ou coisa que o valha) que te fazem enxergar Deus, porque até onde a vista alcança - e aqui estão inclusos os maiores e mais modernos microscópios e telescópios do mundo, capazes de prover a visão das partículas mais ínfimas e das galáxias mais distantes - não existe Deus em lugar algum.
E se isso é uma experiência pessoal tua com alguma erva poderosa semelhante à mescalina, eu quero um teco desse negócio!
Forte abraço a todos!
*O Sr. Jeová, sendo pansexual, tem agora satisfação com seu harém de arcanjos, especialmente Miguel e Gabriel (que no tabuleiro são as torres). Gabriel, aliás, é o pai "biológico" do Yeshua, ou Ἰησοῦς, como fica subentendido no Evangelho de Lucas, sendo o Sr. Jeová o pai adotivo.
(Revelado pela pomba-bêbada, vulgarmente "Espírito Santo".)
Postar um comentário